Fédon

Fédon Platão

Resenhas - Fédon

Géss 06/01/2024

Um livro curto, porém profundo. Aqui temos Sócrates na eminência da morte dissertando sobre a mesma. É incrível como ele se mantém sereno diante da situação, é uma lição de como lidar com a morte de maneira digna, sem temor e com esperança.

Leitura essencial para meditarmos sobre nossas condutas em vida e sobre o final da nossa jornada.

Ericles Santos 14/08/2020

"Exclamou, devemos um galo a Asclépio. Não te esqueças"
Trata-se de mais uma releitura da condenação de Sócrates, assim como fora retratada em obras anteriores: Eutífron, Críton e Apologia de Sócrates. Na qual um dos presentes faz o relato das últimas horas do mestre filosófico, e os argumentos que o levaram a aceitar tal julgamento.

Ana 21/05/2020

O livro narra os diálogos que Sócrates teve com seguidores no dia de sua morte, onde falam sobre a vida e a morte e a imortalidade da alma. O filósofo demonstra muita resignação com a própria morte e fala sobre o tema com bastante tranquilidade

Rafael.Dardes 10/08/2021

Puro requinte
Apesar de o conhecimento contemporâneo ter milhares de razões e argumentos para desmentir as ideias apresentadas em Fédon, um dos elementos mais interessantes ao se ler uma obra com essa é observar o nível de requinte do pensamento sendo elaborado. O nível de profundidade e complexidade alcançado já há milhares de anos. Percorrer esses pensamentos em toda sua crueza é uma jornada realmente fascinante.
A obra relata os últimos momentos da vida de Sócrates, quando este está prestes a tomar veneno para morrer; resultado do veredito de seu julgamento pelos atenienses.
Sócrates, com discípulos em volta neste momento, exprime não o medo ou pesar esperados numa situação como essa, mas sim algum nível de anseio e principalmente de placidez em relação à ideia da morte.
O diálogo de Sócrates com seus discípulos permeia exatamente essa questão: a morte, a alma, a imortalidade e, é claro, o conhecimento.
Obra densa e fantástica.

Déa 25/03/2022

Obra de Platão, que apresenta o diálogo entre Sócrates e seus discípulos, no dia em que cumpriu sua pena final, ingerindo cicuta. Debate sobre a alma, demonstrando a maturidade e a grandeza do espírito de Sócrates.

Ianara 26/03/2023

??
Primeira leitura para a residência médica de Psiquiatria.
Não amei né...Mas rende vários questionamentos.

RielReis 05/03/2024

Filosofia é morrer
Esse livro demonstra, para além da imortalidade de alma, o significado da filosofia. Segundo Sócrates, usamos a razão para purificar a alma e se afastar dos nossos primitivos desejos carnais, e purificar a alma é, aos poucos, morrer.

Leo 11/04/2024

Fedon
Em mais um belo diálogo de Sócrates, ele argumenta sobre a imortalidade da alma. Como sempre a busca das virtudes alimentam a alma que busca o belo, bem e eterno.