If

If Nina G. Jones

Resenhas - If

Wendy 28/12/2015

Inesquecível S2
Ah, como é difícil fazer uma resenha de um livro que simplesmente virou a minha mente, me deixou completamente apaixonada, que me fez suspirar e pensar no quão difícil é ser diferente e ter muitos obstáculos a serem superados e viver o amor mais puro, singelo, verdadeiro e único.

Bird é uma jovem que desde cedo sofre na pele o olhar desconfortável das pessoas por ser alguém que não dispõe da “beleza” convencional, ela carrega consigo marcas pra toda sua vida, pois um lado do seu rosto é marcado por cicatrizes, essas que desde nova a fez ver o mundo com outros olhos, elas a tornaram mais forte e a fez ir em busca dos seus sonhos e através da dança se aventurar numa cidade desconhecida, superar os seus medos e temores.

Ash costumava ver cores e era para ser um grande artista, mas agora ele está totalmente perdido, sem vontade de viver, às vezes é difícil superar a dor e através dela seus dias o tornam só mais um na multidão, alguém que acha que não merece ser feliz, as cores que haviam em seu mundo se tornaram escuridão e sofrimento, desiste de tudo e encontra nas ruas o seu lar.

Mas o destino resolveu unir essas duas almas da maneira mais inimaginável, após mais um dia árduo no serviço e dispondo de pouco dinheiro, Bird resolve voltar para casa de ônibus ao invés de um taxi como o seu amigo Jordan havia pedido, descendo há poucas quadras da sua casa ela teria que passar por uma rua perigosa, e naquele momento não estaria com Jordan fazendo companhia, medo ataca em seu sistema e a escuridão toma as ruas, mas ao chegar naquela rua onde havia um certo rapaz desabrigado de quem ela sempre notou ali, sendo atacado por dois drogados ela não pensa duas vezes e resolve se pôr em perigo por ele.

A partir desse dia, Bird fica totalmente intrigada por aquele desabrigado, a quem no primeiro momento não pensou duas vezes se não tentar salvá-lo daqueles drogados e a quem por fim foi salva por ele, num determinado momento ela o encontra nas ruas e decide convidá-lo para um jantar de Ação de Graças, ele não entende porque ela faz questão. Mesmo que ele não queira ir, ele decide que não pode deixar de vê-la e a presença dela é tudo para ele, ela o faz ver o mundo colorido, ela trás para ele de volta as cores, onde há muito tempo era apenas escuridão.

“Talvez isso fosse egoísta, porque eu sei de coisas que ela não sabe. Mas ela era persuasiva. Ela me fez acreditar que de algum modo, juntos, nós poderíamos consertar isso. Apesar da tristeza que me encobriu através desses três dias que eu vaguei sem propósito, dormindo em bancos de praça e em becos, aquele tempo inteiro, eu estava só lentamente encontrando meu caminho de volta pra ela. Ela se tornou meu farol, com seu brilho lavanda brilhando através da névoa de depressão.”

Ash e Bird não conseguem segurar a magia que os envolvem, então as cores e a dança são lançados em suas vidas, é agridoce, é belo, é pura poesia derramada em cada página desse livro, é tudo sobre superar as dores, é sobre perdão, ultrapassar as barreiras impostas pela sociedade que dita beleza e status, é sobre encontrar algo onde menos se espera.

Um romance que mostra o quanto é difícil viver um amor onde existem traumas e um passado sombrio, onde a insegurança te deixa fraco, escolhas devem ser feitas e podem trazer dor, mas faz crescer e acima de tudo fortalece o elo que há entre eles, supera os percalços que a vida os impôs.

“Talvez ‘Se’ não seja uma palavra ruim. Talvez isso seja cheio de possibilidade. É aquela palavra que precede antes de agarrar uma chance. É uma palavra que evita infinitas possibilidades. ‘Se’ significa que nada é certo. E talvez isto seja uma coisa boa.”

If entrou para a minha lista de livros inesquecíveis, aquele que ao lembrar traz um sorriso no rosto e também lágrimas, ora pela dor, ora pela alegria de momentos apaixonantes, você vive na pele o amor de Ash e Bird e você se vê almejando algo parecido, algo puro, é um romance envolvente, encantador, que te faz suspirar, torcer, onde você vê cores, dança, poesia, arte, amizade e sobretudo a fé um no outro, a superação dos obstáculos e a força de um amor inabalável.
Karen229 28/12/2015minha estante
Mamãezinha parei de stalkear seu skoob kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk quero ler tudinnnnnnnnnnn s2

Wendy 28/12/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkk, ri alto agora Ka, eu super faço isso no seu S2 e leia esse por favor, eu amei demais ele^^

Vou ler com certeza!!! Gostei muito dessa autora *-*

Karen229 28/12/2015minha estante
kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk aaaah se eu pudesse só vivia para ler *-*
Esse com certeza vou ler simmm s2

Nati 29/12/2015minha estante
Ahhhhhhhhhhhhhhhh if s2
Deuss do céu! Que livro lindoooo!!!

Wendy 29/12/2015minha estante
Armaria é pura lindeza e poesia, sinestesia é vida colorida, é meu mundo de arco-íris e auroras boreais s2 dai já me ganhou totalmente, só queria ele aqui lindamente na minha estante e cheio de post it^^

Karen229 29/12/2015minha estante
Aaaaaah que trecho lindoooooo s2 s2 s2

Nati 29/12/2015minha estante
É lindo como ele!!! s2 Vomitando arco-iris e auroras boreais s2

Karen229 29/12/2015minha estante
Se vomita arco-iris já gostoooo e auroras boreais então s2 s2

Gleise 26/06/2015

O amor superando os obstáculos
Acho que não ferei uma resenha justa com a história...porque acabei de ler um livro no mesmo estilo e estava um pouco cansada de tanto sofrimento...mas a curiosidade me fez seguir em frente.
O livro conta a história de Bird e Ash, duas pessoas que sofreram traumas e sofrimentos.
Bird é uma garota de 21 anos, uma excelente dançarina mas que sofre um preconceito enorme por causa de uma cicatriz no rosto, sofrida quando era pequenininha. Ela foi adotada, bem tratada por seus pais e ama sua irmã mais velha, Jessa, mas decidiu sair de casa pois seus pais não apoiavam seu sonho de ser dançarina. Tentando se virar ao máximo para se sustentar, Bird considera seu amigo Jordan, também dançarino e gay, como um irmão. Até o namorado gato de Jordan, Trevor, se afeiçoou a Bird e a trata com todo carinho e cuidado.
Agora Ash...ele está morando na rua desde que sua irmã mais nova Sarah morreu em um acidente de carro, e ele não conseguiu mais lidar com o próprio sofrimento e com da sua família. Fora isso, se culpa pois ele estava dirigindo o carro...
Bird e Ash se encontram por acaso na rua, quando alguns drogados estão tentando atacar Ash e Bird interfere na situação. À partir disto, um relacionamento vai nascendo aos poucos entre os dois, mas Bird não imagina que o problema de Ash não é apenas culpa e sofrimento...tem algo a mais que isso que ela terá que lidar.
Os personagens conseguiram me cativar e me convencer de seus sentimentos, embora, por experiências pessoais, eu tenha ficado com um pé atrás com relação ao relacionamento de Bird e Ash, cheguei a pensar do mesmo modo que Trevor...
A única coisa que me incomodou foram os longos pensamentos de ambos...
Gostei da narrativa alternada entre Bird e Ash, mas como Ash era um pouco "complicado" eu ficava angustiada com as partes dele, e a Bird embora sofresse, era mais fácil ler sobre ela...
Enfim, eu recomendo a leitura, mas se tiver terminado uma leitura antes no mesmo estilo, não faça como eu...leia algo mais leve antes, e depois volte para este.

site: www.sugestoesdelivros.com.br

Cris 09/07/2015

(...) “Se” é um potencial não atingido. São sonhos que não se tornaram realidade.

Annalise Campbell ou apenas Bird, tem 21 anos e uma vida marcada pela rejeição. Adotada e com uma cicatriz em seu rosto, ela se vê receosa e incapaz de realizar seu único sonho: ser uma dançarina de prestígio. Após conviver durante anos debaixo de olhares curiosos e interrogativos acerca de sua aparência, Bird decidiu mudar sua trajetória, e, vestindo uma coragem que nem mesmo ela acreditava ter, resolveu deixar tudo para trás a fim de acrescentar um novo capítulo a seus dias.

Asher Thoreau, perdeu tudo, e aquilo que não perdeu, abandonou. Diferentemente de Bird, Ash cresceu envolto de muito amor e aplausos. Para sua família ele era um artista, a facilidade com a pintura o levaria a lugares inimagináveis, porém, sua vida fora marcada por uma terrível tragédia, e com o passar do tempo, a culpa consumiu todo e qualquer sonho que um dia já existiu.

Bird e Ash são duas pessoas desconectadas exceto pela mesma rua que ocasionalmente dividiam por alguns minutos, duas pessoas com traumas aparentemente irreversíveis, duas pessoas que encontrarão um no outro abrigo e redenção para todos os seus medos e frustrações.

(...) Talvez ”se” não seja uma palavra ruim. Talvez isso seja cheio de possibilidade. É aquela palavra que precede antes de agarrar uma chance. É uma palavra que evita infinitas possibilidades. “Se” significa que nada é certo. E talvez isto seja uma coisa boa.”

Li ‘IF’ por uma indicação e sem nenhuma pretensão; sequer conhecia a história em questão e outras obras da autora. Ler um livro não muito conhecido me causa um certo receio, afinal, fico às escuras no que se refere a opiniões e classificação do mesmo. Entretanto, confesso que o desconhecido me atrai, sobretudo aquele agradável sentimento que consiste em ler algo que muitas pessoas ainda não leram, ou seja, livros assim tem seus prós e contras.

A princípio não me vi apaixonada pela construção da trama, por diversas vezes me sentia confusa quanto à escrita de Nina G. Jones, era nítido a tentativa de florear um capítulo aqui ou um pensamento acolá e, embora as cenas românticas fossem singelas e até poéticas, notava uma certa inconsistência no enredo no que se referia à personalidade e amadurecimento de seus protagonistas, com o avançar das páginas, fui me envolvendo não só pelo casal apresentado mas também pelo novo e dramático cenário trazido pela autora, e sinceramente, esse novo cenário me chamou muito mais a atenção, claro, não entrarei em detalhes, mas posso afirmar que alguns desdobramentos foram dolorosos e um tanto surpreendentes. Ao final de tudo pude perceber claramente o amor vencer todos os obstáculos impostos pela vida e o “se” muito bem mencionado na história, ser deixado para trás.

Para mim, o clímax de ‘IF’ foi a tão citada sinestesia, eu particularmente não entendia do assunto, na verdade, pouco me importava, mas esse dom foi tão bem explorado que é praticamente impossível não se apaixonar ou se ver curioso diante de tantas belas descrições ao longo da leitura, definitivamente me encantei com a profundidade abordada pela autora, ela ousou em cima de um tema pouco visto em livros. Ainda me sinto confusa sobre alguns aspectos da escrita, mas por enquanto lhe darei o benefício da dúvida. Lerei um outro livro para tirar a prova. Quem sabe!

Enfim, mesmo não amando o conjunto, indico a leitura. Ela é arte e poesia!
Mah 10/07/2015minha estante
Começando Cris...

Prijp 10/07/2015

Perfeito
Um dos livros mais lindos que ja li, diferente de tudo, de uma sensibilidade extrema.
Não tenho nem palavras para expressar,um livro que ninguém deveria deixar de ler.

Heloisa 19/08/2015

Bird e Ash
Não sei o que fez eu demorar para ler esse livro que já estava faz tempo na minha lista. Mas finalmente tive o prazer de conhecer Bird e Ash e toda loucura envolvendo suas vidas, seus dons, suas artes.
If, conta a linda e improvável história de Bird e Ash. Pensa em dois personagens que eu amei, com um amor que amei, com uma história que eu amei, já deu pra ver que Amor é a palavra de ordem desse livro.
Bird sofre muito preconceito devido a uma cicatriz que ela tem em seu rosto,  mesmo assim nunca desistiu do seu grande sonho de viver da dança.
Ash acha que não merece viver, não merece nenhuma felicidade, já que sua irmã faleceu ele se culpa por isso, e   resolveu viver nas ruas longe de tudo e de todos. Virou um morador de rua gente, um mendigo por opção.
 Seu mundo era sem cor, até que Bird aparece e interfere quando ele estava sendo assaltado e assim às cores voltam para sua vida. A partir dai cada um dá um novo significado a vida do outro.
Não tem como não querem conhecer mais sobre sinestesia e ver o mundo pelos olhos de Ash.
IF é sobre duas almas sofridas que através se seus dons artísticos e do profundo amor conseguiram superar traumas e viver a plenitude do amor imperfeito.

Cah. 09/07/2020

...
O livro é lindo, os personagens são intensos em suas dores, e é um livro sobre superação. Tanto Bird devido a cicatriz em seu rosto, seu amor pela dança e sua determinação em conseguir um papel e reconhecimento como dançarina. E Ash com seu dom, seu talento pela pintura mas que carrega uma dor pela perda da irmã, se tornando um morador de rua pq acha que ali é seu lugar, o qual ele merece.

Mas não foi um livro que me conquistou apesar de tudo, não fiquei apaixonada, vidrada no enrendo, foi uma estória que fugiu das estórias anteriores que li da Nina.

Taisa 20/08/2015

Começou como uma leitura despretensiosa, uma indicação do clube do livro. Durante a leitura fui achando tudo um pouco esquisito e até bizarro. E por fim, quando li a última linha eu pensei: " Uau. Por onde andei que não tinha lido esse livro ainda?".

O caminho de Ash e Bird se cruzou em uma noite não muito boa para nenhum dos dois, um foi tentar ajudar o outro e esse fato alterou para sempre a vida deles. Ash é enigmático, tem uma passado misterioso e parece ficar perambulando por ai sem endereço fixo. Já Bird saiu de sua cidade sozinha e veio atrás de seu sonho: ser dançarina em LA, mas por conta de ter uma parte do seu rosto coberto por cicatrizes não consegue arrumar muitos papéis importantes.

Logo de cara você percebe que o Ash passou por alguma tragédia na vida e de alguma forma ele não conseguiu superar nem em parte o que aconteceu. A Bird descobre que ele é um artista, um pintor de muito talento e que vê (literalmente) o mundo de uma forma completamente diferente de nós, mas por conta de algum motivo ele parou com tudo e ela quer que ele volte, volte a pintar, volte a criar e principalmente volte a viver.

E ela se torna a sua musa inspiradora, Bird traz de volta a cor em um mundo que era preto e branco e traz um sabor doce onde antes era amargo. E quem ler o livro vai enter que essa frase não foi uma metáfora. Ash é realmente especial. Ele era descrito como um mendigo, tinha desistido de tudo mas a Bird trouxe ele a superfície.

A autora tratou de temas extremamente interessantes e pouquíssimos explorados (quem quiser saber um desses temas e não se importar com spoilers clica aqui que tem um pedaço de uma matéria muito interessante com um desses temas), e tudo que eu achava esquisito no começo se fechou com maestria no final, ela não deixou nenhuma ponta solta. Foi incrível participar do amadurecimento desses dois personagens e ver como conseguiram superar tantos problemas REAIS, não aqueles draminhas que estamos acostumados.

Super indicado, ele é sensível, tocante, diferente e te ensina muito.

site: leiturasdataisa.blogspot.com.br
Carol 08/06/2016minha estante
Oi taisa,
Que clube do livro é esse que você participa? já li varias resenhas suas citando-o

Taisa 24/08/2016minha estante
Oi Carol é um do whts!!

Lisse 27/09/2015

Eu mal tinha acabado Debt - que foi totalmente incrível e sensacional, e já estava com saudade dos personagens e da escrita linda da autora -, mas tudo o que eu sabia era que eu precisava de mais Nina G. Jones na minha vida e dela sussurrando coisas lindas na minha cabeça.

Então fui com tudo...

E não quero comparar ambos, mas foi um pouco decepcionante no começo. No entanto, esse fato só aconteceu porque ambos os livros citados são completamente diferentes um do outro. Tudo mesmo! Assuntos diferentes, personagens com uma multiplicidade e com bagagem de vida que variava, e de intensidades muito distintas. Então, não há nada de comparação nessa resenha. Amo Debt. Ponto. Amo If. Ponto.

"Arte era sempre o centro da minha fixação, mas ela era arte viva e eu temia isso, de que algum modo ela poderia ser pega em minha tormenta."

Bird e Ash são personagens lindos. E eu consegui amá-los de uma forma intensa, torci por eles, sofri com eles e fiquei querendo mais em cada página. O livro é narrado por dois pontos de vista. Isso é uma coisa boa porque dá para ter uma boa visão de tudo o que estava rolando dentro da cabeça dos personagens.

"Mas eu estava drogada de amor e quando alguém está assim, é difícil se preocupar com ninguém a não ser a pessoa que te deu a injeção." (Bird)

Estou um tempo tentando entender sobre o que era esse livro, e um conjunto de palavras que me veio à mente agora foi: inferno pessoal. If é sobre isso, e sobre como cada um lida com isso. E a Nina fez os personagens e a narrativa ser de forma poética, do tipo, LITERALMENTE. Gente, isso foi um baque. Porque toda a sordidez, cru, malícia que encontrei em Debt não foi o mesmo que achei nesse; e isso é ótimo, porque mostra ao leitor a capacidade do autor se reinventar, e eu amo isso!

"Esta garota, só pelo simples ato de caminhar e sorrir, estava me forçando a recuperar um dom que eu tinha abandonado."

Bird é uma bailarina que tem um "defeito" corporal que não a impede de lutar em correr atrás de seus objetivos. Ash é um artista que vê o mundo de uma forma que ninguém mais vê, e eles de uma forma inusitada acabam se conhecendo de uma forma diferente. E esse encontro além de ser sutil, é também perspicaz, lírico.

E além disso tudo, esse livro é sobre ver o mundo sobre o olhar de outra pessoa que nem sempre é errado e disforme, aceitar suas qualidades e defeitos, aprender a viver e perceber que nem sempre a grama do vizinho é mais verde.

Ana Paula FZ1 02/10/2016

M.A.R.A.V.I.L.H.O.S.O!!!!
Eu me apaixonei pelo primeiro livro que li dessa autora, Debt, e agora lendo o segundo livro dela, me apaixonei mais ainda, por ela, pela sua escrita, pelo enredo de suas historias, por Asher e Bird, tudo. Li em 24 horas esse livro e fiquei com tanta dó dele terminar, que não queria ver o fim dele nunca, mas tava curiosa pra saber o que aconteceria com esses dois lindos.

Eu amei de paixão cada linha, cada paragrafo, a playlist, tudo.. La no blog coloquei a playlist pra gente ouvri enquanto se delicia com essa lindeza de historia !!!

site: http://paixaoporleituras.blogspot.com

Vi 12/08/2017

SINOPSE
Se... alguém não tivesse me dado uma cicatriz.

Eu não tivesse seguido meus sonhos até LA.

Aquele drogado não tivesse atacado aquele rapaz desabrigado.

Eu não tivesse convidado o estranho para o Ação de graças.

Eu não tivesse me apaixonado.

Se eu não tivesse perdido.

... Se ...

Eu não tivesse ido para aquele passeio.

Eu visse o mundo como ninguém mais.

Meu gênio não estivesse lentamente me destruindo.

Eu tivesse me afastado antes que pudesse conhecê-la.

Ela não tivesse acendido a fagulha.

Se a fagulha não tivesse acendido a loucura.