Um Girassol na Janela

Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

Rose Gleize 20/08/2013

Conta a história de uma garotinha de 11 anos,Viviane, mas todos a chamam carinhosamente de vivinha.
Ela perdeu a mãe há um ano e mora com os amigos da mãe que ela chama de tios.O pai dela estava na Europa fazendo um curso, é o Dr. Camargo, ele era divorciado da mãe de Vivinha e por isso a filha estava distante do pai.
Quando ele volta, Vivinha vai morar na mansão com ele, mas ela não consegue chamá-lo de pai, apenas de Dr. Camargo, ele a trata friamente no começo, mas nada falta à menina, a não ser o carinho do pai, mas aos poucos, eles vão se conhecendo melhor...

Juliana 17/06/2013

Um Girassol na Janela - Ganymedes Jose
Uma história simples e rica. Conta a história de uma menina que ao perder a mãe, vai morar com o seu pai, da qual não tinha nenhum contato. A partir daí,ela precisa se acostumar com o comportamento frio e distante do pai, que por sua vez, precisa se acostumar com ter uma criança em casa, haja vista que sempre foi uma pessoa solitária.
Nesse contexto, surge vários valores, como a amizade, a tolerância,o amor e a alegria, uma vez que, Vivinha transforma sua nova casa, em um verdadeiro lar.
A aproximação com o pai é lenta e difícil,mas ao conviver com uma menina, que é mais do que uma criança,é inteligente,criativa, divertida e espontânea, torna-se impossível não amá-la.
É um pouco parecido com o Pollyanna,a mesma ideia de uma menina sagaz que transforma os problemas em aprendizado, utilizando-se de sua criatividade, mas nem por isso torna-se um livro ruim ou um plágio.
Vale a pena ser lido,independente da idade que se tenha.

Lay 15/04/2013

Lindoo!!!
Eu ameeii d++ esse livro!! Ele conta uma história tão emocionante, linda, que você acaba se sentindo a própria personagem!! Eu chorei cm esse livro!! Adoreeii!!!

Ligia 24/01/2013

Lindinho.
Eu li e achei uma fofura... Uma graça. Principalmente o final, onde a gente descobre o grande segredo. Li do começo ao fim com a mesmo empolgação.

Larissa 30/12/2012

Vivinha perdeu a mãe e vai morar com o pai. A casa é triste, então a menina planta um girassol na janela. Grandes revelações acontecem que fazem com que a menininha caia de cama. Uma história de amor, amizade, descobertas e reconciliação.

Ana Cristina 07/09/2012

Em síntese, "Um girassol na janela" conta a história de Viviane, ou melhor, Vivinha, como ela gosta de ser chamada. Ela é uma garotinha de onze anos que perdeu a mãe e desde então ficou sob os cuidados dos vizinhos. Isso até que o pai de Vivinha, que se divorciara da mãe dela, retorna da Europa. Após a volta de seu pai, a mocinha vai morar com ele em um ambiente urbano ao qual ela não estava acostumada. Vivinha passa a ter a diligência de mudar não só aquele lugar "quadrado", mas também as pessoas que lá estão, principalmente o seu taciturno pai.
A história é singela, tanto que me lembra um pouco de um outro livro que eu li: "Poliana", de Eleanor H. Porter. Claro que Vivinha e Poliana não são exatamente iguais, mas têm a mesma esperança de transformar e alegrar as pessoas que estão ao seu redor. Na maioria das vezes, a mudança no ambiente ocorre como uma consequência da transformação pessoal, embora ocasionalmente seja necessário fazer o caminho inverso.
Restringindo-me agora à Vivinha, o que eu mais gostei quanto a ela foi a sua capacidade imaginativa. Essa aptidão para recriar a realidade em suas histórias sobre Santarena (a heroína dos contos escritos pela jovem) é importante para que não lhe falte entusiamo. A protagonista da história tem um girassol e essa flor amarela está relacionada aos seus contos de estilo épico; eis a razão do título.
Na minha opinião, "Um girassol na janela" é cativante e vale a pena ser lido.

Vicki 06/08/2012

Não é meu livro favorito do Ganymédes, mas tem seus bons momentos.

Camila 01/06/2012

Lição de Vida Mesmo
Achei o livro excelente, a história realmente nos faz parar e refletir sobre a nossa vida e nossas filosofias, o modo como Vivinha vê e transforma o mundo a sua volta é realmente inspirador, apesar de ser uma criança, ela se mostra como é possível unir tudo e todos, basta tentar.

lice 02/12/2010

um girasol na jenela
e a historia de uma menina que prerdel a mae e foi mora con o pai e la na ganela dew sel quarto tinha um giraso e tudo o que ele falava tudo para o girassol

Mari 12/11/2010

Ja faz um tempo que o li, mas eu me lembro das melhores partes. Hoje você nao pode ter certeza de uma coisa (aí depende), e amanha voce pode, simplesmente mudar de opiniao, e a verdade ser totalmente ao contrario da sua opiniao... Eu me lembro que quando li o livro, quase o abandonei, mas infelizmente eu tinha que ler para fazer uma prova, mas cheguei numa parte do livro, que comecei a ler e nao queria mais parar, de tao bom que começou a ficar o livro e de tanta empolgação que fiquei...Quem ler o livro pode ficar ciente, voce vai adorar o livro e vai refletir sobre ele, pois tem muita coisa no livro, que pode aplicar na vida.

11/08/2010

O primeiro
Este foi o primeiro livro que li quando tinha apenas 7 anos.
Me lembro de ter visto na estante da casa da minha vó e pedi pra ler, ela disse que me DARIA ele.
A capa me fascinou e a história me deixou encantada. Eu queria ser igual a Vivinha, ela se tornou minha amiga. Toda vez que me sentia sozinha pegava o livro e relia as partes que mais gostava.
Aprendi a ter a força da personagem, que por causa de uma tragédia pessoal nao perdeu a doçura e o amor pela vida e principalmente nao deixou de acreditar nas pessoas que amava ou que aprendeu a amar.
Este livro é com toda a certeza o livro da minha vida.

Juh 22/07/2010

É um livro lindo, lembro de ter lido na quinta série! Queria muito ter a chance de lê-lo de novo com outro ponto de vista, mais maduro, porque a história é muito bonita e profunda. Recomendo!

Rafaela R. 14/07/2010

Muito bom !
Esse livro é demais ,
você se prende até o final , não quer mais parar de ler !
ele é muito mais muito emocionante :D

Kennedy 18/05/2010

Um Girassol na Janela
Um livro excelente, que nos faz voltar aos nossos 11 anos.
De tão bom e pequeno que o livro é, você ler o livro em 3 horas.
É uma história que te prende de verdade.
Vale a pena ler.

Ana Cabral 14/03/2010

Lindo!!!

logo skoob
"A rede social é perfeita para amantes da leitura"

Blog do Curioso - IG