Um Girassol na Janela

Um Girassol na Janela Ganymédes José

Resenhas - Um Girassol na Janela

nati_gza 22/11/2009

A historia comeca quando a menina Vivinha, que mora com os carinhosos vizinhos desde que sua mãe morreu, vai morar com o pai que é um grande médico e voltou da Europa.
Ela chega na casa do pai que não esta acostumado com criancas e muitos menos com uma filha, entao tem todo o processo de aproximacão do pai com a filha.
Vivinha tem de ir a uma nova escola, uma casa uma nova vida, a qual é bem diferente da anterior.
Vivinha tem a mania de inventar histórias, baseadas na mitologia grega, nas quais uma heroína luta contra a desigualdade social, a poluicão, certos problemas atuais bem polêmicos.
Por fim, o livro conta a historia dessa menina cheia de vida que é a vivinha "desquadrando uma casa quadrada", e fazendo de tudo para deixar a vida dos outros mais "colorida".
Lya.kkkyak 20/02/2022minha estante
Essa história começa quando Vivinha perde sua mãe e tem que morar com seu pai.
Vivinha quando viu a casa do pai ficou surpresa a casa era enorme quando o pai chegou do trabalho Vivinha viu que ele era um homem muito sério e a casa também.
Adeleia a empregada da casa ajudou Vivinha com a adaptação.
Depois de alguns dias morando com o pai ela já via mais alegria no olhar dele, mas como Vivinha sempre muito agitada descobriu um segredo muito grande de sua família.
E a história é essa Vivinha uma menina super agitada que muda a vida de várias pessoas para melhor

Paty100 04/03/2024minha estante
O livro é muito bom eu gostei muito ,recomendo para todos.
Porém é um pouco cansativo

Juliana 17/06/2013

Um Girassol na Janela - Ganymedes Jose
Uma história simples e rica. Conta a história de uma menina que ao perder a mãe, vai morar com o seu pai, da qual não tinha nenhum contato. A partir daí,ela precisa se acostumar com o comportamento frio e distante do pai, que por sua vez, precisa se acostumar com ter uma criança em casa, haja vista que sempre foi uma pessoa solitária.
Nesse contexto, surge vários valores, como a amizade, a tolerância,o amor e a alegria, uma vez que, Vivinha transforma sua nova casa, em um verdadeiro lar.
A aproximação com o pai é lenta e difícil,mas ao conviver com uma menina, que é mais do que uma criança,é inteligente,criativa, divertida e espontânea, torna-se impossível não amá-la.
É um pouco parecido com o Pollyanna,a mesma ideia de uma menina sagaz que transforma os problemas em aprendizado, utilizando-se de sua criatividade, mas nem por isso torna-se um livro ruim ou um plágio.
Vale a pena ser lido,independente da idade que se tenha.

Bia Souza 11/07/2021

Uma boa história
Legal de acompanhar. Gostei dos assuntos que o autor decidiu tratar. Tem algumas coisas bobas e meio sem sentido, mas entendo ser para um público mais jovem.
Uma história curta e rápida, ótima para contar para crianças. Um livro de infância que guardo até hoje.

Nina Cristy 07/09/2012

Em síntese, "Um girassol na janela" conta a história de Viviane, ou melhor, Vivinha, como ela gosta de ser chamada. Ela é uma garotinha de onze anos que perdeu a mãe e desde então ficou sob os cuidados dos vizinhos. Isso até que o pai de Vivinha, que se divorciara da mãe dela, retorna da Europa. Após a volta de seu pai, a mocinha vai morar com ele em um ambiente urbano ao qual ela não estava acostumada. Vivinha passa a ter a diligência de mudar não só aquele lugar "quadrado", mas também as pessoas que lá estão, principalmente o seu taciturno pai.
A história é singela, tanto que me lembra um pouco de um outro livro que eu li: "Poliana", de Eleanor H. Porter. Claro que Vivinha e Poliana não são exatamente iguais, mas têm a mesma esperança de transformar e alegrar as pessoas que estão ao seu redor. Na maioria das vezes, a mudança no ambiente ocorre como uma consequência da transformação pessoal, embora ocasionalmente seja necessário fazer o caminho inverso.
Restringindo-me agora à Vivinha, o que eu mais gostei quanto a ela foi a sua capacidade imaginativa. Essa aptidão para recriar a realidade em suas histórias sobre Santarena (a heroína dos contos escritos pela jovem) é importante para que não lhe falte entusiamo. A protagonista da história tem um girassol e essa flor amarela está relacionada aos seus contos de estilo épico; eis a razão do título.
Na minha opinião, "Um girassol na janela" é cativante e vale a pena ser lido.
Geane.Carvalho 03/07/2020minha estante
ja li poliana tb

Raul.avero 28/02/2023

Gostei muito do livro ele é cheio dr reviravoltas e gostei muito da parte que levaram um tiro gostei do livro e indico a leitura
Gabriela1276 02/03/2023minha estante
Gostei

miguel_ 20/02/2020

Resenha Um Girassol na janela
A história conta sobre uma menina chamada Viviane que perde a mãe dela e começa a morar com seus vizinhos considerados por ela tios e começa a criar histórias na sua imaginação. Seu pai estava na Suíça e do nada os tios recebem uma ligação do pai de Vivinha e ela começa a morar com se no seu primeiro dia de aula ela conhece um menino chamado Donizete e eles viram bem amigos ela consegue emprego para o irmão do Donizete o Eusébio. Eu achei o livro muito legal com muitos detalhes a menina é muito amorosa gosta de ajudar as pessoas e esse tema de ajudar as pessoas é muito legal. Quer saber mais do livro leia ele
Lucao 21/02/2020minha estante
Poxa que legal

Rafaela Rezende 12/03/2023

Que amor
Saudade de um livro nacional com essa pegada, uma leitura fluida e rápida, que aquece o coração. Uma excelente leitura pra sair de uma ressaca literária.

Lavinia106 23/02/2023

Um Girassol Na Janela
O livro foi muito bom de ler e facil , adoro ler livros deste estilo.
O final do livro foi muito interessante e nao esperava um final assim

@leitora.ju 19/04/2022

Que livro foi esse?? ???
18/04/2022
Bom, estou em uma fase que pego muitos livros ruins para ler, e acaba que já abandonei muitos só esse ano... Pensei que pegar esse livro para ler, seria uma boa ideia, já que também acabei de sair de uma ressaca literária, e ele é mais curtinho.

Esse livro é muito lindo e emocionante! A história é uma graça! Muito encantadora. ?? E o final... Que plot twist, meus amores!! De cair o queixo! ??

Amei, favoritei e irei levá-lo comigo pra vida! Recomendo fortemente!! ?

martinezlud 31/12/2021

quero reler!
li esse livro para uma prova do colégio e eu simplesmente amei!
quero reler pois a história é perfeita e no final você fica com aquela coisa de querer saber o que vai acontecer, o final é surpreendente.
leiam!

Vitória 18/02/2020

Esse livro é muito bom,é uma história super animada e o final é chocante.
Conta a história de uma menininha, ela é bem criativa. E criou personagens que acompanham ela a história toda. Adorei esse livro e recomendo
Lucao 18/02/2020minha estante
Legal

miguel_ 21/02/2020minha estante
Poxa podia ser um pouco maior

Malu 14/06/2020minha estante
amei

Pedro Castro 16/02/2022

Um Girassol na Janela
Eu amei o livro, eu chorei, é um livro emocionante recomendo, eu estou emocionado, e surpreso com as reviravoltas.

Camila 01/06/2012

Lição de Vida Mesmo
Achei o livro excelente, a história realmente nos faz parar e refletir sobre a nossa vida e nossas filosofias, o modo como Vivinha vê e transforma o mundo a sua volta é realmente inspirador, apesar de ser uma criança, ela se mostra como é possível unir tudo e todos, basta tentar.

Sel 17/12/2022

Marcou minha adolescência
Foi o livro que marcou minha adolescência. Adotado pela escola, o li ainda nas férias e me apaixonei. Neste mesmo ano, repeti a leitura mais duas vezes.