A Gathering of Shadows

A Gathering of Shadows V. E. Schwab

Resenhas - A Gathering of Shadows

Nicole 02/07/2021

3.5
eu tô enjoando dessas várias London?s mais rápido do que eu pensei. não me apeguei a nenhum dos personagens do primeiro pra ter alguma reação mto forte sobre os acontecimentos desse livro.

Gustavo.Rocha 07/06/2021

UM SEQUÊNCIA FANTÁSTICA
O primeiro livro da saga é muito bom, o segundo mantém a qualidade e, para mim, até supera seu antecessor.

Temos mais personagens carismáticos, mais ação, mais drama, um arco final que me fez ranger os dentes.

A escrita de Schwab continua muito gostosinha de se ler, gosto também de ser um livro maiorzinho, dando mais tempo pra se afeiçõar com os personagens, a autora também cozinha muito o leitor para o apogeu da trama, e eu amei isso.

igonamello 08/05/2022

perdi tudo e agradeço por isso!
Se eu achava que o primeiro já era bom, a sequência é melhor ainda!

Deuses, um surto atrás do outro, uma plot melhor que o outro e cenas que me tiraram o fôlego mais vezes do que posso contar nos dedos.

Se tem uma coisa que a Victoria sabe fazer é criar vilões (já que Vilão é um dos meus livros favoritos). As motivações são plausíveis, nunca é um vilão que é vilão só por ser mau, não, os motivos são maiores do que a maldade em si!

O desenvolvimento de Lila e a introdução do Draculinha (Alucard) são, para mim, um dos pontos altos do livro.

O crescimento dela, as motivações e os segredos sobre o passado dela é tudo na dose certa. Alucard é perfeito, deus.

neo 07/03/2016

Esse livro foi extremamente decepcionante.

Antes de tudo, vale lembrar que eu gostei de A Darker Shade of Magic, apesar de ter esperado bem mais do que encontrei. Achei o mundo interessante e mesmo não tendo me conectado com nenhum dos personagens e tendo algumas reservas quanto ao modo de caracterizar da Schwab, todos foram interessantes o bastante para me manter curiosa sobre o próximo volume. Assim que A Gathering of Shadows foi lançado, portanto, eu não perdi tempo e comecei a lê-lo imediatamente.

Problema sendo: A Gathering of Shadows é basicamente a definição da síndrome do segundo volume. As coisas importante para o plot da série só acontecem nas últimas páginas, e boa parte do livro é apenas os personagens indo para seus respectivos lugares (para que o terceiro volte a realmente colocar o plot da série em ação, imagino).

Quero dizer, sabe os Element Games mencionados na sinopse? Só começam depois de mais de 60% do livro já ter passado. E sabe qual a importância deles pro plot? Nenhuma. Eles servem apenas para desenvolver os personagens um pouco, mas fora isso são completamente independentes da trama principal. Isso quer dizer que 60% do livro se resume a personagens indo de um lugar para outro e/ou conversando, e nada de importante jamais acontece. É algo que torna o livro extremamente entediante e enfadonho. E bem, quando os jogos começam as coisas não melhoraram de verdade, já que, repetindo, eles não têm ligação nenhuma com o plot.

Sendo sincera, as únicas coisas boas desse livro pra mim foram o worldbuilding - a Schwab expandiu bastante o mundo da Red London, e as culturas/povos apresentados foram muito interessantes - e o Rhy. Eu nem mencionei o Rhy na primeira resenha porque o papel dele é bem pequeno em A Darker Shade of Magic, mas aqui em A Gathering of Shadows ele recebe bem mais atenção e conseguiu por fim se consolidar como meu personagem preferido da série. Quanto ao Kell e a Lila… eu não consigo me importar com eles.

A caracterização forçada da Schwab (que eu mencionei na resenha do primeiro volume, se eu não me engano) me faz ficar meio :/// pra Lila, que eu não consigo decidir se é uma garota-que-não-é-como-todas-as-outras, já que ela ODEIA qualquer coisa feminina, o que, okay, eu entendo, mas o modo como ela fala dessas coisas femininas me deixa irritada e é muitas vezes algo super desnecessário - tipo ela reclamando de um vestido como se ele não só tivesse matado sua família como também seus bichinhos de estimação. I mean, dá um tempo???? Meu Deus.

E o Kell nunca foi interessante pra mim. Na verdade, eu só consigo me importar com o Kell no contexto de ele ser o irmão adotivo/melhor amigo do Rhy, já os dois juntos têm os melhores quotes do livro. I mean:

“The Veskan princess?” Kell laughed. “She’s just a child.”

“She was just a child - and a nightmarish one at that - but I’ve heard she’s grown into something truly fearsome.”

Kell shook his head. “Come one, then,” he said, slinging his arm around the prince’s shoulder. “I’ll defend you.”

“My hero.”

Melhores pessoas.

Ainda falando da Lila, achei super inverossímil como ela não só conseguiu entrar nos Element Games mas foi super bem contra pessoas que vêm usando magia a vida inteira enquanto ela vem fazendo isso há quatro meses. Obviamente tem toda uma razão - ela aparentemente é algum tipo de mágico aí super poderoso, ou é isso que o livro deixa implícito - mas não deixa de ser super bizarro e super desnecessário.

Outra coisa que passou batido por mim foi o romance. Primeiro porque, como vocês já estão cansados de saber, romance pra mim só presta se eu conseguir entender a parada. E eu não consigo entender porque Kell/Lila é uma coisa que existe. Eles passaram dias juntos quatro meses atrás e puf, é amor? Nah.

Segundo, eu tenho que ter algum investimento também. E me diga, como seria possível ter algum investimento em Rhy e Alucard sendo que os dois aparecem juntos, no máximo, em duas ou três cenas de um livro de 500 páginas? Eles já se conheciam e já tiveram alguma coisa antes, okay, mas pergunta: por que eu deveria me importar se nunca vi essa alguma coisa?

¯\_(ツ)_/¯

(Eu não tenho ideia do porquê o Alucard existe, tbh. Acho que ele vai ser mais importante no próximo volume, mas aqui? Nah).

Junte tudo isso a falta crônica de personagens femininas importantes além da Lila e à já mencionada falta de plot nas primeiras 300-400 páginas (lembrando que o livro tem 500, pelo menos no meu tablet) e puf, A Gathering of Shadows acabou sendo um livro extremamente fraco. Só lerei o próximo mesmo por causa do Rhy, porque né…

2.5 estrelas para A Gathering of Shadows.

site: http://chimeriane.tumblr.com
- gray, 02/07/2016minha estante
Nossa, eu vejo só gente escrevendo odes à Lila e tava achando que tinha algo de errado comigo por odiar a Lila e nao sentir empatia nenhuma por ela e pelo Kell que são personagens bidimensionais no máximo. :/ Concordo com tudo que você disse e nem pretendo mai perder tempo com essa joça.

charlie54 01/04/2021

Caos e bailes
Vi >tanta< gente esculachando esse livro, falando todo mal que conseguia mas sinceramente não entendo o porquê. O livro realmente não tem grandes acontecimentos. Mas isso não é sinônimo de não acontecer nada. Esse livro foca mais em desenvolvimento de personagem e das relações/dinâmicas entre eles, que é uma coisa que eu particularmente adoro.

Talvez eu não tenho achado arrastado porque li um atrás do outro, então recomendo que futuros leitores façam o mesmo.

Realmente nada muito importante ou necessário acontece até 60% do livro, mas até lá as páginas simplesmente voaram, eu genuinamente aproveitei cada pedacinho do livro. O livro não é mal escrito, na verdade é muito bem escrito, e tudo o que foi construído no livro anterior só foi melhorado nesse.

Eu amei o Alucard, e espero muito que o próximo volume tenha mais partes e desenvolvimento dele.

Essa trilogia faz comigo uma coisa que eu não tinha a tempos com algum livro: me causa emoções. Eu realmente sinto durante a leitura, e isso é um ponto bastante positivo para mim

@livrostasticos 06/03/2021

Gostei do livro, mas nele não acontece muita coisa. Foi divertido no início e meio que foi ok na maior parte, pelo menos até as últimas 50 páginas. O final foi intenso! Eu sinto que esse livro é apenas mais uma preparação para as coisas que vão acontecer no próximo livro. Não me interpretem mal, gostei de passar o tempo neste mundo, Schwab fez um trabalho muito bom com a construção de mundo, esse universo tem uma qualidade muito envolvente que faz o leitor querer apenas passar o tempo nele.

Quanto as personagens... tenho sentimentos conflitantes em relação a Lila. Eu gosto dela, mas ela me irrita demais. Kell e Rhy por outro lado foi bem mais divertido de acompanhar. Eles são tão engraçados e atenciosos, tão próximos em tudo o que fazem e é muito bacana vê-los lutando um pelo outro. Ler as coisas que só o amor por alguém que você considera seu irmão pode trazer ao seu coração é ótimo! Outra adição fantástica a esta história foi Alucard Emery, ele é um personagem muito divertido de se ler.

Como eu disse antes, não há muita coisa que acontece no livro em termos de enredo, apesar de essa ser basicamente minha única reclamação, isso faz com que todo o livro pareça desnecessário. No entanto estou interessado em ver como as coisas vão se desenvolver na conclusão, o final foi um belo de um cliffhanger!

Bia 30/08/2022

CONTO EXTRA
Finalmente, li o conto prometido da edição de colecionador referente ao Kell, eu sou simplesmente apaixonada por essa história, pelos personagens, pela ambientação, por tudo que ela trás, eu sou simplesmente apaixonada. E como o Kell é aquele moço misterioso é claro que eu não perderia tempo pra ler mais um pouco sobre. O conto é curto, porém achei válido que tenha ajudado a entender algumas coisas sobre a vida passada do Kell, aqui a gente não tem uma coisa profunda, só uma pincelada do que houve, faz tempo que li o livro então acho que o que encontrei aqui faria mais sentido se fosse lido com a mente ainda fresca, mas a gente releva. É gostosinho, inglês, pra mim pessoalmente, bem complicado, mas que vale super a pena.

clperciani 07/01/2024

Meu primeiro livro em inglês... Por que não começar no segundo livro de uma fantasia bem complexa e com vocabulário próprio?
Valeu cada minuto de luta e confusão que se passou na minha cabeça (obrigada por tudo google tradutor??)

Bianka 23/01/2024

For the ones who fight their way foward
"Everyone thinks i have a death wish, you know? But i don't want to die?dying is easy. No i want to live, but getting close to death is the only way to feel alive. And once you do, It makes you realize that everything you were doing before wasn't actually living."
Achei esse livro bem melhor que o primeiro.

Crisna @tinyowl.reads 13/04/2019

Uma dica para facilitar a leitura
Eu não costumo fazer resenhas aqui no Skoob e minha intenção com esse texto não é de falar sobre o conteúdo do livro, mas de convidar as pessoas que queiram ler a pensar essa trilogia da Schwab mais como uma coisa só do que como 3 livros. Ler a trilogia em seguida, pensando nela como um grande livro de 1500 páginas (ou mais, não somei) pode ajudar o leitor a não se frustrar com a demora que as coisas levam a acontecer. Esse é um livro de desenvolvimento mesmo, porque ele parece ser o segundo ato da narrativa. [POSSÍVEL SPOILER] Infelizmente (eu tirei meia estrela por isso) ele acaba no meio de um ponto de virada e eu não achei isso justo com os leitores. [FIM DO SPOILER] Vou postar (ou já postei se tem mais de uma semana que escrevi esse texto) uma resenha propriamente dita no meu instagram @tinyowl.reads caso alguém esteja interessado em saber mais sobre a minha opinião.

_julliemarrie 16/02/2024minha estante
e tem mais surto em a conjuring of light que é provavelmente o meu favorito da trilogia. me lembro de ter tido a mesma experiência com o início lento de AGOS, mas amei o Alucard de cara então consegui continuar a leitura. prepare os lenços pro fim dessa história kkkkkk

Kuroo0 16/02/2024minha estante
Eu adorei o Alucard tbm, ele era um alívio cômico muito bom e complexo
Até o começo do torneio eu tava bem, mas nesse torneio a Lila testou muito minha paciência

Lenços não, o pouco que eu chorei já me deu dor de cabeça??