Pare de acreditar no governo

Pare de acreditar no governo Bruno Garschagen

Resenhas - Pare de Acreditar no Governo

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Mr. Jonas 24/11/2017

Pare de acreditar no Governo
Neste livro, Bruno Garschagen, jornalista e professor de Teoria Política, investiga a formação do conceito, amplamente difundido entre nosso povo, segundo o qual cabe ao governo intervir em todos os aspectos de nossas vidas, sejam eles sociais, políticos ou econômicos.
E aí, ficou interessado? Então leia e tente entender os motivos que levam os brasileiros a esperar que a solução dos problemas mais importantes da nação seja apresentada justamente por aqueles que mais desprezamos: os políticos. Boa leitura!

Alex 30/10/2017

Liberdade, ainda que tardia
A questão em destaque na capa não poderia resumir melhor o que o livro procura elucidar, ao longo de suas 322 páginas: Por que os brasileiros não confiam nos políticos e amam o Estado? Escrito por Bruno Garschagen, "Pare de acreditar no governo" é um ensaio sobre a história política brasileira, abrangendo todo o período compreendido entre a regência de D. Manuel I à presidência de Dilma Rousseff. Investigando as raízes culturais brasileiras, que culminaram no modelo de governo vigente, Garschagen busca referências, principalmente em Roberto DaMatta, para explicar que, apesar da imensa maioria da população assumir-se avessa à política (e aos próprios políticos), acabam desejando que o Estado (governado justamente pelos políticos e aproveitadores da falta de interesse da população) resolva todas as mazelas, de maneira paternalista ao extremo.

A leitura de "Pare de acreditar no governo" é engessada. O autor foi bastante burocrático para construir suas teses, que resumem os governos que o Brasil já teve - enquanto colônia, monarquia, república e eventuais ditaduras. A obra acaba sendo repetitiva e prolixa em alguns momentos, o que realmente não anima o leitor a manter-se totalmente focado. Precisei de uma boa dose de empenho para chegar ao final, até porque não gosto de abandonar os livros pelos quais já paguei.

"Pare de acreditar no governo" tem um viés ideológico bastante evidente, conforme seu próprio título denota. Com clara tendência liberal, mas sem ser irracional, Garschagen consegue dialogar muito bem até mesmo com os não-convertidos, que por ventura tenham interesse em conhecer um outro lado da moeda, tão pouco difundido nos centros de estudos nacionais. Enquanto nas escolas e universidades brasileiras o que impera ainda é o marxismo cultural, fruto da influência de Paulo Freire e Florestan Fernandes, é sempre muito importante perceber que existem muitas coisas fora dessa caixa ideológica. E é neste contexto que reside a importância deste livro.

Quando conhecemos as raízes do amor enrustido do brasileiro pelo seu Estado, percebemos o porque de, geração após geração, termos uma população tão preocupada com seus direitos, mas que ao mesmo tempo, não demonstra o mesmo interesse por seus deveres. O brasileiro sofre, endemicamente, desta necessidade de cobrar mais esforço do Estado, mais intervenção do Estado, mais influência do Estado, até mesmo sobre os problemas criados pelo próprio Estado. Se o liberalismo é uma solução para alguns dos principais males produzidos pela alta carga intervencionista que todos os últimos presidentes brasileiros originaram, não há como afirmar. Porém, é realmente catártico cogitar, ainda que por um minuto, a possibilidade de viver num país menos dependente de seu governo, com uma população mais autônoma e, verdadeiramente, livre.

Juliano 21/09/2017

O livro é muito bem escrito, livro tendencioso porém as criticas são muito bem construídas inserindo argumentos válidos que fazem até o mais forte comunista parar para pensar. Recomendo a leitura a todos, pois nos faz chegar a muitas respostas sobre a nossa atual política.

pedrocipoli 12/06/2017

O Estado como um problema, não como solução
Teorias da conspiração à parte, o brasileiro é doutrinado a acreditar que toda e qualquer solução virá do Estado. O livro ajuda a eliminar essa visão, apresentando o problema logo na capa. Afinal, muitos acreditam que o "Estado" é uma entidade independente dos políticos, e estes estão mais preocupados em manter seus poderes e privilégios do que em atacar as mazelas do Brasil, muitas delas com décadas de idade.
Vale a leitura tanto para os "não-convertidos" quanto para aqueles que buscam um bom livro para explicar detalhadamente o que já sabem: nosso Estado (e seus políticos) é caro, ineficiente, corrupto, corporativista, ideológico e sem escrúpulos. Mesmo se funcionasse de forma correta, seus resultados seriam pífios. Junto com os livros de Rodrigo Constantino, talvez o brasileiro comece a ver o Estado, independentemente do partido, como um problema, não como a solução.

Bruno Mancini 04/04/2017

Um livro para as nossas escolas
Não pode ser considerado o melhor livro de história brasileira.
Pois se torna enfadonho no momento histórico do período colonial.
Mas, deveria ser adotado com leitura opcional para a maioria de
estudantes do ensino médio.

Mas, para mim foi uma excelente leitura é a confirmação das
mazelas que temos tido como governantes fazer parte das nossas
escolhas individuais, parte de um processo longo é nevrálgico já
existente na nossa sociedade.

Sarah.Meirelles 02/04/2017

Leitura obrigatória: Direto e Atual.
"Pare de Acreditar no Governo", trata-se de um ensaio histórico, de leitura agradável, divertida e de fácil compreensão, sobre como o Brasil chegou a este ponto. Nas palavras do autor, "comprovando que nada é tão ruim que não possa piorar". Bruno Garschagen se debruça sobre o paradoxo resumido no subtítulo; vai buscar as raizes do nosso transtorno dissociativo, através de um apanhamento histórico, do reinado de D.Manuel I à Dilma, investigando as origens da natureza intervencionista do Estado e suas consequências. A falta de imparcialidade, desagradou um pouco, é difícil encontrar um autor que só exponha os fatos sem realizar um juízo de valor, mas ele levanta questões impertinentes. Mesmo que tendencioso, ainda assim, é sempre interessante analisar o ponto de vista abordado, visto que política e economia são premissas presentes diariamente em nosso cotidiano e devemos nos alertar e buscar sempre informações. Fica a critério do leitor decidir se concorda ou não. Que leitura! Adorei e recomendo veementemente para quem se interessa pelo assunto e se preocupa com o futuro do país. • "Os nossos males, antes de serem de origem, são a realização de ideologias tortas por governos oblíquos."

Marcelly102 26/01/2017

Polêmico, porém preciso.
A obra de Bruno Garschagen é dividida em oito capítulos que estampam a relação danosa entre o Estado e a população ao longo da história brasileira: desde os tempos da colônia até o consciente último capítulo.
O autor, de forma jocosa, aponta para os dois maiores problemas culturais que refletem diretamente a política em nosso país: o patrimonialismo e o que viria a se desenvolver e que ainda infelizmente permanece, o estatismo.
Ao que se propõe, o livro é excelente. As 5 estrelas conferidas é também pelas fontes bibliográficas. Para um bom interessado no tema a parte final é uma verdadeira mina de ouro. Não fique achando que você sairá com “sangue nos olhos” ao terminar de ler este livro. A reflexão final é um verdadeiro tapa na cara. Na minha, na sua, na dos outros.
VALE!

felipe.demattos.94 14/11/2016

Historia política Brasileira, nua e crua!
Uma ótima leitura para estes momentos de invasão de escolas...
Sobretudo uma análise historiográfica da política brasileira, que seria cômica, não fosse trágica.

Michelle.Louise 03/09/2016

DICA PARA OS CIDADÃOS
Ler esse livro, e o de Miriam Leitão, para entender pq nossa política é como é e o que precisamos fazer para o nosso futuro ser próspero.

" O nosso grande desafio é "menos político do que cultural- uma educação da compreensão, que nos exige virtudes que têm um espaço cada vez menor no mundo da política". Se a armadilha não pode ser desarmada, podemos mostrar às pessoas que ela existe e como não cair na arapuca intervencionista. "
Bruno Garschagen
Darllan.Senna 30/04/2018minha estante
Fenomenal! Pois, ao mesmo tempo que aponta os erros e desvios históricos, mostra também que devemos olhar com um pouco mais de carinho para nossa história. Sobretudo, durante a monarquia.

Mario Pordeus 18/08/2016

Leia para entender o Brasil atual
Nós brasileiros somos tão doutrinados em sala de aula, que uma confusão dessas nunca era posta em xeque: como cargas d'água a gente não confia nas pessoas dos políticos, mas ao mesmo tempo colocamos nossas esperanças no Estado? O Estado que, nada mais é do que a classe política unida, ou seja, com sinergia explícita em relação ao caráter pessoal de cada político. Em geral, isso é uma incoerência muito grande... E não me desvio dessa responsabilidade: também fui desses que achava que "todo político é ladrão", mas bastava um buraco no calçado da minha rua que eu logo achava que "o governo tem que fazer alguma coisa". Mas por que fomos tão cegos? Por que pensamos assim esse tempo todo? Tem alguma explicação, sim. E ele está no livro "Pare de Acreditar no Governo", de Bruno Garschagen (toda vez tenho que "colar" para escrever o nome corretamente - kkkkkk).

Carla.Fabiana 14/07/2016

Uma análise da história econômica e política do Brasil ao longo dos anos.
O autor, Bruno Garschagen, nos mostra, com uma análise crítica e bem elaborada, o que não aprendemos nos livros de História do Brasil sobre a economia e política desde de seu descobrimento. O livro detém de um imenso acervo de informações e fatos que são discutidos de uma forma impressionante, com argumentos bem apresentados que nos faz pensar em como a situação política e econômica de hoje é consequência da cultura errônea que fomos adquirindo com o tempo. Desse modo, após concluir a leitura, é possível ter uma visão amplificada dos fatos ocorridos ao longo de toda a nossa história.

Todd 11/07/2016

Lixo
com este livro, aprendi que o presidente que vendeu a vale do rio doce para seus amigos a preço de banana é intervencionista e não neoliberal. vou já avisar isso aos cidadãos de Mariana MG.
lcm4693 11/08/2016minha estante
Pela sua resenha vi que vale a pena o livro.

Todd 11/08/2016minha estante
Pois não perca seu tempo, já está demorando.

Todd 11/08/2016minha estante
Pois não perca seu tempo, já está demorando pra ler.

Dom 06/05/2016

Ponto de vista raro em nosso meio
O livro faz um apanhado da historia pelo ponto de vista de um historiador diferente dos outros que já conheci, um liberal. Ou seja, todas as historias contadas tem uma versão não observada pela maioria dos formadores de opiniões sobre esse assunto. Explica de uma forma muito simples a pergunta feita na capa do livro.

Fácil de ler, faz amarração de textos (já que vc precisa lembrar do primeiro capitulo até o ultimo, mas o autor explica tao bem que nao dá pra esquecer).

Victtoria6 25/04/2016

Estatismo desde a raiz de nossa história.
Através da obra de Bruno Garschagen, somos convidados a perceber a partir da visão crítica do autor, as origens e as influencias diretas e indiretas da interferência indiscriminada do Estado na vida privada e sociedade brasileira que perduram até os dias atuais com origem desde a fundação da nação.

Paulo Henrique 10/04/2016

Provocativo
É um livro sobre como o brasileiro pensa em termos do papel do governo, desde a época da colonização até os tempos atuais. Demonstra os motivos de queremos um estado gigante, tomando conta de nós, ao mesmo tempo que temos certeza absoluta de que todo político é ladrão. Não é uma leitura tão agradável, mas traz a luz pontos importantes de nossa formação política.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6