Terra das Mulheres

Terra das Mulheres Charlotte Perkins Gilman

Resenhas - Herland

Maria.Cosso 22/06/2020

É um livro surpreendente a partir do momento em que você abre e descobre que teve sua primeira publicação em 1915. É um livro que faz pensar "e se fosse assim?", "se isso fosse diferente...". Uma leitura muito agradável.

NARA DIAS 09/07/2021

Clássico Feminista
Um livro para uma rápida leitura, porém não espere um enredo emocionante, cheio de reviravoltas e sei que isso muitas vezes pode desanimar o leitor, como li em leitura coletiva, alguns não finalizaram.

A história gira em torno da expedição de três amigos: Terry, Jeff e Vandyck à Terra das Mulheres, um lugar esquecido há dois mil anos. Lá eles aprendem a língua e a cultura dessas mulheres e sua forma milagrosa de reprodução.

A escolha de três homens para representar o gênero masculino não foi à toa, já que temos o maxista, o adorador e o amante. Brilhante!

Van, o narrador da história, nos leva a refletir sobre a vida na qual o resto da humanidade leva, como: criação de gado para consumo, distribuição de leite, animais domésticos, educação das crianças, morte, aborto, pobreza, casamento e o papel da mulher na sociedade.

Durante toda a leitura fiquei pensando de que forma a história terminaria e gostei do final, apesar de ter ficado de certa forma em aberto.

site: https://www.instagram.com/quelivrotalendo/

Babi 05/06/2021

Terra das Mulheres
Posso constatar que essa é a primeira utopia que leio, e de certa forma, a primeira ficção-científica também. A escrita da autora é extremamente simples e direta o que eu gostei bastante, odeio descrições desnecessárias.

Algo que também me chamou atenção foi a forma como a terra das mulheres foi idealizada. Parece ser o paraíso na terra realmente, e essas mulheres são mães, irmãs, amigas, conselheiras e tudo mais, numa sociedade perfeita. É possível ver que a tradição da época foi muito criticada e eu também pude ver como, realmente, na época, o pensamento masculino era incabivel.

O que me deixou meio confusa foi que em momento algum houve descrição de economia: elas nao compram as coisas? existe uma moeda? existem vendas de materiais para as casas? ou elas se mantem de trocas e ajudam umas as outras apenas? Ao que me parece a última opção

Durante toda a história eu revirei os olhos a cada vez que o Terry abria a boca, ô homem pra falar merda. O Jeff é um besta, tadinho, se submeteu a perfeição das mulheres dessa terra, e sinceramente, certo ele. O Van é mais lógico, e gostei da linha de pensamento dele durante todo o livro, ele fazia perguntas pertinentes e tentava entender e compreender o que ali acontecia, sem julgar muito.

As mulheres, lembrando que o livro foi escrito perto dos anos 20, são simplesmente mães, nao existe nada alem da maternidade e essa é a maior gloria delas. Me incomodou um pouco porque mesmo num pais pequeno e perfeito como o delas, era so isso que existia: criar, cuidar educar e parir filhas.

Com tudo isso, foi um otimo livro, uma imaginação palpável e real se apenas as mulheres existissem no mundo, e foram boas criticas, que me deixaram pensando sobre muitas vertentes de diversos assuntos

Mila | @milaeoslivros 06/06/2021minha estante
Eu acho que ele morreu kkk

¡yasmine! 07/06/2021minha estante
Eu interpretei que ele foi morto pelas meninas... n fiquei triste não kakakaka

Naiara 08/06/2021minha estante
Então, foi o que eu achei tbm, merecido kkkkkkk

Victória Bíscaro 26/11/2020

A forma com que o livro aborda a visão dos três homens em relação as mulheres é muito atual, os comentários feitos principalmente pelo Terry retratam a visão do homem e como desejam ter uma mulher apenas para chamar de sua. Porém, por ser escrito em 1915 e ser uma utopia, senti falta de diversos temas como a presença de mulheres trans e me despertou uma imensa curiosidade de como lidariam. Foi uma leitura de muito aprendizado, mesmo que tenha deixado questões em aberto.

Agatha | @estantedelivrossp 03/06/2021

Eu esperava algo muito diferente do que foi apresentado. Esperava mais aprofundamento, mais ações, justiça (afinal, um dos personagens chega ser nojento de tão ridículo) e etc. Talvez eu tenha errado em colocar muita expectativa.

Um ponto positivo é que, apesar de publicado em 1915, ainda se parece extremamente atual, o que nos faz parar para refletir bastante.

Do começo ao meio estava super interessante, mas do meio para o final ficou totalmente monótono e cansativo. O final? Esperava muito mais.

Laiza 11/01/2021

A Terra das Mulheres - Charlotte Perkins Gilman
Desde que ouvi falar sobre o livro Terra das Mulheres da escritora estadunidense Charlotte Perkins Gilman, eu fiquei louca para ler! O fato da autora ter escrito essa obra ousada e inovadora no início do século 20, levantando uma série de questões sobre o papel social da mulher, refletindo sobre a sua autossuficiência e liberdade, os costumes da época, bem como um debate acerca das grandes estruturas patriarcais e capitalistas do nosso sistema; uma obra tão rica que logo tornou-se um clássico distópico. Tudo isso já é um claro motivo do porque eu queria tanto conhecer essa obra. Mas além disso, o que me instigava demais era aquela pequena pergunta que todos nós já fizemos em alguma medida: como seria um mundo de apenas mulheres? Antes de entrarmos a fundo nessa questão, vamos para sinopse.

Terry, Van e Jeff são exploradores que estão em busca da Terra das Mulheres, um país em que ouviram dizer não existir homens. A curiosidade científica desses homens em saber mais sobre o local e os costumes das mulheres que ali habitam, logo entra em conflito com seus egos e senso de domínio, que os leva a sonhar com um harém em desespero para que salvem e depois que se submetam. Para eles, uma sociedade sem homens deve ser caótica, selvagem e subdesenvolvida. Porém, a Terra das Mulheres se mostra diferente do que esperam: um país estritamente organizado, desenvolvido, e sem conflitos; em que a maternidade é o centro da sociedade e ocorre de maneira espontânea, sem necessidade de um macho, anulando também noções de desejo e sexualidade. Como, então, homens tão acostumados com sua posição estrutural e social lidarão com o fato de que são totalmente dispensáveis? E as mulheres? Como irão recebê-los?

Eu demorei um pouco para conseguir me entregar totalmente nessa história. Isso porque os personagens principais - Jeff, Van, e Terry - são muito chatos. Claro que compreendo a intenção da autora em colocar o ponto de vista de homens que vão à Terra das Mulheres e precisam lidar com a não centralidade da sociedade no homem e com seus próprios egos e preconceitos. Então o papel deles na narrativa é justamente questionar a estrutura da sociedade das mulheres; eles representam o típico pensamento machista, colonial e ocidental da época. Até você se habituar com a história e a construção da narrativa, o começo é sim um pouco monótono. Mas os personagens homens nunca deixam de ser chatos haha Como eles representam todas as ideias e imposições patriarcais da nossa sociedade, ao longo de todo o livro eles questionam, indagam e tentam impor ao país das mulheres seus preconceitos, machismos e suposições ilógicas do que para eles não poderia funcionar.

A história começa a fluir mais quando entramos dentro da Terra das Mulheres e podemos conhecer mais sobre a organização da sociedade e a história do país. O livro vai seguindo essa construção, da troca de conhecimento do nosso mundo - feito pelos homens - pelo conhecimento das mulheres. Então aos poucos o livro vai refletindo os estigmas e achismos do nosso mundo e confrontando essas narrativas a partir da experiência em sociedade dessas mulheres. Assim, a história, a ambientação e os diálogos são bastante descritivos, o que pode diminuir um pouco o ritmo da leitura as vezes. Eu optei por ir lendo as poucos, para absorver mais da leitura com calma.

Durante a leitura levei em conta que hoje em dia leio com uma visão do século XXI, compreendendo as limitações que a autora e o próprio pensamento feminista da época tinham, mas que para o início do século XX eram revolucionários. Voltando para a questão inicial da minha resenha, como seria então um mundo apenas de mulheres? Parece tão óbvio, mas para muitos não é, dizer que a resposta dessa pergunta mudaria no espaço e no tempo. A Terra das Mulheres é uma sociedade assexuada e focada estritamente na maternidade, que para mim são aspectos conflitantes e que me causem um certo estranhamento. Não temos como deixar de pensar que toda a liberdade sexual das mulheres e o prazer foram restringidos pelo fato de não se ter homens; não é levantando, por exemplo, a questão de que as mulheres poderiam relacionar-se entre si, ou a questão da transexualidade. Outro exemplo, é que nos dias de hoje será que a maternidade seria algo central para todas as mulheres?

Claro que para a época que o livro foi escrito, ele é totalmente a frente do seu tempo e ousado; reflexivo não somente na posição da mulher e do machismo da época (e que continua até hoje), mas também ao propor discussões sobre as classes sociais, a religião, o capitalismo, as tradições sociais, e em como o próprio patriarcado se utiliza dessas estruturas para a sua manutenção e sustentação. Questões que mesmo abordadas nos dias de hoje, ainda prevalecem e são atuais. Os próprios homens do livro, tão arrogantes, prepotentes e certos de sua posição de dominância, não são tão diferentes dos homens do século XXI. Então, ao mesmo tempo que o livro se estagna um pouco no tempo na maneira em que a sociedade das mulheres se estrutura e seus princípios, o debate e a formação do conhecimento continuam. As limitações da narrativa não são pontos fracos, mas sim elementos que nos levam a conhecer como e de que forma as mulheres pensavam e escreviam antes de nós. Terra das Mulheres me fez pensar e refletir muito, e nesse ponto considero uma leitura de extrema importância e relevância, que nos ajuda a olhar para trás e saber de onde viemos, quais os problemas e dilemas que as mulheres da época enfrentavam (e que ainda persistem), e o quanto a partir dessas reflexões iniciais, evoluímos em pensamento hoje.

Entretanto, conforme a história chega para o final, algumas escolhas de desenvolvimento do enredo, para mim não funcionaram. Achei que todo o diálogo entre as partes foi fácil demais, e que as subsequentes aproximações foram forçadas. Não parecia se encaixar no que o livro estava se propondo no desenrolar da história. O final decepcionou um pouco. Confesso que esperava maiores obstáculos por parte das mulheres a inserção dos homens no país e nas relações sociais; acho que faltou algum tipo de hesitação, questionamento. Quando acabou, senti que o livro poderia ter se entendido um pouco mais, senti que acabou abruptamente, sem maiores explicações ou detalhes.

Apesar desses pontos, Terra das Mulheres é uma leitura muito interessante, reflexiva e instigante. Com certeza é uma leitura que vale muitíssimo a pena conhecer; ainda mais para fãs de distopia como eu. Gostei tanto da escrita da Charlotte Perkins Gilman, que já adquiri o livro "O Papel de Parede Amarelo e Outros Contos", um dos mais famosos dela, que também me foi recomendadíssimo. Assim que fizer a leitura, conto para vocês o que achei.

site: http://laizafsiqueira.blogspot.com/2020/12/livro-terra-das-mulheres-charlotte.html

Silvana (@delivroemlivro) 30/03/2021

Difícil avaliar o conteúdo literário quando a edição é péssima: Editora: Rosa dos Tempos, 2018
Erros de pontuação, frases de construção problemática, presumo tradução mal feita e um final abrupto que não sei dizer se é assim mesmo ou se esqueceram de colocar as páginas finais no livro: não compre! Espere uma edição de uma editora um pouco mais séria e comprometida com a literatura.

isa 19/07/2021

nhe
foi uma luta pra ler a primeira metade do livro e só terminei agr pq me determinei a ler ele todo hj pra acabar logo de uma vez.
não gostei da escrita da autora, em muitos momentos foi maçante. é claro que tem que levar em consideração que o livro é de 1915, mas não sei, a leitura me irritou.

Karol 12/01/2021

Um livro ambíguo, com um ponto de vista duvidoso, que nos apresenta uma sociedade utópica em que temos um único gênero, o feminino, e um olhar masculino sobre esse universo.
Uma leitura bem densa que nos traz reflexões atuais, nos provando que um livro nunca envelhece.

Rosy 24/06/2021

Nem sei
Não acredito que perdi tempo lendo esse livro. Se vc gosta, sinto mto, mas esse livro não mostra nada. Não acrescenta em nada. Não mudou nada na minha vida. O livro não tem nem pé nem cabeça. A história parecia ser super interessante, mas só ficou parecendo. Não sei nem o q dizer mais dele. A maioria da leitura foi feita dinamicamente pois não dava para ler sem revirar os olhos a cada parágrafo. Só finalizei a leitura a por sem feita em conjunto, se não seria mto bem abandonado em 35%.
Rafaela 08/08/2021minha estante
Te entendo kkkk

Rosy 08/08/2021minha estante

Dilaine 15/07/2021

Não sei o que falar ou pensar
Não se surpreendeu nem um pouco, o livro tinha tudo para ser uma história boa, mas acho que a escolha de ser narrado por um homem fez com que ele tivesse muitas falhas. Eu só consegui sentir raiva do amigo do narrador, que é extremamente machista e sexista. Enfim, poderia ser um livro bom, mas não é

mons 10/04/2021

Gostei muito da parte sobre a terra das mulheres, não suportava os homens mas entendi a importância da escrita na época. Grande livro e uma experiência única.