Psicose

Psicose Robert Bloch

Resenhas - Psicose

Ester 29/12/2023

Não se é porque eu já tinha tomado espoiler mas o livro não me causou tanto impacto.
A história é muito nem escrita e o desenrolar é bom.
Acho que se não tivesse tomado o spoiler teria apreciado mais a leitura.

Adriana 28/12/2023

Ótimo
Simples e ótimo, já tinha visto filme o seriado, mas ler o livro é sempre melhor rs.
Norman Bates um homem realmente perturbado.

Nicole945 28/12/2023

Meu deus
Meu deus o que foi que eu acabei de ler kkkkkk
Eu amei demais, um dos melhores livros de suspense! E pensar que toda a história foi inspirada no Ed Gein meu deus

Giulyana.Piatezi 28/12/2023

Eu acho que todos nós somos um pouco loucos de vez em quando.
Confesso que não gosto muito de filme de terror mas os livros são simplesmente incríveis! O plot desse livro é sensacional, fiquei muito chocada e confusa. Não imaginei que ia me prender tanto, pareceu que era um filme passando na minha mente. Recomendo muito

Gustavo616 27/12/2023

Bates Motel
Um clássico do suspense/terror publicado nos anos 50 e que, até hoje, ainda possui uma das maiores reviravoltas da história.

Após roubar uma grande quantia de dinheiro do próprio chefe, Marion Crane se vê em fuga dirigindo para desaparecer de vista. Em uma noite chuvosa, ela acaba parando em um motel de beira de estrada, e é atendida por Norman Bates.

Norman Bates é um senhor de meia idade. Ele vive e administra o motel, um negócio que foi fundado pela sua mãe, Norma, com a qual ele vive.

A mãe de Norman já é uma senhora idosa, mas nem mesmo a idade a impede de continuar sendo uma mãe dominadora para cima de seu filho, impedindo-o de viver como ele certamente gostaria.

Ao decorrer da noite da srta. Crane no motel, coisas estranhas começam a acontecer, e no dia seguinte, Norman se vê tendo que consertar a bagunça de outra pessoa.

Esse é uma obra com uma leitura bem fluida. O ritmo dele é bem rápido em vários momento por conta dos acontecimentos, e isso passa uma ótima sensação de medo, dúvida e angustia ao leitor, o que considero maravilhoso.

A construção e desenvolvimento dos peesonagens é impecável. O livro consegue desenvolver muito bem cada um dos personagens principais, mas sem se arrastar pelas histórias e sem cansar o leitor. Os personagens que mais se destacam no quesito construção e profundidade são o Norman Bates e a sua mãe.

O livro ganhou uma adaptação dirigida pelo gênio Alfred Hitchcock, aliás, uma adaptação espetacular e que também se tornou um clássico do cinema.

Psicose é um clássico que definitivamente merece sua atenção, tanto o livro quanto o filme.
Aline MSS 31/12/2023minha estante
Adoro esse tipo de terror. A série era uma das minhas favoritas. Tenho q ler esse livro urgente. Parabéns pelas resenhas! ????

imapaperguy 26/12/2023

A dualidade de uma vida roubada.
Um clássico que serviu de base para outros títulos do horror. GENIAL! O livro apresenta características que se tornaram comuns para o gênero atualmente, que são utilizadas de forma tão corriqueira, que ao ler/assistir a obra não gera tanto medo, por ter características comuns entre os filmes de terror e já deixar o espectador à espera. Isso se dá devido ao tempo que foi lançado.
Apesar de tais informações, a experiência do livro foi satisfatória. Para algo ser caracterizado como terror/horror não precisa necessariamente fazer medo, mas utilizar elementos que condizem com o cenário criado para algo típico. Sendo assim, Psicose, apresenta esses recursos, a narrativa e histórias compactuam para esse êxito, que proporciona momentos de prender o fôlego e deixar arrepios.
Psicose retrata as nuances mais sombrias da psicologia humana, o personagem principal apresenta uma dualidade de personalidade e obsessão. Norman Bates conduz o estabelecimento da família como estratégia voltada para seus interesses pessoais, com intuito de encurralar suas vítimas. É dessa maneira que a história começa e que tem o desenrolar levando à uma das cenas mais famosas da história cinematográfica.
O plot twist foi totalmente inesperado, tanto é que precisei reler mais de uma vez para entender que realmente tinha acontecido. Como a área da saúde mental é o meu foco após a graduação, instantaneamente tive várias reflexões acerca do ocorrido, como também um estímulo de curiosidade para pesquisar mais sobre o assunto. Recomendo a obra e espero que consigam sentir o prazer de um livro bem escrito, para uma temática tão explorada porém, com poucos exemplos de qualidade.

AngelaS.DiasNagami 24/12/2023

Ótimo!
Entendi bem porque esse clássico é um clássico tão famoso e aclamado.

Psicose traz tantas nuances, e te entrega tudo em poucas páginas, de uma escrita fluida e muito, muito, instigante.

Eu não fazia ideia do plot e, assisti acho que só uns 6 episódios da série, e, imaginei que teria outra conotação todo o ?problema?. Mas não, o livro me surpreendeu demais! E me deu curiosidade em acompanhar a série e ver os detalhes sórdidos que só a TV pode trazer.

Agora minha amiga Nádia vai me aceitar melhor kakKakakaka o tanto que eu prometia ler e assistir, que demorou pra sair, mas a leitura pelo menos, saiu nos 45 do segundo tempo de 2023 ??

Thaise @realidadeliteral 21/12/2023

Não é a toa que é considerado um clássico do gênero
Acredito que a grande maioria das pessoas do planeta já tenha ouvido falar em Psicose em algum momento da vida. O Livro que foi eternizado no cinema pela lente do incomparável Alfred Hitchcock com sua icônica cena do banho, mas, o que nem todos sabem, é que o aclamado filme é baseado no livro de Robert Block. Inclusive há uma curiosidade muito interessante sobre isso, que me foi contada pela amiga e parceira de podcast @amareliteraria. Hitchcock comprou anonimamente os direitos da história e depois comprou todos, eu disse TODOS, os exemplares disponíveis nas livrarias, para que ninguém tivesse acesso à história antes de seu filme ser lançado. O resto, como bem sabemos, virou lenda.

Para quem ainda, apesar da grande fama dessa história, não sabe do que trata o livro, nele vamos conhecer Marion Crane, que foge após roubar o dinheiro que foi confiado a ela pelo patrão. No meio da fuga ela vai parar no Bates Motel, cujo proprietário é Norman Bates, um homem atormentado por sua mãe controladora. O personagem de Norman é livremente inspirado no famoso assassino de Wisconsin, Ed Gein (inclusive indico muito a leitura da Grafic Novel lançada também pela caveira que conta a história perturbadora da vida de Gein).

Agora preciso fazer uma confissão aqui: eu nunca assisti ao filme Psicose. Não me perguntem o porquê. A questão é que, por esse motivo, adentrei nessa leitura sem saber como a narrativa iria se desenrolar e acredito que isso tenha tornado minha experiência ainda mais incrível, pois fui surpreendida com as reviravoltas da trama e quase dei um berro ao ler a famosa cena do chuveiro, que apesar de ter visto mil vezes por aí, ainda me surpreendeu quando li em sua totalidade.

Bloch foi pioneiro nas história de serial killers e não por acaso esse livro se tornou um clássico incontestável, a narrativa é fluida, o suspense está sempre presente e não dá vontade de largar até entender tudo o que está acontecendo e quando você entende, meu amigo, ninguém está preparado para aquele final.

Nem preciso dizer que recomendo demais a leitura, né? Um dos favoritos de 2023 e sem dúvida favorito da vida toda. Leiam Psicose, garanto que não vão se arrepender.

Lucs 19/12/2023

Excelente mesmo conhecendo o filme
Pensei que por conhecer o filme, que me marcou muito na adolescência, eu não teria o impacto da novidade. Mas o livro ganha nuances que só quem conhece toda a estória pode perceber. Todos os detalhes estão ali, nas entrelinhas e eu sorria cada vez que lia essas passagens.
Foi difícil desconectar o rosto magro de Anthony Perkins, o ator de Psicose de 60, com a versão original do Bates gordo e de óculos. Perto do final a versão original do livro tinha se consolidado na mente.
Livro envolvente que me fez ler sem parar, dei cabo em um dia.

Leonardo1436 17/12/2023

Muito bom!!!
Muito bem escrito e a história é simplesmente fantástica. Fiquei com vontade de ver ao filme agora. Não esperava o final, gostei bastante.

Quesia16 09/12/2023

É cada uma que me aparece...
Gostei bastante, é muito bom, mas só dei 4 estrelas porque essa Mary Crane além de ter passado por situação difícil, foi muito burra.

Emile Escatena 09/12/2023

PERFEITO??????????
Digno de 5 estrelas mesmo???? Uma história que vai direto ao ponto, sem enrolação nenhuma e que te prende do início ao fim! AMEI?

Moises Celestino 08/12/2023

"Clássico que inspirou Hitchcock..."
O filme de 1960 é um clássico cult do cinema e isso ninguém tira. O livro de Robert Bloch, por sinal, é excelente. A obra literária oferece enredo pra lá de surpreendente. Digo sem pestanejar que vale a pena apreciar a trama que envolve o prezado leitor, ávido por ótimas histórias mescladas com suspense, intrigas e mistério.