A Ascensão da Sombra

A Ascensão da Sombra Robert Jordan

Resenhas - A Ascensão da Sombra

Jéssica Nicoletti 18/09/2015

Como o Jordan consegue?
É incrível como o livro consegue ser tumultuado do início ao fim, você nunca tem tempo de respirar, nunca perde a vontade de continuar alo longo de suas 976 páginas.
Nesse livro vemos com ainda mais brilho as nações de Jordan. É lindo ver como ele teve todo um cuidado pra montar algo muito além de vestuário e descrições físicas. Cada povo tem suas próprias crenças, costumes, sotaques, artes, rixas e um passado sólido e como interagem uns com os outros. É quase como se realmente existissem e ele apenas conta o que viu.
Neste quarto livro vemos como os rapazes cresceram mais ainda e ganham novas habilidades. Os aiel brilham aqui, Perrin e Rand também (pra compensar o livro anterior). Mais uma vez vemos que ninguém é inteiramente mau e inimigos podem passar de lado, e os amigos também.
Adoro como ele consegue pegar um personagem que nós conhecemos desde o olho do mundo, deixar ele de escanteio e dar pequenas visões dele, só pra que ninguém esqueça que ele existe. Aí acontece outra reviravolta e ganha importância, e tudo soa natural, não esses autores que puxam personagem do nada só por que acabaram as ideias.
Eu literalmente perdi o fôlego em algumas partes, revelações que eu nunca imaginaria, e to querendo arrancar minha cara de tanta ansiedade pelo próximo.

Quem está lendo isso pra saber se pega o livro ou a série nem devia perder tempo em ler até aqui, COMPRA LOGO ISSO AQUI E MANDA OS AMIGOS LER TAMBÉM

HAXI 10/12/2022

Assim mais uma profecia segue inacabada...
Como já é de costume o quarto livro de Whell of time consegue se hora maçante, hora muito bom, mas para minha grande surpresa foi que neste livro ele desenvolveu muito bem o Perrin Ayabara, adorei seguir lendo ele voltando pro Dois rios, a jornada dele com a Faile, a perda da família e seu amadurecimento. Sentir muito mais prazer em ler os capítulos dele do que as do Rand , espero que no próximo livro tenha mais caps assim do Mat que é um personagem que vejo muito potencial. Enfim uma ótima fantasia como poucas... ????

Monica Sobrinho 29/05/2022

Demorei muito para ler este livro ... Nossa... Achei que nunca disse acabar. Ainda não consegui saber o que achei.

Will 06/12/2022

A saga só melhora!
Ótimo livro, é impressionante a evolução dos personagens, seja em pontos positivos ou negativos. Os personagens tomam caminhos diferentes, mostram uma autonomia num universo gigante e riquíssimo em detalhes e mesmo assim, todo interligado. Mais perguntas e respostas nos aparecem a cada capítulo e a vontade de seguir na história só aumenta. Ansioso por começar o próximo livro e descobrir quais fios a roda do tempo há de tecer. Recomendo muito!

André de Gilead 22/10/2015

Uma obra prima
Muitos podem dizer que a saga de A Roda do Tempo, é uma “cópia medíocre” de O Senhor dos Anéis, mas se tem uma coisa que essa saga não é, essa coisa é “medíocre”.

Falo por todos os 4 livros já lançados, e digo que sim, MUITA COISA foi “baseada” na obra de Tolkien, mas a partir do momento que você conhece os personagens, conhece a história e começa a se importar, a obra recebe uma originalidade que poucas vezes li em um livro de fantasia.

Eu posso afirmar com veemência que TODOS os personagens principais da série, são interessantes, e não importa sob a visão de qual personagem se trata, TODOS os capítulos do livro são interessantes, pois sempre que você terminar um, você vai estar ansioso pra ler a continuação, e mesmo que de início você se decepcione pois o posterior está falando de outro personagem, em poucas linhas você já se pega ávido e ansioso por saber o que vai acontecer, tanto quanto no capítulo anterior.

Recomendo o livro a todos que gostam de uma boa fantasia medieval, você vai simplesmente se apaixonar pelos personagens, e finalizo minha resenha com a seguinte pergunta:
“PORQUE DIABOS ISSO AINDA NÃO VIROU UM SERIADO OU UMA SÉRIE DE FILMES?”
Beth 30/10/2015minha estante
E Jordan começou a escrever a série em 1977. Hoje em dia, o livro de fantasia que não se inspira em Tolkien se baseia no Jordan. Pena que as edições demoram tanto! Quando a Intrínseca irá lançar o quinto volume?

TzelZeev 17/12/2015minha estante
Estão querendo lançar dois por ano Beth! Eu queria que saísse tudo de uma vez, é agoniante ficar esperando. Se soubesse inglês razoavelmente já tinha lido tudo!!

Viviana 07/04/2017minha estante
Boa pergunta...

Henrique 15/09/2023

A Ascensão da Sombra
Quarto livro de a roda do tempo aqui vemos finalmente pra onde os personagens principais estão indo devido as escolhas que eles fizeram tanto no livro passado como no decorrer desse livro esse livro teve pontos altos e ponto baixos pra mim no começo por exemplo já começou com uma batalha então os primeiros capítulos já foram bem frenéticos mas depois ficou lento com um pouco de enrolação depois frenético de novo depois mais lento e assim por diante mas chegou um ponto do livro que ficou bem enrolado acho que o autor podia ter diminuído um pouco a quantidade de páginas pra não ficar tão massivo do jeito que ficou principalmente porque o arco de certos personagens a maioria do livro parece que não sai do lugar e demora pra engatar mas por outro lado o arco de outros personagens fluiu muito bem comigo achei bem interessante coisas que foram reveladas nesse livro e gostei muito de uma coisa que teve no arco de Tavalon que eu realmente não esperava foi um baita plot twist e por fim teve o arco do protagonista Rand que eu achei que em algumas partes foram bem devagar e podia ter acelerado um pouco mas quando chega na reta final e ele vai revelando as motivações dele e o que ele pretende fazer você vai ficando chocado e se perguntando se esse é o mesmo personagem que você começou a acompanhar lá no primeiro livro em dois rios eu realmente não esperava que ele fosse fazer o que ele fez no final desse livro e agora resta criar teorias sobre o que ele vai fazer nos próximos no fim acho que o saldo final foi positivo acho que gostei bem mais do que o dragão renascido então deo 4 estrelas mas espero que nos próximos não tenha tanta enrolação quanto teve nesse livro.

Anderson 17/11/2015

Pela Luz, que obra!!!
A Roda do Tempo me conquistou desde o primeiro livro - O olho do Mundo -. De cara vi que se tratava de uma grandiosa obra de literatura fantástica.

A Ascensão da Sombra é o quarto livro da série. O crescimento da trama e dos personagens faz dele o melhor livro da série, até agora, não só por isso, mas também pela soberba escrita de Robert Jordan, descrevendo ricamente a obra; ele narra os acontecimentos envolvendo Rand, Perrin, Mat, Egwene, Nynaeve, Elayne, Faile, Moiraine, Min, entre outros inúmeros de personagens com maestria. O livro tem quase 1000 páginas, mas em nenhum momento se torna maçante, a cada final de capítulo o leitor fica ansioso para o próximo. Como todos os finais dos livros d'A Roda do Tempo, ficou aquela vontade de quero mais, muito mais!

É difícil curar a ressaca literária d'A Roda do Tempo, porque a magia dessa série encanta, fascina, deslumbra qualquer leitor.
Agora vem aquela espera pelo próximo volume. Que me queime!

Pra quem gosta de literatura fantástica, super recomendo essa série.

Eduardo 18/01/2021

O melhor livro dos 4
Tem muita coisa acontecendo simultaneamente no livro, bem semelhante aos livros anteriores, mas a trama de Jordan é muito bem elaborada, tal qual a própria tecitura da Roda do Tempo. O autor guia a história com muita leveza e com a mesma riqueza de detalhes dos anteriores. Entretanto, acredito que este final seja um dos mais impactantes de todos os 4.

Sods 16/08/2020

Aquele Que Vem Com A Aurora
Dos quatro livros da série que li até agora "A Ascensão da Sombra" é sem duvida o maior de todos, e cá entre nós suas quase mil páginas não são justificadas. O livro mantem muitos acontecimentos simultâneos, mas poucos realmente são interessantes. Dito isso Robert Jordan mantem a qualidade da série e continua a expandir muito seu mundo.

Continuo acreditando que Perrin é o melhor personagem até essa fase da história. Sua parte nela é de longe a mais interessante, e ele cresce muito como personagem. Adoro seu relacionamento com a Faile e como ele evolui e implica para suas decisões.

Mat e Rand sinceramente precisam suar a camisa pra se tornarem interessantes. Rand até consegue, mas ele é um personagem sem sal, então por mais que sua narrativa seja boa, suas interações não são chegam no nível de Perrin. Mat nem fede nem cheira aqui. No livro anterior ele tem muita participação, principalmente utilizando seu "poder" de sorte, mas nesse ele não faz quase nada. Ele tem um momento no meio do livro que imagino que terá suas repercussões nos próximos, mas fora isso ele só fica fazendo umas tiradas e reclamando, foi extremamente mal utilizado.

O livro é basicamente Rand angariando um exercito enquanto Perin salva sua aldeia natal, por isso digo que não justifica suas quase mil páginas. Há muitos capítulos que se estendem de mais e que não dizem quase nada, tudo parece uma construção para o quinto livro. Fora isso temos a "quest" da Ajah Negra, que me fez pegar no sono em alguns capítulos. Não sei exatamente o que acontece com essa plot line, mas ela é muito desinteressante. Parece que é algo muito fora da tangente do trio ta'veren. Claro, tem sua importância pro arco geral da história, mas realmente parece longe de se ligar com as outras narrativas mostradas até então.

E não param de surgir novos personagens, então nem sequer consigo falar de todos os coadjuvantes, tanto que nos reviews dos próximos livros vou fazer uma abordagem mais geral, sem ficar entrando em detalhes de personagens. Vários Aiel introduzidos são muitos interessantes gerando interações muito legais, principalmente com Rand. O retorno dos personagens de Campo de Emomd é mais que bem vindo e eles são usados brilhantemente no crescimento de Perrin. Loial continua muito de escanteio, Moraine só fica olhando torto para as decisões de Rand, Eleyne tem um certo spotlight, mas nada de mais, mesma coisa Egwene, Tom entrou na quest da Ajah Negra, porém "nada acontece feijoada", Nayneve tem um grande momento de glória que empolga bastante, e Lan tá lá com Moraine e....é, ele não faz muita coisa.

A série "A Roda do Tempo" continua a crescer e expandir, e sua qualidade se mantem, apesar de "A Ascensão da Sombra" penar no seu ritmo.

ju.cardozso 18/12/2021

primeiro eu preciso falar que adoro isso de existir UM dragao renascido, mas ele não ser o único responsável por salvar o mundo, sabe? apesar do rand ser um chato 90% do livro, enquanto ele resolve um problema, os outros personagens estão ocupados com outras questões, como a min fugindo com a shiuan, as meninas atras da ajah etc etc

foram quase mil páginas de um auê sem tamanho sem ser cansativo e fugindo da fórmula que o autor tinha tomado até então

agora, sobre desenvolvimento de relacionamento, já reclamei na outra resenha e dessa vez simplesmente decidi que só vou levar em conta a série da prime (minha fic moiraine e shiuan foi ouvida!!)

vamo ve no que dá o próximo
Monique 18/12/2021minha estante
Estou gostando muito da série televisiva. Os livros já estão todos publicados?

ju.cardozso 18/12/2021minha estante
amg aqui no brasil só tem até o 7, a intrínseca ta bem preguiçosa sabe

Monique 18/12/2021minha estante
Poxa, vida! Mas o autor finalizou a série?

ju.cardozso 19/12/2021minha estante
se eu não me engano o robert morreu em 2007, mas aí o brandon sanderson terminou

Monique 19/12/2021minha estante
Vou tentar ler o primeiro ?

Mike Wazowki 05/06/2021

Sensacional
Acontece tanta coisa que no final vc nem lembra tudo.
Na minha opinião pelo menos até agora esse foi o melhor da série até agora.
Eu nem tenho com q comparar mas a única coisa q chega perto seria a 1 temporada com 20 e poucos episódios de game of trones na tv.
Super recomendo, é longo, mas é bem satisfatória a leitura.

paula 06/08/2022

cara!!! é incrível como a qualidade dos livros simplesmente não cai. a questão das personagens femininas basicamente girarem em torno do rand ainda me incomoda - cada uma tem sua história individual, obviamente, mas vira e mexe volta pro rand e isso eu acho meio "ok mas será q precisava?".
eu achei INCRÍVEL o arco do perrin, acho que foi o ponto altíssimo do livro (isso e conhecer mais dos aiel).
já tô pensando que daqui a pouco não tem mais publicado em português :(

Gisele @abducaoliteraria 26/04/2017

É possível dar mais do que 5 estrelas pra esse livro?
Essa série já era uma das minhas favoritas, mas com Ascensão da Sombra - quarto livro da série e o melhor, na minha opinião, destronando A Grande Caçada - fui arrebatada de vez! É a série de fantasia mais delicinha que acompanho e está no topo das queridinhas.

Ascensão da Sombra (respira fundo). O que foi esse livro? É um livrão, em todos os sentidos! Por se tratar de um livro grande, fiquei com medo da leitura ser um pouco cansativa, o que decorreu no livro anterior, mas isso não acontece em nenhum momento lendo essa maravilha. Do início ao fim, somos presenteados com cenas muito boas de conflitos, descobertas e ação. Robert dosa, de forma acertadíssima, os ritmos dessa história separada por núcleos.

Diferente dos livros anteriores, não existe um foco de núcleo em Ascensão da Sombra. Aqui, nós temos os arcos de Rand, Perrin, Mat, Nynaeve (e Elayne), Egwene, Min e entre outros. Todos muito importantes - e eletrizantes - para a trama. Perdi as contas de quantas vezes fiquei sem fôlego durante a leitura.

O livro inteiro é maravilhoso, com um POV mais interessante do que o outro, mas preciso destacar o arco de Perrin, que foi fora de série! Não parece justo citar o ciclo dele em meio a tantos outros incríveis, mas a verdade é que a evolução do personagem e todo o seu arco épico me surpreendeu de forma muito positiva. Destaque também para a cultura dos Aiel, que me deixou completamente apaixonada por eles. E é claro, não posso deixar de falar sobre Nynaeve, que falem bem ou falem mal, é uma das minhas personagens favoritas, que foge completamente das características de uma mocinha, e é foda pra caralh*! Nesse livro ela tá incrível e me enche de orgulho!

Quando você pensa que tudo o que tinha para acontecer já aconteceu, o final consegue extrair o restinho de fôlego que lhe restava e te enterra de vez!

Fica difícil encontrar adjetivos para um livrÃO taaaÃO bom! Estou ansiosa para ler o volume 5, mas vou esperar pelo menos a previsão para o lançamento do sexto livro.

site: instagram.com/abducaoliteraria
Dani 26/04/2017minha estante
Preciso tomar vergonha na cara e começar essa série!!!!

Gisele @abducaoliteraria 26/04/2017minha estante
Tem mesmo, Dani!!!

Milico 27/04/2017minha estante
otima resenha. eu estou enrolando horrores para iniciar a série, são tantos livros e todos uns baita calhamaços! mas tô me organizando aqui e nesse segundo semestre eu começo a ler, bem, ao menos provelmente.

Milico 27/04/2017minha estante
provavelmente*

Gisele @abducaoliteraria 27/04/2017minha estante
Leia sim, Wil! Eu super hiper recomendo. São calhamaços, mas a história é tão boa que você nem sente hahahaha

Carlos Gama 29/04/2017minha estante
Este livro é 7 estrelas rsrs

Brenno.Gomes 19/12/2020

Quarto livro da saga, a partir daqui a história já começa a tomar proporções mais épicas. Os protagonistas começam a demonstrar indícios da sua força e poder, o caldeirão começa a fervilhar forte no mundo com várias tretas eclodindo, alguns inimigos mais fortes dão às caras e tem bastante ação, não que os outros não tenham, mas nesse eu quis dá um destaque pra isso. Tô curtindo demais essa saga, é realmente um épico incrível, faz jus a reputação que carrega.