Isla e o Final Feliz Stephanie Perkins

Resenhas - Isla e o final feliz

Gêmeas Sperandi 30/07/2015

O tal do final feliz
Finalmente chega o fim da trilogia de Stephanie Perkins. Dessa vez, o livro é publicado pela editora Intrínseca, e não mais pela Novo Conceito.

Sinto que conheço a autora há anos, de tanto que esperei pelo último livro, Isla e o final feliz. Quem lê Stephanie Perkins se apaixona logo de cara, tanto é que Anna e o beijo francês é um dos meus livros favoritos, e me faz chorar toda vez que leio.

Em Isla e o final feliz temos Isla, uma garota ruiva, muito inteligente, que nutre uma paixão secreta por Josh há anos. Ela, inclusive, aparece em Anna e o beijo francês. A história gira em torno de Isla e Josh, que cursam ensino médio em Paris.

Após uma noite de desastre completo onde os dois colidem em NY, Isla não sabe como encarar Josh. Apesar de tudo, fica o procurando em todos os corredores da escola, esperando alguma resposta após aquela noite. Quando finalmente os dois se encontram, muita estranheza e timidez paira no ar, e ambos precisaram sair da zona de conforto se querem mesmo um ao outro.

Só pelo fato de a história passar boa parte em Paris já torna tudo romântico. Isla é uma verdadeira sortuda, pois há tanto tempo nutria uma paixão por Josh, e agora ele finalmente a notou. Josh é um fofo também, sofre muito por ser filho de um senador, já que tem toda uma pressão em torno disso.

Me identifiquei muito com a personagem, pois era suuuper tímida no ensino médio, e falar com garotos que não fossem meus amigos me assustava demais haha. Por sorte, Isla tem Kurt, com quem cresceu e nutriu uma linda amizade. O fato interessante sobre ele é que é autista, porém Stephanie não foi muito a fundo, gostaria de ter conhecido o Kurt um pouco melhor. Do jeito que a autora é, não duvido que ela escreva um livro sobre ele.

O mais legal de tudo é que Stephanie sempre sabe dar a dose certa em todos os livros. Quando começa a ficar romântico, meloso demais, algo acontece, algo que desperta a curiosidade e a atenção no leitor. Ela explorou bem o início de uma relação, com todos os altos e baixos que um relacionamento pode ter, como ciúmes, insegurança, sentimentos demais e o mundo conspirando contra.

Uma leitura que flui muuito, você consegue ler de uma vez só. Pena que a capa mudou lá nos EUA, gostava muito das que a Novo Conceito publicara. Super chato quando isso acontece, o leitor fica sem saber o que fazer. Espero que padronizem o resto, para ficar ainda mais lindo na estante!

Mas amei o livro!

site: http://www.gemeasescritoras.com/2015/07/resenha-isla-e-o-final-feliz.html

Fernanda 02/08/2015

Resenha: Isla e o final feliz
CONFIRA A RESENHA NO BLOG:

site: http://www.segredosemlivros.com/2015/07/resenha-isla-e-o-final-feliz-stephanie.html

Isabella Pina 04/08/2015

Um final feliz para uma série especial
Eu sou apaixonada pela escrita da Stephanie Perkins desde que li o primeiro livro dessa companion novel, Anna e o beijo francês, lááá em 2011. De lá pra cá muito tempo passou, meus gostos literários se transformaram mas mesmo assim, eu fiquei no aguardo para o último livro, até finalmente a Intrínseca o lançou. Obviamente que eu fui correndo lê-lo, porque tudo que a Stephanie põe as mãos vale a pena dar uma olhada.

Isla (se pronunciando AILA, algo que eu não definitivamente não sabia antes de ler) é uma menina ruiva que estuda na SOAP, meio tímida, mas muito sonhadora e romântica. Isla é muito inteligente, mas até seu último ano no colégio, não tem ideia do que quer de verdade da vida e simplesmente vai levando as coisas como dá. Ela é muito indecisa e apesar de todo seu jeito fofo e simpático, é extremamente dura consigo mesma, sempre se cobrando ao extremo para ser melhor. Seu melhor amigo, Kurt, é um personagem diferente, extremamente honesto, que aos poucos também se desenvolve na história.

"-Não sei no que acredito. Acho que isso faz de mim uma árvore de Natal agnóstica.
Ele sorri.
- Gosto disso – diz ele.
- E você é um Yom Kippur ateu.
- Sou."

Josh, o outro ponto da história, já é um conhecido nosso de Anna, porque era do grupo de amigos de St. Clair. Eu não tinha uma opinião formada exatamente sobre ele, mas seu talento para desenhar é simplesmente incrível e cada descrição de Isla sobre suas obras me fazia ficar imaginando os desenhos ao vivo e reais. Conforme vamos entrando na história, vemos que ambos são bem diferentes, não só porque Josh já tem na cabeça o que quer fazer e é mais racional, ao contrário de Isla, ainda em dúvida e bem emotiva. Os dois, de alguma forma, se completam, não no sentido “opostos se atraem” apenas, mas também porque juntos, eles se equilibram.

Não demora muito tempo na história para que eles fiquem juntos, o que me surpreendeu, e demora menos tempo ainda para que se tornem extremamente apaixonados. Apesar de nós sabermos de antemão que ambos já tinham certo interesse mútuo – principalmente Isla, que era caidinha por Josh desde o primeiro ano – eu estranhei um pouco essa conexão tão forte e tão rápida, porque não é a cara da Stephanie optar por essas paixões intensas. Na realidade, ela geralmente constrói todo um contexto ao redor dos protagonistas e dos coadjuvantes para entendermos aos poucos porque eles funcionam tão bem juntos. Aqui, ao contrário, Isla e Josh se entregam logo de uma vez, o que não me agradou tanto, porque além de apressar a história, me deixou com a pulga atrás da orelha pensando no que diabos ia acontecer no resto do livro então.

"- Estou... quase lá. Estou começando a achar que talvez não haja problema em ser uma tela em branco. E que, talvez, tudo bem também se o futuro for desconhecido. E talvez – digo com um sorriso enfático – não haja o menor problema em se inspirar em pessoas que sabem o que querem para o futuro."

A estratégia então era implodir o relacionamento, o que foi justamente a parte em que Stephanie me decepcionou um pouco: Isla, que até então era uma personagem interessante, mesmo com seus problemas e dificuldades, se tornou uma garota ainda mais insegura, que preferiu fugir da situação a enfrentá-la de cara. Isso me chateou porque ela, apesar da fama de tímida, é uma menina que quando cisma com algo, não desiste simplesmente. Mesmo assim, o livro dá a volta por cima com o restante da história, provando que ao menos alguma lição a protagonista tirou de todos esses acontecimentos loucos que aconteceram no último ano: ser mais segura de si e sair da zona de conforto faz muito bem. A conclusão foi extremamente satisfatória e deixou aquele sorriso que todos os livros da Stephanie sempre deixam: aquele gostinho de “eu queria ser amiga dessas pessoas!”. Gostei também que os coadjuvantes tiveram alguma conclusão para si próprios também, me deixando com esperanças para o futuro deles.

Um dos pontos mais positivos do livro, além do claro desenvolvimento dos dois protagonistas (mesmo que aos trancos e barrancos), foi a participação mais que especial dos outros personagens dos livros anteriores: não dá pra explicar o amor e a felicidade de ler novamente cenas com St. Clair (MELHOR PESSOA!), Anna (!!!), Lola, Crickett e até mesmo Meredith (que merecia muito um livro para si, né? Por favor, Stephanie!). Uma simples menção a qualquer um deles já mexia comigo, então vocês já sacaram o meu amor pela série. Ver todos os personagens juntos, no mesmo momento, deu aquele sabor de conclusão, de “tudo está bem quando acaba bem”.

"- As telas em branco também serve de inspiração para os artistas. (...) – Uma tela em branco oferece possibilidades infinitas – acrescenta Josh."

É o final da série, possivelmente, mas assim como na nossa vida, é o começo de outros caminhos, talvez ainda melhores. É verdade que a saudade desse grupo já está batendo, mas foi muito bom o tempo que como leitora, pude passar com eles. Obrigada, Steph.

site: http://meuportaldoslivros.blogspot.com.br/2015/08/resenha-isla-e-o-final-feliz-de.html

Núbia Esther 09/08/2015

“Queria que Josh olhasse para mim do mesmo jeito que olha para os próprios desenhos, porque então ele veria que há algo a mais em mim além da timidez, assim como vejo que há muito mais nele além de preguiça. ” (Página 11)

Logo que fiquei sabendo que o terceiro livro da série Anna and Friends escrita pela Stephanie Perkins seria dedicado a Isla e Josh, confesso que não havia me animado tanto. Oi! Seria a conclusão de uma série e depois do charmoso St. Clair e a cinéfila Anna, e toda a extravagância de Lola e as peculiaridades de Crickett, não imaginava que um garoto que poderia ser considerado avoado e uma garota que só sabia ruborizar de vergonha, poderiam angariar torcedores para sua história de amor. Mas é justamente isso que Isla e Josh fazem. Bastou um encontro fortuito regado à analgésicos (e só para deixar claro, depois de uma cirurgia para arrancar os sisos) e chuva, para que estes dois nos tornassem espectadores cativos desse relacionamento.

Depois de termos nos despedido da SOAP (School of America in Paris) em Anna e o Beijo Francês, e nos aventurado pelas ruas do bairro do Castro em São Francisco em Lola e o Garoto da Casa ao Lado, Perkins nos convida a uma ponte aérea Nova York-Paris (sim, eis a SOAP novamente) para uma nova história de amor e uma despedida de nossos velhos conhecidos.

Isla está para começar seu último ano na SOAP. Um último ano que prometia ser bem semelhante aos outros, com ela nutrindo uma paixão platônicas por Josh, que por sua vez continuaria não dando notícias de sua existência. Mas, um encontro casual com o garoto de seus sonhos em uma cafeteria de Nova York durante as férias, pode tornar esse último ano na SOAP bastante animado.

Ah, para o que não estão se lembrando, Josh é o melhor amigo de St. Clair, seu pai é senador pelo estado de NY e ele vive às voltas com seus desenhos e seus planos de ser um quadrinista.

E bem, estamos de volta à SOAP em um período que a maioria de nossos conhecidos por lá já foram embora. Não tem mais St. Clair, Anna, Meredith ou Rashimi. Por outro lado, velhos personagens ganham mais destaque, como Nate, Sanjita e Gen (irmã mais velha de Isla). E novos personagens já chegam causando e angariando nossa afeição mesmo sem querer. Eis Hattie, a irmã mais nova e impulsiva de Isla, e Kurt, seu melhor amigo (ou melhor dizendo único amigo), autista funcional, super metódico e viciado em mapas, muitas vezes incompreendido por ser tão direto.

Acompanhar o desenvolvimento do relacionamento de uma garota tímida e um garoto reservado faz a história demorar para engrenar, mas, ao mesmo tempo é tão fofo acompanhar esse desenrolar lento das coisas, que é impossível largar a leitura. Aqui não há outra pessoa no sentido romântico para atrapalhar esse namoro. Há Kurt, o amigo quase irmão de Isla, que preza enormemente por sua rotina e que se vê tendo de abrir mão de parte dela depois que a amiga começa a namorar. Há Josh e seus problemas familiares e sua falta de comprometimento com a escola, a forma que encontrou para se rebelar contra os pais. E há Isla e toda sua insegurança para fazer amigos e por se apaixonar e sua indecisão e temor quanto ao futuro. Isla e Josh precisam aprender a balancear seus interesses e das pessoas próximas a eles, vencerem seus medos e dúvidas e encarar as dificuldades que surgirem se quiserem ter o seu final feliz.

Com Anna nós fizemos um tour pelos cinemas de Paris, com Lola foi toda a efervescência de seus trajes multicoloridos. Com Isla e Josh é um verdadeiro passeio pelas artes (museus e construções) e pelo mundo dos quadrinhos e das graphic novels. Há várias referências à quadrinistas e suas obras (obrigada Perkins por me apresentar novos autores!) e a forma como a Perkins trabalhou a graphic novel autobiográfica que Josh estava preparando, foi bem interessante. A descrição dos desenhos é tão vívida que é possível imaginar-se com a obra em mãos. E a utilização dela como o evento catalisador para a conclusão dessa história foi realmente inspirador e rendeu belos momentos.

Lola e Crickett ainda são meus favoritos, mas Isla e Josh conquistaram um bocado desse carinho com a sua história. Agora só resta esperar por novas histórias da Perkins, tomara que ela não demore a nos presentear com mais um romance, ou dois, ou três…

[Blablabla Aleatório]

site: http://blablablaaleatorio.com/2015/08/03/isla-e-o-final-feliz-stephanie-perkins/

Yasmin 12/08/2015

Final feliz
Realmente um livro encantador.
Neste último livro da série de Stephanie conhecemos a tímida Isla e o intenso Josh, que após um encontro inusitado em um restaurante quando a mocinha estava completamente dopada e,digamos que, enlouquecida, começam a se aproximar.
Isla sempre teve uma paixão platônica por Josh que na época namorava Rashimi, mas agora que ele está sozinho no colégio, resolve se aproximar. É quando os sonhos dela parecem estar se tornando realidade.
Algo que me chamou muita atenção, foi o carinho que ela demonstra por seu melhor amigo Kurt, que é autista. Ele é muito legal e fiquei super feliz com o desenvolvimento durante a história
Esse livro realmente me surpreendeu, pois eu me sentia na pele da personagem. Entendendo e no fundo admitindo que faria as mesmas escolhas. Apaixonada pelos desenhos de Josh, conseguia imaginar perfeitamente com a descrição.
Recomendo, todos os livros da série. São sensacionais e espero ansiosamente pelos próximos livros da Stephanie, que realmente me emocionou e ensinou várias lições durante essa série incrível! ;)

Julia G 19/08/2015

Isla e o Final Feliz
É engraçado quando um autor consegue fazer de um enredo absurdamente simples, uma história encantadora. É engraçado porque você não consegue fazer uma análise objetiva dos detalhes que o fizeram gostar tanto do livro, porque se você para para analisar objetivamente, acaba por se questionar se o livro é realmente tão bom, já que ele não tem nenhum elemento concreto que o faça ser assim. Não dá para dizer que foi a originalidade da obra, ou que foi um personagem específico, ou que a escrita da autora se destaca por este ou aquele motivo. Não dá para definir por que ele te fisgou, mas isso aconteceu, simplesmente. É assim que eu me sinto em relação a Isla e o Final Feliz, da autora Stephanie Perkins.

Stephanie tem o dom de construir obras assim. Quando li Anna e o Beijo Francês, descrevi o livro como "um romance adolescente delicioso de ler, mas nada muito além disso", com destaque para o romance entre os personagens, "não daqueles avassaladores e de tirar o fôlego, mas dos que vão tomando espaço aos pouquinhos, se infiltrando e que, quando se percebe, deixa sem ar". Isla e o Final Feliz segue mais ou menos a mesma linha, mas diferente daquele, eu me senti mais como em um terremoto, já que as mais diversas sensações me perpassaram durante a leitura.

"- Gosto de histórias de aventura. Ainda mais quando tem algum tipo de desastre no meio.
A sobrancelha continua arqueada.
Sorrio.
- Também leio as que têm final feliz.
Josh faz um gesto em direção a minhas prateleiras.
- Você lê bastante.
- É mais seguro do que me aventurar de verdade."

Nas primeiras 50 páginas, o romance entre Isla e Josh já havia deslanchado e, apesar de estar com o coração cheio de amor, apaixonada com o casal, fiquei com medo que isso representasse outras 250 páginas de tédio. Só que, é claro, Stephanie Perkins não faria isso. Ao mesmo tempo em que o início da relação dos dois é o enfoque do texto, a autora deu maior destaque, quanto a esse relacionamento, às dificuldades que pessoas tão diferentes têm em se acertar, às diversas variáveis que influenciam em um namoro (família, ex-namorados, compromissos, futuro...). Então o livro não trata apenas da maneira como Isla e Josh se apaixonam, mas o tanto que precisam sofrer e se esforçar para ficarem juntos.

A narrativa, em primeira pessoa por Isla, tem aquele toque doce e bem humorado característico da autora, e acredito que seja esse o tal "elemento objetivo" que mais encanta nos livros de Perkins. É impossível desgrudar das páginas, pois tudo o que a personagem sente é transmitido aos leitores. Em razão disso, a empatia é imediata e o leitor se sente tão apaixonado quanto Isla, ou tão devastado quanto ela. Eu amei e me envolvi com cada detalhe, ri e chorei com Isla. Eu queria ter ficado irritada com ela quando fez algumas besteiras, mas eu a entendia, então foi impossível.

"- Não quis magoar você - diz ele, triste. - Essa é a última coisa que eu quero. Só estava tentando proteger você, mantê-la na parte boa da minha vida.
- Mas eu quero estar presente em todas as partes. Nas ruins também.
- Tem certeza disso? Porque eu tenho muitas partes ruins.
- Todo mundo tem."

Outro detalhe incrível é a ambientação: Paris. É difícil ficar imune a isso, especialmente quanto aos pontos turísticos citados na obra. Da mesma forma acontece quando outros personagens da autora se tornam presentes; foi bom rever Anna e St. Clair, ver Lola e Cricket, assim como conhecer outros acontecimentos das obras anteriores pelo ponto de vista de Josh.

Isla e o Final Feliz pode até ser um romance bobo, adolescente, mas é um romance bobo que enche nossos corações de amor, nos deixa com um sorrisinho no rosto e faz incrivelmente bem.

site: http://conjuntodaobra.blogspot.com.br/2015/08/isla-e-o-final-feliz-stephanie-perkins.html

Isa Canha 25/07/2015

Resenha: Isla e o Final Feliz - Stephenie Perkins
Sou apaixoda pelo estilo de escrita da Stephenie Perkins, amo o modo como ela faz eu me sentir perto do personagens e como ela me transporta para outros lugares que sempre quis conhecer. Sou apaixonada por todos os livros dela, por conta da sensaçao que me transmitem e o modo como eles me deixam feliz. Entao, antes mesmo que começar a leitura de Isla e o Final Feliz eu ja sabia que ia amar esse livro tanto quanto os outros. Mas no fim, foi muito mais do que eu esperava, ele se tornou meu livro favorito da serie. Para mim ele tem a historia mais realista, divertida e apaixonante de todos. Mas nao foi só isso que fez com que eu me apaixonasse por esse livro, acho que um dos grandes fatores que fez com que eu amasse tanto essa leitura, foi porque eu me indentifiquei muito com a Isla, muito mesmo. O jeito dela, suas inseguranças... é praticamente tudo que eu sinto.

Esse livro era tudo que eu precisava ler, amei cada pedacinho. E a conclusao que a autora deu para a trilogia? Foi perfeita, mais do que eu esperava. Virou sem duvida uma das minhas trilogias favoritas. Super Recomendo :)

Portal JuLund 15/07/2015

Isla e o Final Feliz, @intrinseca
Eu tenho uma queda por romances, esses mais bobinhos mesmo, em que temos uma colegial que se apaixona por um cara que nunca irá gostar dela e blá, blá, blá, os personagens dessas historias são tão vivos, verdadeiros, e como se eles fossem reais. Os livros anteriores da Perkins, “Anna e o beijo francês” e “Lola e o garoto da casa ao lado” são lindos, perfeitos, quando vi que a Editora intrínseca iria trazer mais um livro da autora já me apaixonei, Isla e o Final feliz era exatamente o que eu esperava e u m pouquinho mais.

O livro cheio de amor, aquele verdadeiro e inocente, me arrancou lágrimas dos olhos e me fez sorrir e me deixou com o coração apertado, me fez querer amar como eles, sem medo, sem limites, só amar.

Leia a resenha completa em nosso portal!

site: http://portal.julund.com.br/resenhas/isla-e-o-final-feliz-resenha-intrinseca

Isadoris 25/05/2024

Isla e o final feliz é uma leitura para se fazer em poucos dias, rápida, clichê e gostosa. Tem momentos que a autora deixa a gente com dúvida do final, o que me fez devorar o livro. Gostei mais do que achei que ia gostar.

Dayana 15/07/2015

Sou suspeita para falar sobre os livros da Stephanie porque eu amo todos! São aqueles livrinhos fofos (não idiotas) que fazem a gente voltar a ser adolescente. Tem personagens que a gente quer ser amigo na vida real. Isla não podia ser diferente. Livrinho leve com história simples, mas que aborda temas importantes no meio do caminho. Para ser lido com uma caneca de chocolate e ser um doce passatempo.

Mônica 14/07/2015

Não dá, mas uma vez não dá
Stephanie Perkins não escreve livros, ela escreve emoções. Seus três livros conseguem mostrar, além de várias curiosidades sobre coisas que até então consideramos banais, o amor. Esse sentimento, que em todos os seus livros vai crescendo e se expandindo até fazer do livro uma coisa tão linda, delicada que dá vontade de abraçar.
Os cenários: Paris e Nova Iorque são tão bem descritos que você consegue se imaginar, sem ao menos ter ido a esse locais. Quando penso nas paisagens dos livros da Stephanie consigo imaginar um quadro cheio de luz.
Leiam e não vão se arrepender.
OBS: acabei de terminar Isla e depois de uma "pequena" espera de dois anos e meu amor está transbordando e, já, saudade crescendo.

bea 12/10/2015

Troco
Gente tenho dois exemplares desse livro, se alguém quiser trocar

Nanda 14/10/2015

Isla e o Final Feliz
A escrita da Perkins é cativante. Com diálogos engraçados. Romântico na medida certa.
As descrições dos lugares são fascinantes, você se sente lá. O jeito que ela explora isso, me alegra ao ler.
Ter os personagens de volta dos livros anteriores só deixou com mais um gostinho de quero mais.
Vontade de saber sobre o futuro deles. São tão legais, que você torce e quer acompanhar tudo, haha.

Jhosy 12/07/2015

Um cenário perfeito, personagens familiares e um livro delicioso!
Já li Anna e o Beijo Francês duas vezes. Alguns amigos me perguntaram o por quê.
Apesar de ser um romance simples, eu AMO os personagens e até mesmo o ambiente. Talvez por ter estudado durante um período grande em um internato e estar familiarizada com algumas coisas. Mas é mais do que isso. Stephanie Perkins me conquistou!
Suas descrições de cenário - ainda mais em se tratando de Paris - me fizeram sentir parte do livro, amiga dos personagens e me fizeram pedir mais.
Em Lola e o Garoto da Casa do Lado foi a mesma coisa e agora em Isla e o Final Feliz eu passei a AMAR a escrita da autora e já estou querendo mais!
Um romance leve, divertido, cativante. Uma receita novamente simples, mas que funciona perfeitamente bem nas mãos de Stephanie.
Já estou com saudades! ;'(