Capote: Uma Biografia

Capote: Uma Biografia Gerald Clarke

Resenhas - Capote - Uma Biografia

Daniel 13/04/2018

Desvendando Truman Capote
Uma das personalidades mais interessantes e controversas do século XX, o escritor norte americano Truman Capote tem sua vida analisada de forma bastante detalhada pelo jornalista Gerald Clark, sempre de forma muito elegante, com seu biografado gostava.

A trajetória de Capote é de fato notável: da infância humilde no sul dos Estados Unidos às melhores festas do jet set mundial. Quem conhece a obra de Capote com certeza irá se deliciar descobrindo suas referências, suas influências e até mesmo seus traumas, que se refletiram nos seus escritos e na sua vida social. São várias figuras que inspiraram personagens de seus contos e romances, com a favorita de todo mundo, Holly Golightly de Breakfast at Tiffany’s, que foi inspirada em várias mulheres elegantes que Truman conheceu, inclusive sua própria mãe. E inspirada até mesmo no próprio escritor: alguém que queria encontrar um lugar para chamar de seu.

Acompanhando a vida de Capote, o leitor mergulha no mundo pós guerra, na efervescência de Nova York como a nova capital do mundo, nos roteiros chiquérrimos onde os milionários do primeiro mundo curtiam suas férias em festas e praias exclusivas, entre as mulheres mais elegantes que existiam, os famosos “cisnes”, que Capote tanto adulou. Enquanto a alta sociedade o adorava, o público em geral se escandalizava com aquela figura incomum, um duende declaradamente gay e de língua ferina, mas de inegável talento literário.

Interessantíssimo é acompanhar o sofrimento de Capote ao gerar sua obra prima, À Sangue Frio, e sua comemoração em grande estilo quando o livro foi publicado, uma das maiores festas do século XX, o Baile Branco e Preto no Hotel Plaza... E daí para frente, o “bloqueio” criativo em concluir aquela que seria sua obra mais ambiciosa, “Súplicas Atendidas”, que ficou inacabada e transformou em inimigos a alta sociedade que antes tanto o adulou, inconformada com suas revelações. Capote conheceu a nata do mundo social e literário, mas acabou pagando caro por sua indiscrição. Seu talento também foi sendo minado por uma vida completamente desregrada, encharcada de álcool, drogas e relacionamentos desastrosos. Fica a impressão que ele poderia ter produzido muito mais do que publicou. Uma personalidade fascinante.

Bruna 15/06/2019

Da ascensão a queda
Que biografia, senhores e senhoras!
De leitura ágil e fácil, o autor nos conduz pela mão aos principais fatos da vida do escritor /roteirista/ ator/ celebridade/
fofoqueiro / ufa/Truman Capote.
Difícil não se enxergar em algum momento relatado da trajetória dele, seja nos seus medos, seguranças ou imaturidades.
De uma infância difícil no sul dos Estados Unidos até sua ascensão como escritor na já famosa Nova York, Truman não teve uma vida fácil, mas como um bom escritor, moldou a sua vida como nos seus famosos textos do expoente jornalismo literário: com pequenas pitadas de ficção para enriquecer e dar o ritmo.
Recomendo, fortemente, se você- assim como eu- é admiradora de seu trabalho, mas também, para você que não conhece muito seu trabalho,todavia, gosta de uma boa biografia (bom texto, boa narrativa e uma história recheada de fatos interessantes)

Perfil no Medium: www.medium.com/brunasoares_95914

Viviane.Lopes.Costa 14/02/2023

Truman Capote foi, realmente, uma pessoa brilhante!!! Mas como sempre, todo gênio parece ser atormentado por algo que sempre acaba com sua vida?