Franny & Zooey

Franny & Zooey J. D. Salinger

Resenhas - Franny & Zooey

1 | 2 | 3 | 4 | 5

claricee 17/12/2022

Esse livro é uma bagunça, é um punhado de informações jogadas em diálogos simples que retratam a vida cotidiana, mas de alguma forma, também reflexivos.
Com certeza um estilo único, que me encantou muito, talvez seja por mostrar personagens singulares e ainda sim identificáveis, seja por contar com falas que misturam sociologia, religião, moral.
E no fim, acabei por nem saber sobre o que o livro realmente se trata.

Jo 13/12/2022

mto louco
assim como todos os livros do jd salinger. é tipo uma explosão de coisas q nao da nem tempo de processar, é incomodo, é estranho. por isso é genial

raquel 18/10/2022

Salinger tem meu coração!
Já amei a escrita do Salinger em O apanhador no campo de centeio e agora amei ainda mais!
História reflexiva e personagens bem construídos. Triste é se identificar com eles.

eva 24/04/2022

cada vez que fico mais e mais fascinada com a escrita do salinger... ele é genial!
os personagens são muito singulares e os diálogos são maravilhosos. nem sei dizer ao certo sobre o que é esse livro, mas ele conseguiu mesclar filosofia, religião, um pouco sobre academicismo... é uma viagem

gabriela cardoso 12/02/2022

franny & zooey
"O que distingue o homem insensato do sensato é que o primeiro anseia morrer orgulhosamente por uma causa, enquanto o segundo aspira viver humildemente por ela."

Alberto 10/01/2022

Tocante no conteúdo, virtuoso na técnica, um grande mestre em sua melhor forma.
Um texto sem palavras ociosas, pleno de imagens eloquentes e inesperadas, onde Salinger extrai emoção e significado a partir de cenas corriqueiras do cotidiano de uma família. As duas histórias são encadeadas e formam um conjunto, uma espécie de novela em duas partes. Tudo se passa em poucas horas, em dois ambientes apenas, só cinco atores em cena; e com um conjunto tão restrito de ingredientes o talento expressivo do autor produz magia literária. Um texto cheio de afeto, que apresenta convincentemente personagens ricos de nuances e suas relações conflituosas e complementares. O autor se deu ao trabalho de escrever uma espécie de prefácio que praticamente implora que não caiamos na tentação de ler o texto como se fosse uma mensagem religiosa ou mística, que é o que pareceria a um leitor preguiçoso. O tema místico é um pretexto, um assunto para os personagens conversarem. No fundo, como o autor adverte, existe uma bela história de amor, um hino ao amor familial, fraternal, um louvor e um memento de laços que a vida não explica e a morte não dissipa. É bela e tocante a comunhão e o diálogo, muitas vezes silencioso, entre os irmãos presentes e ausentes, inclusive entre os vivos e os mortos. O retrato da mãe é pungente, é admirável como Salinger faz sua homenagem apaixonada sem cair no sentimentalismo e sem soar piegas. Beleza de livro, para reler muitas vezes e usar como padrão para avaliar os demais livros.

rafinha 04/01/2022

J.D Salinger sabe como construir personagens isso é fato!
achei muito interessante observar a maneira em que ele mescla filosofia e religião com uma história familiar, saúde mental e dinâmica entre irmão.
Os personagens podem as vezes causar desconforto no leitor, porém como outras obras do autor me soa familiar da escrita esse sentimento.

Leandro 10/11/2021

Uma família disfuncional de filhos "superinteligentes" e perpetuamente atormentados por isso, levando a discussão sobre a arte e religião.

ju pazzoti 22/08/2021

Apaixonante
A partir de duas histórias complementares, "Franny" e "Zooey", acompanhamos varias páginas - o livro inteiro, na verdade - de diálogos entre Franny e Zooey, os mais novos dos sete irmãos da família Glass, e também com Bessie, a mãe, e Lane, o namorado de Franny.

Assim como em "O Apanhador no Campo de Centeio", fiquei maravilhada com a capacidade do Salinger de escrever diálogos enormes cheios de reflexões, completamente viciantes e muito realistas.

Como toda leitura depende do leitor e do momento da vida em que o mesmo lê o livro, "Franny & Zooey" calhou na hora certa pra mim. Acabei me identificando com os personagens, em especial com a Franny, e simplesmente amei o diálogo final dela com o Zooey.

Um livro maravilhoso sobre as fases da vida e a busca de algum sentido existencial. Com certeza vou reler mais vezes.

"Eu estou simplesmente cansada de ego, ego. ego. O meu e o de todo mundo. Cansada de todo mundo que quer chegar em algum lugar, fazer alguma coisa que chame atenção e tal, ser uma pessoa interessante. É repulsivo - é porque é. Podem dizer o que quiserem", "Franny"

"Não existe uma única pessoa lá que não seja a Gorda do Seymour", "Zooey"

Alassë 29/05/2021

Exaustivo
A palavra certa para descrevê-lo é exaustivo. O livro não é cansativo por ser modorrento, mas por nos colocar em discussões verborrágicas, as quais eu não toleraria no meu cotidiano. Ou seja, fiz uma concessão pela literatura, mas com desgosto. Os personagem são pessoa medíocres e eu fiquei bem decepcionada em lhes conceder atenção. A grande lição, talvez, é que existem muitos Franny e Zooey por aí e a gente não deve dar palco (ou mesmo um ouvido) para eles.

Frederico 08/04/2021

Esperava bem mais... inteligente, curto, mas parece mais um ensaio, um exercício de literatura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5