A vida na sociedade da vigilância

A vida na sociedade da vigilância Stefano Rodotà

Resenhas - A vida na sociedade da vigilância

ernestomaggi 19/08/2017

Prolixo
Livro prolixo que poderia ser sintetizado em aproximadamente 100 páginas.
É possível ler informações iguais, descritas com palavras diferentes, em até três momentos distintos do livro. Inclusive há um parágrafo que aparece no primeiro e no segundo capítulo.
Contudo apresenta informações bem relevantes concernentes ao tema que aborda, principalmente ao se considerar que os apontamentos feitos anos atrás ainda são atuais.

Letícia 13/02/2024

Em busca da cidadania digital
As preocupações delineadas por Stéfano Rodotà são muito provocativas, assim como são interessantes conceitos e ideias apontados no contexto que vivemos da sociedade da vigilância, tais como cidadania eletrônica, alfabetização digital/eletrônica.
O livro é de 2008, mas permanece contemporâneo e nos convida a pensarmos possíveis caminhos para que seja percorrida a cidadania digital. A linguagem é muito objetiva e a tradução é do professor Danilo Doneda e da professora Luciana Cabral Doneda, o que é um adicional de estímulo e inspiração para quem deseja navegar nos mares digitais com maior lucidez e, assim, contribuir com possíveis soluções de problemas complexos de nossa época.