A Coisa Terrível Que Aconteceu Com Barnaby Brocket

A Coisa Terrível Que Aconteceu Com Barnaby Brocket John Boyne

Resenhas -

Nicinha 30/05/2020

"E quem podia dizer que o normal não era ele? Era normal abrir um buraco numa mochila para fazer um garoto de oito anos sair voando sabe-se lá para onde? Era normal querer ser tão, bom, tão _normal_ o tempo todo?"

Bem, esse livro é um grito preso na garganta... ele tenta mostrar que o padrão não é normal, esse estado de normalidade é subjetivo. Cada um ver um normal a sua maneira. Ser diferente é um pecado, mas inconscientemente somos todos diferentes.

Manu 08/10/2020

5/5 favorito
É um livro muito divertido e gostoso de ler. Além dele tratar de temas como cada pessoa é diferente uma da outra, como a sociedade tem dificuldade de lidar com pessoas que os outro jugam não serem normais e a dificuldade dessas pessoas "não normais" de se incluir na sociedade ou em até um grupo de amigos. E como é contado por uma criança o livro ficou muito leve mesmo tratando de temas importantes. Sem contar que ao longo da historia você se apaixona pelo Barnaby

Biblioteca Álvaro Guerra 24/07/2019

Barnaby Brocket começou a subir em direção ao céu. Continuou subindo e subindo, cada vez mais alto. Até aquele dia, depois de passar tantos anos sendo repreendido, ele não tinha ideia de que sua capacidade de flutuar também poderia ser motivo de alegrias e descobertas.

site: http://bibliotecacircula.prefeitura.sp.gov.br/pesquisa/isbn/9788574066011

Sofia.Oliveira 03/03/2022

Resenha: A coisa terrível que aconteceu com Barnaby Brocket
É o segundo livro do John Boyne que leio. O primeiro foi ?A casa assombrada? (não gente, não foi ?o menino do pijama listrado? kkk). A escrita do John Boyne como sempre é impecável.

Esse livro é um infanto-juvenil bem levinho e bem gostoso de acompanhar. Como estava precisando de uma leiturinha assim, fui me divertindo enquanto lia.

A história fala de Barnaby Brocket que desde que nasceu flutua. Essa ?ideia? dele de flutuar incomodou muito os pais que fazem de tudo para serem ?normais? e não se destacar no mundo - o que fez com que eles decidissem se livrar de Barnaby. Num passeio com a mãe, a mesma corta a mochila que mantém Barnaby no chão e o mesmo sai voando para o desconhecido. A partir daí é só aventura atrás de aventura, com Barnaby conhecendo pessoas incríveis e donas de si que também possuem um passado mais ?sombrio?/ triste.

Por ser um infanto-juvenil claramente algumas coisas saem totalmente da realidade (afinal, o protagonista voa), muito simplificados e cômicas.

O protagonista vai trazendo com si várias lições que aprendeu e que ensinou sem perceber às pessoas com quem encontrava na busca de voltar pra casa.

Como disse, a leitura é super gostosa de acompanhar. Tirei umas estrelas por não ser um gênero que costumo ler, então não me prendeu muito e algumas vezes me sentia forçada a ler. Além disso, os capítulos eram grandinhos demais pro meu gosto.

Sobre a edição eu só tenho coisa boa pra falar. A capa é linda, as ilustrações do livro são muito fofas e a letra é roxa, o que dá um diferencial ao livro. Não achei nenhum errinho de digitação, o que já me deixa felizinha.

Recomendo a história pra quem gosta do gênero ou quer começar a ler mais do mesmo. Acredito que seja um ótimo livro pra crianças e pré-adolescentes também, pois traz bastante partes sobre aceitar a si mesmo e aos outros.

Grazibook0 07/07/2022

A coisa terrível que Aconteceu com Barnaby Brocket
"E foi nesse momento que percebeu que gostava de ser diferente. Afinal de contas, havia nascido assim. Era assim que devia ser. Não podia deixar que mudassem o que ele era."

Achei que esse livro seria um tédio, mas me surpreendi com o aprendizado que ele me trouxe.

Barnaby Brocket me ensinou que as pessoas não estão preparadas para conhecerem seres humanos que não vivem do mesmo modo que eles. Não estão prontas para reconhecer diferenças e respeita-las mesmo não estando de acordo.

Aprendi com esse livro que ser diferente não é ruim. Ser diferente é esbanjar para o mundo características únicas, que tornam alguém especial.

Barnaby também me mostrou que sempre haverá milhares de pessoas para julgar suas diferenças, mas também haverá pessoas que vão valoriza-la e fazer você se sentir especial do jeito que tu é

Léo 26/05/2023

Olha um livro infantil, MENTIRA! Tá, o livro tem um público alvo infantil, então os termos são até engraçados, as vezes.
Mas a forma como o personagem, uma criança, aborda o tema de "pq tenho que ser normal, e pq o normal é ser igual a vcs??" é intenso, é belo e libertador.
Recomendado a todos, principalmente aos que não se enquadram!

Maria.Cecilia 27/10/2023

Singelo!
Procure por livros, autores, editoras, ISBN...
Editar
Excluir

Muito se fala como é importante a tolerância e a aceitação de quem é diferente, por isso o livro A coisa terrível que aconteceu Barnaby Brocket é tão interessante.

Quando uma família normal, de um bairro normal percebe que seu caçulinha é muito estranho, não sabe como lidar com o problema.

Já na maternidade, o bebê se desgarrou dos braços da mãe e flutuou até o teto. Seus pais, com uma vida pacata e comum, começam a se afligir com a bizarrice de Barnaby, que não consegue ficar parado, preso como todo mundo pela gravidade.

Assim, aos 8 anos, ele é abandonado a própria sorte e começa a sua viagem, a sua saga pelo mundo, flutuando sem destino, conhecendo pessoas especiais, e como ele, também diferentes e não convencionais.

Um livro ótimo, delicioso e singelo!

Viva a diversidade!

Eu sou Cecilia Lorca, professora aposentada e escritora apaixonada!

Fernando Perosa 27/02/2019

Livrão!!!
O livro conta a história de Barnaby, um menino de oito anos que, desde que nasceu, flutua. Ele nasceu numa família super normal e que detesta chamar atenção e ser qualquer coisa diferente de normal, logo, Barnaby não é aceito pela família, principalmente pela mãe, que não se conforma com a condição do filho e, muitas vezes, acha que é uma escolha dele flutuar ou não. A partir de determinado momento, ele se encontra sozinho no mundo e começa a viver suas aventuras (isso não é spoiler, essas informações estão na sinopse).

É uma história super bem humorada, narrada em terceira pessoa e a leitura flui muito. Apesar de só ter oito anos, Barnaby é uma criança muito esperta e é um personagem muito cativante. Em suas viagens ele conhece muitas pessoas consideradas diferentes e que abraçam essa diferença quando são ignoradas/esquecidas pela família, Inclusive, Barnaby tanto aprende quanto ensina algumas lições aos seus novos amigos.

O autor aborda assuntos como orientação sexual, importância dada à aparência física, amizade, entre outros. É um livro que pode ser lido tanto por crianças quanto por adultos e idosos. Tem lições valiosas como autoaceitação, aprender a respeitar e a conviver com as diferenças e as diversidades. Recomendo demais e pretendo reler daqui alguns anos.

Mari.Spereta 16/01/2024

Este livro conta A Coisa Terrível Que Aconteceu Com Barnaby Brocket, que nem foi tão terrível assim. Nas primeiras páginas você descobre que ele não nasceu "normal", ele nasceu desafiando a lei da gravidade (para o desespero de seus pais "normais"). E foi justamente por flutuar que ele conheceu várias pessoas e viveu muitas aventuras.

O livro aborda o tema das diferenças de maneira leve e nos mostra como ser "normal" depende apenas do ponto de vista. A leitura é fluida e gostosa, e dá vontade de sempre ler mais um pouquinho para saber a próxima aventura de Barnaby.