A garota na teia de aranha

A garota na teia de aranha Stieg Larsson
David Lagercrantz

Resenhas - A Garota na Teia da Aranha

Jessikelly0 18/03/2024

A Garota na Teia de Aranha
Ao ler outras resenhas sobre esse livro, percebi que não há um meio termo para ele. As impressões estão divididas em dois, há pessoas que amaram a história e outras que odiaram. Eu estaria incluída em uma terceira via, sou aquela que não sabe se gostou ou detestou porque o tipo de escrita do autor não faz parte do meu estilo o enredo também não é algo que eu buscaria por conta própria. Então "julgar" como bom ou ruim fica complicado. Porém posso dizer que foi uma leitura arrastada para mim.

Dei tantas voltas que me perdi no que eu queria dizer de verdade. É melhor eu parar por aqui.

Diego.Barom 31/12/2023

Interessante, mas?
Iniciando a nova trilogia Millennium, dessa vez escrita por David Lagercrantz, o livro se passa alguns anos após os acontecimentos do final de ?Rainha do Castelo de Ar?, embora não seja especificado quantos. Os personagens principais se mantém, guardada as devidas proporções, ja que eles são retratados um pouco diferente, Mikael e a revista ja não são mais o centro da trama, e a Lisbeth (no decorrer da nova trilogia) vai se tornando muito excepcional, o que achei um exagero, ela praticamente sabe tudo de tudo e ainda é capaz de ações típicas de filmes do Jet Li, mais um pouco e ela seria recrutada para os vingadores, ok ok, sem gracinhas. Continuando? Achei que o autor deu atenção demais a novos personagens e tramas menos interessantes, e isso só piora no decorrer de seus livros, ja não tem tantas criticas e aquele ar sombrio de mistérios e perigos pairando no ar, é como se a primeira trilogia fosse centrada num suspense thriller, enquanto a segunda trilogia parece uma mistura de ficção e ação.
Cada livro da trilogia de Lagercrantz aborda um tema, ou ate mesmo uma condição humana diferente, e nesse ele trata sobre autismo, o autor pesquisa bastante sobre os assuntos escolhidos e nos tras várias informações reais interessantes, e isso é um ponto muito positivo. Mas os diálogos e personagens são menos empolgantes e o livro se torna um tanto monótono.
Ainda assim é um livro interessante com os queridos personagens de Larsson, mas é impossível não comparar os autores, e a trilogia Millennium jamais será a mesma.

Victoria 25/11/2023

Ótimo livro, porém senti falta de uma personagem: a Rosa, sinto que esse autor tenta ao máximo deixar a leitura parecida com os três livros anteriores, senti algumas diferenças entre as escritas, mas é um livro que prende bastante atenção

Marjory.Vargas 26/08/2023

Este é o primeiro volume da série escrito pelo Lagercrantz após a morte de Stieg Larsson.

E há uma grande inversão de temas: enquanto que os primeiros volumes tratavam de tráfico e exploração sexual, violência contra mulheres e corrupção, e Lisbeth usava suas habilidades de hacker para ajudar na solução dos problemas, neste volume a história gira em torno de um ataque cibernético, deixando os casos de abuso e direitos humanos em um plano secundário.

É inevitável comparar a escrita dos autores, pois trata-se de uma continuação, e a leitura desse não fluiu da mesma maneira que os primeiros volumes. O que mais me incomodou foi o uso excessivo de termos técnicos e matemáticos. Eu não sei vocês, mas se não entendo um termo vou lá e pesquiso, e no caso dessa leitura tinha que tá toda hora parando a leitura 😅

Além disso, Blomkvist me irritou muito. A passagem de tempo entre o terceiro volume e esse é de muitos anos, mas, mesmo quando cheguei ao final da leitura não consegui descobrir exatamente quantos anos, e Mikael parece um velho chato e ranzinza. Não me lembrou nada aquele super repórter investigativo das outras histórias.

O que salva é que o autor captou e preservou muito bem a essência de Lisbeth, que é o que importa no fim das contas. Ela continua sendo maravilhosa, uma heroína do seu jeitinho todo peculiar.

Ah, nesse volume, Camila, a irmã gêmea de Lisbeth, aparece pela primeira vez na história.

Luís Henrique 10/08/2023

Gostei do livro
Livro controverso. Muitos gostaram e muitos não gostaram, conforme resenhas. Eu particularmente, gostei e indico àqueles que adoram ler a trilogia. É perceptível a falta da escrita afiada de Stieg, mas penso que David mandou bem e é maravilhoso conhecer um pouco mais dos personagens tão queridos da série. Com certeza, vou ler os outros dois últimos da saga.

Leandro423 21/07/2023

Péssimo, péssimo, péssimo... primeiro livro pós a história original, nem deveria fazer parte da história da Milleniun, ainda bem que aki não se aplica aquela máxima que enterrou a história escrita por Stieg Larson, ela conseguiu se estragar sozinha.

Opniao particular, mas se vc já leu os 3 primeiros livros da série milleniun se limite a ela, não ouse partir pra essa, não vai acrescentar nada.

Cássia 02/07/2023

A garota na teia da aranha
O mais sentimental da série até agora pra mim, sem deixar de lado toda a ação e as surpresas, e a sensação que ficou no fim é de que pode haver mais, que essa história ainda não acabou.

Beatriz.Sposato 04/06/2023

Da pra perceber direitinho a troca de autoria.. fica chato a partir daqui, com um suspense sem construção

Flávia 22/04/2023

David lagercrantz conseguiu reproduzir a escrita de Stieg Larsson muito bem! A construção dos personagens é ótima, o desenrolar da trama é envolvente e não deixa em nada a desejar do criador da Série Millenium.

Lays91 27/01/2023

Envolvente
Como sempre os livros da série Millennium te prende e fica impossível não devora-lo. A explicação sobre a vida de Lisbeth e mais um desdobramento foi incrível.

Luiza.Borsato 26/01/2023

A saga perdeu um pouco do sentido de sua história, com uma leitura extremamente arrastada! Os personagens principais não recebem o protagonismo devido, com isso os personagens acabaram perdendo um pouco de sua personalidade!

HARRY BOSCH 20/01/2023

Millennium 4
O início da segunda trilogia é interessante,por trazer os personagens principais de volta.Mas A garota na teia de aranha apresenta uma narrativa de ritmo lento e contexto fraco.A referida obra poderia ser bem mais simplificada.