O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Vivi.Montarde 30/08/2020

Essa edição da L&PM Pocket reúne oito contos: O crime de Lorde Arthur Savile, O amigo devotado, O fantasma de Canterville, O jovem rei, O milionário modelo, O pescador e sua alma, O retrato do Sr. W. H. e O príncipe feliz.

Gostei mais de alguns do que de outros, mas todos são muito bons. Meus preferidos foram O fantasma de Canterville, O jovem rei, O milionário modelo e O príncipe feliz.

Os contos têm sempre algo a mais, além do que foi escrito, algo nas entrelinhas, que nos faz refletir. Wilde traz uma ironia na escrita, além de uma crítica à sociedade da época e sua hipocrisia. Os contos também nos revelam sua sensibilidade e preocupação pela situação social dos mais pobres e pela enorme desigualdade entre as classes.
Cris 30/08/2020minha estante
me inspirou a ler Vivi, o único que li dele foi O Retrato de Dorian Gray, que eu amo.

Vivi.Montarde 30/08/2020minha estante
Depois que li esse dos contos, fiquei com vontade de ler o do Dorian gray rs
Então é bom tb né?

Cris 30/08/2020minha estante
Dos clássicos é um dos que eu mais gosto, sou suspeita Vivi.

Vivi.Montarde 30/08/2020minha estante
Opa
Já vai pra minha lista:)

??

Janaina Edwiges 31/08/2020minha estante
O retrato de Dorian Gray é um livro incrível mesmo! Um dos meus favoritos!!!

Vivi.Montarde 31/08/2020minha estante
Opa
Obrigada pela sua opinião, Janaína
Bom saber, já que vcs duas tem bom gosto :)

Vivi.Montarde 31/08/2020minha estante
Qual a edição que vcs leram? Vcs lembram?
Pq estive pesquisando e parece que tem algumas edições que são censuradas, não é a obra completa.

Cris 01/09/2020minha estante
Faz muito tempo que li, não lembro qual a edição não.

Dani 09/11/2017

O fantasma de Canterville
Embora seja uma história em que o personagem principal é um fantasma, trata-se de algo bem leve.

Tudo começa quando uma família de americanos, a família do embaixador Mister Hiram B. Otis, adquiri o Parque de Canterville, localizado na Inglaterra.

O proprietário, Lorde de Canterville, antes de fechar o negócio, faz menção sobre a existência de um fantasma, um antigo membro da família Canterville.

No entanto, para sua surpresa, o embaixador além de não se importar com esse fato, resolve comprar junto com a propriedade o próprio fantasma.

A família americana formada pelo embaixador, sua esposa e seus quatro filhos: whashington, Virgínia e os gêmeos, logo decidem se mudar para o Parque.

Na chegada Mrs. Otis já encontra uma mancha de sangue no saguão da residência, fato que a deixa de cabelo em pé, em razão de estragar o assoalho da sala! O que logo lhe é explicado pela governanta, Mrs. Umney, que conta que ali ocorreu um assassinato, e que nunca ninguém conseguiu tirar essa mancha.

Whashington resolve provar que é possível retirará-la, encerrando com êxito a empreitada. No entanto, embora se consiga removê-la, ela torna a aparecer diariamente.

À noite, a primeira da família do embaixador, o fantasma de Canterville resolve se apresentar, acostumado a ver as pessoas horrorizadas com sua atuação, papel que acredita exercer tão bem, ele é surpreendido quando os gêmeos, sem o levarem a sério, jogam-lhe travesseiros, bem como quando o embaixador lhe oferece um óleo para passar nas correntes e assim fazer menos barulho para que possa dormir.

Sentindo-se humilhado, o fantasma decide se empenhar ao máximo para aterrorizar essa família e se vingar de todos, em especial, dos gêmeos.

Basta saber, será que ele realmente vai conseguir amedrontar essa família?

O passado do fantasma será revelado e somente uma pessoa poderá libertá-lo.

Oscar Wilde foi muito feliz ao escrever esse conto, é um clássico que pode ser lido em uma tarde. É de leitura fácil e divertida, teria condições de se tornar uma história muito mais detalhada, é super interessante.
Joctan.Lira 18/01/2018minha estante
É um ótimo conto

Dani 22/01/2018minha estante
Realmente!

Mayara.Santos 23/01/2018minha estante
Acabei de concluir, é ótimo!

Dani 30/01/2018minha estante
Que bom que gostou, Mayara! Se quiser falar sobre o final, estou à disposição! heheh

bruna_das_fadas 18/12/2020minha estante
Dani,vc falou em comentar sobre o final, fiquei com uma pulga atrás da orelha, realmente foi malicioso ou eu estou muito maldosa? Pois não vi ninguém falar sobre o que ele deu a entender que aconteceu nas ultimas linhas do conto.

Sudan 30/05/2009

O Fantasma de Canterville
Oscar Wilde narra-nos a história de um atormentado fantasma que há mais de trezentos anos habita no castelo dos Canterville, aterrorizando sucessivas gerações.
No entanto, quando uma família americana compra o castelo, tudo se altera: o fantasma perde o seu poder, mas acaba por encontrar o repouso eterno graças à coragem e à bondade da jovem Virgínia Otis.
Rafael 08/12/2009minha estante
pq vc colou a sinopse do livro? huhu

Lucas P. 17/04/2010minha estante
Ctrl C + Ctrl V? D:

Rayanne.Silva 23/09/2018minha estante
obg me ajudou muito

Carolina Tonglet Monzi 21/01/2022

Meio chatinho
Não vi nada demais nos contos e, sinceramente, não via a hora de acabar a leitura.
Achei um pouco chato

Thiago 21/01/2022minha estante
Demais rs

Renata Ferraz 06/09/2017

Maravilhoso!
Foi meu primeiro contato com Oscar Wilde e eu fiquei apaixonada!
Os contos são leves e engraçados mas também críticos. Em um dos contos um personagem diz "o objetivo do artista é compreender o mundo como ele o vê e não reformá-lo como o compreendemos", e acho que é exatamente isso que Wilde faz. Super recomendo essa leitura e já estou ansiosa para ler outras coisas do autor.
Yamilla.Leal 06/09/2017minha estante
eu quero reformar o mundo por favor

Yamilla.Leal 06/09/2017minha estante
deixa eu reformar o mundo aí

Renata Ferraz 06/09/2017minha estante
fica a vontade pra tentar

Marcos.Detanico 30/08/2021

Assombrando um fantasma
Uma história de fácil leitura e muito divertida e satisfatória

resumindo, temos o fantasma de Sir Simon, que por ter assassinado sua esposa, tem sobre si uma maldição que o faz ficar preso àquela mansão por toda eternidade. Por longos 300 anos, temos então o Sr. Canterville tocando o terror em todos os inquilinos que por ventura viessem a morar ali, no entanto, esse cenário muda quando uma família norte-americana vem morar na casa. E o que acontece é o contrário: os vivos é que passam a “assombrar” o “pobre” fantasma, já que nada que este faça, tem efeito sobre eles, sendo até mesmo alvo de pilhéria por parte dos filhos gêmeos do casal.

Clarice 30/08/2021minha estante
ótima leitura, duas estrelas ?

Marcos.Detanico 31/08/2021minha estante
Era três, mas uma leitura divertida, porém arrastada, você gostou?

Nati Sampaio 30/03/2019

Um livro cômico, com um final bacana e uma boa moral da história. Uma leitura prazeirosa.
Karina 30/03/2019minha estante
Estou precisando de livro para rir. Obrigada pela dica!

Nati Sampaio 30/03/2019minha estante
É uma leitura bem gostosinha, creio que você vá gostar! Precisando de mais dica, só chamar! ???

Mari 10/04/2021

Comecei sem querer e fui surpreendida
Comprei no final do ano passado e tinha meta de ler este ano, mas n era prioridade. Coloquei o skoob para sortear e deu ele, comecei meio desmotivada mas fiquei surpresa. Todos os contos tinham lição sobre algo, seja sobre o amor, egoísmo ou amizade. O livro é bom, mas não pode esperar que todos os contos terminem de forma clara pq nem todos são assim, contudo é mto bom
Leitura e . 10/04/2021minha estante
Oii... tudo bem?... desculpa interromper sua leitura mas mês que vem faz 1 ano que criei o @leituraeponto no Insta, me ajuda a chegar em 5 mil seguidores antes do aniversário? ? Vem falar de livro comigo?! ?

Mari 11/04/2021minha estante
Vou seguir!

Carlos Nunes 28/10/2017

Uma divertida surpresa
De Oscar Wilde só havia lido O Retrato de Dorian Gray. E nem tinha nos meus planos ler alguma outra obra, pelo menos por enquanto. Mas, procurando algo curto relacionado com o sobrenatural apenas para encerrar as leituras nos últimos dias de outubro, resolvi ler esse conto. E que surpresa! Nem de terror é.... Na verdade, é uma deliciosa história cômica que na verdade serve de suporte para que Wilde despeje ironias e críticas a cada momento, de forma brilhante. Ele não perdoa nada: o materialismo e superioridade norte-americanos, as pompas medievais inglesas, a "saúde frágil" das mulheres vitorianas, e por aí vai... É necessário ler com atenção e mente aberta, pronto a perceber o que Wilde diz nas entrelinhas Acabei o livro de uma tacada só, foi uma delícia de leitura!! recomendadíssimo!
Grazi 31/08/2020minha estante
Já li o retrato de Dorian Gray e estou amando os contos deste livro.
Tinha medo de ler outros livros do autor e me decepcionar, pois Dorian Gray e meu livro preferido.
Mas pelo que li até aqui dos contos, com certeza Oscar Wilde era um habilidoso escritor.

Carlos Nunes 31/08/2020minha estante
DORIAN também é um dos meus favoritos. Além dele, só li esse, mas tenho vários outros contos e peças separados aqui. Tenho certeza de que também serão leituras incríveis!

cinthiaan 16/02/2020

Divertido.
Um classico com pitadas de humor que transformam a figura de um fantasma num personagem caricato e divertido. Leitura leve e rapida.
Larissa Gammaro @hardlovebooks 16/02/2020minha estante
Aproveitei essa indicação e já peguei o livro pra ler!

cinthiaan 16/02/2020minha estante
Super recomendo!

Alan Martins 28/09/2017

Contos sagazes e inteligentes
“Os atores são criaturas felizardas. Podem escolher entre representar uma tragédia ou uma comédia, decidir se vão sofrer ou divertir-se, rir ou chorar. A vida real, porém, é diferente. A maioria dos homens e das mulheres é forçada a representar papeis para os quais não tem pendor”. (WILDE, Oscar. O crime de Lorde Arthur Savile, In: O fantasma de Canterville e outros contos. Nova Fronteira, 2017, p. 57)

Raros são os autores que escrevem tão bem como Oscar Wilde escreveu, e muito mais raros são aqueles que conseguem se sair bem em diversos gêneros e estilos literários. Escreveu poemas, peças teatrais, um único romance e diversos contos; todos de qualidade exemplar. Este livro reúne alguns de seus contos mais conhecidos, em uma bela edição.

CARREIRA CURTA
Conhecido pelo seu único romance publicado, o magnífico ‘O retrato de Dorian Gray’, Wilde não possuiu uma longa carreira como autor e teve uma vida conturbada e triste. Foi condenado por, supostamente, se relacionar com Lord Alfred Douglas, o que era considerado crime naquela época. Passou dois anos preso, realizando trabalhos forçados. Esse acontecimento fez com que sua família se afastasse, chegando a mudar de sobrenome.

Apesar da curta carreira e dos acontecimentos infelizes, o que Wilde produziu em vida já foi o suficiente para consagrá-lo como um dos maiores autores da língua inglesa. Seu único romance é cultuado e interpretado até hoje, suas peças receberam diversos elogios e seus contos são muito inteligentes e sagazes. Ao terminar um livro de sua autoria o sentimento que fica é o de: “Pena que ele morreu tão cedo, um grande autor assim teria produzido muita coisa boa”.

“Você precisa abrir para mim os portais da Morte, pois traz sempre consigo o Amor e o Amor é mais forte do que a Morte”. In: O fantasma de Canterville, p. 29

VIAJANDO ENTRE GÊNEROS
Esta edição reúne oito contos de Wilde. Alguns desses contos foram escritos para seus dois filhos, frutos de seu casamento com Constance Lloyd. Esses contos possuem características de fábulas, com animais ou outros seres inanimados como personagens, que falam e sempre levam à uma moral final. Por exemplo, temos em ‘O Príncipe Feliz’ uma história entre uma grande estátua e uma andorinha. Já o último conto ‘O filho da estrela’ possui um final com uma forte moral, com o qual Wilde queria ensinar seus filhos a serem bons e não maltratarem ninguém, acredito.

Em outros contos, como o que dá título ao livro, temos uma grande sátira à sociedade de sua época. Um fantasma em decadência e pessoas extremamente racionais. Conto que inspirou o filme brasileiro ‘Simão, o Fantasma Trapalhão’, pois além de crítico, é uma história muito engraçada.

São contos inteligentes e criativos e muito bem construídos. Wilde consegue criar histórias de diversos gêneros literários e se sair bem em todos. Uma característica marcante em alguns contos é uma escrita poética, exaltando o amor. Há sempre um questionamento entre amor e filosofia, razão e sentimento.

Sabe aquela viagem inesquecível que você já fez? Essa viagem literária entre os contos de Oscar Wilde é tão gratificante quanto.

“— O coração de um artista fica em seu cérebro — replicou Trevor. — Além disso, nossa “tarefa é interpretar o mundo como o vemos, e não reformá-lo à nossa moda”. In: O modelo milionário, p. 92

CORRELAÇÕES E QUALIDADE DOS CONTOS
No conto ‘O modelo milionário’, temos a presença de um pintor que é visitado por seu amigo. Além de possuir um desfecho surpreendente, o conto se relaciona e talvez tenha sido um esboço para ‘O retrato de Dorian Gray’. A figura do pintor Alan Trevor faz uma alusão a Basil Hallward, o pintor presente no romance, porém sua personalidade se assemelha mais a Lord Henry Wotton. Talvez, ao escrever o conto, Wilde já estava esboçando aquele que viria a ser sua maior obra.

O embate entre amor e filosofia é muito característico nas obras do autor. Diversos contos trazem essa questão. Ser racional, na visão do autor, geralmente leva a personagem ao egoísmo, funcionando como uma crítica.

‘O crime de Lorde Arthur Savile’ funciona como uma visão crítica da aristocracia, mostrando como os poderosos fazem o que bem entender para alcançar seus objetivos, e é uma história de mistério, com uma tensão que só termina quando o conto chega ao fim.

Como seria se Oscar Wilde tivesse vivido mais, sem ser injustiçado, escrevendo romances de diversos gêneros? Um livro de mistério? Suspense? Com certeza seriam ótimos livros, que jamais veremos, pois uma mente brilhante foi perdida pelo mais puro preconceito.

“A injustiça dividiu o mundo e só a dor está bem-repartida”. In: O filho da estrela, p. 140

SOBRE A EDIÇÃO
A editora Nova fronteira lançou nesse ano de 2017 a coleção ‘Clássicos de ouro’. A coleção será composta por vinte e duas obras clássicas da literatura mundial, incluindo livros de ficção e não-ficção, e será limitada. Algumas são edições que já foram publicadas no passado, porém com uma boa repaginada, em capa dura, miolo em papel Pólen Soft com ótima diagramação, ou seja, livros para se colecionar, com material de boa qualidade.

Um ponto negativo desta edição é a tradução feita por Otto Schneider, que é um tanto quanto antiga. Algumas datam da década de 1940. Ser antiga não faz tradução ser ruim, porém muitas expressões que ninguém mais utiliza foram mantidas, a revisão não atualizou o vocabulário. Além disso, verificando alguns artigos acadêmicos sobre tradução, vemos que Schneider, às vezes, faz uma tradução muito literal, traduzindo expressões ao pé da letra, ao invés de buscar uma equivalente para o português, ou fazer uma adaptação. Nota-se também que sua tradução é bastante rebuscada, utilizando um vocabulário extremamente formal, quando o conto apresenta uma linguagem mais simples, no original. Não é uma tradução ruim, tem sua qualidade e o texto é compreensível, a história não se altera, porém peca em diversos pontos. Seria mais interessante se a presente edição contasse com uma nova tradução, atualizada.

“Somos nós nada mais que peças de um jogo de xadrez, movidas por forças invisíveis, vasos que o oleiro amolda segundo sua fantasia?” In: O crime de Lorde Arthur Savile, p. 56

CONCLUSÃO
Considero Oscar Wilde um dos maiores autores de todos os tempos e o tenho como um de meus favoritos. Sua escrita é muito inteligente e sagaz, além de criativa e divertida. Nenhum dos contos será de leitura maçante, são gostosos e rápidos de ler. O fato de existir a variação de estilo entre os contos é muito positivo, tornando cada história uma novidade, aumentando a vontade de virar as páginas. Autor clássico, de obras atuais, que todo leitor deveria conhecer, em uma edição muito bonita, apesar do ponto negativo da tradução.

“A Sociedade, tal como a constituímos, não terá mais lugar para mim, nem me oferecerá nenhum. Mas a Natureza, cujas doces chuvas caem tanto sobre os injustos como sobre os justos, terá nas rochas algum esconderijo onde me possa ocultar, e me oferecerá vales secretos em cujo silêncio poderei chorar sem que me perturbem”. Oscar Wilde, De Profundis

Minha nota (de 0 a 5): 4,5

Alan Martins

Visite o blog para outras resenhas e conteúdo diverso.

site: https://anatomiadapalavra.wordpress.com/2017/09/28/minhas-leituras-35-o-fantasma-de-canterville-e-outros-contos-oscar-wilde/
Joctan.Lira 18/01/2018minha estante
Ótima resenha

Alan Martins 18/01/2018minha estante
Muito obrigado!

Eliza.Beth 29/03/2021

Oscar Wilde nunca erra
Nossa, adorei todos os contos. A escrita do Wilde é muito bonita.
Eles consegue com maestria intercalar contos engraçados, contos tristes, contos emocionantes.
São aqueles tipos de contos que existe muitas mensagens por trás, que toda vez que for lido poderá ser interpretado diferente ou achar algo que não foi percebido na primeira leitura.

Gostei particularmente da vida que ele dá a seres inanimados como fogos de artifício e estátuas. Habilidade de fala para flores e aves.

Deu um quentinho no coração em um momento muito necessário. Amei.
Carolina.Gomes 29/03/2021minha estante
Wilde ??

Eliza.Beth 29/03/2021minha estante
??????

any!¡ 04/01/2022

Pobre fantasma
? ??? ??????????? ?????, ????.
?Sim, Morte. A Morte deve ser tão linda. Deitar na terra escura e macia, com a relva ondeando acima de nós, e escutar o silêncio. Não existir ontem nem amanhã. Esquecer o tempo, esquecer a vida, estar em paz.?

Minha primeira leitura de Oscar Wilde foi super satisfatória. Um conto rápido que ironiza as histórias de assombrações como conhecemos. Fluído, engraçado e emocionante, perfeito para esvaziar a mente e ainda deixar o leitor com gostinho de quero mais.
Hell 04/01/2022minha estante
Imagina quando ler O Retrato de Dorian Gray, vai se apaixonar demaisssss!!! ?

any!¡ 04/01/2022minha estante
Sem dúvidas! Estava com medo de começar a leitura por conta da minha expectativa alta nele, mas depois desses contos eu finalmente criei coragem kkkkk

Fabiana 07/06/2020

As coisas nem sempre são o que parecem...
O fantasma, acostumado a assustar à todos, terá uma surpresa com a família americana. A história nos mostra que as coisas nem sempre são o que parecem...
soaresdlg 07/06/2020minha estante
To querendo muito ler este livro, já ouvi falar muito bem dele. Boa leitura!!

Fabiana 07/06/2020minha estante
Obrigada. Vale a leitura.

Adriana 24/02/2014

Desafio literário do Skoob
Não conhecia esta obra de Oscar Wilde, o estilo é bem diferente da sua obra mais conhecida "O Retrato de Dorian Gray". Como não queria ler nenhum clássico muito denso, esse livro veio em boa hora.
Quando se lê o título, imagina-se que seja de terror...pois imaginamos erroneamente, diria que é divertido e cômico.
Conta a história de um fantasma que vem assombrando um castelo na Inglaterra há 300 anos. Quando chega os novos "céticos" proprietários americanos. O fantasma se desespera, pois se atrapalha e não consegue assustar ninguém da família.
"Obrigada Marta pela indicação".
Marta Skoober 24/02/2014minha estante
Por nada!

Michelle Gimene 25/02/2014minha estante
Eu comecei a ler esse livro com o pé atrás (detesto "O Retrato de Dorian Gray") e me surpreendi ao encontrar uma história que, embora tenha elementos de terror, acaba sendo muito crítica e divertida. Fiquei até com vontade de ler outros livros do Wilde. :)