O Fantasma de Canterville

O Fantasma de Canterville Oscar Wilde

Resenhas - O Fantasma de Canterville

Gaabi.Evely 10/05/2020

Uma delicia de livro
O livro além de cômico é curtinho, a melhor cura da ressaca literária haha!

O livro trás uma crítica sutil e persistente durante todo arco da história referente ao tradicionalismo inglês e a modernidade americana, mostrando claramente dois pontos de vista, no qual percebemos a necessidade de ambas as culturas serem complementares uma a outra e falhas sendo unilaterais. Em se tratando do próprio Oscar Wild é que torna-se interessante a crítica ao moralismo!

É um livro muito divertido, eu super recomendo!

Thamara 16/04/2020

Gostei
Em umas linguagem prática, e de poucas páginas, li em apenas um dia e gostei bastante.

Marcos Ogre 14/10/2023

O Fantasma de Canterville, Oscar Wilde
Este foi um causo engraçado. O ganhei de presente e não tinha conhecimento de quase nada. A capa me cativou e o autor, Oscar Wilde, de quem eu já tinha lido o maravilhoso O Retrato de Dorian Gray, também. Mas isto aqui é bem diferente.

Embora a edição venda um livrinho de terror, na verdade encontramos aqui uma coleção de contos de fada, a maioria bem inofensiva, com aquela função moralizante que é bem clássica do gênero. As histórias são quase todas bem curtinhas e têm aquela linguagem simples e infantil.

O grande destaque está justamente no conto que dá título ao livro. O Fantasma de Canterville é uma obra particularmente boa, narrando, com muitíssimo humor, as diferenças entre os costumes e os modos de vida estadunidenses e ingleses. O conto narra a dificuldade que um fantasma inglês tem de assustar uma família vinda da América do Norte, que, no meio do caminho, resolve inverter os papéis e assustar o espírito. As situações são hilárias e, embora o desfecho mude o tom da história e promova uma lição de moral, vale muito a leitura.

Os demais contos, mais curtos e diretos, são menos interessantes. Há algumas alegorias cristãs, das quais eu definitivamente não sou grande apreciador. Porém, é um bom livro para relaxar e encontrar historinhas divertidas.

???

Manu5 26/06/2022

Achei bem ruinzinho
Me falaram que era um livro bem engraçado e tal, acho que estou muito azeda então kkkk não achei graça nenhuma e bem chatinho, agora tô com o pé atrás de ler o retrato de Dorian grey já que é o mesmo autor.

Glauciareads 16/10/2023

Contos com moral e reflexão...
O livro contém 6 contos, entre eles o mais famoso, o fantasma de Canterville. A história se passa em Londres, onde a família Otis, vinda da América, compra uma mansão mal assombrada e passa a conviver com o fantasma de uma forma inusitada.
Há outros 5 contos, que parecem fábulas/parábolas, e retratam de forma reflexiva o amor, a amizade e a morte.
A escrita do Wilde é bem refinada, mas não é de difícil compressão. O que me incomodou um pouco foram algumas passagens confusas e vagas no texto.
A moral dos contos é bem reflexiva e, por mais que a mensagem transmitida seja bonita ou importante, sempre é triste.
Recomendo se você gosta de histórias leves, mas que tragam alguma reflexão sobre a vida.
E não, o fantasma de Canterville não é um conto de terror!
Meu conto favorito foi o príncipe feliz.

Ana Carolina Wagner 04/08/2021

Wilde, Um Escritor Completo
Eu não sabia que Oscar Wilde era um contista tão maravilhoso! Ele é um daqueles raros exemplos de escritores que conseguem se sair muito bem em diversos gêneros e estilos literários.⁣

A maioria dos leitores (inclusive eu, até então), associa a grandiosidade de Wilde ao seu único romance, o magnífico “O Retrato de Dorian Gray”. Mas apesar de uma carreira curta (morreu aos 46 anos) e dos acontecimentos infelizes que cercaram sua vida, ele também escreveu poemas, peças teatrais e diversos contos.⁣

Esta edição, que pertence à coleção Clássicos de Ouro da Nova Fronteira, reúne oito contos de Wilde e posso dizer que gostei de todos eles, inclusive dois foram favoritados: “O Príncipe Feliz” e “O Rouxinol e a Rosa”.

Alguns deles foram escritos para os seus dois filhos, por isso pode ser considerado um livro infantojuvenil. Esses contos possuem características de fábulas: histórias curtas envolvendo animais ou seres inanimados que apresentam características humanas e que sempre proporcionam reflexões e levam à uma moral final. ⁣

Em outros contos, como o que dá origem ao título do livro (“O Fantasma de Canterville”), Wilde faz críticas veladas aos costumes, tradições e modo de vida da sociedade inglesa da época.⁣

São histórias rápidas e fáceis de serem lidas. Todas com o tom satírico e irônico e o humor ácido, características peculiares desse autor irlandês.⁣

Não se engane pela pouca quantidade de páginas. Com uma linguagem acessível e ao mesmo tempo poética, é uma ótima dica para quem quer começar a ler clássicos. Uma leitura para todas as idades. Oscar Wilde é um mestre na arte de contar histórias! ⁣

* No post resenha do meu Instagram, fiz um resumo e críticas de cada conto. Vai lá conferir!

site: www.instagram.com/tagarelicesdacarol/

isaak_gd5 09/03/2023

Fraquinho
O livro é bem engraçado em alguns bons momentos, e a narração do Oscar Wilde é muito bonita, poética em outros; mas ele narra de mais, e constrói cena de menos. Em vários momentos, os acontecimentos não possuem o peso dramático que poderiam ter se ele não tivesse os narrado superficialmente, mas tivesse construído a cena, entrado em mais detalhes e tomado mais tempo e páginas nesses aspectos.

Ainda assim recomendo, é uma leitura rápida e divertida.

Jef 13/05/2020

Apenas um fantasma não, um ator! O Fantasma de Canterville é uma obra leve, com linguagem simples, mas que nos prende, fazendo-nos ler esta obra em apenas uma sentada. Indica está leitura para todos os públicos, independente se você é criança, adolescente ou adulto. Oscar Wilde me encantou com esta e espero que os encante também.

Nise 09/12/2020

Delícia de livro!
Pra quem quer se aventurar pelos clássicos é um ótimo começo! O livro é leve, rápido de ser lido, divertido e diferente. Vale muito a pena!

¨Cain¨ 24/09/2022

Um episódio de Turma do Didi
É um livro bem curto, porém bem divertido.
Certamente o fntasma que mais sofreu na história dos livros.

30/01/2022

Muito bom, é bem engraçado e tem um final bem bonito.
A escrita do Wilde é muito cativante, te prende demais.
Fiquei com vontade de ler outras obras do autor.

Ana Luisa 31/05/2021

Minha opinião sobre o livro O Fantasma De Cantervile
Sr. Otis comprou a Mansão de Canterville, e todos diziam que ali havia coisas sobrenaturais, porém, o norte-americano comprou mesmo assim a Mansão com tudo o que nela havia, inclusive o fantasma.
Alguns dias se passaram e nada aconteceu na Mansão, porém numa noite o fantasma Lorde Canterville, resolveu dar o ar das graças, mas para a surpresa do fantasma, foi recebido com travesseiradas e lhe ofereceram um lubrificante para as suas correntes.
Com esta família o cenário mudou, agora quem assusta são os vivos e quem fica assustado é o fantasma.

Este livro apresenta uma história fácil de leitura, muito divertida há partes muito explicativas, que acabava sendo um pouco entediante, estava esperando uma história assustadora, porém a mesma foi uma comédia. E ainda apresenta outros contos sobre amor, honestidade, amizade, porém estes não me agradei muito.
Para quem gosta de histórias divertidas indico a fazer a leitura desta obra.

Carlos.Henrique 24/05/2020

Cuidado com o frio na barriga...
Este livro é mágico, bem escrito, e simplesmente dá medo !!! Eu adorei esta leitura !!!

Fabiana 07/06/2020

As coisas nem sempre são o que parecem...
O fantasma, acostumado a assustar à todos, terá uma surpresa com a família americana. A história nos mostra que as coisas nem sempre são o que parecem...
soaresdlg 07/06/2020minha estante
To querendo muito ler este livro, já ouvi falar muito bem dele. Boa leitura!!

Fabiana 07/06/2020minha estante
Obrigada. Vale a leitura.

@apilhadathay 02/11/2022

Lindo! Humor impecável
#resenhadathaygomez O FANTASMA DE CANTERVILLE E OUTROS CONTOS (2020), Oscar Wilde, 80p.

?SINOPSE:
O livro reúne 6 maravilhosos contos de Oscar Wilde, nos quais o terror se mescla ao maravilhoso, ao sobrenatural e mesmo ao humor. O carro-chefe do livro, "O fantasma de Canterville" (ano), apresenta a gigantesca mansão Canterville, na Inglaterra, que acaba de ser vendida a novos proprietários: o sr. Hiram Otis, ministro norte-americano e os demais membros de sua família cética, materialista e prática. A família se recusa a crer que o fantasma de Sir Simon Canterville esteja mesmo passeando pela mansão e o que é mais hilário... O fantasma, que era acostumado até a matar pessoas de susto, agora é perseguido e assombrado por esses mortais estranhos, os novos moradores. Isso o deixa desiludido e depressivo. É uma comédia!

?A EXPERIÊNCIA
Eu já havia comprado este livro há meses, mas ainda nã o tirara da estante. Após ler O RETRATO DE DORIAN GRAY e me encontrar completamente fascinada pela mente e pela esxrira de Oscar Wilde, decidi tirar a poeira e ler mais este livro dele. E que experiência DELICIOSA! Com personagens cativantes, muito humor misturado ao terror e uma escrita contagiante, que te prende do começo ao fim, seja rindo, seja chorando, Oscar Wilde nos presenteia com esses contos repletos do seu humor ácido, da sua escrita despojada, da sua capacidade de inovação e versatilidade e do seu senso crítico descomedido quando se trata da sociedade inglesa e outras que aborda.

?OUTROS CONTOS
Dos demais contos, que são:
* O Príncipe feliz
* O Rouxinol e a rosa
* O Gigante egoísta
* O Amigo dedicado
* O rojão extraordinário
Todos são lindos e trazem importantes mensagens. O gigante me fez chorar ao final, como também a Andorinha do príncipe; e também o Hans, de O amigo dedicado! O livro tem apenas 80 páginas e você consegue lê-lo em uma tarde boa e livre ??

??As edições da @livrosprincipis estão cada vez mais lindas e caprichadas! E a tradução de Thalita Uba está de parabéns!

??JÁ LEU O FANTASMA DE CANTERVILLE E OUTROS CONTOS DE OSCAR WILDE?

#apilhadathay #oscarwilde #ofantasmadecanterville #literaturainglesa #terror #humor #resenhadelivro