Time of the Twins

Time of the Twins Tracy Hickman

Resenhas - Time of the Twins

BeowulfBjornson 28/02/2011

Resenha
Leia em: http://www.dragaoboreal.com/2011/02/resenha-dragonlance-legends-time-of-the-twins/

Anderson Tiago 22/06/2014

[RESENHA] Tempo dos Gêmeos - Margaret Weis & Tracy Hickman
Houve uma época em que a quantidade de títulos de fantasia disponíveis no Brasil era limitadíssima. Isso ficou bem evidente, principalmente, após o grande sucesso da trilogia de filmes “O Senhor dos Anéis”, que levou muitas pessoas à obra literária, porém, após devorá-la, o leitor acabava ficando sem opções de leitura dentro do estilo.

Eu fui um desses leitores que ansiavam por mergulhar mais uma vez em um mundo fantástico, mas não encontrava um caminho para empreender essa jornada. Até que, ao entrar numa loja de quadrinhos, sou atraído por um livro com uma linda ilustração que estampava o nome “Dragões do Crepúsculo do Outono”, o livro um das Crônicas de Dragonlance. Foi amor à primeira leitura e, até hoje, considero uma das melhores trilogias que já li em toda a minha vida, principalmente pela figura do mago Raistlin, meu personagem favorito de todos os tempos.

O tempo passou e a literatura fantástica cresceu de forma espantosa em popularidade e sempre comento que um dos melhores fatores atrelados a esse crescimento é o resgate de títulos clássicos que não tiveram oportunidade de chegar ao Brasil antes. Por isso, transbordei de surpresa e alegria quando a Devir anunciou a retomada do universo Dragonlance com o lançamento da segunda trilogia, Lendas de Dragonlance, que tem a história focada especialmente em meu personagem favorito, Raistlin, e seu irmão gêmeo Caramon, além do pequeno kender Tasslehoff Pés-Ligeiros, todos personagens da primeira trilogia. O primeiro livro, Tempo dos Gêmeos, foi lançado no Brasil no ano passado em duas versões, normal e capa dura, com a ilustração original da versão americana.

Dragonlance foi concebibo por Laura e Tracy Hickman como cenário de RPG para Dungeons&Dragons, porém, durante seu processo de criação, foi decidido que romances sobre o cenário seriam lançados em paralelo com os módulos de campanha. Margaret Weis, que trabalhava com editoração na TSR, editora responsável pela publicação de D&D, acabou se envolvendo com o projeto, após o insucesso de se contratar um escritor externo, e assinou ao lado de Tracy Hickman a maior parte dos romances envolvendo o nome Dragonlance. A primeira trilogia foi lançada entre 1984 e 1985, enquanto a segunda teve data de lançamento no ano de 1986.

As trilogias se relacionam em ordem cronológica, ou seja, para ler a segunda, é necessário que se leia a primeira. Tempo dos Gêmos, livro abordado nessa resenha, é ambientado alguns anos depois da Guerra da Lança. Todos os heróis estão de volta aos seus lares, ou pelo menos aqueles que sobreviveram, e lidando com os traumas adquiridos como podem. Raistlin Majere agora veste o manto negro e é considerado o mago mais poderoso do seu tempo, porém a sua ambição é sem limites e ele pretende fazer o que nenhum outro homem fez, matar um deus e tomar o seu lugar. Entre ele e o seu objetivo, Crysania, uma clériga de Paladine, deus da bondade, tenta salvar a alma de Raistlin e conduzi-lo para o caminho da Luz, no entanto à medida que os dois se aproximam, a escuridão de Raistlin é que parece envolvê-la cada vez mais.

Todos os heróis da Lança parecem levar uma vida normal, apesar de tudo que passaram em sua aventura para salvar o mundo de Krynn, exceto por Caramon. O gigante guerreiro não consegue superar a ida de Raistlin para o “lado negro da força” e se entrega ao alcoolismo para fugir da realidade. No começo da leitura, é triste ver um personagem que era tão imponente transformado em uma criatura assustada e sem razão de viver. Para contrabalançar esse aspecto sombrio da obra, temos a presença do espirituoso kender Tasslehoff, que protagoniza as cenas mais engraçadas de todo o livro. É impossível não abrir o sorriso ou mesmo gargalhar com a falta de noção e os diálogos internos do personagem. Apesar de não ser um dos meus personagens favoritos na primeira trilogia, o kender foi, para mim, o grande destaque do livro.

A trama consiste nos quatro personagens citados voltando ao passado, numa época anterior ao Cataclismo, catástrofe causada pela fúria dos deuses, que transformou a configuração de Krynn, cada um com a sua própria missão: Raistlin, procurando o segredo para adentrar no reino dos deuses e desafiar um deles; Crysania, buscando salvar a alma de Raistlin e assim fazer o bem triunfar sobre o mal; Caramon em sua missão para assassinar Fistandantilus, mago que ele considera responsável por tudo que aconteceu ao seu irmão; e Tasslehoff que foi enviado de volta por engano e decide evitar que os deuses destruam parte do mundo. Essa viagem no tempo é interessante porque somos esclarecidos em algumas coisas que passaram em branco na primeira trilogia, principalmente no que se refere ao próprio Cataclismo e à configuração do mundo anterior ao seu acontecimento.

O livro encerra de uma maneira que te deixa louco para saber o que vai acontecer em seguida, o que não deve demorar tanto, uma vez que o segundo volume, Guerra dos Gêmeos, será lançado no Brasil ainda este ano. Se você já leu a primeira trilogia, procure essa o mais rápido possível. Se ainda não leu, são quatro livros fantásticos para você correr atrás. Vale a pena!

Resenha assinada por mim para o site INtocados

site: http://intocados.com.br/index.php/literatura/resenhas/252-resenha-tempo-dos-gemeos-margaret-weis-tracy-hickman