A lista de Schindler

A lista de Schindler Thomas Keneally

Resenhas - A lista de Schindler

Luisa616 01/07/2023

Resenha ?A lista de Schindler?, Thomas Keneally
Esse livro retrata os horrores que os judeus enfrentaram durante a Segunda Guerra Mundial, principalmente, nos campos de concentração da Polônia.
Oskar Schindler foi contra o regime e gastou muito dinheiro para conseguir seu objetivo final: salvar o máximo de pessoas possível. Ao final, conseguiu salvar em torno de 1200 judeus.
É uma história muito emocionante e prova que uma pessoa é capaz de fazer a diferença na história e na vida de gerações inteiras.
? O autor do livro passou 2 anos entrevistando sobreviventes da lista de Schindler em alguns países, inclusive no Brasil.
Vale a pena a leitura.

Thiago.Cavalcanti 26/06/2023

Grande história
Livro um pouco complexo de se ler, alguns saltos no tempo indo e vindo. História bastante triste, único livro que me fez chorar pelo fio de esperança das mulheres no finalzinho... Enfim, super recomendo, um grande herói Oskar, ...

Morgan 13/06/2023

É uma triste realidade que é inacreditável pensar que aconteceu.
Oskar fez o que pode e o que não pode também, para poder proporcionar uma melhor vida para aqueles que ele protegeu, como ir contra um sistema de ódio as pessoas, onde burlou, usou muito de uma lábia que tinha e o poder que tinha em suas mãos, como o dinheiro, para mudar tudo.
É um livro cansativo de se ler, mas muito essencial, os últimos capítulos foram tão bom que me deu um quentinho, como tudo acabou e como fizeram para proteger.
Oskar Schindler não era um exemplo de moral e honestidade, mas fez de tudo para salvar quem pode, mesmo dando uma sobrevida àqueles que ficaram na sua indústria por 1 ano, antes de ir para outros campos. Além de tudo isso, ele poderia ter ficado calado na dele e usufruir de mão de obra barata e fazer o que quiser, mas ele como um ser humano, se sentiu impotente em relação a tudo, é uma reflexão e uma compaixão, que fizeram com que ele fosse contra todos e ajudassem aqueles que mais precisassem. E bonito de ver que quando ele precisou todos ajudaram como podiam.
(o que me deixou muito acalentada é que ele sabia que acabaria e comprou as coisas, muito dinheiro, para fazer com que eles voltassem a vida normal e pudessem se reerguer e ter uma renda)
A lista de Schindler é um livro essencial e triste, mas que nos mostra que nem todas as pessoas são ruins.

Erivaldo21 12/05/2023

Um herói do holocausto
No começo a leitura foi confusa, com tantos nomes, alguns termos em alemão e uma cronologia dos acontecimentos não muito clara, pelo menos, foi assim que me pareceu. Mas a partir da página 100 comecei a pegar o ritmo e o gosto pela história. A narração parece de um documentário, destacando os pontos mais cruciais. Os relatos de sofrimento e torturas são pesados para a leitura. Oskar Schindler foi um alemão que vendo o que estava acontecendo percebeu o absurdo, a barbaridade, a crueldade de um sistema desumano, massacrador e horrendo, por essa razão resolveu ir contra o sistema, em pleno ódio contra os judeus, fez o possível e um pouco do impossível para salvar algumas vidas. Foi a forma encontrada para lutar contra o nazismo, claro que diante de tanta morte e ódio ele não poderia salvar todos, ou alguns milhares, mais fez muito para salvar os que estavam na sua lista. Então esse livro retrata a história de uma pessoa que não é exemplo de moral ou de honestidade, mas, soube olhar para o outro, sentir a sua dor, usou de muita energia e artimanha para salvar vidas, sendo um herói à sua maneira.

Christiane.Leite 02/05/2023

A Lista de Schindler, de Thomas Keneally, é uma obra emocionante e absolutamente necessária. Os personagens são bem desenvolvidos e trazem uma poderosa reflexão sobre a bondade, a coragem e a compaixão humana, mesmo em meio à barbárie da guerra. Keneally consegue retratar a brutalidade e a opressão do regime nazista com precisão, sem deixar de lado a esperança e a humanidade. Uma leitura essencial para todos que buscam compreender melhor o impacto devastador do Holocausto e a importância de resistir à injustiça em todas as formas.

Elizabeth 24/04/2023

Schindler
Ele salvou judeus, fez o possível para salvar aquelas pessoas, mesmo em condições que a guerra permitia. Mas não foi só isso.

Luma.Silva 20/04/2023

A Lista de Schindler
é um bom livro, uma história real que deveria ser mais lembrada ainda mais nos dias de hoje, mas sinto que o livro poderia ter metade de páginas do que tem. É muito detalhe que não precisavam, fica mto maçante de ler.

Camila.Vicente 14/04/2023

Herói e humano
O livro narra os feitos de Oskar Schindler para salvar a vida de milhares de judeus. A obra é baseada na narrativa de vários sobreviventes e mostra os horrores dos Campos de concentração, bem como os esforços de Schindler para ajudar estas pessoas. Uma leitura densa, um assunto de difícil digestão, mas com certeza um livro épico
Kimmie 14/04/2023minha estante
Ainda tô me preparando psicologicamente pra ler

Juan 22/03/2023

Esse livro é intenso, muitos livros de Segunda Guerra Mundial não narram o dia dia de um campo de concentração de forma tão precisa como esse livro. Tudo bem que não é Auschwitz, mas a realidade de um campo de concentração pequeno na Polônia já é de assustar e tirar o sono. Quanto a Schindler, ele realmente foi um ser humano fora de série e esse livro foi impecável em contar a história dele, principalmente, a partir da perspectiva dos próprios judeus que ele salvou.

Sofia136 26/02/2023

Até a metade do livro eu não tinha gostado!
Mas depois da página 200 ele começou a ficar mais interessante. Não é um tipo de livro que a leitura flui mas é uma história legal.
Eu recomendo pra quem gosta de livros do tipo.

Rafaela Rezende 18/02/2023

Impactante
Eu já tinha assistido o filme há algum tempo, mas confesso que ler depois, não deixou de ser uma experiência impactante. Uma leitura devastadora e extremamente necessária.

Georgianny.Nogueir 16/01/2023

Aquele que salva um só vida salva o mundo inteiro
Eh um livro difícil de ser lido, difícil de ser resenhado.
Ao mesmo tempo em que ele destrói ele tbm reconstrói as esperanças na humanidade. Não sei mais o que posso dizer sobre Schindler além do fato de que ele era um homem falho mas que apesar disso fez o possível e o impossível para não ser conivente com as barbáries do nazismo.

Neto Murracho 04/01/2023

Lamentável realidade
Esse livro retrata com muitos detalhes a vida da comunidade Judaica no início da segunda guerra e de quando já prisioneiros nos campos de concentração nazistas.

Schindler não era um santo, mas fez coisas fantásticas para amenizar o sofrimento e manter vivos os judeus sobre sua responsabilidade

Eu poderia comentar vários exemplos explícitos de barbarias cometidas pelos nazistas nesse período, e acredito que todos têm noção desses atos, mas infelizmente nos dias atuais cada vez mais grupos com essa ideologia estão vindo à tona.