A Identidade Bourne

A Identidade Bourne Robert Ludlum

Resenhas - A Identidade Bourne

PRETO 02/10/2013minha estante
Boa resenha, percebe-se mesmo que vc gostou do livro, qdo a gente ouve todos esses detalhes, já li o livro mas não assisti o filme, comecei a assistir mas confesso que até pensei que seria outra história (nada a ver com o livro) principalmente logo no inicio do filme eles colocam ema sala cheia de computadores e tal; mas voltando ao livro é sensacional a busca incansável dele em descobrir quem ele é. De fato livro nota 10 pra quem gosta do tema, as vezes me confundo lembrando da história do "dia do chacal" (não pela história em si), mas pelos caminhos percorridos pela Europa pelos dois personagens centrais, pegando condução, taxi, aeroportos e tudo mais.
Pretendo achar um tempo pra ler a sequência, antes de ver os filmes rsrssrsrs.

Mi 14/06/2010

Melhor que 007!!
A identidade Bourne definitivamente não é apenas mais um livro de ação! É um clássico! Embora, por vezes, a trama política seja um tanto quanto complexa, isso não diminui o ritmo do enredo. Quando menos percebemos, já estamos tão ansiosos quanto o próprio Bourne para saber sua verdadeira identidade, sua história. Torcemos para que ele seja um "mocinho", embora os fatos pareçam indicar que ele é um grande vilão!
A mistura em doses perfeitas de ação, mistério e romance fazem deste livro uma ótima leitura e nos mantém hipnotizados até o final!
Mi 27/06/2010minha estante
Para os fãs desse livro vale a pena assistir ao filme de 1988, estrelado por Richard Chamberlein e dividido em 2 partes de 1:30 min, que é bastante fidedigno ao livro.O filme de 2002 (estrelado por Matt Demon) traz uma história completamente diferente da escrita por Robert Ludlum! O engraçado é que comprei o livro por causa desse filme, mas depois de lê-lo, descobri que o filme é uma bela porcaria, o assassinato de uma grande obra!

Carola 25/05/2012minha estante
Não sabia que tinha essa miniserie. Assistirei. Obrigada pela dica.

O livro é muito bom.

mpin 20/08/2017

Muito superior às adaptações pra tela
Livro de Robert Ludlum que ganhou as telas do cinema. Narrativa vibrante, envolvente e que combina com harmonia uma história eletrizante com uma pormenorização cuidadosa dos lugares e da amnésia pela qual Jason Bourne passa. O filme, infelizmente, falha em captar com mais detalhes a dimensão psicológica de um homem com amnésia. Os personagens que cercam a busca de Bourne pela verdade ficaram unidimensionais demais na película.

Não quero bancar o chato que fica dizendo que o livro é melhor, mas preciso dizer algumas coisas. A personagem do médico, que não deve aparecer nem cinco minutos no filme, é muito mais interessante. E proporciona ao leitor uma descrição e imersão no estado de amnésia do personagem principal de forma brilhante. Se isso, por um lado, deixa o livro com um começo um pouco lento, deixa a história ainda mais recompensadora de se ler. E dá tempo de o leitor conhecer melhor o personagem cuja história está prestes a acompanhar. Ludlum parece ser obcecado por certos detalhes, e isso é um prato cheio para se entregar uma história envolvente contendo alguns elementos introdutórios que permitirão à personagem de Bourne crescer. Esta progressão deixa a história fascinante. E isso falta ao filme, infelizmente: neste, Bourne vai descobrindo a verdade como se não precisasse de ninguém, e o livro vai na direção oposta. Outro comentário a ser feito é sobre a Marie. No cinema, ela é dócil e passiva, uma personagem unidimensional feita apenas para agradar ao público masculino que consome filmes assim. Mas no livro, torna-se uma personagem interessante, com motivações próprias e contradições, e me evidencia como Hollywood corta várias cenas valiosas para forçar dentro de um filme de ação.

Não estou dizendo que um filme de ação seja cinema de segundo escalão. Mas ação é apenas um expediente (como cenas de sexo) para despertar emoções fortes no leitor e motivá-lo a acompanhar uma história até o final. E tudo o que Hollywood parece fazer aqui é deixar em primeiro plano um recurso que devia ser auxiliar, e não principal. Outra coisa que não gostei -- e isso saliento que é uma questão de gosto minha -- é que Hollywood decidiu atualizar a história. No livro, os eventos se passam nos anos 1970, contexto muito mais favorável ao clima de paranoia e espionagem da história. Por fim, digo que é leitura recomendadíssima. Por mais que as cenas de ação do livro me deixem um tanto desorientado, sem saber ao certo como visualmente aquilo seria, é história contada com cuidado, sem pressa, pra te prender na cadeira.

moraesfelipecst 08/11/2009

A Identidade Bourne
A história do personagem de Ludlum já é bastante conhecida por quem acompanha as produções cinematográficas americanas de sucesso. Jason Bourne foi encontrado no Mar Mediterrâneo, com o corpo perfurado por balas. Recebe ajuda de um homem em Marselha, que encontra um microfilme contendo números de uma milionária conta bancária. Bourne não se lembra de nada antes de ser achado no mar, nem mesmo da sua ocupação ou do seu próprio nome. Até aí, o filme é bastante fiel ao livro. Depois, as coisas mudam bastante de rumo, o que não torna a adaptação do romance para as telas de cinema necessariamente algo ruim. A transposição para filme está acima da média de outras produções do gênero, com uma trama inteligente e muito bem construída. Na essência, a tensão e o desenrolar inteligente dos fatos do livro foram muito bem captados e inseridos no filme.

A resenha continua em: http://bookspoilers.blogspot.com/2008/02/identidade-bourne.html

WallanS 15/12/2009

Claaasssiiicoooooooo !!!!
Devo tudo a Bourne. Foi atraves da obra cinematografica que me interessei pelo livro de mesmo nome. De uma obra para outra, virei fan de ficção de espionagem (como gosto de chamar).

Um dos melhores livros que ja li na minha vida, enternamente na lista dos dez melhores. Quem não leu esta perdendo uma oportunidade unica de conhecer a maior aventura de um desmemoriado... e sua luta para descobrir quem ele é e como sabe fazer tantas coisas incriveis.

Nota 10!

raigquadros 11/04/2023

Uma trama empolgante que prende o leitor
O primeiro livro da saga de Jason Bourne começou como uma leitura despretensiosa e logo se tornou magnética. Ainda lembro que ficava ansioso para chegar em casa e ver quais seriam os próximos passos de Bourne ou como ele iria sair daquele momento em que estava encurralado. Li o livro sem assistir ao filme. Vale a pena para quem gosta da temática.

Thaiany 26/04/2021

Muito bom!
Foi uma ótima leitura, recomendo muito! O livro tem um ótimo desenvolvimento, apenas em umas poucas partes achei cansativo, de modo geral a leitura se desenvolve tranquilamente levando em consideração a quantidade de páginas. A história em si, a meu ver é muito boa! 'Jason Bourne' é um personagem muito bem criado e elaborado.

Jeferson.Alcantara 20/10/2023

Muita Ação! O filme é melhor, rs.
"A Identidade Bourne" é o primeiro livro da série Jason Bourne, escrito por Robert Ludlum. A história gira em torno de Jason Bourne, um agente secreto da CIA que perde sua memória e busca descobrir sua identidade enquanto enfrenta uma conspiração internacional. O livro é um thriller de espionagem cheio de ação, reviravoltas e suspense, com um protagonista cativante.

Dani 24/02/2009

Excelente...
....foi o primeiro livro que li com paixão,muito envolvente, do inicio ao fim,uma mistura de romance e policial,muitosuspense,expionagem,maravilhoso aprovadissimo

Diogo Madeira 18/04/2012

Mas vi o filme antes de ler o livro
Me arrependi de ver o filme antes do livro porque tive grandes dificuldades em ler no começo. Esclarecendo melhor, a dificuldade, eu me refiro à imaginação. Quando eu comecei a ler o livro e pensei no que vi no filme. E já no meio do livro consegui me afastar do que vi no filme e passei a me concentrar na leitura até o final. Agora a minha crítica é a seguinte: o Ludlum realmente fez um belo trabalho, mas acho que não devia ter muitas páginas, por exemplo, 600 páginas, embora o livro tivesse tido interessante. A história é muito organizada e cheia de enigmas em que o homem desmemorado busca para descobrir a sua identidade original. Se eu não tivesse visto o filme, eu teria mais prazer ao ler esse livro.

Luiz Cláudio 21/08/2010

Não tem muito o que dizer. Esperava que fosse mais parecido com o filme, mas não encontrei muitas semelhanças.

André 11/07/2009

Se você só viu o filme então não viu nada
Se você assistiu o filme e por isso acha desnecessário ler o livro, confie em mim: Você não viu nada. O filme foi adaptado de forma rasa como se fosse para a massa que não conseguiria acompanhar o livro entender. O livro é um clássico da espionagem, obrigatório para quem goste pelo menos um pouco do gênero.