Rich e Mad

Rich e Mad William Nicholson

Resenhas - Rich e Mad

Viih Betricia 15/04/2024

Clichê
Este é sem dúvidas o romance mais clichê que já li em toda a minha vida. Rich e Mad formam um casal muito lindo.
Recomendo para aqueles que amam casais fofos e procuram se aventurar e descobrir como é se decepcionar e se reapaixonar...

Mily!! 11/03/2024

RICH E MAD
De início, pensei que iria ser um romance levezinho mas o meio pra metade me provou o contrário. (+14)
Trata de Rich e Mad em primeiras vezes, primeira vez no amor de verdade, primeira vez em toques, primeira vez de acolhimento.

AA4 30/06/2021

favorito
que livro incrível, personagens tão maravilhosos ??

rich e mad me deixou com o coração quentinho, mad é uma personagem deslumbrante e rich também (talvez eu tenha associado duas ideias, nome e características por causa do meu namorado, também Rich). eu me apaixonei por cada um deles, ri, chorei, amei, xinguei... esse livro trata tantos problemas de uma forma adolescente (pois eles são!) o jeito de pensar e tudo mais tão ligado com a realidade... o jeito como colocam a primeira vez de ambos, super natural e espontâneo. impressionada e apaixonada, sem dúvidas meu livro favorito

aelinrses 23/06/2021

Rich e Mad.
Se você quer ler esse livro achando que é um romance leve, não leia. Esse livro contém gatilhos e relacionamentos tóxicos. Achei o início meio parado mas depois pega um ritmo, não consegui gostar muito dos personagens, mas a leitura é fácil apesar de eu ter considerado o desenvolvimento do romance em si ruim.

Gabriela1958 24/05/2020

#desafioskoob lindo, fofo, perfeito!!! Esse livro não é exatamente o que se espera, acredito eu, pq os personagens não estão juntos desde o início, não nutrem a história de casal desde o início. Ela vai sendo criada aos poucos. Achei tão real, ao mesmo tempo sensível, fofo. Lindo. Amei muito!!!

Janise Martins 27/04/2020

Rich e Mad
Com uma escrita leve e que flui muito bem, o livro é narrado na terceira pessoa. Somos levados a um mundo adolescente, onde Mad queria namorar Joe e Rich namorar Grace. Só que Grace é a vaca no meio do caminho, ops, a pedra no meio do caminho.
Rich é um adolescente sensível e cativante, uma pessoa linda e inteligente. Mad quer se apaixonar, mas pensa em algo mais que sexo.
É uma história linda e delicada. Não fala só de Rich e Mad, mas de muitas coisas e pessoas que estão ao redor. Tudo é colocado encaixadinho, um pouco de tudo: preconceito, mentiras, injustiça, traição, perdas, agressão, amizade, sexo e amor.
É muito bonitinho como eles vão se aproximando, se conhecendo, se apaixonando, o primeiro beijo, a primeira transa.
É um livro de amor. Amei.
Rich você é um fofo!
Bjoo

site: https://janiselendo.blogspot.com/2016/05/rich-e-mad.html

Ellen 16/11/2019

O livro foi bom em alguns pontos, ao se tratar de problemas reais e ser misterioso...

Mas faltou muito pra ele ser realmente um livro que termina e vc goste muito do livro. Achei que o final foi bastante decepcionante, como também o desenrolar da história ser muito devagar, que desejei muito abandonar o livro

Resumindo, o Livro é para jovens que estão descobrindo agora o amor, a primeira vez do beijo e do sexo. Talvez se eu tivesse lido antes, teria gostado !!

Andréia 12/07/2018

Resenha Rich e Mad - www.starbooks.com.br
Rich e Mad são os protagonistas e alternam a narração desse livro. O que eles têm em comum? Estudam no mesmo colégio. Ao menos, no começo, é essa a única similaridade que percebemos. Conforme a narrativa avança conhecemos a vida desses dois jovens, como são seus respectivos convívios familiares, suas dúvidas e ambições.

Mad tem uma ótima família, composta por uma irmã mais velha, pela mãe e pelo pai que não é muito presente, já que vive viajando graças ao negócio da família. Então quando Mad descobre que o pai, após passar meses fora numa viagem à China, está numa espécie de crise existencial e pensando em se separar da mãe dela, Mad começa a questionar tudo, inclusive sua crença no sexo oposto, já que além da situação com o pai, é provável que o seu possível interesse romântico do colégio não passe de uma simples ilusão platônica.

Rich é um rapaz doce, amigável, por vezes sonhador em excesso, tem grande apreço pela família, mas aparentemente invisível ao sexo oposto e acredita que amor gera amor, então quando ele começa a se interessar por uma das meninas mais bonitas do colégio, fará o possível para se aproximar, incluindo pedir ajuda a amiga da garota em questão, Mad. Pena que nem tudo na vida é tão simples quanto queremos.

‘‘No passado as coisas eram bem-feitas. Havia músicas de verdade, paixões de verdade e desespero de verdade.Hoje em dia era tudo simplesmente um jogo.’’

Afinal, porque é tão difícil haver reciprocidade para esses dois jovens que são incríveis a sua maneira e que só querem amar? Eles enfrentarão muitas coisas e aprenderão várias outras, mas é só quando eles pararem de olhar para uma única direção que perceberão que o que estavam procurando estava bem ao lado.

‘‘ – Você não vê? Uma é o suficiente. Nenhuma é o suficiente. Sua vida tem valor, ponto final. Cada vez que respira, você muda a atmosfera do planeta. Cada palavra que fala continua para sempre. Ondas sonoras nunca morrem, sabia disso? Cada coisa que você faz faz diferença.’’

Rich e Mad é o primeiro YA escrito pelo autor William Nicholson, cujas obras até então publicados eram de fantasia, e pela sinopse achei que seria uma simples estória bonitinha de amor adolescente. Simplesmente adoro quando um autor me faz reavaliar as minhas primeiras impressões (obtidas pela sinopse + capa) e me surpreende com personagens bem elaborados e verossímeis, uma escrita suave e direta fazendo o leitor se questionar, juntamente com os personagens, qual o sentido da vida e qual o impacto que causamos e como o simples fato de existirmos muda tantas coisas.

O livro tem como protagonistas dois adolescentes, então são abordados questionamentos e experiências próprias dessa fase da vida como o convívio familiar e a relação entre pais e filhos, o primeiro amor, primeiro beijo, a perda da virgindade e sim, há cena de sexo e esse assunto é amplamente debatido, acho que esses foram alguns motivos de eu ter curtido tanto a leitura de Rich e Mad, o autor não ficou numa zona de conforto, ele abordou vários temas e não teve medo de fazer seus personagens questionarem e debaterem esses diversos assuntos, alguns até considerados tabus. Indico essa obra principalmente para adolescentes, a estória desse casal traz ótimas reflexões então todos os leitores podem tirar proveito disso e acho que fãs do David Levithan poderão também apreciar a leitura.

‘‘Não sei quem sou. Não sou quem pensava. Sou mais. Sou complexa de formas que nunca pensei antes. Não somente feliz ou triste, mas os dois e todas as tonalidades entre ambos, o tempo todo. (...) Sou uma criatura insignificante e o centro do universo. Minha existência não tem significado e minha existência é seu próprio significado. Eu sou, logo sou.’’

site: http://www.starbooks.com.br

Kaire 29/07/2016

"Rich e Mad" - Quando o amor é calmaria.
Depois do desânimo que sempre me pega no início de cada ano, resolvi sair dessa lendo um livro curto e simples, pois estava difícil ler até recado escrito em guardanapo. Decidido isso, fui atrás do tal livro, e acabei me deparando com o fofíssimo “Rich and Mad”, do William Nicholson.

De maneira geral, a história é uma visão sincera sobre o primeiro amor e a descoberta da sexualidade. A protagonista da história é a Maddy Fisher – conhecida como Mad -, que, aos 16 anos, decidiu se apaixonar. E não é aquela paixão que parece brisa de verão… ela quer o fogo, palpitações o tempo todo, uma completa loucura. Sendo assim, decide mudar um pouco seu jeito, pensando em se soltar mais. Quando Joe, colega da turma de teatro, começa a lhe mandar e-mails, ela sente que finalmente chegou o momento certo. O ‘problema’ é que Joe está saindo com Gemma, o que a faz pensar que ele não tenta nada mais sério por não querer ferir os sentimentos da menina. Afinal, eles namoram desde sempre.

Nesse meio tempo, Rich também sonha em encontrar um grande amor, e pensa que isso poderá ocorrer com a Grace (amiga bonitona da Mad), e está disposto a fazer com que o amor que ele sente seja o bastante para trazê-la até ele. Usando a literatura para basear todo o amor que ele ainda não vivenciou, defende o ponto de que pode ser amado, pois há amor nele. Os caminhos dele e da Mad se cruzam a partir da Grace – melhor, da tentativa dele de ser notado por ela -, e, após ficar conhecido pela Mad como “o garoto com o manual do sexo”, surge entre os dois honestidade, delicadeza, carinho e amor.

Há também questões como:

Pornografia – numa tentativa de saber como seria a primeira vez, Mad resolve assistir um vídeo pornográfico, e fica pensativa com a falta de reciprocidade do ato mostrado.

“Sex wasn’t one thing at all, it came at you in so many forms.
It was pornography, and it was childbirth, and it was love.”

Preconceito – não poderia faltar nesse mundo repleto de esteriótipos. O caso que eu destaco é a do professor de teatro, que todos pensam ser gay, e acabam prejudicando a vida dele. Rich acaba demonstrando sua coragem ao não permitir que a opção sexual do professor seja colocado como empecilho do trabalho que ele realiza.

Relacionamentos abusivos: mais difícil que admitir para si mesmo, ou perceber que acontece com alguém próximo, é saber que as pessoas acham que isso é amor.

Entre outras coisas…

Bem, essa é uma ideia bem geral da história, e confesso que criticaria muita coisa se tivesse lido em outro momento – afinal, há muitos clichês. Porém, o que ganha o leitor é a sinceridade com que ele aborda todas essas questões. Fora que na história há bastantes reviravoltas, o que acaba mudando as coisas que eu achava que seriam iguais aos outros livros. Outro ponto forte é que a Mad declara ser romântica, mas ela não é frágil e bobinha. Claro que havia momentos em que eu pensava que ela seria assim, mas no decorrer das descobertas, percebi que não era bem assim. A leitura de “Rich and Mad” me fez saudar a inocência do primeiro amor, e é lindo acompanhar a descoberta dos dois: ambos percebendo que começa devagar, te toma por inteiro, mas te deixa em você, pois amor não é posse, e sim calmaria.

site: petiteblasee.wordpress.com

Rotina Agridoce 27/06/2016

ótimo!
Rich e Mad é um livro bem juvenil e que fala sobre o primeiro beijo, a primeira vez... primeiras paixões. É aquele tipo de livro que pra quem está no ensino médio, e pode se tirar algumas lições dele.

Leia o restante no blog

site: http://www.lostgirlygirl.com/2016/06/resenha-930-rich-e-mad-wiliam-nicholson.html

Rafaela Rezende 03/06/2016

Fofo!
Sim, é fofo. Achei a narrativa de uma clareza que sentia vergonha. A forma como o autor foi transparente nas cenas foi o ponto que mais gostei, é isso, é real. E os personagens são meigos, bobos e a aflição é típica de adolescente. Como eu disse, o autor tem uma clareza incrível sobre os fatos. Para quem gosta de um romance água com açúcar, mais açúcar do que água, esse livro é para você!

Mika 20/04/2016

Encantador
Esse foi um livro que me impressionou bastante e de uma forma muito boa e é daqueles que faz você querer suspirar de tão fofinho que é. Confesso que estava um pouco receosa de ler porque os comentários que vi sobre ele não eram tão bons quanto eu desejaria e por isso não estava muito animada em lê-lo. Mas o livro me impressionou bastante e eu acabei gostando de fato do enredo da história. É um livro que parece descomplicado no começo da narrativa e no meio da história você percebe que há uma gama de problemas envolvidos, então a leitura deixa de ser tão simples e você vê que o autor realmente se empenhou em criar o livro de uma forma que te cative no final.

Conhecemos dois personagens principais: Rich e Mad. Ambos tem algo em comum: eles querem se apaixonar. O que eles não sabem é que se apaixonar é muito fácil, mas ser correspondido é o mais difícil. O livro é narrado em terceira pessoa e tem os pensamentos dos dois personagens. Mad é uma garota bonita mas é aquele pessoa onde não tem curvas definidas ou aquele rosto que os meninos gostam e param para olhar. Sua irmã mais velha, Imo, é exatamente assim e por isso sempre consegue o namorado que quer. Mad está com 17 anos e resolve que quer viver sua primeira experiência amorosa com Joe: o "queridinho" da escola.

Rich tem menos jeito com as mulheres que qualquer outro garoto. Pequeno e mais sensível que o normal, ele nutre uma paixão platônica por Grace, uma das melhores amigas de Mad. Tudo que quer fazer é se declarar mas tem medo de ser rejeitado por ela. Ele é aquele típico menino nerd que é narrado e tratado como desinteressante mas que nós sabemos que é bem fofo e bonitinho e acaba nos encantando de uma forma ou outra. (Não sei qual o problema dos Estados Unidos acharem a maioria dos nerds feios sendo que na verdade são chocantes de tão lindos).

Enfim, Mad vai em busca de seu "primeiro amor" e acaba entrando na peça de teatro da escola para tentar ficar perto de Joe. Porém, o menino já tem uma namorada, Gemma (que me pareceu ser uma mosca morta em boa parte do livro). Mad acha que não tem chance alguma, só que um dia ela começa a receber e-mails de Joe onde ele diz que quer se separar de Gemma e que quer ficar com ela. E ela conta tudo o que acontece para suas amigas, Cath e Grace, achando que está vivendo o grande sonho de amar e ser amada também.

Rich é mais delicado e pensa muito no passo que vai dar. Acaba surgindo a oportunidade de convidar uma amiga para o octogésimo aniversário da avó dele e ele resolve convidar Grace através de uma carta (romântico, não?) já que não tem celular; O que ele não imagina é que a garota iria se enfurecer com aquilo e humilhá-lo, além de chamá-lo de Aberração Gay, afinal, ele é visto como um nerd pela escola inteira e quem iria querer sair com ele? (EU!). Mad vê o momento exato que isso acontece e se compadece de Rich, mas até aí, nossos dois personagens principais não se conhecem exatamente bem.

Uma gama de coisas vai acontecendo e acaba que o romance de Joe e Mad não da certo. Desiludida, ela começa a conversar mais com Rich e acabam virando confidentes. Em meio a alguns problemas pessoais na casa de cada um que são narrados com toda a paciência do mundo, os dois vão conversando e acabam se beijando. É algo mágico para ambos, típico de primeiro amor adolescente e ambos resolvem "namorar e praticar". É bonito de ver a inocência dos dois porque você percebe que há algumas pessoas que realmente se sentem inseguras em relação ao primeiro amor, primeiro beijo e etc. Ás vezes dava risada com os diálogos sincero de ambos.

O livro aborda muito o assunto sexo, como as dúvidas, os medos e o momento em si, mas é só até aí mesmo. O sexo acontece de fato já quase no final do livro e é bem detalhado, o que achei importante caso alguém que tenha as mesmas dúvidas fosse ler o livro, se sentiria até um pouco mais entendido do assunto. Em meio a muitas reviravoltas que o livro dá, acabei por gostar de personagens e depois odiá-los e vice-versa. É uma teia de aranha, mas o principal tema sempre é acobertado: amor e todas as suas formas.

Adorei o livro gente. Eu confio que quem ler irá gostar também apesar de ser um estilo jovem adulto. Achei todas as partes interessantes, não teve uma que não faltasse e acho que dá uma boa leitura!

site: http://oreinoencantadodeumaleitora.blogspot.com.br/2016/04/resenha-rich-e-mad-de-willian-nicholson.html#more

Nanda 08/04/2016

De início a sinopse de Rich e Mad me chamou a atenção por parecer mais ousada do que os livros YA que tinham a mesma proposta. Conforme comecei a leitura, percebi que o autor utilizou de um punhado de clichés, juntando com alguns pensamentos próprios, e desvirtuou completamente o enredo. Posso parecer chata, eu sei que na adolescência os adolescentes pensam em sexo, mas não tanto como os personagens desse livro.

O livro trata de muitos assuntos recorrentes à adolescência, amor platônico, confusão de sentimentos, primeira vez. Não esperava algo romantizado, porém algumas situações foram expostas de forma muito crua, que não refletem os conflitos da idade. Acredito que faltou sensibilidade ao autor nesses assuntos ou um maior aprofundamento.

A narrativa em terceira pessoa também não ajudou muito, pois em diversas cenas o narrador fazia comentários infelizes que não contribuíam em nada. Além disso, os personagens pareceram vazios, sem nenhum propósito real. Eu esperava um livro sobre descobertas e algumas discussões sérias sobre o assunto, e não foi esse o caso.

Uma situação em específico me incomodou muito no livro, sendo ela a violência contra mulheres. Todo mundo sabe que acontece, todo mundo sabe o medo que as vítimas possuem de denunciar, mas o que predominou nessa situação foi a aceitação de que isso é "normal". Eu não esperava um enredo policial que terminasse com o agressor preso, mas o combate da violência com a própria violência foi errado. Pior ainda foi o incentivo que Mad recebeu após isso.

No geral, fiquei bastante decepcionada com o livro. Eu não costumo gostar de enredos que tentem mostrar conflitos, mas que não os trabalham de forma correta. Não acredito que este seja um olhar contemporâneo e sincero, muito pelo contrário. Por outro lado, a escrita fluiu fácil, fazendo com que a leitura não empacasse, apesar de todos os problemas. A capa e a diagramação da editora ficaram muito boas.

site: http://www.entrelinhascasuais.com/2015/08/resenha-rich-e-mad-william-nicholson.html

Luana Freiire 30/09/2015

Este livro fala sobre o primeiro beijo, vez e amor.
Mad decide que finalmente irá se apaixonar e escolhe Joe, um garoto que sempre tem um sorriso no rosto e que tem namorada. Suas amigas acham que ela deve seguir com seu plano porém Joe só a conheci de vista.
Rich ama Grace, uma amiga não tão amiga de Mad. Ele não tem celular, não gosta das músicas atuais e nem de internet. Um garoto fofo e romântico que só quer uma chance com a garota mais desejada da escola.
Rich e Mad se encontram por acaso e se tornam amigos, escutam os problemas um do outro e se ajudam.
Um livro que fala sobre amor, amizade e falsas amizades, sobre escolhas e família. Uma história doce e leve que merece ser lida.

site: https://instagram.com/castelodeleitura/