Nas pernas da mentira

Nas pernas da mentira Cecília Vasconcellos

Resenhas - Nas pernas da mentira

VanessadeOliveira 21/03/2011

Memórias da infância
Esse livro é a cara do meu fundamental...é lindo,uma história boa,delicada...começa falando sobre as lembranças. ela diz que as boas lembranças têm permissão pra dançar no salão do pensamento,e as más se enfeitam e se maqueiam para poder sair de lá.
As ilustrações da Cláudia scatamaccia são uma delícia a parte(adoro os desenhos da cláudia) parecem criar um outro mundo,com feições fortes e ao mesmo tempo amnenas,curiosas...
Mas voltando á história;Carolina é uma garota esperta e inteligente que volta e meia conta uma mentirinha...para evitar as fofocas depois que seu pai a abandonou,ela mente que ele foi para o Japão. Provocando a professora que lhe perseguia com artefatos que ganhara do Japão,sem necessariamente ter ido até lá.
Durante a infância ela é apaixonada por Guto,mas depois que cresce Carolina vai embora e cursa teatro,voltando triunfante para sua cidade natal.Talentosa ela causa admiração até mesmo em sua professora,Das Dores. E descobre que nem sempre os sentimentos de criança permanecem quendo se cresce...
È uma história lindinha que marcou muito minha infância.
Dri 23/07/2011minha estante
Nêssa,amei tua resenha.Linda!*_*Bjs

André 11/04/2013

Realmente um livro muito inteligente e delicado.
Ele inicia de uma maneira excepcional, explicando de maneira simples e divertida de como nossa memória funciona e como nosso cérebro trata de tornar nossas lembranças em algo mais bonito a medida que o tempo passa.
Ciente deste fato, a personagem principal trata de contar a situação que viveu ao se ver abandonada pelo pai e ter que se ver livre da curiosidade abusiva da sua professora.
Um livro leve, divertido e recomendado a todas as idades.

Blenda Costa 06/01/2023

É um livro envolvente, conta com a personagem principal, que viveu uma situação que passou ao ser abandonada pelo pai e ter que se, ver livre da curiosidade abusiva da sua professora " Dona Das Dores".
Livro muito bom, muito inteligente e muito delicado, porém é bem leve de ser lido, é divertido de ler, também é recomendado para todas as idades.??

Rique 30/07/2023

Nas pernas da Mentira
Eu sei que esse livro não é para ser uma obra prima complexa, com personagens bem construídos, Mas a minha experiência de leitura não foi boa.
A autora provavelmente queria que eu gostasse da personagem principal, mas só achei ela chata.
E o livro também tem tramas muito rasas, assim! Sinceramente não gostei muito.

Erika 23/07/2015

Marcou a infância!
Um marco da literatura infanto-juvenil. Um paradidático maravilhoso sobre o universo infantil e como as mentiras, por menores que sejam, sempre vem a tona. Recomendo. Leitura válida para crianças e pré adolescentes.

Mari 11/09/2021

Eu amei!!!
Que conto maravilhoso!! O livro é envolvente, simples, cativante... A leitura é fluída, rápido, agradável, cheia de surpresas... Leiam!!

Claudio Rosa 27/09/2022

Boa lição para professores
É um livro que, você a principio não dá nada por ele, mas a medida que vai lendo a história vai ficando interessante a ponto de prender a atenção até o final. Faz-nos refletir sobre a nossa condução de professor, apesar de ser um livro voltado para o público adolescente.

Lerefalar 29/09/2022

CAROLINA CONTRA A FOFOCA MALDOSA
Carolina teve que aprender a se defender bem cedo. Ainda criança sofreu com decepções, mudanças radicais e fofocas maldosas.
Sabemos que algumas vezes, para algumas pessoas, o mais interessante é cuidar da vida do outros e esse foi um dos grandes medos de Carolina, se tornar fofoca e chacota perante todos.
Ao voltar para a escola não queria ter que confessar aos amigos que seu pai abandonou seu lar mas, se por maldade ou não, sua professora Maria das Dores, nada simpática, diga-se de passagem, resolve perguntar a ela na frente de todos onde estava seu pai....
Aí Carolina teve que se defender, não da fofoca mas do julgamento dos demais. Não queria ser a filha esquecida pelo pais e ter uma mãe abandonada pelo marido.
A CRIATIVIDADE foi o grande e poderoso trunfo utilizado por Carolina para sua defesa, em uma redação explicou a ausência do pai, disse que ele havia ido ao Japão para trabalhar mas, Maria das Dores não acreditou e exigiu uma explicação e novamente a CRIATIVIDADE veio em auxílio da Carolina, e é aí que temos emoções e reviravoltas hehe.
Esse livro é singelo e belo. Nele contemplamos o poder da criatividade, a doçura do amor entre amigos, a força que pode surgir de uma dor e o quanto uma mão estendida pode transformar uma vida e seu futuro.
Carolina não baixou a cabeça para Maria das Dores, nem para a vida. Carol aprendeu desde cedo a ser forte. Em todos nós existe uma Carolina!
Esse livro foi um presente mega especial, sempre vou lembrar dele com muito carinho.

Para mais resenhas e conversas sobre livros me siga nas minhas outras redes sociais:
Instagran: https://www.instagram.com/lerefalar/
Youtube: https://www.youtube.com/channel/UCgoBP_1zSMYLRezqlvDrYGQ
Podcast: https://anchor.fm/ler-e-falar
Espero vocês lá

Clara.Souza 09/07/2023

2° desafio da MLI2023
Desafio: Um livro com menos de 500 avaliações.

Me identifiquei com alguns aspectos da história.
Fiquei meio indignada que em momento nenhum a escola entra em contato com a mãe de Carolina para contar e refletir sobre o que está acontecendo com a filha.
Sobre os posicionamentos da professora, não acredito que foram corretos, influenciando negativamente a relação entre os colegas de classe.
Acho que os japoneses entraram na vida dela no momento certo, ocupando sua mente e dando uma preenchida, na medida do possível, no espaço que o pai deixou em sua vida.
Achei as relações pessoais e amorosas muito reais e a leitura muito fluída.