Histórias que os jornais não contam Moacyr Scliar

Resenhas - Histórias Que os Jornais Não Contam

Isa 01/02/2024

Impressões pessoais sobre as crônicas de Scliar
?Histórias que os jornais não contam? já é de início um título que desperta a curiosidade. Para além de um engenho inaugural do autor, o livro faz jus àquilo que a capa traz, visto que Scliar vale-se de notícias, manchetes e fatos cotidianos para compor suas narrativas tão bem escritas e elaboradas, que certamente vencem pelo arrebatamento de uma crônica e pelo nocaute de uma situação inusitada, extraídas da banalidade do dia a dia ou de grandes acontecimentos pelo mundo e pelo contexto em que se encontra. Scliar inspira-se humoradamente nas experiências vividas para tocar a ficção e para beirar o imaginário. Por vezes expressa em palavras aquilo que somente pensamos quando lemos um jornal e que deixamos armazenado no fundo do pensamento como uma ideia sem nexo. O autor assim nos convida a tornar o ato de pensar algo livre e espontâneo, porque ele explora todas as possibilidades, cria caminhos e até confere um destino inimaginável a uma situação que parece óbvia. Scliar realiza o absurdo com a fluidez de um bom cronista que sabe captar a atenção em palavras breves, eternizando-as na memória de quem lê ou de quem se conecta com fatos corriqueiros cuja criatividade extrapola a razão, o bom senso e ganha a fantasia em um tom mais pessoal. Textos jornalísticos frequentemente têm o propósito de informar e são escritos em terceira pessoa, mas Scliar inova ao transpor tais textos para uma linguagem literária, em que o contato autor-leitor dá-se, e somente pode assim o ser, em primeira pessoa, sem os óbices de uma formalidade jornaleira. Este é um dos contrastes com os quais o autor brinca em seus textos, fazendo da escrita uma fonte de prazer em descobrir o que não se busca, e de compreensão sobre as entrelinhas onde a verdade pode estar escondida.
Ariel 02/02/2024minha estante
Uma das maiores faltas na escrita brasileira nesse século XXI é de bons cronistas.

Quando se lê uma boa crônica lá do passado, fica a impressão de quanto que acabamos perdendo com a falta desses olhares singulares numa vida tão complexa como a que vivemos hoje em nossa sociedade.

É verdade que existem muitas pessoas que escrevem na internet, mas é difícil de achar cronistas que nos façam voltar a olhar a página em outras ocasiões rsrs.

Boa resenha Isadora!

Lena156 07/01/2024

Leitura rápida e criativa
São vários contos com base em notícias de jornais, dando explicações criativas para os acontecimentos cotidiano, por vezes com muita criatividade (toma rumos inesperados), outros recorrendo a fantasia e alguns que não surpreendem mas são legais.
Gostei muito da escrita do autor e muito rápido e fácil de ler.

Isabela.Felizardo 10/11/2023

Histórias que os jornais não contam
é uma proposta bem legal. algumas crônicas eu gostei bastante e me surpreendi relativamente. porém, outras eu lia e pensava "ele realmente escreveu isso?". achei alguns erros de português também, mas tudo bem, nada é perfeito (talvez seja a edição). recomendaria, mas com o aviso de ler aos poucos, se não enjoa muito fácil (tive que ler rapidinho por causa de um vestibular).

Madu Suewertd 17/03/2023

O Mais Louco Que Eu Já Li
Título: Historias Que Os Jornais Não Contam
Autor: Moacyr Scliar
Nota: ???

Eu realmente só li isso pois preciso pri vestibular, porque se não já teria abandonado no primeiro conto.
Quando eu li " Alice no Pais Das Maravilhas " eu achei que o autor era maluco é doido, mas achei um pior que ele.

arthur53 13/02/2023

N sei da onde esse cara tira tanta criatividade

10% vc fica ??
10% vc fica :O
80% indiferentes

mas dps de um tempo fica meio previsivel...

Matheus 03/01/2023

Histórias que os jornais não contam
Scliar fez de sua obra uma perfeita mistura entre a realidade e a ficção, e isso faz com que essas crônicas narradas se tornem tão divertidas de ler.
O livro, embora curto, não deixa a desejar no aspecto de qualidade ?

Maria9877 02/01/2023

Cara, eu li pelo vestibular. Não é um livro chato, sabe? Por ser de vestibular e tal.É interessante o formato dos contos e tal.Mas não é empolgante não. A maioria dos finais dos contos é amargo, tipo triste, sei lá. Mas ok pra um livro de vestibular.

Leticia2256 12/12/2022

As crônicas são muito engraçadas, o humor contido torna a leitura leve e agradável. É cansativo de ler por completo, chega um momento em que a gente fica saturado do gênero mas se lido em partes, uma crônica por dia, fica bem legalzinho.

maria1691 03/06/2022

Leitura extremamente fluida e fácil de acompanhar. Recomendo muito àqueles buscando um livro descontraído.

Ani 13/02/2022

Histórias que os jornais não contam
Histórias que unem a realidade com a ficção. A partir de manchetes reais dos jornais, Moacir Scliar vai a fundo do que está por trás (ou poderia estar, já que é uma ficção) daquela situação. Uma mistura que traz crítica social e política e, claro, uma boa anedota do cotidiano que só o brasileiro sabe ter.

ana.romagnoli 01/07/2021

Risadas, reflexões, críticas e muito mais...
São mais de 50 crônicas compiladas nesse livro de Moacyr Scliar. Cada história provém de uma manchete de jornal e o autor, com todo seu brilhantismo e criatividade, é capaz de criar um novo contexto para elas. Neste livro, pode-se esperar uma leitura dinâmica e simples. Há crônicas cômicas, reflexivas e chocantes. Vale a pena!

Gabriela.Waldelm 23/02/2021

Surpreendeu
Comecei a ler o livro porque era um dos muitos na lista de leitura de uma faculdade que vou prestar vestibular
Comecei a ler achando que ia ser só mais uma leitura chata e maçante
Mas o livro me surpreendeu. Muito fácil de ler, gostoso e rápido
Cada conto diferente um do outro e cada um com uma lição
O livro realmente me deixou presa e com vontade de ler cada vez mais os contos

Beatriz 14/01/2021

Bom para passar o tempo
Histórias leves e de fácil leitura, no entanto, um pouco curtas demais. Todavia, o autor usa de forma muito criativa o assunto das manchetes dos jornais. Caso queira um livro de crônicas leve, esse com certeza é uma opção.

pam.ggs 18/10/2020

Um dos meus livros favoritos!!
Pegar uma notícia de jornal, e imaginar uma história totalmente maluca, história que na verdade, de acordo com o autor "esqueceram de existir".
Embora a grande maioria delas seja cômica e muito irreal, as críticas colocadas entre linhas, ou até mesmo jogadas na cara como na crônica Depois do Carnaval, torna o livro gostoso e divertido de ler, mas impossível de sair sem ficar com aquela sensaçãozinha de ter lido uma crítica sobre nossa atual sociedade.
Recomendadíssimo!

Emi 10/09/2020

Histórias criativas e bizarras.