A Casa da Dor

A Casa da Dor Jo Nesbo

Resenhas - A Casa da Dor

Marlonbsan 03/01/2024

A Casa da Dor
Uma série de assaltos a bancos de Oslo faz com que toda a polícia trabalhe no caso. Fora isso, a vida de Harry Hole vira um caos com os acontecimentos que envolvem o seu passado e presente.

O livro é narrado em terceira pessoa e acompanhamos, basicamente, o que acontece com Harry Hole. A linguagem é simples, mas possui uma certa densidade e infelizmente, muitos erros na tradução.

Ao fugir do eixo Estados Unidos e Inglaterra, os livros de investigação de Jo, onde se passa na Noruega, traz uma visão diferente dos conceitos padrões de livros assim, claro, ainda se utiliza dos plots e algumas viradas na história para trazer o impacto, mas acontece num ritmo mais lento e envolve outras histórias paralelas.

Aqui o foco está em um assalto à banco, o que não é muito comum em livros com detetive, há vários elementos que permitem tentar descobrir quem é o culpado e o papel dos outros personagens na trama. A vida de Harry também tem sua importância e, por conta de uns acontecimentos, creio que seja mais recomendado ler os livros na ordem cronológica mesmo.

Porém, por ter um ritmo mais lento, faz com que a história dê muitas voltas e isso demanda de atenção, há muitos nomes de pessoas citadas, nomes de ruas, cidades em norueguês e que acaba afastando um pouco.

Algo interessante é que a investigação toma rumos até mesmo inesperados e faz com que ela chegue mais próxima ao nosso conhecimento e isso foi bem legal.

No geral, um livro interessante de investigação, com tema diferente e um ritmo próprio, às vezes mais lento e com ênfase nos personagens. Creio que seja uma série boa para quem gosta do assunto.

Leandro423 06/11/2023

Contém possíveis spoliers
Quarto livro da série, dessa vez Harry Hole tem que investigar um assalto a banco que terminou com a morte de uma atendente enquanto que em paralelo, faz um investigação particular da morte de uma ex ficante que pode ter complicações para ele.

O livro é bom, bem escrito, porém alguns trecho como sempre acho dispensáveis, coisas que não são relevantes na história e só serve pra dar mais volume.

Dessa vez não achei nenhuma ponta solta diferente dos três livros anteriores, o que foi demonstrando uma evolução do autor.

O livro como sempre mostra a bela visão que estrangeiros tem do Brasil, onde vc contrata uma assassino de aluguel pegando o número nos classificados, muito sol, praia, drogas e prostitutas. E quando mandam para a justiça brasileira investigar, se limita a dizer que vão ver o que pode fazer.

Vinny Britto 25/01/2018

"Todos perguntam qual é o sentido da vida, mas ninguém pergunta qual é o sentido da morte."
Alguns Spoilers
Agora mais do que nunca estou totalmente convencido de que mesmo cada livro tendo sua própria história central, a série deve ser lida na ordem original de lançamento pois cada livro tem algo relacionado com o que aconteceu no anterior. Aqui logo no início é relembrado superficialmente algumas coisas que aconteceram no 3° livro (Garganta Vermelha), como por exemplo o assassinato de Ellen, fato esse que nós leitores sabemos como aconteceu e o motivo, mas Harry não sabe e ele ainda não digeriu essa tragédia.

Por isso até, ele aceita trabalhar em outro caso com o intuito de reabrir o caso de Ellen e tentar descobrir o que realmente aconteceu e pelo que mostrou no final desse aqui, ele já chegou bem perto.

A cada livro que finalizo dessa série, fica a impressão que o Nesbo não deixa nenhuma ponta solta. O que pensamos que ficou aberto aqui, ele acaba amarrando lá na frente.

Recomendo fortemente aos amantes de um bom suspense policial.

Thiago275 16/01/2023

Mediano
Meu primeiro contato com a escrita de Jo Nesbo foi com O Boneco de Neve. Li em outubro do ano passado e achei simplesmente impecável. Desde então, quis conhecer todos os outros livros do autor.

No finalzinho de 2022, peguei A Casa da Dor, lançado alguns anos antes de O Boneco de Neve. Infelizmente, a experiência aqui não foi a mesma.
O livro também é protagonizado pelo detetive Harry Hole, um policial que tem problemas de alcoolismo e não pode ser considerado um pilar da moral.

Aqui, ele está investigando uma série de roubos a banco que estão acontecendo em Oslo e têm estranhas semelhanças. Nesse meio tempo, uma ex-namorada o convida para jantar e ele, burramente, aceita. No outro dia, ela aparece morta na cama e ele não se lembra de nada da noite anterior devido à amnésia alcoólica.

Em grande parte do livro, ele tenta esconder sua ligação com a moça morta, mas claro que isso não vai ficar oculto durante muito tempo e tudo ainda vai ficar mais complicado quando os envolvidos no assassinato e nos roubos a banco parecem ser os mesmos.

Um dos méritos do Jo Nesbo é escrever histórias policiais intricadas e cheias de elementos. Temos que reconhecer que o autor consegue amarrar tudo. No entanto, ao contrário do Boneco de Neve, aqui a história é um pouco mais confusa e é fácil se perder em alguns momentos.

Do mesmo modo, algumas frases do livro causam um certo estranhamento, mas isso talvez se deva à tradução.

Mesmo assim, quero continuar a ler as histórias desse autor norueguês, cujas histórias se passam em meio à neve da Escandinávia, mas eventualmente podem vir para o calor do Brasil, como aconteceu nesse livro.

@bibliotecafelina 12/04/2021

Abandonando Jo Nesbo!
Jo Nesbo e eu, uma relação que está sendo difícil criar laços.

Fui convidada por uma amiga para ler essa saga do inspetor Harry Hole.
O primeiro livro não me prendeu, vi algumas resenhas e sempre diziam que a escrita do autor melhorava ao longo do tempo, li o segundo e nada.
No terceiro livro, foi amor a cada página, realmente gostei demais de tudo.
Por isso vim para o quarto livro animadíssima, ansiosa pra continuar na mesma levada e não foi assim que me senti, desta forma decidi abandonar a saga (talvez leia futuramente ou talvez não)

Achei que em muitos momentos o autor se perdeu na condução da história, criando enredos mirabolantes e extensos pra enganar o leitor, ficou cansativo demais.
Além de querer alternar entre realidade e sonho em demasia, deixando de surpreender para começar a irritar.
O interessante, ao meu ver, são os livros investigativos te fazerem participar da trama, infelizmente o Jo Nesbo neste livro em alguns momentos inseriu personagens aleatórios sem contexto anterior na história, passando o sentimento de "encher linguiça".
Sendo que a trama real, ficou bem clara com apenas 50% do livro.

Notei vários pontos em aberto, a resolução dos casos aconteceu novamente de forma mirabolante, sem base nas investigações, apenas por instinto e do nada.
E sobre os verdadeiros culpados, foi pouco explorado isso, deu a sensação de resolução do livro rápida para acabar a história.

Estou tentando me desprender de leituras que não estão fluindo e essa será uma delas.
Como uma amiga disse "um personagem bom não salva uma saga inteira"

Alessandro.Aguilera 14/08/2020

Um crime bem elaborado
O 4º Livro da série Harry Hole, Um livro muito bom, com um ritmo lento e aos poucos vai melhorando. Os personagens muito bem construídos e uma história envolvente que vai te prendendo aos poucos. Um assalto a banco seguido de assassinato muito bem amarrado por Jo Nesbo. Vale a pena conhecer esse personagem tão real que poderia ser qualquer policial de hoje, com seus problemas e suas virtudes. Em relação a história, a cada livro Jo Nesbo se aperfeiçoa e nos entrega um Harry Hole mais perspicaz e inteligente.

Gabs 03/03/2022

Jó Nesbø e a evolução em casa livro
No quarto livro da saga, Harry se vê em dois crimes no qual ele precisa ajudar a desvendar.

Gostei do livro, da agilidade no começo (coisa que os outros três, para mim, demorou para engrenar), e os plot twists- bomba atrás de bomba!

Muito legal ver a evolução da escrita do Nesbo do mediano Morcego até aqui!
Vale a leitura!
Wania Cris 03/03/2022minha estante
Aiiiiiiiiiin....!!!! ??????????

Gabs 03/03/2022minha estante
Olha ela achando que é uma Wan Cris ahuhuahuahhuaa

Wania Cris 03/03/2022minha estante
Jamais te diminuiria assim, meu amor. Você é incrível e fico feliz que você esteja gostando da série.

carvalho73 19/08/2023

Sempre me impressiona
Jo Nesbø não é meu autor favorito atoa. Se tem uma coisa que esse querido sabe é me impressionar com o desenvolvimento da história e (mesmo que eu já tivesse certa dúvida) com o culpado no final. Sempre é uma trama bem pensada, trabalhada nos mínimos detalhes pro final ser perfeito. E ainda teve referências brasileiras!!

Fátima Lopes 27/01/2015

Empolgante
Trama complexa e bem elaborada. É interessante ver um autor norueguês citar lugares como Porto Seguro, Arraial d´Ajuda, São Paulo,Terminal do Tietê e Bairro Campo Belo ..

22/04/2022

O melhor livro de harry Hole. Muito bom. A cada livro da série a história fica melhor e mais envolvente. Recomento

Wania Cris 01/03/2021

Maldito Jo Nesbo!
No quarto livro da série Harry Hole encontramos um detetive tentando se reeguer e seguir adiante apesar de tantas perdas já sofridas.

Harry encontrou o que pode vir a ser o amor da sua vida, Rakel, porém ela está longe, na Rússia, lutando pela guarda de seu filho. Harry permanece em Oslo seguindo com sua caçada a assassinos, porém, a apertada agenda do trabalho não impede que o grandalhão encontre tempo para jantar com sua antiga amante, Anna. O que pode da errado, né? Em se tratando de Harry, tudo. O detetive acorda com uma puta ressaca, nada de memória e logo toma conhecimento de que Anna está morta. Ops... aconteceu de novo.

Harry inicia uma busca pela verdade ao mesmo tempo em que tenta descobrir a identidade de um eficientíssimo ladrão de banco que jamais comete erros...

Quem conhece a escrita de Jo Nesbo sabe que ele sempre, SEMPRE, escolhe o caminho mais longo para desvendar um mistério e é exatamente isso que ele faz em Casa da Dor. Um monte de pista falsa, becos sem saídas, informantes desinformados e Harry se dando mal a cada virada de páginas. Um martírio para ele e para os leitores. O safado do Nesbo nos entrega uma solução tão meia boca, tão vagabunda, que a gente logo pensa em dar, no máximo, três estrelas pro livro, mas, os últimos 5% (sim, o feladaputa guarda tudo pros últimos 5%) é tiro, porrada, bomba, dedo no olho e gritaria e tudo, TUDO, se desfaz feito um castelo de areia. O quarto livro, gente, e eu ainda caio feito um patinho...

Com todas as pontas habilmente atadas, todas as questões respondidas, todas as situações esclarecidas, não vou dar cinco estrelas por que? Pois é, não tem como... toma mais uma perfeição, Jo Nesbo, seu puto!

Amante de livros 08/08/2021

A casa da dor
Tentei achar a referência sobre o título no livro, mais não achei. Só era um lugar onde eles viam as câmaras de segurança.

Achei esse livro muito melhor do que o boneco de neve. Harry é muito bom. Não um dos melhores detetives, mas é bom.

O cara enganou direitinho todos, inclusive minha pessoa rsrs

Super recomendo.

Carlos.Magnun 26/02/2023

Jo Nesbo
É o nono livro que leio do autor. Não sigo a "ordem" de publicação! Esse é mais um, para quem gosta do gênero, cheio de mistérios e uma pitada de problemas pessoais de Harry Hole. Uma excelente leitura.

Luan 06/10/2022

Cada vez mais, Jo se confirma como um dos melhores do gênero
Jo Nesbo se tornou, sem muita dificuldade, um dos meus autores favoritos quando o assunto é mistério e suspense. Ele é hoje, tranquilamente, um dos melhores escritores do gênero. Sabe escrever com precisão, veracidade e bem. Tem todos os predicados necessários e entrega o que promete. Em A casa da dor, não foi diferente.

O quarto livro da série Harry Hole, estamos em Oslo. O detetive está envolvido em um caso de assalto a banco com assassinato, que está mobilizando toda a polícia e mexendo com os noruegueses. Ao mesmo tempo, Harry é convidado para sair com uma ex-namorada. No dia seguinte, porém, ele não lembra de muita coisa. O pior está por vir: ela é encontrada morta no apartamento. Ele vai precisar lidar com os dois casos em A casa da dor.

É notável a evolução do autor a cada novo livro. Aqui ele já parece muito com o escritor dos livros mais recentes - sim, infelizmente li fora de ordem. Se consolidou na escrita e entrega uma obra muito bem construída. O melhor de tudo é que Jo Nesbo convence o leitor facilmente. Sem enrolação ou momentos de lentidão, o autor foi certeiro ao criar dois fatos para deixar a história ainda mais ágil

Com isso, ele conseguiu mostrar um livro profundo, bem escrito e bem construído, como poucos conseguem. O domínio da história que Jo tem é notável e invejável. Aqui, é claro, ainda temos algumas conveniências de roteiro e alguns vícios que o autor foi criando, mas nada que atrapalhe o conjunto da obra.

O desfecho me surpreendeu com as revelações em certa intensidade, mas algumas explicações soaram um pouco forçadas. De toda a forma, nada que apague as páginas anteriores. Que venham os próximos.