Contos Brasileiros 1

Contos Brasileiros 1 Graciliano Ramos...

Resenhas - Contos brasileiros I

teasbookstears 05/07/2020

o que falar desses contos que representam vários brasis em diferentes épocas e realidades?
stanislaw ponte preta com seu humor a toda prova em "a velha contrabandista" e os pensamentos de doril em "diálogo da relatividade", de josé j. veiga só tornam a experiência de leitura melhor ainda. além, claro, do grande lima barreto.

Barbara1444 04/06/2020

Divertido
Um livro divertido que pode ser aplicado em sala de aula , para quem é educador ...as histórias estimulam o interesse dos alunos pela leitura.

Ana 31/01/2018

Literalmente, Para Gostar de Ler
Esse é um volume da série Para Gostar de Ler, que gosto bastante, pois
eu li aos 10 anos de idade, e sempre foi um dos meus favoritos.
A série Para Gostar de ler foi uma estratégia muito bem-sucedida no Brasil, e até
hoje ainda existem os exemplares nas escolas e bibliotecas, e muita gente os conhece.
O meu conto favorito é o do papagaio, que tem um final que não sei se é
para rir ou chorar, mas enfim.
Outro conto que gosto bastante é o Preocupações de Uma velhinha, que
conta as reflexões de uma senhora espantada com o mundo moderno e
suas guerras.
Os leitores brasileiros precisam conhecer a rica produção literária de nosso país,
e esses livros são um bom caminho para começar, na minha opinião. Digo isso pois foi através deles que conheci Luiz Vilela, Rubem Braga, entre outros.
Literalmente, é Para Gostar de Ler mesmo.

jota 07/10/2016

Tudo muito bom...
Contos Brasileiros I é, em grande parte, uma bem-humorada seleção de textos de alguns de nossos autores mais conhecidos. Alguns contos são muito engraçados mesmo (três ou quatro parecem verdadeiras anedotas) e se o jovem leitor - a quem de fato o livro se destina - não apreciá-los um pouco então é ruim da cabeça ou doente do pé, não tem jeito.

Gostei praticamente de tudo porém meu conto predileto da coletânea ficou sendo uma história que é mais nostálgica ou sentimental (pois lembra profundamente a infância) do que propriamente cômica. É a do escritor goiano José J. Veiga, A ilha dos gatos pingados, que é sobre a amizade entre meninos, também sobre violência, e que faz parte de seu livro Os Cavalinhos de Platiplanto.

Outros destaques: o clássico de Lima Barreto, O homem que sabia javanês (terceira vez que leio), os dois casos (ou "causos") do personagem Alexandre, contados por Graciliano Ramos (também já havia lido), A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta, Doutor por correspondência, de Marcos Rey e Preocupações de uma velhinha, de Luiz Vilela. Mas os demais também são altamente recomendáveis: é diversão (ou reflexão) na certa. E aí estão todos eles, divididos em quatro temas:

Surpresas:

O homem que sabia javanês - Lima Barreto
Preocupações de uma velhinha - Luiz Vilela
Doutor por correspondência - Marcos Rey
A estranha passageira - Stanislaw Ponte Preta

Lido entre 29/09 e 06/10/2016. Minha avaliação: 4,5.

Eunice.Rocha 13/11/2015

O Começo
Esse foi o livro que fez mergulhar no mundo da leitura. Foi lido por obrigação na época do vestibular , mas durante a leitura despertou em mim um sentimento de quero mais... Contos curtos o que facilita para um iniciante, engraçados outos tristes. Clássico que até hoje é o melhor de todos os que já li, porque tem um gostinho de "o primeiro". Para quem quer começar e "para gostar de ler"... é só se aventurar!

Alex 23/02/2012minha estante
Minha querida não é assim que faz faz uma resenha!

Marina 29/08/2015

o homem que sabia javanês

amy 26/08/2022

Os contos são bons, li um por dia, totalizando duas semanas de leitura, o livro abrange muitos autores, clássicos d contemporâneos.

Gabi 24/01/2023

Eu amei! Não estava esperando metade do que o livro é. Só a introdução de todos os autores já me deixou super interessada com a entrevista de um jeito incrível. Os contos então, te deixam contemplando sobre a vida, com uma linguagem simples e corriqueira.

Gláucia 25/07/2011

Contos Brasileiros 1 - Vários
Seleção de contos dos autores: Ignácio de Loyola Brandão, José J.Veiga, Lima Barreto, Luiz Vilela, Marcos Rey e Stanislaw Ponte Preta, divididos por temas: Surpresas, Dificuldades, Imaginações e Atitudes. Para ler e se divertir.