Teoria Do Medalhão

Machado de Assis

Resenhas - Teoria do Medalhão

Amanda.Souza 05/04/2018

Teoria do Medalhão
O conto Teoria do Medalhão, escrito por Machado de Assis, é um diálogo entre o pai e seu filho, após o jantar comemorativo do jovem, seu progenitor, aproveitando que estavam a sós, cria a "Teoria do Medalhão", ou seja, um meia fazer com que seu filho tenha sucesso e assim dá conselhos como mudanças de hábitos para se se se tornar um homem neutro.

O conto mostra como as pessoas optam pela aparência ao invés de ter sua própria personalidade e assim esse pensamento vai passando de geração em geração de maneira e jeitos diferentes para cada pessoa.

Matheus.Freitas 05/04/2018

TEORIA DO MEDALHAO
Esse conto trabalha conceito muito importante que até hoje é possivel se observar, a forma ironica como foi descrita a necessidade do filho obdecer seu pai mesmo sem ele querer.
Mostrando assim um sentido filosófo e social e várias criticas com pontos de vista distintas.

Louise Priscila C Gomes 2°L 05/04/2018

Este conto trabalha basicamente as mesmas ideias tratadas em ?O Espelho?, com a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social considerada privilegiada. Também encontra paralelo no conto ?O segredo do Bonzo?, onde a propaganda pessoal e a aparência valem muito mais do que a essência. Através da fala absolutamente irônica do pai, entrevê-se a dura crítica de Machado de Assis à sociedade brasileira. De um lado, temos um pai que deseja ver seus ideais frustrados realizados pelo filho; e de outro temos o filho que aceita passivamente todas as imposições do pai, pois é o papel social que cabe ao filho.

Gabriel.Henrique 05/04/2018

Este conto trabalha basicamente as mesmas ideias tratadas em “O Espelho”, com a aniquilação do indivíduo em favor de uma imagem e posição social considerada privilegiada

Glenda 05/04/2018

TEORIA DO MEDALHÃO
É a história de um pai que após um jantar de aniversário de seu filho o chama para conversar. Tratam sobre o futuro do filho e o pai começa a aconselhá-lo que para garantir que o esforço dele durante toda a vida seja recompensado, ele deve além de sua profissão cultivar o “ofício” de medalhão.
O ofício requer uma pessoa que não pense muito, não tenha idéias próprias, que viva para ser popular e chamar a atenção. Esse ofício requer uma pessoa que quer ter o nome lembrado, mas sem muitos esforços, parecendo ser culto, sábio, que agrada a todos, simpático, quando na verdade não é. Para isso não se deve ter idéias que divirjam das demais, ser conivente com a maioria das pessoas, ser tido como necessário em todos lugares, eventos sociais e festas. O pai aconselha-o de diversas formas sobre como não ter idéias próprias, como passear sempre acompanhado, ir em livrarias apenas para contar piadas ou acontecimentos do dia, saber das idéias já pensadas na filosofia e sobre as ciências, mas impedir que algumas dessas idéias influenciem para reflexões ou mudar seu pensamento. É importante apenas ter fama de ser sábio, sem necessariamente o ser.
Enfim, ser um “medalhão” é ser uma figura considerada na cidade, respeitada, querida pela maioria das pessoas. Isto para ser lembrando durante a vida e depois da morte também.

---

Gostei muito do conto, fala de assuntos interessantes, como a ambição do ser humano em só querer riqueza a ponto de deixar de ser quem é, realmente, para se tornar uma pessoa “ burra “ só para agradar a sociedade para se tornar uma pessoa reconhecida, tanto na vida, quanto no pós morte. Burra que digo porque o pai fala para o filho que para ser um medalhão, ele tem que ser uma pessoa que não pense muito, que não tenha idéias próprias, que viva para ser popular, chamar a atenção na sociedade, ou seja, ser uma pessoa manipulada, sem vontades próprias, ser uma outra pessoa, jogar toda a sua essência fora, só para ter seu nome reconhecido na sociedade. Eu gostei muito do conto, ao meu ver, é muito interessante.

Vinicius.Silveira 05/04/2018

teoria do medalhão
Este conto retrata uma conversa entre Janjão, moço de 21 anos que está a uma hora de entrar para a maioridade, e seu pai. Janjão mostra-se passivo e facilmente influenciável pelas ideias de seu pai, neste aspecto pode-se dizer que o jovem é uma metáfora dos cidadãos, enquanto seu pai, da sociedade e suas premissas. O então pai apresenta a ideia de que seu filho deveria tornar-se medalhão, ofício que lhe traria todos os bens da vida sem muito esforço (comodismo) e então ao longo do texto explica por que deve seguir a profissão. Diz que o reconhecimento de um medalhão não vem depressa, mas que apenas com 45 ou 50 anos enxerga-se as consequências, além disso, para isso não precisa ser uma pessoa questionadora ou com destaque intelectual, mas que poderia ser uma pessoa que não pensa ou cria suas próprias opiniões.

Clara.CodeAo 05/04/2018

Teoria do medalhão/Ana Clara Almeida 2L
Este é um conto que se dá entre pai e filho, após o jantar comemorativo de 21 anos deste. Estando os dois a sós, o pai aconselha ao filho tornar-se um Medalhão, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho conseguiria isso, aconselhando-o a mudar seus hábitos e costumes, anulando seus gostos e opiniões pessoais. O filho deveria sempre se manter neutro perante tudo, possuir um vocabulário limitado e conhecer pouco, e sempre preferir um humor mais simples e direto ao invés da ironia, que requeria certo raciocínio e construção imaginativa.

Bruna.Ferreira 05/04/2018

2 J

Fernando.Rafael 04/04/2018

Este conto é um diálogo que se dá entre pai e filho, após o jantar comemorativo de 21 anos deste. Estando os dois a sós, o pai aconselha ao filho tornar-se um Medalhão, ou seja, alguém que conseguiu conquistar riqueza e fama. Ele passa, então, a tecer uma teoria de como o filho conseguiria isso, aconselhando-o a mudar seus hábitos e costumes, anulando seus gostos e opiniões pessoais. O filho deveria sempre se manter neutro perante tudo, possuir um vocabulário limitado e conhecer pouco, e sempre preferir um humor mais simples e direto ao invés da ironia, que requeria certo raciocínio e construção imaginativa. Após muitos outros conselhos, o pai termina a conversa admitindo que suas palavras têm certa semelhança com a obra "O Príncipe", de Maquiavel, e diz para o filho ir dormir.

Gutiérrez 2°C 04/04/2018

Teoria do medalhão
Não gostei achei muito cansativo e pouco interessante. Gostei da crítica social realizada pelo autor.

Michelle Santos 02/04/2018

Joao.Pedro 02/04/2018

Teoria de Medalhão
Essa obra trabalha conceitos muito importantes que até hoje é possível se observar, adorei a forma irônica como foi descrita a necessidade do filho em obedecer seu pai mesmo sem ele querer, esse conto tem características da obra ?o caso da vara? trazendo assim um sentido filósofo e social e inúmeras críticas com pontos de vista distintos.