O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

Marcos.Rodrigues 18/06/2021

A família Walls composta por um pai viciado em bebidas alcoólicas e que possui um caráter selvagem, uma mãe artista e conformada, três irmãos que lutam para sobreviver em plena miséria e fome e um gato jogado pela janela ? (detalhe) ?

Jeannette Walls a narradora dessa incrível história, conta sua vida e de sua família de maneira simples e bastante humilde?

Cresceu mudando de casa em casa, como andarilha, vivendo em cenários mais diversificados e inimagináveis que alguém queira viver... Pra ser mais exato... Em um deserto ?????

Seu sonho e de seu pai era construir o castelo de vidro ?, algo simbólico mas que juntaria toda a família para viverem em uma casa decente e digna da presença deles ?

E foi o que eles buscaram durante todo o livro, eles aventuraram-se em passar a mão na cabeça de guepardos no zoo, ir á caça ao demônio, presentear com as estrelas do céu... Enfim... Era uma família que era livre, sem apego a nada ??

Pensa em uma miséria! Pois eh, eles viviam assim, mesmo sendo livres e desapegados, sempre passavam necessidade a ponto de comer o que ver pela frente (manteiga com açúcar, restos de sanduíche jogado na lata de lixo da cantina, enfim), mas tudo vai mudando a medida que eles vão crescendo. As coisas vão se transformando para todos dessa família e é ai que entra o sentido desse livro ??

Eu classifico esse livro com ???? pois achei que no final do livro, a autora enrolou demais e não ia direto ao ponto, mas a maneira que ela terminou o livro não me desapontou totalmente. O livro traz uma reflexão ? de como devemos ser gratos por tudo o que temos ou que conseguimos até então, pois ficou explícito no livro as necessidades que essa família teve e que nós nunca paramos para refletir sobre nossas atitudes ? temos muita coisa mas mesmo assim ainda reclamamos ????

Pam 08/06/2021

Jeannette Walls conta um pouco sobre a sua vida de forma simples e tocante.
Suas experiência me emocionou de uma forma incrível.

Lucas1429 16/05/2021

O american way of life às avessas
Jeannette Walls é oriunda de uma família disfuncional da década de 60. Sua mãe, Rose Mary, uma artista inveterada e afetada ao simples toque de uma porcelana lascada, é filha de Lily Smith, uma mulher digna de protagonismo em westerns de calção e espingarda quando administrou fazendas desoladoras e o tradicionalismo do meio oeste americano anos antes de Jeannette nascer (homenageada pela neta e sua caneta poderosa em "Cavalos Mal Domados", tão forte quanto Castelo); e seu pai foi Rex Walls, um debandado da Força Aérea, alcoólatra e deferente a um estilo contrário ao idealizado do sonho americano. Seu ninho familiar é excêntrico, ou ainda, não compreendido aos modismos sociais impositivos e culturais. Desse cenário, nasceram as memórias postas neste compilado biográfico mágico. Há magia em apresentar a quem o segura um sobressalente ante a rachadura americana desigual entre seus naturalizados.

Direto de um microcosmo que curava feridas e queimaduras, literais, com a força do pensamento positivo e ao natural, que providenciava habitações e paisagens novas ao mundo em formação dessas crianças a cada desvelo cometido por Rex, e a caracterizar filho, quatro ao total, numa personalidade e perspectivas engrandecedoras particularmente dadas pela educação doméstica, Jeannette sabia quem era seus pais desde o princípio, bons ou ruins não são definições seguras, já que prefere estabelecer a parcialidade de seus genitores. Sua intenção é única em descrever seu passado e o contato geracionais e geográficos atravessados nos EUA pós Guerra e na caricatura impactante de comportamentos antinaturais ao americano básico, ao chafurdado "way of life" propagandeado na sua época de nascença e postergado muitos anos após.

"Castelo" se resume a uma biografia não convencional, e ainda sim parte do gênero: ela abraça seus relatos como marcas indeléveis à autora, mas superada por quase todos os integrantes deste complexo seio maternal/fraternal, e ainda garante uma classificação como obra não ficcional de formação, pois conhecemos Jeannette e seus irmãos por fios de suas vidas e comparado nossa vivência ao dos Walls, entendemos que Rose e Rex são quem são, e ponto. Coube a Jeannette se ajudar integrando sua história às muitas espalhadas fora do senso comum.

Mila.Maluka 14/05/2021

O Castelo do Vidro
Um dos livros mais lindos que já li. Jeannette Walls relata toda sua trajetória desde a infância junto à sua família, onde para cada fato ocorrido existe um final feliz. Incrível a capacidade de superação em todos os problemas que enfrentaram e, cada um deles trazendo mais amor e união. Parabéns Jeannette, à você e toda sua incrível família. Amei seu livro podendo, com ele, participar da sua vida.

Letícia Rinolfi 23/04/2021

Ler como Jeannette vai crescendo e o curso que tudo vai tomando foi uma experiência única para mim
Negligência dos pais, fome, frio, violência de todos os tipos... Lendo, parece uma história de ficção. Mas, é uma autobiografia. E embora seja uma história pesadíssima, é contada de forma leve. Os pontos de vista da J., ao longo da história, contribuem muito com essa leveza também.
Ri, senti raiva, chorei... e o que mais me marcou foi como temos poder para mudar as situações. [Até mesmo quando se está em uma família que tem muito amor, mas, ainda assim, às vezes - para não dizer sempre - escolhe não cuidar de necessidades básicas como alimentação e saúde]

Lyonn 29/03/2021

Pra quem ama biografias talvez funcione
Apesar da história ser bastante atraente, o livro acaba ficando monótono (não pelos fatos), mas do jeito que é contado... Na minha percepção os capítulos muito curtos não dava profundidade em alguns momentos e também ficava parecido com um livro de contos. Dá pra ler tranquilo, mas não é nenhuma leitura imersiva que deixa boquiaberta ou que te deixe pensativo...

Carolina.Magalhaes 19/03/2021

Perfeito
Eu amei este livro!! Recomendo bastante, ele é incrivelmente intenso e a autora me fez pensar em situações que jamais imaginei em estar. E ainda saber que se trata de uma história real deixa as coisas ainda mais intensas. É um livro profundo que me fez aprender muitooo sobre a vida, sobre relações familiares e sobre como as coisas são como são, mas você é capaz de mudá-las.
Recomendo a todas as pessoas, é um livro que todo mundo deveria ler para aprender um pouco sobre gratidão.

chris 19/02/2021

INSPIRADOR
Nessa biografia da autora, nós temos conhecimento de como foi basicamente a sua infância até a vida adulta junta do restante da família Walls. Aqui veremos quanta dificuldade e perrengues cada um passou e como sempre conseguiam resolvê-los ou suportá-los para ter uma vida feliz e satisfeita. Uma família composta de um casal e seus 4 filhos rodando por cidades e estados dos EUA como nômades à procura de sucesso e fortuna com a ajuda do pai, que tem como sonho pricipal, construir um "Castelo de Vidro" para morarem.

Apesar de muitos momentos tristes, precários e lastimáveis entre ambos e durante a jornada, o que mais a autora quer nos dizer é como você consegue alcançar a felicidade mesmo possuindo tão pouco e nos incentivando a trilhar nossos caminhos mesmo que o trajeto seja doloroso, pois no final sempre haverá uma recompensa. Como o próprio livro diz: "Essa é a história de uma família que aprendeu a criar finais felizes". E é exatamente isso que ela quer que façamos também. Simplesmente, uma linda história de independência e superação.

Jef 17/02/2021

Uma dura realidade
Conhecer a infância da autora nos leva a situações intensas, revoltantes, engraçadas e comoventes. E ver como ela superou os obstáculos e buscou melhorar de vida nos faz querer continuar na história. Ótimo livro.

Caroline 29/01/2021

Uma história e tanto
Passado pela visão de uma criança, uma vida difícil torna-se uma aventura. Em meio ao caos e pais negligentes, a autora conta como foi sua infância.

flaviamaria 19/01/2021

Superação.
A família Walls, é uma daquelas famílias que independente de qualquer coisa, eles sonham e encorajam os seus a não somente acreditar, mas também, a correr atrás daquilo que almejam.

Jeannette foi uma garotinha que conseguiu passar por todas essas etapas. Ela sonhou, foi encorajada a ser aquilo que acreditava que deveria ser, já que, "teve" que se tornar adulta tão precocemente e passou por poucas e boas, até finalmente decidir lutar por seus objetivos e por uma vida melhor.

Por diversas vezes, eu me impressionei ao ler o relato na visão de criança de Jeannette, que não fazia tanta idéia da real situação na qual a sua família se encontrava. E, é bem interessante como o modo de pensar dela, vai evoluindo ao decorrer das páginas e as situações vão clareando o seu caminho para tomar decisões importantes para a estória.

Mesmo sendo um livro forte e tocante, não me prendeu o suficiente. A leitura foi ficando cansativa, e, eu demorei bem mais do que o esperado para concluí-la.

Independente de tudo, é uma história de superação bela, na qual nos faz acreditar que nós mesmos podemos correr atrás dos nossos próprios finais felizes.

Jade.Cavalcanti 12/01/2021

Melhor livro ever
Um puta exemplo de superação com uma pitada de bom humor no meio de uma super tragedia, vale a pena!.

Manoela Pontual 01/01/2021

Historia real de uma família totalmente disfuncional
Se essa história fosse ficção já teria a capacidade de nos deixar chocados, mas aqui tudo é real e isso torna a história mais pesada ainda. A autora Jeannette Walls nos conta a história de sua vida com pais disfuncionais e completamente negligentes. A autora passou por todo tipo de dificuldade, tendo que se virar sozinha desde muito pequena para poder sobreviver. Uma vida dura e difícil, passou fome, frio, humilhação e exclusão, não teve os cuidados mais básicos por parte dos pais desajustados pois os mesmos acreditavam em um outro tipo de criação. Confesso que muitas vezes senti raiva desses pais que não tinham o mínimo cuidado com os filhos. O pai era alcóolatra, o que piorava ainda mais a situação. A história é realmente chocante e revoltante. É nessas horas que agradeço muito pela família que tenho. Sobreviver a uma vida como a dela não deve ser nada fácil.
É uma história que vale muito a pena ser lida, intensa e maravilhosa. O filme é tão perfeito quanto o livro, um pouco menos intento, mas uma ótima adaptação.