O castelo de vidro

O castelo de vidro Jeannette Walls

Resenhas - O Castelo de Vidro

LissBella 01/09/2010

Impressionante!
A muito não lia um livro tão leve e tão forte ao mesmo tempo.

Ao ler, me peguei por diversas vezes boquiaberta com o egoísmo dos pais, e outras, com a forma que expressavam amor.

O pai é um sonhador, mas consegue plantar no coração dos filhos a vontade de SER... com todos os defeitos e erros (e olha que foram inúmeros), ainda assim eu admirei esse homem, de sonhos.

Me lembrei muito de como minha própria mãe viveu sua vida, sonhando, sonhando, mas sem ter força para realizá-los.

Embora não tenha vivido nem 1% do que essas crianças viveram, ainda assim em muitos momentos me peguei relendo partes tentando entender, como nós erramos tanto, tentando acertar, ou acertamos, mesmo por hora, tendo errado.

É fantástico! É leitura obrigatória pra quem acha não compreende seus pais.
*Rô Bernas 05/05/2010minha estante
Amei sua resenha...resumiu o livro e seu sentimento em relação a leitura!!!! Bjão

liziane.herberts 04/09/2013minha estante
Ah eu li ele tem uns 3 anos!! esta entre os melhores que já li! imperdível!! bjs

Carmen 23/08/2015minha estante
excelente leitura, me peguei dando boas risadas e em outros momentos lágrimas corriam

Edméia 13/09/2017minha estante
* Quero ler este livro , LissBella ! Obrigada pela resenha ! Gostei ! Um abraço. Boas leituras !

Nina Pina 21/08/2022

Família
O que você faria se encontrasse sua mãe, remexendo lixo no centro de Nova York, morreria de vergonha ou pararia para ajudá-la?
Então, Jeannette ficou envergonhada com essa situação.

A infância e adolescência das crianças não foi nada fácil, seus pais eram extremamente irresponsáveis, o pai era divertido, carismático, mas, ele bebia tanto quanto jogava, e passava dias sem aparecer em casa, não era muito de trabalhar.
Sua mãe uma artista, pintava quadros o dia todo, sem se incomodar em cuidar dos filhos,
vivia em seu mundo de delírios.
Jeannette sofreu um acidente aos três anos, por pura negligência, cozinhando salsichas, que lhe renderam algumas cicatrizes, arrastavam as crianças para todo o lugar, vivendo praticamente como nômades, dormiam em qualquer lugar, suas vidas infantis se resumiam em passar fome, frio intenso, em meio a insetos, moscas, baratas, e ratazanas.
Rex tinha um sonho encontrar ouro, ficar rico, construir um castelo de vidro no deserto.
Isso nunca saiu do papel.

Nadia 18/02/2024

Maravilhoso!
Biografia muito bem escrita, que me causou vários sentimentos devido a negligência, vícios e omissão dos pais, e o quanto as crianças dessa família sofreram. O que me chamou atenção durante toda leitura é como todos da família são inteligentes, desde as crianças que aprendem com muita facilidade, e os pais que tem muitos conhecimentos, porém não fazem bom uso deles.
Achei muito bonito e acolhedor o amor entre os irmãos, e o quanto foi essencial a parceria e os cuidados entre si.

Mila.Maluka 14/05/2021

O Castelo do Vidro
Um dos livros mais lindos que já li. Jeannette Walls relata toda sua trajetória desde a infância junto à sua família, onde para cada fato ocorrido existe um final feliz. Incrível a capacidade de superação em todos os problemas que enfrentaram e, cada um deles trazendo mais amor e união. Parabéns Jeannette, à você e toda sua incrível família. Amei seu livro podendo, com ele, participar da sua vida.

Kinha 10/07/2010

Um dos melhores livros que já li. Você se envolve com as personagens. Sente raiva, compaixao, sofre com as acontecimentos.

Quando você chega ao fim do livro fica feliz em saber que é uma historia real e vê como a vida te ensina muitas coisas e apesar de qualquer coisa que aconteça sempre serve para te deixar mais forte.

chris 19/02/2021

INSPIRADOR
Nessa biografia da autora, nós temos conhecimento de como foi basicamente a sua infância até a vida adulta junta do restante da família Walls. Aqui veremos quanta dificuldade e perrengues cada um passou e como sempre conseguiam resolvê-los ou suportá-los para ter uma vida feliz e satisfeita. Uma família composta de um casal e seus 4 filhos rodando por cidades e estados dos EUA como nômades à procura de sucesso e fortuna com a ajuda do pai, que tem como sonho pricipal, construir um "Castelo de Vidro" para morarem.

Apesar de muitos momentos tristes, precários e lastimáveis entre ambos e durante a jornada, o que mais a autora quer nos dizer é como você consegue alcançar a felicidade mesmo possuindo tão pouco e nos incentivando a trilhar nossos caminhos mesmo que o trajeto seja doloroso, pois no final sempre haverá uma recompensa. Como o próprio livro diz: "Essa é a história de uma família que aprendeu a criar finais felizes". E é exatamente isso que ela quer que façamos também. Simplesmente, uma linda história de independência e superação.

Mari.Vasconcelos 30/06/2021

Surreal
Apesar de Jeannette Walls escrachar com a verdade, ainda achei que ela foi benevolente quando falava do amor dos pais, talvez o amor entorpece ou de fato, enobrece... porque na função de mero leitor, não enxerguei nada além de descaso, pra não dizer desamor.
As vezes não acreditava que o livro era uma biografia, as cenas eram absurdas demais.

Rose Mary e Rex Walls ganhariam fácil o título de piores pais do mundo.

Marcella 08/08/2020

Esse foi o primeiro livro da autora que li. Demorei um pouco para engrenar a leitura pois a falta de cuidados básicos que as crianças passavam me faziam mal.

Amanda 13/03/2020

Li em três dias, leitura bastante fluida e por vezes engraçada. Muito bom.

Michele 09/07/2021

Os cacos que restaram do castelo
Eu fiquei muito indignada vendo toda a negligência e o descaso desses pais pra com seus filhos. Uma coisa é não concordar com a forma que a sociedade se organiza e querer educá-los conforme seus ideais, ou ainda precisar driblar dificuldades e carências que insistem em permanecer mesmo após se esforçarem para supri-las, por terem consciência de suas responsabilidades enquanto pais; outra coisa é permitir que os próprios filhos passem necessidades humanas básicas enquanto há meios de prover isso a eles e apenas escolhem não o fazer.

O livro é bem escrito, as frases que encerram os capítulos são a prova disso, e é um alívio ver que as crianças conseguem um futuro diferente daquilo que lhes foi apresentado durante toda a vida, mas considero essa uma história mais triste do que bela.

Ana Isquierdo 20/03/2023

Superação
É um livro que mostra muitas dificuldades que a autora e sua família passaram na vida? algumas partes te deixam com raiva da família negligente que ela teve. Tenho dificuldade com biografias, mas achei o livro muito bom!

Hugo R 30/10/2009

Vidas de vidro
Um pai ausente, que foje da realidade sustentando um vício terminante, uma mãe egocêntrica, que enxerga a vida pelo prisma de suas satisfações pessoais, e quatro irmãos, que desde cedo aprendem a viver segundo a "lei do mais forte". O Castelo de Vidro é uma boa leitura, apesar de aparentar uma literatura "picotada", que poderia ser melhor desenvolvida, o livro seduz e parece, em certos momentos, próximo do surrealismo ou de uma "suprarrealidade", alternando-se em instantes de turbulência e ordem. Acompanhar os frágeis sonhos, a tensa relação de convivência familiar e a vida das personagens, revela que ao cabo de tudo, o castelo de vidro está ali, em cada coração, ou para nós, em cada página deste livro.

Evy 29/12/2010

Esta é a realidade!
Este livro é uma autobiografia impressionante da jornalista Jeannette Walls desde os seus 3 anos até a idade adulta. A autora vai descrevendo fatos tão chocantes de sua vida que em vários momentos fiquei me perguntando: será que é possível?

Sim, é. Esta é a realidade. O livro nos faz refletir sobre nossas próprias vidas, nossos relacionamentos em família, as circunstâncias que achamos dramáticas e que em relação ao que essa jornalista viveu se torna tão mais aceitável e normal.

O que achei mais impressionante é que apesar dos absurdos e horrores vividos, a autora descreve tudo de forma natural e otmista. Como se os momentos terríveis vividos por ela e sua família ao longo do tempo só tivessem acontecido para torná-los fortes. E com certeza os tornam, pois conseguem sobreviver a todos esses momentos e ainda rir deles. No fim, há uma espécie de final feliz, apesar de tudo.

Jeannette Walls é uma sobrevivente e soube contar sua história de forma a nos manter presos nas páginas do livro. Leitura recomendada!
Ritinha 10/01/2013minha estante
Leitura emocionante com fatos biográficos que marcam e chocam e te fazem refletir sobre a vida...

Thiago 13/03/2020

E eu achando que tinha uma família problemática kkk.

Gab 23/05/2022

Pesado
Nao chorei durante toda a leitura pra no fim lacrimejar com os agradecimentos e dormir com ansiedade. Foram muitos gatilhos. Esse livro é excelente na forma como a Jeannette contou sua história, na forma em como ela e os irmãos superaram suas adversidades, mas é duro demais acreditar na realidade do que estamos lendo. Isso fica pior quando a gente se identifica, foi uma carga pesada pra mim, que bom que no fim fica "tudo" bem.