Fumaça Pura

Fumaça Pura Guillermo Cabrera Infante

Resenhas - Fumaça Pura

regifreitas 01/10/2016

Nota: 3,5/5,0
Esta obra me lembrou bastante, comparativamente, o 'Espelho de Tauromaquia', do Michel Leiris: ambas são obras mestiças entre o ensaio antropológico e ensaio literário; ambas tratando de temas bem difíceis de serem digeridas nos tempos modernos: as touradas e o tabagismo.

Contudo, o livro realmente me surpreendeu, principalmente porque não tinha grandes expectativas em relação a ele. Cabrera Infante conseguiu transformar um tema desinteressante (para mim) em uma obra interessante e até gostosa de ler. Gostei da forma bem humorada como o autor vai relatando as diversas histórias envolvendo o tabaco, sua descoberta e disseminação pelo mundo. Também surpreende o vasto conhecimento cinematográfico do autor, ao fazer referências a diversos filmes e astros do cinema, relacionando-os com o tema. Na segunda parte há breves menções do tabagismo (charutos, cigarros, rapé...) em obras literárias. Curioso e divertido!