Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez




Resenhas - Crônica de uma morte anunciada


818 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


RaquelC_Torres 21/07/2023

?Nunca houve morte mais anunciada.?
O próprio título do livro já nos dá um spoiler do que irá ocorrer, revelando na primeira página quem morrerá e quando isso acontecerá. Santiago Nasar é sentenciado à morte pelos irmãos Vicário, e ao longo da narrativa, vamos compreendendo a motivação por trás dessa decisão irreversível. O livro é repleto de detalhes que envolvem personagens complexos, e, mesmo conhecendo o desfecho, o que realmente nos prende é a forma como essa trama se desenrola.

O aspecto mais intrigante da obra é a incerteza sobre a culpa de Santiago Nasar, pois em nenhum momento fica evidenciado se ele é realmente responsável pelo que lhe é acusado. Apesar dessa questão permeando a história, sua morte parece inevitável, independente da veracidade da acusação.

A trama é construída em torno da morte anunciada, conhecida por todos, exceto pelo alvo principal, e que ninguém consegue (e nem tenta) impedir o assassinato. O autor descreve relações humanas complexas, preconceitos e questões culturais que estão intrínsecas na sociedade retratada.

O livro proporciona uma profunda reflexão sobre como nossa sociedade é influenciada e conduzida pelo trágico. Apesar dos pesares, o desfecho de Santiago Nasar parece, de alguma forma, inescapável.
comentários(0)comente



Mi_ 19/07/2023

Um livro tão misterioso quanto ?Dom Casmurro?, do Machado, digo isto, não pela história em sí, mas pelo enigma que ronda a narrativa, a começar pelo narrador que é desconhecido.
Apesar de ser uma morte anunciada e não esconder do leitor quem são os assassinos e quem irá morrer, Gabo deixa em dúvida se Santiago era de fato o culpado por aquilo que estava sendo acusado.
Uma tragédia que poderia ter sido evitada, se não fosse pela paralisação e falta de empatia de todos ao redor.
comentários(0)comente



spoiler visualizar
comentários(0)comente



Lauracnh 17/07/2023

Livro curtinho e gostoso de ler, ótimo para quem quer começar a ler Gabo. Muito rico em detalhes, você se sente dentro da trama, roendo as unhas com o desenrolar da história quase agonizante acerca do mistério do assassinato. A cada página, um obstáculo diferente. Um verdadeiro quebra-cabeça. Adorei!
comentários(0)comente



Yuri93 17/07/2023

Foi de Vasco
ALGUÉM AVISA ESSE HOMEM!!!

Um retrato da omissão, do machismo e da hipocrisia.

Até que ponto nossa sociedade é inerte para problemas aparentes, mesmo quando essas questões predicariam diretamente o próximo?

O livro conta a história de um homem que como o título já diz, tem sua morte anunciada. Os irmãos assassinos espalham a notícia para diversas pessoas daquela cidade (o que na minha interpretação era um pedido de socorro, no fundo o que mais queriam era que alguém os impedisse), mas ninguém o fez?
comentários(0)comente



Mary360 14/07/2023

A história é curta e rápida. A escrita não é difícil, bom de ler.
O livro narra a morte de Santiago Nasar, a grande discussão dá se entorno da inevitabilidade do destino dessa personagem. Ninguém conseguiu evitar.
Muito interessante, porém achei pesado, tem umas descrições bem visuais e me apertou o coração ??.
comentários(0)comente



Dani 12/07/2023

Uma leitura boa
Gostei bastante, é uma ótima leitura para quem quer conhecer a escrita do autor. Admito, em alguns momentos fiquei confusa, mas nada impossível.
comentários(0)comente



Bela 09/07/2023

Termino querendo ler todos os livros do autor. Incrível como ele nos faz estar presente na cena, em todo contexto. Dá para a gente achar que conhece esses pessoas por encontrá-las todos os dias na saída de casa. É daqueles livros que renova nosso amor pela leitura, pelo menos foi pra mim.
comentários(0)comente



1 livro por mes2 07/07/2023

Tudo começa com o assassinato de Santiago Nasar, pelos gêmeos Vicário.
Ângela Vicário casa-se com o rico e recém-chegado à cidade, Bayardo San Román, que logo descobre a verdade sobre a noiva e a devolve à família. Os irmãos chateados com a situação, prometem vingança ao desafeto que havia desonrado a irmã, o Santiago Nasar.
Todos da pequena cidade sabia da promessa e tentaram avisar à Santiago, mas acabaram não fazendo, seja por esquecimento quando o vira ou por achar que outra pessoa já o avisaria (ou o avisaria).
Toda a trama é o desenrolar da "descoberta da desonra" até o "crime consumado" e muita coisa acontece nesse meio tempo e após também.
Confesso que tardei a terminar a leitura por (na minha visão) ela começar de trás pra frente e achei que não seria interessante, mas me enganei, pois ela é, Gabo descreve tudo com uma riqueza de detalhes, que me senti lá, no momento em que tudo aconteceu.
comentários(0)comente



Dora ð 06/07/2023

Crônica de uma morte anunciada
Não existe morte mais anunciada do que essa, bem como diz no título.

Gabriel Garcia Marquez, como sempre maravilhoso, retrata nessa narrativa como se deu e porquê a morte de Santiago Nasar, que desde o começo do romance parecia ser o único que não sabia que iria morrer naquela manhã mágica.

Foram tantas consciências absurdas retratada nesse livro que nos faz de certa forma querer saber quem é esse narrador misterioso e que papel ele tem nessa tragédia e ao mesmo tempo tentar imaginar o que teria acontecido se essas muitas coincidências tivessem deixado Santiago Nasar saber que iria morrer naquele dia.
comentários(0)comente



Daiana 05/07/2023

A desgraça foi pré anunciada
Mais um livro incrível que leio do Gabriel Garcia Marquez. No começo do livro eu pensei ser apenas uma história simples sobre uma morte. A medida que as páginas vão sendo percorridas, percebo que o buraco é mais embaixo. Mais uma vez entendendo porque tem o Nobel de Literatura. Uma história muito bem construída com referências inclusive do Cem anos de solidão. E com um retorno de um personagem semelhante a do José Arcádio. Amei a narrativa, com certeza vou reler!
comentários(0)comente



nalauras 03/07/2023

Tudo que leio do Gabriel garcia marquez eu me apaixono. Livro super curtinho que já sabemos logo no começo o que vai acontecer, mas que nos prende mesmo assim.
comentários(0)comente



Diovana.Krauchemberg 02/07/2023

Experiência boa
Um livro curto, bom, mas infelizmente não é o tipo de leitura que eu goste de ler.
Parece que a história foi contada no primeiro capítulo e os próximos capítulos só ficavam repetindo os fatos com algumas informações novas.
O livro é bom mas infelizmente não conseguiu me conquistar.
É um livro bom, li para um clube de leitura, mas acredito que se não fosse pelo clube eu não leria.
comentários(0)comente



Bruna 26/06/2023

Algumas pessoas são com certeza abençoadas pelo dom da escrita, Gabo é um desses. Claro que existe o hábito de escrever, treinamentos, sei lá mais o que, mas essa naturalidade da construção, essa conexão do enredo com as palavras são para poucos. Crônica de uma morte anunciada é um livro simples, com um história que pode nem ser tão interessante assim, mas a leitura me parece quase como admirar um quadro no museu. É preciso aproveitar aos poucos, notar os detalhes e as entrelinhas e principalmente, a genialidade de alguém que oferece uma arte ímpar.
comentários(0)comente



Marcela.Schuster 26/06/2023

A morte que foi anunciada
O autor tem o poder da escrita, escreve muito bem, mas para mim, é muito complicado uma história sem muito aprofundamento dos personagens.
Este livro não contém um plot, afinal a morte já estava anunciada e aí acaba sendo uma história monótona.
O que tiro sobre ela é como a sociedade pode ser omissa a certas situações e como isso pode impactar a vida das outras pessoas podendo chegar a morte como no livro.
Não acredito que para mim, será um livro memorável, mas ainda sim entendo o porque ele é um clássico!
comentários(0)comente



818 encontrados | exibindo 151 a 166
11 | 12 | 13 | 14 | 15 | 16 | 17 |


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR