Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Carla.Floores 14/07/2022

Deleitoso e Inquietante
Como é narrado já desde o crime e o desenrolar descreve os fatos envolvidos, minha pergunta foi: quem narra? E quando finalmente descobri aí que o livro me impressionou mais, pela engenhosidade para sair do convencional. A história segue fluida e interessante, sem descrição do aspecto físico dos personagens e bem superficial no quesito psicológico dos mesmos; o que não afeta em nada o entendimento e carisma ou repulsa para com eles. Nessa história, o lugar não tem nome e nem data; o que pontua em mais um aspecto na fuga do convencional. Tornou-se um dos meus favoritos.

alê 02/07/2022

sociedade dorminhoca
a morte (ou uma possível morte) de santiago nasar é anunciada. todos ficam surpresos com este ?anúncio?, todo mundo fica abalado, mas ninguém faz realmente questão de impedir, ninguém impede os gêmeos de mata-lo, agem como se se importassem, mas negligenciam todos os indícios. Mesmo que Pedro e Pablo não quisessem ter carregado o título de assassino, isso era o que todo mundo queria que fizessem, e o que todo mundo dizia ?repudiar?

Marlon.Abel 01/07/2022

NO DIA EM QUE IAM MATÁ-LO, Santiago Nasar levantou-se às 5 e 30 da manhã para esperar o barco em que chegava o bispo. Tinha sonhado que atravessava uma mata de figueiras-bravas, onde caía uma chuva miúda e branda, e por instantes foi feliz no sono, mas ao acordar sentiu-se todo borrado de caca de pássaros. "Sonhava sempre com árvores", disse-me a mãe, Plácida Linero, recordando vinte e sete anos depois os pormenores daquela segunda-feira ingrata. "Na semana anterior tinha sonhado que ia sozinho num avião de papel de estanho que voava sem tropeçar por entre as amendoeiras", disse-me. Tinha uma reputação bastante bem ganha de intérprete certeira dos sonhos alheios, desde que lhos contassem em jejum, mas não descobrira qualquer augúrio aziago nesses dois sonhos do filho, nem nos restantes sonhos com árvores que ele lhe contara nas manhãs que precederam a sua morte.

thainexplicavel 27/06/2022

livro suspeito
sei q é antigo, eu li só pra fazer um trabalho da escola mas meu deus é bizarro como a sociedade era machista e inconveniente antigamente, que loucura

Jacqueline 18/06/2022

Perfeito!
Depois de ser acusado de ter tirado a virgindade da moça de uma família do vilarejo onde morava, Santiago Nasar tem sua morte anunciada por todo o vilarejo pelas mãos dos irmãos da moça.
A história num contexto geral é simples e gostosa de ler. Todo o jogo de palavras, as referências de "Cem anos de solidão" e toda a maluquice que o autor coloca em suas obras com situações fora da realidade deixam o livro magnífico.
Ler qualquer obra dele é sempre um prazer indescritível ?

Félix 16/06/2022

Uma morte mais do que anunciada
O que dizer da minha primeira experiência com Gabo? Eu não esperava nada disso.

A forma como o narrador reconstrói os fatos é incrível. Você sabe que o autor se garante quando ele conta o que vai acontecer bem no começo do livro, ou melhor, no título.

Ao decorrer da história mais intrigado eu ficava, pois teve todas as possibilidades de se evitar esse assassinato e... Bom, aconteceu mesmo assim. Santiago não era nenhum santo, mas justiça não se dá com morte, ainda mais o motivo pelo qual foi assassinado. Só de lembrar eu fico embasbacado.

O fim do livro é muito bom também, são mostradas informações depois de anos do ocorrido. As frases que esse livro possui também são muito boas.

Não sei o motivo do meu 3,5 ?? Numa futura releitura provavelmente terá uma nota ainda melhor.
Dea 17/06/2022minha estante
Gosto muito desse livro. Eu daria 4.5. Eu?rs

Lari Pontes 10/06/2022

Perfeito
Já é a terceira vez que leio é continuou achando fantástico. Para ver como é possível contar a história de uma cidade inteira a partir de apenas um episódio, contando o final antes e ainda assim gerando curiosidade.

sadbroccolitree 09/06/2022

Genial!
Esse foi meu segundo livro do Gabo e foi mais uma experiência maravilhosa. A construção da história é genial e é uma sucessão de desencontros e desavisos tão louca, que só poderia acabar da forma que acabou. Incrível!

completamenteavoada 06/06/2022

Eu tô passada tô chocada
Minha gente, mesmo eu sabendo derna da primeira página que o homem morre, eu ainda fiquei desacreditada no azar dessa criatura e na sonsice do povo da cidade kkkkkk Quem precisa de inimigo quando se tem uns vizinhos iguais do Santiago Nasar, hein?
roses in winter 06/06/2022minha estante
recomenda?

completamenteavoada 06/06/2022minha estante
Super recomendo, Roses! É um livro curto e a narrativa é tipo jornalismo investigativo, fora que é Gabo, né. O desenrolar dos fatos é tão bem construído que a tragédia se transforma em um adorno da história.

Fred Vasconcelos 04/06/2022

Santiago Nasar vai morrer. Isso é anunciado desde o início, desde o título do romance. Isso é um fato. Não podemos fazer nada a respeito. Não há necessidade de tentar salvá-lo, sua morte está anunciada, ainda que caiba a qualquer um tentar impedi-la.
Enquanto todos recuperam o ânimo fortemente enevoado pela enxurrada de álcool que se derramou durante dois dias de festa, Santiago Nasar vai morrer e toda a sua aldeia parece ciente, e mesmo os futuros assassinos de uma noite de bebedeira não se escondem, com suas facas de açougueiro.
Eles decidiram que ele tinha que morrer, mas desejavam que alguém os tivesse parado. Os assassinos de Santiago Nasar tinham se mantido além do aceitável pela honra para não matá-lo.
É acaso ou fatalidade, a morte de um homem depender de uma tradição de honra e uma combinação de circunstâncias infelizes?
Nessa novela repleta de sensações e sentimentos contraditórios, ainda que breve, Gabriel Garcia Marquez nos transporta para um mundo bruto e fascinante. Um mundo colorido, caprichoso mas muito real, sublimado pela admirável imaginação narrativa do ganhador do Prêmio Nobel de Literatura. Talvez seja apenas Gabo expondo as entranhas de sua literatura.

Alexia180 02/06/2022

Finalmente li esse clássico...
O que você faria caso soubesse que alguém vai ser assassinado?
Contaria para a pessoa? Guardaria segredo? Ou acharia que tudo não passa de uma brincadeira?
É sobre isso que se trata esse grande clássico da literatura, nunca houve morte mais anunciada do que a de Santiago Nasar.

Loren Fernandes 01/06/2022

Crônica de Uma Morte Anunciada
O livro narra um assassinato, de forma não linear, construindo pouco a pouco o que aconteceu e os motivos para tal.
É um mistério por meio de narrativas, vai se ajeitando enquanto apresenta relatos de várias testemunhas que presenciaram os acontecimentos.
Apesar do livro ser pequeno, traz muita informação. Assim que apresenta uma nova personagem, fala sobre sua história.
A escrita é típica do autor, não temporal, gradativa e cativante.
Amei a história, fiquei surpresa em como as coisas se desenrolaram para o crime ter acontecido.

Valéria Cristina 31/05/2022

Inacreditável kkk
Com a sua escrita excepcional, Garcia Marques, com humor e leveza, relata como um crime conhecido por todos se realiza sem que ninguém o impeça.
Gabi é sempre imperdível!