Crônica de uma morte anunciada

Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

isabellebessaa 17/10/2023

Mesmo sabendo o que vai acontecer com o protagonista, a história te prende por ser bem escrita e cheia de mistério. O final é dilacerador e quase que poderia ter sido evitado. E eu sou suspeita pois Gabo é um dos meus preferidos. ?

Maria Clara 08/10/2023

Patético...
Sei que é um livro premiado e, lendo as resenhas, 99% das pessoas gostaram. Entretanto, a minha experiência foi péssima!
Não sei se é por conta da tradução, se é porque eu não sou acostumada com a escrita dele ou se é só porque é realmente péssimo.
O autor introduz 5 personagens por página, não explica e, quando achei que o livro iria finalmente acabar, ainda tinha 30 páginas pela frente.
O ponto positivo, que me fez dar 1,5 estrelas, é a crítica social de que todo mundo sabe, mas ninguém faz nada; a fofoca rola solta e ninguém avisa o pobre coitado.

Maurício 06/10/2023

Divertidíssimo!

Uma maneira muito interessante de contar uma história "simples" de um assassinato.

Te prende do início ao fim e, mesmo já sabendo do desfecho desde a primeira página, continuei até o final desejando que o personagem escapasse do seu destino trágico.

Zuca 28/09/2023

Mola propulsora – ou antes ainda, alvo a ser atingido –, a "morte anunciada" do título acaba por fazer da novela mais exercício narrativo do que simples veículo para ficção tradicional: queimada a carta final – o fato "morte", ou o "o quê" – na largada desde a capa, a dificuldade aqui seria tornar os "comos" (personagens e eventos que levam o fato a ser consumado) interessantes o suficiente para sustentarem a ilusão de pé.

À moda de García Márquez, as menos de 200 páginas do livro não dão conta da infinidade de peças que contribuem para a eventual solução do quebra-cabeças (apresentações são feitas literalmente até a última página) e das ainda mais numerosas pontas soltas que teriam levado os envolvidos até ali; mas para muito além da dificuldade de acompanhar o ritmo do autor, Crônica de uma morte anunciada é uma oportunidade única de acesso rápido à um fluxo imaginativo deslumbrante, que mina de uma fonte aparentemente inesgotável.

site: https://sucintandoresenhas.blogspot.com/

Diogo310 27/09/2023

Como sou apaixonado pelo estudo da linguagem, é óbvio que fiquei totalmente fissurado pelas estratégias narrativas. o caráter jornalístico que garcia marquez usa para narrar todo esse rolê absurdo que envolve a morte de santiago é genial e da o ritmo frenético e direto ao ponto que cativa o leitor a querer mais (mesmo que sim, santiago nasar vai morrer e, sim, sabemos quem o matou)

o narrador é uma ótima escolha porque ao mesmo tempo que basicamente documenta tudo que aconteceu, consegue dar um ar emotivo e sensível à situação toda, pois estava presente e carrega a culpa de não ter feito nada para evitar o ocorrido.

bah esse livro e foda demais, o caráter pop jornalístico/documentário se mistura com os elementos de uma cultura latina e isso tudo misturado foi uma combinação do caralhooooooooo, terminamos o livro apaixonado pela mente desse mano... fora as um milhão de dúvidas e peças mal ecaixadas pra deixar com uma pulga atrás da orelha bah mt pica, curti p krl

(nn marquei como spoiler pq tdo que falei a gnt descobre nas primeiras páginas do livro, ent tá tdo bem..)

dia 26/09/2023

Crônica de uma morte anunciada
Crônica de uma morte anunciada é um livro que retrata o dia do falecimento de Santiago Nasar a partir de diversas perspectivas. Desde o início já é anunciado para o leitor que Nasar irá morrer, mesmo assim parece que fiquei na expectativa que algo acontecesse para impedir o acontecimento. O narrador-personagem volta para o povoado, depois de 27 anos, com o intuito de reconstituir o último dia de seu amigo, buscar o que realmente aconteceu e o que motivou a sua morte.

Foi o meu primeiro contato com a escrita de Gabriel García Márquez e eu confesso que gostei muito da escrita e estou curiosa para ler outras obras do autor. Entretanto, acredito que talvez algumas palavras pudessem ser mudadas (de acordo com a tradução e tal).

Temos uma morte que poderia ser impedida, mas nem todos acreditaram que aconteceria, enquanto outros queriam que acontecesse e outros não conseguiram impedi-la. Foi interessante ver a perspectiva de cada um e a discrepância entre alguns pontos de alguns relatos dados ao narrador.
Maria17758 12/10/2023minha estante
também acho que a record peça muito nas traduções dos livros dele!

pirocadeperuca 21/09/2023

?Teve até o cuidado de sacudir com a mão a terra que ficou em suas tripas?.
é um conto breve, tão natural que parece ser história verdadeira. é uma leitura tão boa e fluída que nem se percebe as 100 páginas voando.

Marielle6 18/09/2023

Mds gente...
A sensação de terminar esse livro é tipo: como é que ninguém fez nada??????
Mas o Marquez é sensacional na escrita, outro livro muito, muito bom do autor!

EstAfani.Sandmann 16/09/2023

Gabo sempre incrível
Lá no início é no título a gente sabe que ele morreu. Mas o dom de contar da forma mais incrível uma morte só pode ser louvável em se tratando do Gabo. Maravilhoso

15/09/2023

A grande "reviravolta" do livro é contada ao leitor desde a primeira frase e ainda sim a escrita em formato quase jornalístico conseguiu me prender na história, me peguei entretida nos pormenores da morte mais anunciada que já existiu e seus personagens que poderiam muito bem tê-la impedido, mas não impediram. Enfim, García Márquez é um dos meus autores favoritos por um motivo, o cara é um gênio

Jose 11/09/2023

Comprei esse livrinho despretensiosamente em um sebo em Juiz de Fora e acabei me surpreendendo positivamente. Crônica de uma morte anunciada é um livro do premiado escritor colombiano Gabriel García Márquez, que muitos devem conhecer pelo seu trabalho mais famoso, Cem anos de solidão. Essa edição que tenho em mãos saiu pela Editora Record e a tradução é de Remy Gorga, filho.

A história do livro é contada por um narrador sem nome que está relembrando e procurando detalhes de uma história sórdida ocorrida anos atrás no vilarejo onde morava. Os irmãos Vicário mataram Santiago Nasar, mas o acontecimento se desdobrou de maneira tão estranha e confusa, que o narrador achou necessário recontar a história desde o início, conversando com envolvidos e acessando os registros legais.

O título do livro casa muito bem com a proposta da história: o narrador está relatando uma crônica de uma morte que todos sabiam que iria acontecer, menos a própria vítima. A história é muito bem contada e tem um aspecto provinciano que me agrada muito, daquelas histórias que se passam em cidades pequenas, onde tudo se espalha com facilidade e onde todos conhecem todos. Além disso, é muito agradável ver os detalhes se encaixando no quadro geral.

Embora não seja uma obra de peso como outros escritos de Gabriel García Márquez, ainda sim é uma história muito interessante e divertida que me fez passar muito bem o tempo. Algumas pessoas haviam me dito que esse não era uma das melhores coisas já feita pelos autor e eu concordo, há coisas bem melhores vindo dele, mas continuo achando que este é um trabalho ainda acima da média.

Pilardelatorre 11/09/2023

Livro maravilhoso, que mostra de uma forma poética, clara e muito sensível, a responsabilidade que temos diante das informações que recebemos. Diz sobre o que escolhemos acreditar e como escolhemos agir de acordo com o que nos é mostrado.
Uma morte que poderia ser impedida por diversas pessoas e, mesmo assim, ninguém o fez.

Guilherme.Eisfeld 08/09/2023

O dia final de Santiago Nasar
Um livro que mostra a maestria de um autor e da sua linguagem. O enredo está no título e não há reviravoltas. A morte está consumada desde a primeira linha e mesmo assim quem lê é capturado pela sequência de fatos, da visita do bispo, da negligência de uma população, do descaso das ameaças.
Com uma estrutura jornalística, o último dia de vida de Santiago Nasar é relatado sob diferentes pontos de vista e descrença, e através deste acontecimento ficamos sabendo melhor do funcionamento da sociedade.

Teresa-Costa 03/09/2023

Curso e bem escrito
O autor narra com maestria uma história com tantas coincidências e acasos do destino que se fosse ficção não seria crível. Um exemplo da literatura jornalística do autor.
Camilla246 03/09/2023minha estante
Já quero incluir nas minhas próximas leituras.

MachadiAninha 03/09/2023minha estante
Acabei de ler esse e to BOAQUIABERTA com o final