Crônica de uma morte anunciada Gabriel García Márquez

Resenhas - Crônica de uma morte anunciada

Teresa-Costa 03/09/2023

Curso e bem escrito
O autor narra com maestria uma história com tantas coincidências e acasos do destino que se fosse ficção não seria crível. Um exemplo da literatura jornalística do autor.
Camilla246 03/09/2023minha estante
Já quero incluir nas minhas próximas leituras.

MachadiAninha 03/09/2023minha estante
Acabei de ler esse e to BOAQUIABERTA com o final

Daniel1179 29/08/2023

Crônica de uma morte anunciada
Achei um livro bem interessante. A ideia de já saber o fatídico acontecimento que aguarda o protagonista Santiago Nasar é deveras inteligente. Você, portanto, não se atém à finalidade, mas ao percurso. Santiago Nasar vai morrer. Ele não tem escapatória. Seu destino final é carregado de inseguras indagações: por que o m4tam? por que logo ele? quem o m4ta? Tudo isso expõe o leitor a um desejo incessante de saber, afinal, a provação definitiva pela qual Santiago tem de passar.

O ato de cegar-se dos personagens à tragédia iminente e os valores patriarcais que sustentam atitudes desastrosas e atrocidades tornaram o livro atemporal. Uma obra do século XX que conversa sobre um acontecimento real do século XX, mas que casa muito com a realidade hodierna. Isso é, ao mesmo tempo, lindo e, infelizmente, triste.

O livro é lento em certas partes e, algumas vezes, tende ao prolixo. Períodos e parágrafos que poderiam ser resumidos em diálogos menores, propostas mais simples. Não que isso, realmente, incomode ? mas é um fato a se considerar. Isso, porém, me deixou confuso e fez eu me perder em várias situações da narrativa, desatrelando-me do foco e da reflexão da narração garciana.

Yuri.Nogueira 27/08/2023

Cômico.
É um tipo de livro que não me importaria em reler, reler, reler. A narrativa é simples, ansiolítica e cômica.

Por Garoto 25/08/2023

Alguém vai morrer e você sabe!
É sempre bem complexo pôr sobre a mesa uma trama centralizada numa catástrofe cuja responsabilidade, embora não reivindicada por ninguém, pertence a todos, puramente pela ciência antecipada do que viria a acontecer. Quando há a sugestão de que o "protagonista" fora acusado e morto injustamente, essa complexidade ganha ares de tragédia ainda mais tristes a quem lê.
Esse livro não me soou triste muito menos feliz, no entanto reviver aquele dia a partir das memórias do que viveram ao redor de Santiago Nasar em seu último dia, nos dá a mesma sensação de impotência sentida por algumas personagens da trama, diante da inevitabilidade do que estava por vir, mesmo com a tentativa dos irmãos Vicário - sem sucesso - de terem sua investida interrompida por quem quer que seja.
Este livro produz questionamentos interessantes sobre a extensão que a responsabilidade pessoal adquire quando nos excluímos do dever de fazer o certo, na contramão da consciência de sociedade e humanidade. Vale a pena a leitura, gostei bastante.

site: @por_garoto

Miss Depressed 23/08/2023

Santiago Nesar
História curta que se assemelha à narrativa investigativa, o texto brinca com a suspensão de descrença e introduz o leitor em uma sequência de fatos que são tão absurdos pelo seu nível tragicidade que beira ao cômico, uma história curta, melancólica e muito bem escrita, recomendo a leitura.

melanieteles 22/08/2023

Esse é fácil um dos melhores livros que eu já li. Apesar de já começar a história revelando o fim, a narrativa consegue prender a atenção até a última página. Mais um dos clássicos sensacionais do Gabo.

derkr13g 22/08/2023

Grandíssimo!
- Santiago, meu filho - gritou -, que tens tu?
Santiago Nasar reconheceu-a.
- Mataram-me, menina Wene - disse ele.

Segunda leitura do Garcia Márquez e posso dizer que eu reconheceria um livro dele só pela escrita, isso não quer dizer que seja repetitivo, quero dizer que ele tem uma marca própria nos romances que traz uma sensação de proximidade em todos os aspectos. Recomendadíssimo!!

smt kme 20/08/2023

Simples porém a forma que o autor constrói e conecta as situações o torna deslumbrante
gostei mais do que cem anos de solidão e talvez agora eu leia amor nos tempos de cólera

SimoneSMM 17/08/2023

Os últimos momentos de Santiago Nasar, que são, em realidade, os últimos momentos de todos os anúncios de sua morte, nos levam num crescente de angústia e ansiedade pelas páginas dessa história. Porque quase todos sabiam e nada fizeram, ou quiseram ou puderam fazer. E essa impassibilidade ou impossibilidade cria uma tensão, uma respiração em suspenso, um peso, uma impotência.
Essa história é uma conspiração de eventos fortuitos para a qual a derradeira esperança é perdida quando a mãe, por engano, fecha a única porta de salvação ao filho, que morrerá. O que vem depois já se tornou impossível evitar.

Uma Vida em Cada Livro 09/08/2023

A obra "Crônica de uma morte anunciada" foi publicada originalmente em 1981. Escrita por um dos maiores escritores latinos, Gabriel García Márquez - Gabo - , foi publicada um ano antes do escritor receber o prêmio Nobel de Literatura.
Conta a história do assassinato de Santiago Nassar. É narrado tudo o que aconteceu na pequena cidade nas últimas horas de vida de Santiago.
Todos estão festejando uma enorme festa de casamento, momento em que Nassar e a cidade inteira se diverte, come e bebe incondicionalmente.
Os assassinos de Santiago o esperam na porta de sua casa e o homicídio se dá exatamente no dia em que o bispo passa de navio perto do povoado. A comunidade fica em polvorosa com fatos tão grandiosos de uma só vez: o casamento, a visita do bispo e o crime.

Vale a pena ler. Gabo não ganhou reconhecimento mundial à toa. Sua escrita vai muito além. É muito simbólica a maneira como ele nos faz refletir sobre costumes tradicionais ultrapassados e sobre os conflitos do homem consigo mesmo. Podemos dizer que a obra é mais filosófica do que ficcional.

Mari 04/08/2023

Uma fofoca imensa
Pra quem gosta de fofoca, igual a mim, esse livro é uma eterna fofoca.
Confesso que foi meu primeiro contato com o autor e me surpreendi do quanto eu gostei dessa leitura e do quanto eu achei o texto muito bem relaxante.
É perceptível o desenvolvimento dos personagens do começo ao fim do livro. O autor conseguiu me deixar com um mix de sentimentos diante todos os personagens, que podem parecer fúteis mas são completamente fundamentais pra a construção em torno da narrativa.
O que esse livro me fez lembrar foi a música ?Faroeste Cabloco? do Legião Urbana. E que realmente pode-se notar que é uma crônica de uma morte anunciada.
Confesso, também, que, por causa de alguns desvios de atenção, as figuras de linguagem me deixaram confusa. Nota-se que as figuras de linguagem são o que torna a leitura do livro mais enriquecida deixando, assim, os sentimentos mais bem explicados e os personagens bem mais humanos.
Bom, recomendo muito a leitura!

Lari Guimarães - @lendocomanatureza 01/08/2023

Uma boa leitura, mas nada arrebatador
Esse foi meu primeiro contato com o autor e fiquei surpresa com o estilo da narrativa dele, gostei muito da escrita. Porém, o enredo é bem ok, não gostei do protagonista (olha eu novamente com ranço de personagem) e logo no começo já sabemos o final.

Apesar disso, foi uma leitura que fluiu bem e me deixou com vontade de ler mais obras do autor.

ju 29/07/2023

Crônica de uma morte anunciada
O próprio nome do livro fala a respeito do propósito do mesmo, o narrador do livro imediatamente sentencia: "No dia que matariam, Santiago Nassar levantou-se às 5:30 da manhã". Fatalidade, destino, o absurdo da existência humana. Qual seria o motivo aparente para essa tragédia amunciada que se abateu sobre o Santiago? Diante da escrita genial de Gabriel Garcia Marquez, conhecido também como Gabo, vamos descobrir o desenrolar da história através de testemunhas e situações, vamos presenciar como as peças de encaixam no último dia de vida de Santiago Nassar. Mesmo o livro sendo a respeito de uma tragédia, o Gabo consegue escrever de uma forma poética e que nos prende o livro inteiro, nos fazendo também para refletir sobre diversas situações, fiquei triste com o final, apesar de estar no título, não pude deixar de sentir e claro também ao longo da história a minha empatia pela Ângela Vicário foi aumentando devido as circunstâncias que a personagem passa. Gostaria de ressaltar também que a todo mundo a escrita nos faz sentir o lugar e a cultura, aproveitei para fazer fazer diversas pesquisas sobre a Colômbia e futuramente pretendo ler outros livros do autor, pois esse foi meu primeiro contato.

Manu Donato 29/07/2023

O destino é inevitável tanto para o bem quanto para o mal, foi a principal lição que tirei dessa história.
É fantástico como o autor consegue te envolver tanto na escrita que em vários momentos você sente angústia e revolta com os fatos que ocorrem durante a leitura, com a sensação que se algo tivesse acontecido de modo diferente o desfecho de tudo seria outro.
Mesmo depois de tanto tempo que li pela primeira vez ainda continuo encantada com essa obra incrível.