Os homens que não amavam as mulheres

Os homens que não amavam as mulheres Stieg Larsson

Resenhas - Os Homens Que Não Amavam As Mulheres

Jow 18/05/2012

Superação de Teorias!
Expectativa mais que correspondida. "Os Homens Que Não Amavam as Mulheres" é um livro fantástico, onde superar obstáculos, pessoas, estigmas, e metas é fundamental. Stieg Larsson conseguiu reunir em uma única obra elementos dos mais váriados, para construir a sua trama: Violência Sexual, Abuso Infantil, Preconceitos de Classes, Marchismo, Psicose, Capitalismo, Política, Ética, Sexo, Traumas Juvenis, Amor.

É um livro de rara beleza, muito bem escrito, de fácil assimilação sem usar de artificios pesados, e soluções mirabolantes. É consistente e fiel aos fatos, invoca discussões sociais muito fortes, o preconceito e a marginalização estereótipada de grupos sociais, muito bem representados na personagem Lisbeth Salander. Falando em Lisbeth, ela é ao meu ver, a figura central do livro. Afinal o título é um remetente muito forte a personagem, representante feminina marginalizada por homens de comportamento lascivo. Lisbeth tbm é uma grande representante da juventude atual, complexada com seu corpo anorexo e marcado por tatuagens, de vida fechada e obscura que vive em meio a uma conjuctura virtual, um ser que gosta de aventura, que delimita seus espaços, que faz da droga e do sexo uma fuga para a felicidade. Mesmo com todo esse estigma, Lisbeth Salander evoluiu muito nesse livro, e foi essa evolução o ponto mais marcante do livro pra mim.

Impossivel não falar de Mikael Blomkvist, e sua inteligência apurada. Um sábio reporter, que como tantos é ludubriado mas que consegue dar a volta por cima. É hilário como Larsson, desenvolve a trama sexual de Mikael. Transforma o personagem mais acessivel ao leitor. Gostei do modo de Mikael se comportou ao longo do livro, fazendo descobertas sensatas, racionais, balanceando com dose fortes de emoção. É realmente marcante o embate ético causado pelas descobertas de Mikael, em que ele se vê totalmente rechaçado por seu próprio ego, decidindo o que melhor deve fazer. Larsson mais uma vez está de parabéns por não construir um super-herói.

O mistério em torno do livro é muito bem explorado, deixando o leitor muito curioso. Tem um princípio um pouco monótono, mas que compensa depois de 60 páginas. A construção da Familia Vanger, foi muito bem feita por Larsson, e nos dá uma clara visão de como a obra foi feita com capricho.

Por fim, indíco essa obra por ser um dos melhores livros que eu já li esse ano, que trata de assuntos sociais e de grande repercussão na mídia mundial. Faz grandes críticas ao sistema capitalista e "selvagem" que o mundo se encontra. E como não poderia deixar de ser, é uma trama psicológica de grande força, e que nos desperta a maior curiosidade, que faz com que seja muito dificil para de ler.
Luh Costa 05/10/2010minha estante
O seu entusiasmo me deixou com muita vontade de ler esse livro. Vai pra lista!
Suas resenhas estão ficando cada vez melhores.
xD

Alan Ventura 05/10/2010minha estante
Excelente resenha,a cada livro lido a resenha se torna mais elaborada,quando eu crescer quero ser igual você =) rsrs

†Raimundo† 08/01/2011minha estante
Parabéns sua resenha ficou muito boa!!!!

leo 07/09/2011minha estante
Muitoo bom o livro,recomendo ele...Ë uma histöria q te prende do começo ao fim

Edu 24/10/2011minha estante
Fiquei com vontade de lê-lo.

Tuxa 26/05/2012minha estante
Já estava com vontade de ler. Depois dessa resenha estou começando a ler AGORA!

Nathália 17/07/2012minha estante
Não terminei de ler o livro ainda, só parei hoje porque já estou mais de seis horas sem fazer outra coisa! É incrível como a narrativa prende o leitor. Concordo plenamente que até umas 150 páginas, principalmente por causa da abordagem jornalística e política e dos termos técnicos que dificultam a leitura, requer uma força de vontade pra continuar... mas no momento em que os personagens são explorados e o mistério é investigado a fundo, ainda mais quando começam a abordar a temática do nazismo e da Segunda Guerra Mundial, é impossível largar... a não ser quando nosso corpo, fisicamente, exige hehehehe! Leitura mais que recomendada, daqui a pouco darei continuidade a ela!

Fabio 22/07/2012minha estante
Livro muito bom, resenha muito boa.
Parabéns!!

Juliano Souza 06/08/2012minha estante
Otima resenha, bem feita, parebéns. Recomende outros livros alem da Milenium que gostoud e ler

Rafa 07/09/2012minha estante
Gostei muito de sua resenha e me interessei logo quando vi o livro na loja! Queria saber para qual idade você indicaria o livro, se pudesse:) obrigada desde já;)

Petter 14/11/2012minha estante
Eu tenho, mas não ia ler por causa que achei o início mei monótono, mas depois da resenha mudei de ideia.

Li 06/01/2013minha estante
Adorei o livro e a resenha está ótima!!!

Larissa 04/02/2013minha estante
Realmente o livro é maravilhoso, no início achei difícil de ler, mas conforme fui lendo achei o livro ótimo, superou mesmo as expectativas, agora esperando para começar A menina que brincava com fogo!

Larissa 21/03/2013minha estante
Amei a resenha,me cativo bastante.. aumentou mais ainda minha sede de ler este livro:)

Pugas 05/10/2013minha estante
Muito TOP esta série!!! Vale a pena comprar.

Antônio Carlos 01/05/2021minha estante
Um dos melhores livros que li na vida. Simplesmente maravilhoso. Cinco estrelas fácil. Stieg Larsson é genial e inesquecível.

Nick 12/03/2022minha estante
Esse livro foi deliciosamente prazeroso

Lalis17 21/08/2022minha estante
Nossa! Com esse seu resumo, fiquei anciosa pra ler.

rfalessandra 03/07/2022

Além de mistério, o livro conta a história de personagens complexos e profundos.
É cheio de suspense, a história traz questões sobre as relações sociais e familiares.
A leitura é bem fluída, te prende e faz querer saber mais e o final como acaba a história toda.
É o meu mais novo livro de investigação favorito, recomendo a leitura.

Ps: "A revanche da Millenium" ali foi demais!!
Rute31 03/07/2022minha estante
Adoro esse livro ?

rfalessandra 03/07/2022minha estante
??

Tania 03/07/2022minha estante
A personagem Lisbeth é uma das minhas personagens femininas

Tania 03/07/2022minha estante
Kkkkk....a mensagem foi incompleta: a Lisbeth é uma das minhas personagens femininas preferida, ela é decidida, inteligente e não leva desaforo....adoro!!!!?

Beatriz 10/05/2016

Pontos que eu gostaria de falar sobre
+ Quanto homem repugnante nesse livro.
+ Teve horas que realmente o livro ficou tão chato que eu dormi ao ler.
+ Tenho motivos para crer que o escritor utilizou toda a cota de criatividade e desenvolvimento psíquico com Lisbeth. Fazendo ela o destaque master desse livro.
+ Teve horas que eu quase gritava, "EU NÃO TO NEM AI PRO MICKAEL ME DE LISBETH".
+ O final foi muito previsível, eu saquei já na 1 parte o que ia acontecer mais ou menos.
+ Mas acredito que o livro não é de mistério ou policial. É mais uma critica a sociedade que maltrata as mulheres, e como elas ainda são muito indefesas na sociedade.
+Teve momentos de puro nojo e agonia, por eu ser mulher. Homens provavelmente não passarão por isso.
Lay 26/08/2018minha estante
Eu comprei os três livros, e estava super empolgada pra ler. Mas, nossa. Não deu, li o primeiro quase todo, e senti as mesmas coisas que vc descreveu. Acabei trocando os livros no sebo.

-Koraline 03/03/2024

Eu peguei esse livro com a sensação que iria ficar entediada e que não iria gostar a ponto de justificar a fama. Mas estava errada. Desde que terminei Coração de Nanquim me peguei louca para ler um suspense que fizesse eu me sentir envolvida também nas vidas pessoais das perosnagens. Essa questão não é tão bem feita quanto a Robin e o Cormoron, mas gostei muito. Primeiramente, o que mais intriga é o título, e é apenas no último terço que realmente é justificado, e a trama é tão envolvente quanto aterrorizante, especialmente para mulheres, afinal, nós temos medos e receios que os homens não têm. Pela primeira vez vou dizer que o final foi mais longo do que o necessário, até por que, o que é trabalhado nele mal é mencionado durante boa parte da história. Mas é um ótimo livro, senti que as questões de brutalidade não tinham o propósito de chocar o leitor, mas sim narrativo, para fazer com que o leitor entendesse muitas motivações das personagens, e com certexa os próximos dois (sei que o autor lançou mais três há pouco tempo, mas a nota está tão baixa que não acho que vai valer a pena).

Michela Wakami 05/10/2023

Muito ruim
Que leitura difícil!
Pensei em abandonar esse livro, várias vezes, e acho que deveria ter feito.

Não me apeguei a nenhum personagem, achei a história chata, com vários furos e com um desfecho muito previsível (Harriet).
Fora a forçação de barra e as incongruências intermináveis.

O livro contém estupros, muito descritivos, com uma violência aterrorizante (sadismo) e incesto.

Eu realmente terminei o livro, decidida a não continuar a série.
Esse livro me causou muito desconforto em vários sentidos, fora as irritações.
Muitas páginas desnecessárias com muito blá blá blá.
Gleidson 05/10/2023minha estante
Bom ler o seu relato! Na época que li gostei muito! Na época eu era muito fã do Harlan Coben (hj em dia não consigo mais ler os livros dele), portanto não sei como seria minha visão hj sobre essa trilogia Millenium.

Michela Wakami 05/10/2023minha estante
Harlan Coben, poucos livros dele eu gostei a maioria achei mediano ou ruim.
Então desisti dos livros dele.

Você teria que reler para descobrir.?

Gleidson 05/10/2023minha estante
Acho que deixar pra lá essa releitura, Michela. ?

?????

Jefte.Arcanjo 05/10/2023minha estante
Estava na minha lista de próximas leituras. Agora estou meio que decidido a não ler tbm kkk

Michela Wakami 05/10/2023minha estante
Duro que os livros dessa serie são uns calhamaços, ler e não gostar, nos trás uma sensação maior de desperdício de tempo.

Vanessa.Castilhos 05/10/2023minha estante
Pena que foi uma experiência ruim p vc, Mi... Eu adorei essa série! ? Gosto dessa parte investigativa policial e de mistério. Ainda não li Harlan Coben, mas quero ler.

Marisa 05/10/2023minha estante
Na verdade eu gostei somente do primeiro livro. Os demais achei chatinhos.

Michela Wakami 05/10/2023minha estante
Van, os livros são assim mesmo, funcionam de maneira diferente para as pessoas.
E realmente esse livro não me agradou e me fez muito mal.?

Rogéria Martins 05/10/2023minha estante
Ai, amiga, que pena saber que esse livro te deixou tão desconfortável assim.
Um absurdo sem fim todas essas coisas que você pontuou na resenha... Fiquei me sentindo mal só de ler o que você teve o maior cuidado para dizer, imagina esse livro/a série. Misericórdia! ?

???????

Tay 06/10/2023minha estante
Eu sempre quis saber sobre este livro! Foi muito bom ler a sua experiência...?

Jessica M. 06/10/2023minha estante
Eu já assisti ao filme e não gostei muito (gostei mais do último da série do filme). Nunca li os livros. E depois de Outlander estou fugindo de livros com essa temática! Bom saber!

Marisa 06/10/2023minha estante
Verdade. Talvez eu também tivesse outra visão desta leitura, caso lesse hoje.

Marisa 06/10/2023minha estante
Quanto ao Harlan, estou com a MIchela, não gostei de todos que li. O meu preferido de todos os tempos foi o Sidney Sheldon. Adorei todos os livros dele. Isso enquanto ele era vivo e somente ele escrevia.

Marisa 06/10/2023minha estante
Hoje temos outros muito bons tb.

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
Marisa, eu nunca li Sidney Sheldon, mas pretendo.

Michela Wakami 06/10/2023minha estante
Sim, temos muitas opções.

Kemuel.Joo 23/05/2020

Os homens que não amavam as mulheres é um livro eletrizante, eu não conseguia parar de ler. Os mistérios são muito bem fundamentados, as discussões são tridimensionais e os personagens, igualmente, profundos. Enfim, é difícil de descrever a grandiosidade dessa narrativa. Se vocês querem uma dica: Larguem tudo que estão fazendo e vão ler esse livro.
micaela 23/05/2020minha estante
Os outros dois volumes só melhoram :)

Filino 23/05/2020minha estante
Muito bom! Esse primeiro volume deixa um gosto de "quero mais"...!

Deise 21/01/2022

Fod@!
No começo não estava entendendo nada e achei lento. Mas estava lento por ter vários detalhes, o autor é bem detalhista e isso acabou deixando a leitura mais lenta. Contudo, isso não significa que seja algo ruim, eu gosto de detalhes e isso não me incomodou. Não acho justo diminuir a nota de um livro só pq o início é lento, pq com certeza o restante compensa muito. Quem não gosta de história muito descritiva eu não recomendo. Mas para quem gosta, assim como eu, com certeza vai ser um dos melhores suspense investigativo da vida. Lisbeth sem dúvida foi a melhor personagem, ela é muito fod@ e inteligente. Mikael me cativou muito. O plot foi incrível, tudo teve sua conexão. Não teve pontas soltas (pelo menos no meu ponto de vista). Me diverti muito, apesar de ter vários gatilhos bem PESADOS. Esse livro valeu cada centavo. Recomendo muito para quem gosta do gênero! 5? e favoritado ?.
Alan kleber 21/01/2022minha estante
Essa série levou os thrillers nórdicos ao mundo. Tem dois excelentes. O Olho de Eva e Branca de Neve tem que morrer.

Well 18/10/2022

Um suspense incrivelmente bem escrito. É maravilhoso!
Devido ao tamanho calhamaço do livro, suspeitei que seria um início lento. E realmente eu não estava errado, a primeira parte do livro, serve como uma introdução. Toda a descrição de personagens e momentos foi necessário para o desenrolar da história! Virei fã do autor logo nesse primeiro livro, a escrita dele é maravilhosa, e muito gostosa de ler.
As personagens principais dessa história são: Lisbeth, uma super hacker e Mikael Blomkvist, um jornalista investigativo, e que é editor da revista Millennium. Entretanto, nesse primeiro livro, iremos nos embrear em uma história dentro de outras histórias. Apesar de toda confusão que está acontecendo na vida de Mikael, ele foi contratado por Henrik Vanger, para trabalhar em um tipo de investigação. Harriet Vanger desapareceu há 40 anos, e não deixou nenhum rastro. Henrik, seu tio, é obcecado a respeito do paradeiro de Harriet.
A família Vanger é riquíssima. É das famílias mais poderosas da Suécia e seus negócios são muito bem-sucedidos. Porém, Henrik acredita que um de seus familiares é responsável pelo desaparecimento de Harriet. E isso provavelmente, como certamente, irá gerar uma espécie de bagunça na vida dos Vangers, que são tão reservados. Como Mikael está um tanto desmoralizado em Estocolmo, decide entrar de cabeça nessa espécie de reportagem investigativa. Onde muitos podres poderão vir à tona. Onde sua vida, poderá deixar de ser somente de sua própria conta.
Já Lisbeth, além de uma hacker muito boa, também trabalha como investigadora particular. Mas, praticamente ninguém sabe dos seus dotes. Ela é um prodígio. Sua história de vida é bastante confusa, triste e traumática. Se tornou uma mulher reservada e perigosa. Todavia, sua forma de se vestir, de se portar, e seu físico, fazem com que as demais pessoas não deem praticamente nada por ela. Não confia em ninguém, muito menos na polícia. E é meio justiceira. Gosta de resolver os problemas com as próprias mãos. É umas das melhores personagens feminina que já conheci no mundo da literatura.
A princípio essa investigação que parecia totalmente sem sentido. Mas o velho Vanger tinha lá seus motivos para acreditar que o caso poderia ter um fim promissor. E investe nessa dupla bastante peculiar, a fim de poder descansar finalmente a respeito do paradeiro de sua sobrinha. Existem evidências que vão sendo descobertas, desenterradas? Bem como, alguém não quer que esses fatos cheguem à tona.
Esse livro contém vários cenários, diversos personagens, e tramas paralelas que se unem perfeitamente no fim dos fatos. Você não ficará sem respostas.
História impecavelmente bem escrita, em terceira pessoa e extremamente empolgante, além de viciante. Leitura mais do que recomendada para quem é fã do gênero suspense.
Jonatas 04/11/2022minha estante
Essa trilogia é fantástica! Pena que o cara morreu e ficamos órfãos de novos livros. Não vi ainda o 4 livro que lançaram por outro autor "autorizado"... É aquele receio de abrir e estragar a boa impressão dos livros anteriores

Well 04/11/2022minha estante
Sim. Gostei bastante também. Logo que eu adquirir os outros dois. Irei ler. Verdade né. Era uma saga de 10 livros. Também tenho medo. Além do mais que é super criticado né.

Jonatas 05/11/2022minha estante
Pode mandar bala nos próximos 2 e que o nível é o mesmo e até maior que o primeiro livro

Well 05/11/2022minha estante
Muito obrigado viu. Irei sem medo

Victor 29/01/2021

Um dos melhores livros de investigação que li recentemente.
Eu tinha visto o filme uma vez sem compromisso e gostei muito (Versão original Sueca). Então resolvi ler o livro mesmo sabendo o que acontece.
Mesmo sem muita expectativa por já saber o que acontece o livro surpreende muito. Cada página você fica preso e querendo saber o que vai acontecer.
Os personagens principais que são Mikael Blomkvist e Lisbeth Salander são contados de uma forma muito boa sem precisar se arrastar muito, e consegue nos fazer gostar de ambos, fora os antagonistas que fazem parte do livro principalmente os membros da Família Vanger.
É um livro que eu recomendo muito pois é uma leitura ótima , sem partes arrastadas e te prende a cada página, e contada de forma genial.
book.joys por Joyce Urbano 29/01/2021minha estante
aiiiii, amo essa trilogia!!

Junomundi 29/01/2021minha estante
Eu amo ??

Victor 29/01/2021minha estante
Pois é esse primeiro já foi ótimo espero os os próximos sejam assim

Junomundi 29/01/2021minha estante
Eu quase caí no chão com o segundo, prepare-se

Victor 29/01/2021minha estante
Junomundi - Sendo sincero eu tive receio dos outros não serem tão bons quanto... Mas agora que falou tou animado kkkk

Junomundi 30/01/2021minha estante
Victor prepare-se você não sabe o que está por vir KKKK

Victor 31/01/2021minha estante
Kkkkkkkk já tou animado e ansioso

allykavi 09/09/2021minha estante
Amoooo esse livrooo

Victor 09/09/2021minha estante
Esse livro é muito bom mesmo Allyka

Mari 08/11/2021minha estante
Caraaaa eu li e é um dos meus livros favoritos ?? nunca vi o filme nem li o segundo com medo de estragar a experiência mas a história é simplesmente incrível e bem escrita mesmo

allykavi 08/11/2021minha estante
Mari veja o filme o americano que eu vi é uma representação bacana do filme, não lembro se ficou alguns detalhes de fora, mas o filme e muito bom, há separa umas boas horas pq o filme é gigante

Mari 08/11/2021minha estante
É o filme que tem na Netflix se não me engano?

Victor 08/11/2021minha estante
Tem um filme Sueco tbm que eu particularmente acho melhor

Andre.Carlesso 30/08/2020

Super detalhado e de tirar o fôlego
O primeiro livro da saga Millennium traz a história de um jornalista sueco, Mikael, processado por difamação. Uma hacker e investigadora rebelde, Lisabeth. E uma família milionária que lidou com o desperecimento de uma de suas herdeiras, Harriet.

Mikael é contrato por Henrik Vanger para tentar solucionar o desaparecimento de sua sobrinha, Harriet. O magnata desconfia que um dos membros da sua própria família tirou a vida de sua amada Harriet. É nesse contexto que com a ajuda de Lisabeth o protagonista se envolve em um mistério de tirar o fôlego. Cheio de corrupção, romance e viradas de mesa em cada página do livro.

A história é muito bem detalhada, mas prende a atenção do leitor com seus detalhes e com o mistério do enredo do livro. Acredito que o autor poderia ter criado uma conexão melhor entre os leitores e os personagens da saga, fora isso o livro é incrível. (Quem não gosta de muitos detalhes vai acabar ficando entediado com o livro).

Simplesmente não consegui parar de ler até saber o desfecho do livro

Guxta 22/01/2022

Belo livro
Belo livro. Dois personagens muito bem construídos. Ótima trama. Conclusão não tão satisfatória - para mim. Algumas páginas desnecessárias - Início e fim.

Conclusão: sem sombra de dúvida deve ser lido. Principalmente para quem não assistiu o filme. Eu assisti a versão original - sueca - e pretendo ir atrás da versão norte-americana. Um livro forte que trata, principalmente, da violência contra a mulher e de crime empresarial, investigação jornalística, crise familiar e transtornos psicológicos e sociais.

Tarsila 05/04/2010

Etapas
O livro pode ser dividido em quatro partes:

1º- Tédio...te faz perder a vontade de viver

2º- Legal...no final da metade do livro é que a história fica muito boa e surpreendente

3º- O final é broxante

4º- É nessa hora que você taca fogo no livro
Italo 13/04/2010minha estante
Gostei da sua resenha,mas nao concordo com que a resenha diz.O começo é meio chato,mas o final foi um desfeixo incrivel e todo livro devia começar em forma de gradaçã,é bem mais excitante!

Ana 22/05/2010minha estante
Tarsila, vc foi boazinha: nem falou dos erros de tradução, da revisão inexistente e das descrições toscas sobre computadores. Se o autor queria uma personagem hacker que soasse verossímil, devia ter pesquisado mais ..

ThaísLR 06/12/2010minha estante
Honestamente, não achei o final nem um pouco surpreendente. Talvez por ter lido Agatha Christie a minha dolescência inteira, para mim o final foi algo como: ah... era exatamente quem eu pensava... que chato... descrições intermináveis e desnecessárias com detalhes que nada acrescentam para o desenrolar da trama, volência gratuita e desenvolvimento psicológico pouco convincente das personagens... O verdadeiro mistério é o por quê do sucesso dessa triologia.

Charlie 19/01/2011minha estante
Sim, concordo com TUDO. Pra quem já leu Agatha, Stieg parece um pedinte. haha

Junior 05/07/2011minha estante
Ana, concordo plenamente com isso: "descrições toscas sobre computadores". Chega a ser até um tanto constrangedor mas não compromete o geral.

Carol 05/10/2011minha estante
eu tb gosto de agatha hahahaha pelo que vc escreveu ja vi que não vo gostar

Kathlyn 07/01/2012minha estante
Adorei sua resenha. Descreve bem como é chato ler esse livro. 522 paginas massantes, que 85% do que é narrado são coisas TOTALMENTE desnecessárias na história, que pela sinopse deveria ser o tal sumiço da Harriet. Enfim.. livro desinteressante.

Silvestre 29/01/2012minha estante
Concordo com o seu tópico. Parei o livro, iniciei outro e só finalizei porque quero assistir aos dois filmes: Sueco e Americano.

Bem, pra mim a trama foi previsível em tantos níveis. Qualquer pessoa que já leu Agatha ou assistiu séries policiais, mata toda as GRANDES revelações que a trama apresenta.

No final, pra mim, foi muito barulho por nada.

Felipe 15/03/2012minha estante
Concordo plenamente!!!

Emanuelle 04/04/2012minha estante
Eu comecei a lê-lo e não consegui terminar. Entediante é pouco.

Elisa 02/05/2012minha estante
Esse livro é perfeito.

Rafael Bach 24/09/2012minha estante
Hehe! Muito Bom!

Rodrigo 21/04/2021

Espetacular
Essa série é fabulosa. Não há nada a dizer que não seja: espetacular. Se você ainda não leu, leia! Vai valer a pena!
Carol - carollivros 22/04/2021minha estante
Li após assistir o filme. Muito bom mesmo!

Josimar18 10/02/2024

Mikael e Lisbeth
Que livro bom, que faz a gente não querer parar de ler. Que história e personagens ótimos que faz a gente querer saber como a história vai terminar, mesmo sabendo pois já tinha visto o filme. Sem dúvida o melhor livro que li nos últimos tempos.

Ana Be 14/08/2020

Enredo excelente, trama envolvente e personagens únicos. Recomendo muito a leitura, uma das melhores feita nesse ano.