As regras da arte

As regras da arte Pierre Bourdieu




Resenhas - As regras da arte


1 encontrados | exibindo 1 a 1


Romeu Felix 18/02/2023

Fiz o fichamento sobre esta obra, a quem interessar:
Referência Bibliográfica:
BOURDIEU, Pierre. As regras da arte: Gênese e estrutura do campo literário. São Paulo: Companhia da Letras, 1996.

Resumo:
O livro "As Regras da Arte" de Pierre Bourdieu trata da análise do campo literário e a produção artística. O autor descreve os principais atores, instituições e práticas que influenciam na produção cultural, enfatizando a importância das relações de poder e a luta pelo reconhecimento. Bourdieu argumenta que o campo literário é um sistema autônomo, com regras próprias, que definem o que é considerado arte e quem pode participar deste universo. A obra aborda ainda a dinâmica de consagração das obras e dos autores, a relação entre mercado e arte e a disputa pelo capital simbólico.

Fichamento:
O livro "As Regras da Arte" de Pierre Bourdieu é uma análise sociológica da produção literária e do campo literário. O autor parte do pressuposto de que a literatura não é apenas uma prática artística, mas também uma atividade social, que envolve relações de poder, disputas e estratégias de legitimação. Bourdieu define o campo literário como um sistema autônomo, com suas próprias regras, valores e atores, que lutam pelo reconhecimento e pela posição de destaque.

O livro é dividido em três partes. Na primeira, Bourdieu apresenta a ideia de campo e a importância das relações de poder. Ele argumenta que a produção literária é influenciada por uma série de fatores, como a escolarização, as relações sociais e o mercado, que moldam o campo literário e definem o que é considerado arte. Na segunda parte, o autor se concentra na dinâmica de consagração das obras e dos autores, mostrando como os prêmios, críticas e editoras são importantes para a legitimação do trabalho. Na terceira e última parte, Bourdieu discute a relação entre mercado e arte, mostrando como a disputa pelo capital simbólico afeta o campo literário e como os autores e editores negociam essa relação.

Ao longo do livro, Bourdieu usa exemplos concretos para ilustrar suas ideias, mostrando como as relações de poder afetam a produção literária. Ele também enfatiza a importância das estratégias dos autores e editores, que buscam o reconhecimento e o sucesso, muitas vezes às custas da qualidade artística. O autor mostra ainda como o campo literário é afetado pelas mudanças históricas, como a globalização e a popularização da cultura de massa.

Bourdieu oferece uma perspectiva sociológica inovadora sobre a produção literária e as regras que regem o campo literário. Seu livro é uma contribuição importante para a compreensão da arte como um fenômeno social e pode ser útil não apenas para estudiosos de sociologia, mas também para aqueles que se interessam por literatura e cultura em geral.
Por: Romeu Felix Menin Junior.
comentários(0)comente



1 encontrados | exibindo 1 a 1


Utilizamos cookies e tecnologia para aprimorar sua experiência de navegação de acordo com a Política de Privacidade. ACEITAR