A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Dora ð 26/03/2024

A Cor Púrpura
Não sei por onde começar a opinar sobre esse livro. Ele é tão adorável, tão bonito, mas tão triste e comovente e reflete tanta coisa na sociedade. Essa leitura significou muito pra mim.

A narrativa gira em torno de duas irmãs, duas mulheres negras, que são separadas ainda jovens e passam por provações e abusos totalmente diferentes, mas ainda assim a conexão entre elas não se quebra. Elas vivem amores, dores e mudanças em suas vidas que é cativante acompanhar, o que me fez aprender que nem tudo é pra sempre na vida.

Livro belíssimo e real demais, super recomendo!

Bruno236 25/03/2024

Só porque eu amo ela, num tira nenhum dos direito que ela tem.
Tem vez que eu morro de raiva dela. Sinto queeu bem pudia arrancar os cabelo da cabeça dela. Mas aí penso, a Shug tem direito de viver também. Ela tem o direito de ver o mundo em qualquer companhia que ela escolher. Só porque eu amo ela, num tira nenhum dos direito que ela tem.

Kélita Lourrany 24/03/2024

No início eu fiquei muito enojada com as descrições da Celie, eu vi todo horror que ela passava e toda sua inocência e pureza permanecendo.

É triste ver que essa pureza e inocência são arrancadas dela. Os abusos e todo sofrimento que ela tinha que suportar.

Gostei muito da união das mulheres nesse livro, apesar dos desentendimentos em alguns momentos, elas sempre se apoiavam. É um livro bem a frente do seu tempo.

Emanuele.Jully 23/03/2024

Ótimo livro, de grande sensibilidade, não dou uma nota maior pq as vezes a narrativa, principalmente das cartas, ficou cansativa. Mas no geral, recomendo a leitura, super necessária

anin. 21/03/2024

Potência
Alice Walker tem uma força gravitacional própria, que te envolve e te puxa quase que fisicamente.
Digo fisicamente porque quando avalio um livro reservo uma estrela especificamente para as obras viscerais, que conseguem despertar sensações físicas.
Não é um livro fácil de digerir, na verdade ele desce como uma pedra no estômago. Ao mesmo tempo que retrata uma realidade cheia de opressões e escancara privilégios é arte e é lindo.

A Cor Púrpura tem diálogos muito preciosos que vou guardar no meu coração.

Beatriz.Alves 21/03/2024

A cor púrpura - Alice Walker
Livro lindo,apesar da temática grotesca, horrenda e repugnante.Vale a pena ler e refletir sobre uma realidade triste do passado e que se repete no presente ainda.

JeftA0 21/03/2024

Diferente
Estou começando agora a ampliar minhas leituras, pra variados tipos de escritas e épocas
Dessa vez foi uma escrita em cartas
E época de escravidão, e muuuito preconceito com negros
Me senti como na visão da escrava mesmo, foi muito imersivo
Wow

gabriisza 20/03/2024

Tinha achado meio confuso no começo, mas fiquei curiosa pra sobre o livro e continuei. Vai tudo se desenrolando no decorrer na história. É livro muito triste e forte desde o começo ao fim.

Jojo 20/03/2024

Uma história com uma carga pesada que aborda assuntos sensíveis, como: racismo, violência doméstica/sexual e machismo. A leitura se desenvolve de forma angustiante com alguns pontos agridoce. O livro é ambientado no sul dos Estados Unidos dentre os anos 1900 e 1940. A narrativa é feita em primeira pessoa em formato de cartas, escrita por Celie, uma mulher negra, pobre e semianalfabeta. Celie escreve suas cartas para Deus como desabafo sobre seus abusos e violência sofridos.
Acompanhamos a profundidade de cada personagens e seus conflitos internos e externos, a constante luta intensa as problemáticas e a mudança de perspectiva de cada um, em busca da felicidade e esperança de algo melhor.

Gostei muito da forma em que a amizade feminina é abordada e construída. Enfim, é uma leitura por vezes emocionante.

Rooh Beviláqua 20/03/2024

Envolvente
Você se envolve com esse romance epistolar. Nelie é uma personagem bastante inteligente, mas por viver em um mundo machista, racista, etc. por sobrevivência aceita viver como é

Vanessa Santos 19/03/2024

"Eu num sei" ...
Com certeza é um livro emocionante, Celie é personagem sofrida, batalhadora e que na minha opinião no início de sua história ela não vive e sim sobrevive. A leitura no início lhe traz revolta, raiva e angústia, depois te leva a desanimar um pouquinho só, pois o q me chamou a atenção foi a forma de escrever não apenas em forma de cartas, mas tbm como se estivesse falando, daí trás os erros ortográficos q vc percebe que ela não sabe escrever corretamente. O que é nítido comparado as cartas da qual ela recebe ( não falarei p n dá spoiler). Tem momentos de descontração no qual me permiti a rir, tem aquelas passagens q leva a reflexão. Leitura fluiu, acabei antes do cronograma. Achei interessante os assuntos como abuso familiar, racismo entre branco e negro, racismo entre os próprios negros e pela primeira vez vejo especificações sobre os africanos. Acredito que não irei reler pq se trata de uma história no qual li, tirei o máximo de aproveito e pronto. Enfim Tá TD bem. Mas reconheço que és um bom livro.

Luana1472 19/03/2024

Sofrimento não infinito, mas mesmo assim parece não ter fim
Uma história triste, os sofrimentos infringidos a Dona Celie é algo angustiante, mas o sofrimento que cada um dos personagens passa não fica atrás.
A história de Sofia as vezes parece a pior, pois aquela mulher altiva foi quebrada de uma maneira muito cruel.