A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

Leticia2513 12/04/2024

Querido Deus
Demorei algum tempo pra fazer a resenha desse livro, talvez analisando a forma como me sinto sobre ele. Não gosto de fazer resenhas logo após terminar a leitura porque sinto que ainda estou sentindo todas as emoções e talvez isso manche um pouco a minha visão a respeito do que li. Mas em relação à "A cor púrpura", minha opinião permanece inabalável. Enquanto lia a história da Celie, uma mulher que vive a vida da qual não escolheu e sim foi forçada, uma mulher que apesar de todas as dores ainda mantém seus pensamentos positivos, uma mulher que sofre em um relacionamento abusivo e vê-se totalmente abalada pela perda da sua irmã, uma mulher que aprende que é forte com outras mulheres fortes. Sinto que cada personagem na história é tão necessário, não só pro crescimento da Celie, mas porque todos tem algo para contar. A história da Celie é triste demais, porque é crua e real, uma história que provavelmente muitas mulheres negras viveram ou poderão viver em algum momento. Mas a história também é sobre superação, sobre como é necessário nos rodearmos de pessoas fortes e seguras de si, porque dessa forma, podemos nos tornar tão fortes quanto. Tudo sobre esse livro é maravilhoso e se tornou um dos meus livros favoritos da vida então recomendo a todos que tiverem interesse.

Nathalia 11/04/2024

Um dos melhores livros que li!
É uma leitura triste por todo o abuso, machismo, violência que Celie e outras personagens vivem, porem se transforma numa historia de amor, descobertas e resiliência.
Se tiverem a oportunidade de lerem este livro, não pensem duas vezes. É espetacular e a leitura flui.

"O homem corrompe tudo, Shug fala. Ele tá na sua cumida, na sua cabeça, e o tempo todo no rádio. Ele tenta fazer você pensar que ele tá em todo lugar. E quando você pensa que ele tá em todo lugar, você começa a pensar que ele é Deus. Mas ele num é."
Rayssa 11/04/2024minha estante
um dos favoritos da vida

Rhuan C. S. 11/04/2024

Simplesmente perfeito.
Celie é uma personagem tão admirável, que eu vou demorar a desgarrar dela... Li o livro e em seguida assisti a primeira versão do filme. Uma história brilhante, cativante e com muitos elementos pesados sobre estupro, violência doméstica, violência racial, preconceito e por aí vai... É uma obra que ficamos pensando diariamente nos personagens e sobre como sofrem as mulheres nas mãos de homens covardes e nojentos. É um livro que eu leria novamente depois de alguns anos. Está guardado no coração!!!

Jeane 09/04/2024

O livro narra a vida de uma mulher negra nascida no sul dos EUA. Não foi fácil entrar em contato com os abusos sexuais sofridos desde a sua infância, as opressões de gênero e raça sofridas ao longo de sua vida. Todavia, Célie, apesar dos pesares, tem um quê de doçura e leveza. E foi muito especial observar a vida dela se transformando por meio dos afetos que a atravessaram. Eu torci por ela e fiquei especialmente tocada com o amor entre ela e a sua irmã Nettie. Um amor que superou o tempo e a distância.

Hannah.Guedes 08/04/2024

Livro lindo e forte.
Amei acompanhar a história através de cartas. Não é um clássico a toa, vale muito a leitura.

Paulo Vitor 07/04/2024

É um livro doloroso, lindo, pesado, emocionante e verdadeiro...
Não sabia oq era desse livro e acabou sendo uma surpresa boa.

giovanaseabra 07/04/2024

Celie, Nettie, Sofia, Shug, Mary Agnes, ALICE!
Li o livro depois de me encantar pela versão mais recente da adaptação do musical da história pro cinema. A leitura é totalmente diferente do que eu esperava e me surpreendeu muito! Fiquei envolvida com os relatos da Celie, que em alguns momentos deixam escancarada e, em outros, muito sutilmente, a violência de gênero e racial. É doloroso e arrebatador testemunhar o percurso de cada uma dessas mulheres em busca de si mesmas num ambiente que as deslegitima. E, à medida que se dão conta de si, do Tudo, passam a apreciar milagres de ser; a vida, tão rara, como a cor púrpura. Que lindo, que lindo, que lindo! ?

Giovanna.Pamplona 06/04/2024

"A Cor Púrpura".
Extremamente reflexivo. Triste, mas também esperançoso. Passagens que causam repulsa e indignação, ainda mais, sabendo que não é somente uma história, mas sim, descrições explícitas de fatos que acontecem todos os dias.

Faladanifala 04/04/2024

Que leitura
A cor púrpura, foi muito mais do que eu estava esperando, uma escrita simples por ser cartas, mas tão densa, por ter tantas emoções, a forma simples de descrever a violência e suas emoções, Cellie trás uma perspectiva da vida e do Rascismo e violência contra mulheres, de uma forma tão visceral, que me incomodou como leitora, e por ser tão incomoda que a leitura foi marcante e intensa, levei mais tempo que o comum, pra digerir tudo que estava lendo, ao avançar na história, as reviravoltas e evoluções dos personagens são surpreendentes. Um clássico que vale a pena ser lido.

Gisele638 04/04/2024

Querido Deus
Achei que seria uma leitura lenta, mas [apesar de cruel] é uma escrita muito gostosa e fluída
ainda mais sendo a história contada em forma de cartas

"O homem corrompe tudo, Shug fala. Ele tá na sua
cumida, na sua cabeça, e o tempo todo no rádio. Ele tenta
fazer você pensar que ele tá em todo lugar. E quando você
pensa que ele tá em todo lugar, você começa a pensar que
ele é Deus. Mas ele num é."

Cris 04/04/2024

Leitura necessária
Esse livro está na minha estante há anos e decidi dar uma chance e em dois dias terminei a leitura, super fluida. É complicado a vida das mulheres pelo mundo.

Bella Cassetti 03/04/2024

Visceral, doloroso e necessário
Eu não esperava amar essa leitura tanto quanto eu amei, mas a escrita me prendeu do começo ao fim. Se eu tivesse mais tempo acho que teria acabado no mesmo dia que comecei. É uma historia forte, que choca e nos deixa reflexivos sobre como alguns elementos ainda se parecem com os dias de hoje (infelizmente). É uma historia para ser lida em doses pequenas para que assim possamos entender melhor sobre como as mulheres negras sofrem, e tentar encontrar nosso papel para ajudar (digo como uma mulher branca) dentro dessa luta da forma que for possível e necessário de mim.

Malu Flório 02/04/2024

A cor púrpura é uma história sobre mudanças, redenção e amor. A partir da vida de Celie, a aclamada escritora Alice Walker tece críticas ao poder dado aos homens em uma sociedade que ainda hoje luta por igualdade entre gêneros, raças e classes sociais.

Lindíssimo. Emocionante, envolvente. Melhor livro lido em 2024 até então!

jamilly__m 02/04/2024

É um livro é tanto!
É uma história cheia de superações e com um peso enorme, conforme você vai descobrindo a história e entendendo, ela vai tendo mais significado! Tem momentos engraçados e tem momentos de muita dor e sofrimento. Tem muitas mulheres diva aqui e muitos caras babacas. A escrita é muito boa, a forma que as cartas são escritas por serem curtas é muito legal de se ler, no final que as cartas ficam maior. ( o que faz com que eu demorasse um pouco pra terminar)