A cor púrpura

A cor púrpura Alice Walker

Resenhas - A Cor Púrpura

maare 17/04/2024

Um clássico e pra mim, só isso
O livro conta a história de Celie e sua irmã Nettie, que são separadas após Celie ser abusada pelo padrasto e obrigada a casar com um homem que bate nela. Mas sua vida muda bastante após a chegada de Shug Avery, amante de seu marido, que a ajuda a descobrir mais sobre si mesma.
O livro é escrito por meio de cartas, onde Celie escreve para Deus contando de sua vida triste e sempre a procura de Nettie. Em determinado temos cartas da própria Nettie e Celie passa a escreve para ela, não mais para Deus.
É um livro que trara da segregação racial, de entender de sentimentos e a sexualidade da mulher negra, além de falar da religião e ter muita coisa de história.
Como temos a Celie escrevendo e por ser uma pessoa pouco alfabetizada, a escrita é próxima da fala dela, o que deixa um pouco confuso no começo, mas logo dá pra acostumar e entender. Também não tem muita separação de diálogos e isso me incomoda um pouco mais, mas é compreensível na obra.
Temos muita parte histórica do Estados Unidos e países da África o que me perde um pouco, porque não gosto muito de livros nesse estilo, mas no fim, acabei gostando do livro, porque o final foi melhor do que eu esperava, rs.
Só esperava tristeza, pois essa é a vida de Celie desde o começo, mas o fim de surpreendeu. Não amei o livro, mas por ser um clássico, vale a leitura.

Thai.Campos 16/04/2024

Que livro!
Primeiro, vou agradecer a persistência da minha amiga Mahalia, Ursa. Esse livro é lindo e estou tão feliz por ter lido ele com outras mulheres igualmente maravilhosas, como as personagens dessa obra.
Um abraço apertado e cheio de amor para minhas amigas Minervas, que me fazem feliz, são parceiras e mostram a sororidade em todos os nossos encontros. ??
Mais que uma resenha, esse livro me fez pensar em vocês e é isso que importa!

Alice 16/04/2024

Tudo é construído sem pressa. O tempo vai fazendo seu trabalho, encaixando algumas peças, se desfazendo de outras. Parece que cada cantinho da história foi sendo levantado com cuidado, entrelaçado e costurado com as mãos ágeis de Celie e de Alice Walker.
A teia de cumplicidade entre as mulheres desse livro, as conversas com e sobre Deus, as viagens de Nettie, as críticas às promessas dos missionários e, ainda, tudo aquilo que não é dito nessas páginas contam uma história bem contada. Uma história triste, bonita, engraçada, melancólica, assustadora, interessante, divertida, sincera e doída. Com certeza, uma das melhores histórias que já li.

Hadani 14/04/2024

CLÁSSICO É CLÁSSICO
Como sempre, peguei esse clássico com medo da leitura ser difícil, com um português complicado ou massante, mas ele nao foi isso de forma alguma!
A escrita é super leve e simples de ler, prática, rápida e fluida demais. Agora a história é pesada, tive sim que dar um tempo em alguns momentos pq precisava respirar pra retomar, tem muitos gatilhos, mas tem também muita história, muitos conhecimentos diversos e trata de vários assuntos. Ainda não assimilei tudo, é um tema q me toca pessoalmente e profundamente.
Se eu posso indicar, indico a lerem sem medo, vai tranquilo, um livro impecável.
Spoiler ?
Ps: só não sei o q aconteceu com o campeão da Sofia, não sei se perdi ou nao reparei, ou se realmente nao fala no livro. Fiquei pensativa sobre ele.

@estantedamarcia 14/04/2024

Uma releitura que sempre emociona. Um livro publicado em 1982 e nunca saiu da prateleira da importância social.
O livro nos conta a história de Celine desde seus 14 anos e acompanha por 30 anos os acontecimentos da sua vida.
Um livro que é contado por cartas a Deus e depois a sua irmã que ela acredita está morta.
É através das cartas que lemos sobre os abusos, nas mãos do pai do marido. Da sua solidão e sobre sua devoção a Deus.
Esse livro, ainda hoje levanta e aborda temas relevantes ainda nos dias atuais, como racismo, machismo, patriarcado, violência contra mulher, além da educação das mulheres e sobre sexualidade.
Na leitura, não tem marco temporal, o que torna esse livro atemporal e nos faz refletir que muitas das mazelas e violência vivida por Celie ainda está presente hoje em dia..

Ed Souza 13/04/2024

A cor do perdão
O perdão tem cor é púrpura! Duas histórias separadas pela brutalidade um homem... O amor descoberto de um lado , a rejeição descoberta de outro lado e um amor proibido surgiu...
Duas mulheres se amando.

A cor púrpura mim e uma história de personagens fortes, de sofrimento mas de superação e acima de tudo de perdão ?

Leticia2513 12/04/2024

Querido Deus
Demorei algum tempo pra fazer a resenha desse livro, talvez analisando a forma como me sinto sobre ele. Não gosto de fazer resenhas logo após terminar a leitura porque sinto que ainda estou sentindo todas as emoções e talvez isso manche um pouco a minha visão a respeito do que li. Mas em relação à "A cor púrpura", minha opinião permanece inabalável. Enquanto lia a história da Celie, uma mulher que vive a vida da qual não escolheu e sim foi forçada, uma mulher que apesar de todas as dores ainda mantém seus pensamentos positivos, uma mulher que sofre em um relacionamento abusivo e vê-se totalmente abalada pela perda da sua irmã, uma mulher que aprende que é forte com outras mulheres fortes. Sinto que cada personagem na história é tão necessário, não só pro crescimento da Celie, mas porque todos tem algo para contar. A história da Celie é triste demais, porque é crua e real, uma história que provavelmente muitas mulheres negras viveram ou poderão viver em algum momento. Mas a história também é sobre superação, sobre como é necessário nos rodearmos de pessoas fortes e seguras de si, porque dessa forma, podemos nos tornar tão fortes quanto. Tudo sobre esse livro é maravilhoso e se tornou um dos meus livros favoritos da vida então recomendo a todos que tiverem interesse.

Nathalia 11/04/2024

Um dos melhores livros que li!
É uma leitura triste por todo o abuso, machismo, violência que Celie e outras personagens vivem, porem se transforma numa historia de amor, descobertas e resiliência.
Se tiverem a oportunidade de lerem este livro, não pensem duas vezes. É espetacular e a leitura flui.

"O homem corrompe tudo, Shug fala. Ele tá na sua cumida, na sua cabeça, e o tempo todo no rádio. Ele tenta fazer você pensar que ele tá em todo lugar. E quando você pensa que ele tá em todo lugar, você começa a pensar que ele é Deus. Mas ele num é."
Rayssa 11/04/2024minha estante
um dos favoritos da vida

Rhuan C. S. 11/04/2024

Simplesmente perfeito.
Celie é uma personagem tão admirável, que eu vou demorar a desgarrar dela... Li o livro e em seguida assisti a primeira versão do filme. Uma história brilhante, cativante e com muitos elementos pesados sobre estupro, violência doméstica, violência racial, preconceito e por aí vai... É uma obra que ficamos pensando diariamente nos personagens e sobre como sofrem as mulheres nas mãos de homens covardes e nojentos. É um livro que eu leria novamente depois de alguns anos. Está guardado no coração!!!

Jeane 09/04/2024

O livro narra a vida de uma mulher negra nascida no sul dos EUA. Não foi fácil entrar em contato com os abusos sexuais sofridos desde a sua infância, as opressões de gênero e raça sofridas ao longo de sua vida. Todavia, Célie, apesar dos pesares, tem um quê de doçura e leveza. E foi muito especial observar a vida dela se transformando por meio dos afetos que a atravessaram. Eu torci por ela e fiquei especialmente tocada com o amor entre ela e a sua irmã Nettie. Um amor que superou o tempo e a distância.

Hannah.Guedes 08/04/2024

Livro lindo e forte.
Amei acompanhar a história através de cartas. Não é um clássico a toa, vale muito a leitura.

Paulo Vitor 07/04/2024

É um livro doloroso, lindo, pesado, emocionante e verdadeiro...
Não sabia oq era desse livro e acabou sendo uma surpresa boa.

giovanaseabra 07/04/2024

Celie, Nettie, Sofia, Shug, Mary Agnes, ALICE!
Li o livro depois de me encantar pela versão mais recente da adaptação do musical da história pro cinema. A leitura é totalmente diferente do que eu esperava e me surpreendeu muito! Fiquei envolvida com os relatos da Celie, que em alguns momentos deixam escancarada e, em outros, muito sutilmente, a violência de gênero e racial. É doloroso e arrebatador testemunhar o percurso de cada uma dessas mulheres em busca de si mesmas num ambiente que as deslegitima. E, à medida que se dão conta de si, do Tudo, passam a apreciar milagres de ser; a vida, tão rara, como a cor púrpura. Que lindo, que lindo, que lindo! ?