Névoa de Profecias

Névoa de Profecias Steven Saylor

Resenhas - Névoa de Profecias

Reccanello 07/05/2024

Um Gordiano desiludido, cansado e consciente da proximidade da morte!
Sem deixar de lado todos os meandros de uma Roma em profunda crise, através dos olhos de um Gordiano mais velho, cansado e desiludido com a vida, somos imersos em uma trama de mistério, intrigas políticas e reflexões filosóficas sobre a natureza humana, o poder, a corrupção e a própria finitude da existência.
===
Diferentemente dos livros anteriores da série "Roma sub rosa", nos quais Gordiano se destaca por sua perspicácia e vigor, neste nós encontramos um homem marcado pela idade, cansado da vida e decepcionado pela guerra civil entre Pompeu e César, que somente intensificou a corrupção e a decadência que tomaram conta da República já desde a época de Sula. Esta visão pessimista de nosso herói permeia toda a narrativa, conferindo à obra um marcante tom melancólico e muito mais reflexivo.
===
Focando o desenvolvimento da trama na história das sete mulheres mais poderosas de Roma, a morte da profetisa Cassandra funciona como catalisador para a investigação de Gordiano, levando-o a desvendar suas extremamente complexas e multifacetadas figuras, cada uma com seus próprios desejos, ambições e segredos obscuros. Todo o jogo de traições, intrigas políticas e atos de (às vezes) pura crueldade, apenas reforçam a visão pessimista de Gordiano sobre a sociedade romana, servindo como uma crítica social implícita acerca dos papéis tradicionais de gênero, da hipocrisia da sociedade patriarcal e da decadência moral que acompanha a guerra civil. Intensificando seu cansaço com a vida, o "envolvimento" de Gordiano com Cassandra o atormenta e o sentimento de culpa o consome e aprofunda ainda mais sua visão pessimista do mundo, servindo a consciência da proximidade da morte como intensificador de suas angústias existenciais. Mais que um mero livro de entretenimento, e por mais que nem todos os leitores o achem agradável, a atmosfera soturna, a visão pessimista de Gordiano, o cansaço que ele sente com a vida e a angústia existencial que o acompanha fazem de "Névoa de profecias" uma obra reflexiva sobre poder, corrupção, decadência das civilizações, dilemas morais, finitude da vida e significado da existência, o que, no fim, torna a história - e nosso herói - ainda mais instigante, reflexiva, humana e profundamente tocante.