O Último Adeus de Sherlock Holmes

O Último Adeus de Sherlock Holmes ...
4.20159 1255

Resenhas - O Último Adeus De Sherlock Holmes

Thai 17/01/2015

Um amor chamado Sherlock Holmes
Vou falar sobre um dos meus livros favoritos. Bom, eu conheço Sherlock Holmes e suas histórias desde que, bem... desde que eu nasci. Meu bisavô amava as histórias e passou esse vício para meu avô, já meu avô passou pro meu pai, que me aconselhou a ler, e na realidade me contava as histórias desde quando eu era pequeninha. Escolhi falar sobre o último antes, porque esse foi o primeiro livro que eu li, e quando eu digo que li ele mais de 15 vezes, não é mentira. Tenho uma versão antiga desse livro também, que tá com todas as folhas caindo e é minha relíquea. Ganhei a versão definitiva em 2013, no meu aniversário de uma amiga minha. Mas enfim, eu acredito que todos os livros das histórias do Sherlock Holmes são maravilhosos e todos deveriam ler.

Título: O Último Adeus de Sherlock Holmes
Autor: Sir Arthur Conan Doyle

É uma coletânea de oito contos de histórias do detetive Sherlock Holmes que foi publicado em 1917. Originalmente tinham sido publicadas na revista Strand Magazine nos anos de 1893 e de 1908 a 1917.

Os oito contos presentes no livro são:

1 - A aventura da casa das glicínias
2 - A aventura da caixa de papelão
3 - A aventura do círculo vermelho
4 - Os planos para o submarino Bruce-Partington
5 - A aventura do detetive morimbundo
6 - O desaparecimento de Lady Franves Carfax
7 - A aventura da pata do diabo
8 - O último adeus de Sherlock Holmes (conto)

Não vou falar de todos os contos, porém garanto que todos eles são maravilhosos. Exatamente daquele tipo de história que te prende desde o início até o final. Escolhi o meu conto favorito desde a primeira vez que eu li, que é o 7º - A Pata do Diabo.

Da primeira vez que eu li essa história, eu imaginei tanta coisa, tentei resolver o caso na minha cabeça e acabou que eu morri de medo lendo. O próprio Sherlock Holmes afirma na história por meio de uma carta para Watson que esse foi um dos casos mais estranhos que ele já viu.

Conta uma história sobre 4 irmãos que se juntaram uma noite para jogar cartas. Um deles vai embora mais cedo e no outro dia recebe a notícia de que os 3 irmãos foram encontrados ainda sentados na mesa, todos olhando para a janela com a pior cara de medo possível. Um deles está morto, e os outros dois enlouqueceram. O caso é levado para Sherlock Holmes, que fica encantado com o caso e decide investigar. Não muito depois, o mesmo acontece em outro lugar envolvendo o irmão que havia deixado a casa mais cedo.

Watson deixa bem claro no livro que até mesmo Sherlock Holmes estava surpreso com o quão estranha era esse caso. O jeito como ele retrata a parte de todos estarem olhando para a janela com cara de desespero, foi tão real que eu fiquei até com receio de olhar para a minha janela.

Enfim, é uma das minhas histórias favoritas do Sherlock Holmes. A leitura é ótima. Mesmo sendo um pouco difícil.

Leia mais dessa e de outras resenhas no meu blog.

site: http://inthevelvetlounge.blogspot.com.br

Ju Lee 27/05/2014

Citações:
Uma vez eliminado o impossível,o que resta,por mais improvável que seja,deve ser a verdade.

Claire Scorzi 10/04/2014

Um Sherlock Holmes mais velho e sempre inigualável
Reunião de algumas das últimas aventuras de Sherlock Holmes publicadas em livro em 1917, contém oito contos. Destes, vale destacar "Os Planos do Submarino Bruce-Partington", aventura em que reencontramos Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock, e cuja solução do mistério é engenhosa; "O Pé do Diabo", outro dos contos sherlockianos com um toque de gótico (a exemplo de "O Cão dos Baskervilles" e de "A Faixa Malhada") e que para os fãs da dupla Holmes & Watson traz atrativos especiais, ao revelar um Sherlock inesperadamente afetuoso; e "O Detetive Agonizante", autêntica farsa do maior detetive de todos onde seu empenho em apanhar o assassino não poupa sequer seu melhor (aliás, único) amigo...
Um desfile de ótimas histórias que culminam na última aventura (cronologicamente falando) de Sherlock Holmes registrada: passada em 1914, mostra Holmes atuando nos bastidores da Grande Guerra que se aproxima da Europa: "Seu Último Adeus".

Milena 15/07/2012

Ler esse último livro me deixou com um misto de alegria e tristeza... me sinto feliz por ter lido todos os livros do Sherlock Holmes, porque aprecio infinitamente suas histórias, mas triste porque não haverá outras para ler, só reler.
Holmes e Watson são personagens tão palpáveis que chegam a ser reais, não que sejam tipos comuns, principalmente Holmes, mas porque nos arrastam para suas aventuras de uma maneira arrebatadora. É possível imaginar essa Londres sombria dos anos 1800, a casa 221b da Baker Street e Holmes lendo jornal, vestindo um roupão, fumando sem parar enquanto Watson esta perdido em seus pensamentos.

Leila 09/02/2012

O úlrimo adeus de Sherlock Holmes
Envolvente é uma palavra que define as aventuras de Sherlock Holmes. Em O último adeus de Sherlock Holmes, Conan Doyle apresenta oito histórias do seu famoso personagem. Narradas pelo assistente de Holmes, o Dr. Watson, as crônicas trazem pormenores de alguns casos resolvidos pelo detetive.
Sherlock Holmes é um personagem extremamente inteligente, o que parece óbvio de dizer, claro, mas é realmente incrível a maneira como ele consegue tirar conclusões a partir de coisas que aos olhos de pessoas normais passariam despercebidas. Além disso, a outra característica do detetive é o sendo de humor, sempre carregado de certo sarcasmo.
As histórias contadas nesse livro não se relacionam sequencialmente, de modo que podem ser lidas separadamente sem ter o entendimento prejudicado. Entretanto elas não são totalmente independentes, afinal, Watson está sempre relembrando outras casos resolvidos por eles.
Entre as oito aventuras relatadas por Watson, três merecem um destaque especial: “O detetive agonizante” – a fim de desvendar um caso de assassinato, Holmes forja a própria doença de uma maneira tão brilhante que convence o leitor e o próprio Watson. “O pé do diabo” – o caso conhecido como “o horrível mistério de Cornwall” tem ares de sobrenatural no inicio e nenhuma explicação plausível parecia existir, até que pedrinhas encontradas no jardim guiam Holmes ao desfecho do mistério. “Seu último adeus” – Sherlock Holmes interrompe seu aposentadoria para resolver um caso de espionagem que envolve figuras dos governos alemão e britânico; para isso convoca mais uma vez seu estimado Watson.

Desafio de Ferias - Cultivando a Leitura

teadorote 06/03/2011

Livro muito bom para que gosta de Sherlock Holmes. História muito boas, curtas, você acaba o livro e quer mais... daí fica viciado igual eu!
Conan Doyle é #simplesmetemestre#

Mateus 01/09/2010

Os contos de Sherlock Holmes são os melhores e mais incríveis contos que alguém poderia ler. Diferentemente de outros livros, por mais que vamos lendo nunca nos cansamos da leitura. Sir Arthur Conan Coyle tem a arte de criar cada história bem diferente uma da outra, cada um com seu diferencial e pontos positivos. Mas uma coisa todas tem em comum: a perfeição. Sherlock Holmes é o maior detetive de todos os tempos, e temos provas disso em cada página do livro. Sua lógica e seu raciocínio são quase sobrenaturais. Quanto mais eu lia, mais eu ficava assombrado com seus feitos. Por isso, O Último Adeus de Sherlock Holmes, ao lado de todos os outros livros do grande detetive, está mais do que recomendado.

M. Scheibler 16/08/2010

Excelente coletânea das histórias do grande detetive Sherlock Holmes.

A dedução do personagem em cima de fatores que parecem insignificantes é que tornam suas histórias charmosas. Faz com que a gente trace uma analogia com detalhes de nossa vida que passam despercebidos por parecerem sem importância, mas que na verdade são a chave de nossos problemas.

Destaco a história O DETETIVE AGONIZANTE, onde Holmes se faz passar por doente para desmascarar um assassino.

Inlectus 18/04/2009

Bom mesmo.
A chegada ao fim, em auto estilo, de maior detetive de toda literatura.

Armageddon 16/01/2009

06/04/06
Esse eu acreditei ser o tomo que traria o confronto final entre Holmes e o Professor Moriarti, mas me enganei por causa do título. Aparentemente, estas são as obras escritas após o autor enjoar de Holmes e ser forçado pelos fãs para trazer mais aventuras do dito cujo a tona.

( Guardadas as devidas proporções, também tenho meus leitores me cobrando volta e meia, nos pbems da vida, e sei como é dificil recusar =D)

Aqui temos alguns bem interessantes, detalhando inclusive a vida reclusa que o bom detetive passou a viver após sua aposentadoria, criando abelhas no interior da Inglaterra. Alguns dos métodos empregados pelo detetivesco personagem seriam classificados como ilegais pela Scotland Yard, mas, quem liga? É Sherlock Holmes =D

Contos deste Volume

O Tigre de São Pedro
Os Planos do Submarino Bruce Partington
O Pé do Diabo
O Desaparecimento de Lady Frances Carfax
O Detetive Agonizante
O Último Adeus de Sherlock Holmes e o Esforço de Guerra

logo skoob
"Quem dedica boa parte de seu tempo livre às ferramentas de rede social, como Orkut e MySpace, tem agora um novo passatempo."

A Notícia