O Último Adeus de Sherlock Holmes

Sir Arthur Conan Doyle...

Resenhas - O Último Adeus De Sherlock Holmes

Ju Lee 27/05/2014

Citações:
Uma vez eliminado o impossível,o que resta,por mais improvável que seja,deve ser a verdade.

Claire Scorzi 10/04/2014

Um Sherlock Holmes mais velho e sempre inigualável
Reunião de algumas das últimas aventuras de Sherlock Holmes publicadas em livro em 1917, contém oito contos. Destes, vale destacar "Os Planos do Submarino Bruce-Partington", aventura em que reencontramos Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock, e cuja solução do mistério é engenhosa; "O Pé do Diabo", outro dos contos sherlockianos com um toque de gótico (a exemplo de "O Cão dos Baskervilles" e de "A Faixa Malhada") e que para os fãs da dupla Holmes & Watson traz atrativos especiais, ao revelar um Sherlock inesperadamente afetuoso; e "O Detetive Agonizante", autêntica farsa do maior detetive de todos onde seu empenho em apanhar o assassino não poupa sequer seu melhor (aliás, único) amigo...
Um desfile de ótimas histórias que culminam na última aventura (cronologicamente falando) de Sherlock Holmes registrada: passada em 1914, mostra Holmes atuando nos bastidores da Grande Guerra que se aproxima da Europa: "Seu Último Adeus".

Carol 06/04/2014

Não sei se o fato d'eu nunca ter lido um livro do Sherlock influenciou na minha opinião sobre este, mas enfim...
O jeito como as ideias vão se juntando ao longo da história é muito legal, embora tenha achado alguns detalhes meio forçados. É interessante ler, mas fica maçante fácil, fácil.

Milena 15/07/2012

Ler esse último livro me deixou com um misto de alegria e tristeza... me sinto feliz por ter lido todos os livros do Sherlock Holmes, porque aprecio infinitamente suas histórias, mas triste porque não haverá outras para ler, só reler.
Holmes e Watson são personagens tão palpáveis que chegam a ser reais, não que sejam tipos comuns, principalmente Holmes, mas porque nos arrastam para suas aventuras de uma maneira arrebatadora. É possível imaginar essa Londres sombria dos anos 1800, a casa 221b da Baker Street e Holmes lendo jornal, vestindo um roupão, fumando sem parar enquanto Watson esta perdido em seus pensamentos.

Manu Gerino 25/03/2012

O Pé-do-Diabo*
O Tigre de São Pedro
O Último Adeus - Sherlock Holmes e o Esforço de Guerra
Os Planos do Submarino Bruce-Partington*

* Contos que também compõem "As Aventuras de Sherlock Holmes"

Leila 09/02/2012

O úlrimo adeus de Sherlock Holmes
Envolvente é uma palavra que define as aventuras de Sherlock Holmes. Em O último adeus de Sherlock Holmes, Conan Doyle apresenta oito histórias do seu famoso personagem. Narradas pelo assistente de Holmes, o Dr. Watson, as crônicas trazem pormenores de alguns casos resolvidos pelo detetive.
Sherlock Holmes é um personagem extremamente inteligente, o que parece óbvio de dizer, claro, mas é realmente incrível a maneira como ele consegue tirar conclusões a partir de coisas que aos olhos de pessoas normais passariam despercebidas. Além disso, a outra característica do detetive é o sendo de humor, sempre carregado de certo sarcasmo.
As histórias contadas nesse livro não se relacionam sequencialmente, de modo que podem ser lidas separadamente sem ter o entendimento prejudicado. Entretanto elas não são totalmente independentes, afinal, Watson está sempre relembrando outras casos resolvidos por eles.
Entre as oito aventuras relatadas por Watson, três merecem um destaque especial: “O detetive agonizante” – a fim de desvendar um caso de assassinato, Holmes forja a própria doença de uma maneira tão brilhante que convence o leitor e o próprio Watson. “O pé do diabo” – o caso conhecido como “o horrível mistério de Cornwall” tem ares de sobrenatural no inicio e nenhuma explicação plausível parecia existir, até que pedrinhas encontradas no jardim guiam Holmes ao desfecho do mistério. “Seu último adeus” – Sherlock Holmes interrompe seu aposentadoria para resolver um caso de espionagem que envolve figuras dos governos alemão e britânico; para isso convoca mais uma vez seu estimado Watson.

Desafio de Ferias - Cultivando a Leitura

teadorote 06/03/2011

Livro muito bom para que gosta de Sherlock Holmes. História muito boas, curtas, você acaba o livro e quer mais... daí fica viciado igual eu!
Conan Doyle é #simplesmetemestre#

Mateus 01/09/2010

Os contos de Sherlock Holmes são os melhores e mais incríveis contos que alguém poderia ler. Diferentemente de outros livros, por mais que vamos lendo nunca nos cansamos da leitura. Sir Arthur Conan Coyle tem a arte de criar cada história bem diferente uma da outra, cada um com seu diferencial e pontos positivos. Mas uma coisa todas tem em comum: a perfeição. Sherlock Holmes é o maior detetive de todos os tempos, e temos provas disso em cada página do livro. Sua lógica e seu raciocínio são quase sobrenaturais. Quanto mais eu lia, mais eu ficava assombrado com seus feitos. Por isso, O Último Adeus de Sherlock Holmes, ao lado de todos os outros livros do grande detetive, está mais do que recomendado.

M. Scheibler 16/08/2010

Excelente coletânea das histórias do grande detetive Sherlock Holmes.

A dedução do personagem em cima de fatores que parecem insignificantes é que tornam suas histórias charmosas. Faz com que a gente trace uma analogia com detalhes de nossa vida que passam despercebidos por parecerem sem importância, mas que na verdade são a chave de nossos problemas.

Destaco a história O DETETIVE AGONIZANTE, onde Holmes se faz passar por doente para desmascarar um assassino.

Inlectus 18/04/2009

Bom mesmo.
A chegada ao fim, em auto estilo, de maior detetive de toda literatura.

Armageddon 16/01/2009

06/04/06
Esse eu acreditei ser o tomo que traria o confronto final entre Holmes e o Professor Moriarti, mas me enganei por causa do título. Aparentemente, estas são as obras escritas após o autor enjoar de Holmes e ser forçado pelos fãs para trazer mais aventuras do dito cujo a tona.

( Guardadas as devidas proporções, também tenho meus leitores me cobrando volta e meia, nos pbems da vida, e sei como é dificil recusar =D)

Aqui temos alguns bem interessantes, detalhando inclusive a vida reclusa que o bom detetive passou a viver após sua aposentadoria, criando abelhas no interior da Inglaterra. Alguns dos métodos empregados pelo detetivesco personagem seriam classificados como ilegais pela Scotland Yard, mas, quem liga? É Sherlock Holmes =D

Contos deste Volume

O Tigre de São Pedro
Os Planos do Submarino Bruce Partington
O Pé do Diabo
O Desaparecimento de Lady Frances Carfax
O Detetive Agonizante
O Último Adeus de Sherlock Holmes e o Esforço de Guerra

logo skoob
"É maravilhoso fazer amigos por meio dos livros, sejam eles Harry Potter, Zibia Gasparetto ou Cortázar."

JB Online