O Último Adeus de Sherlock Holmes

Resenhas - O Último Adeus De Sherlock Holmes

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6

Alex 08/01/2023

O último adeus
Este, poderia ser o último volume, visto que ele se inicia falando da aposentadoria de Holmes.

Neste livro Watson rememora 6 contos antes do fim da carreira de seu amigo, e finaliza com, O Ultimo Adeus de Sherlock Holmes.

Um conto simples, curto, que foi publicado em meio à Primeira Guerra Mundial e a efervescência daqueles tempos. Holmes que era um herói nacional, obviamente deixou a aposentadoria para ajudar o premiê britânico.

Levei pouco mais de um ano para reler toda a obra de Holmes e Watson, são muitas aventuras, e não tive pressa. As notas de rodapé enriquecem muito a leitura, o mundo mudou, o transporte mudou, as vestimentas, os costumes, e tudo isso é muito bem esclarecido nas notas. Mas caso não tenha curiosidade, é possível ler apenas o texto corrido, a diversão é a mesma.

Se Dupin foi o primeiro detetive, precisamos tirar o chapéu para Sherlock Holmes, o príncipe da inferência que sobreveio.
Regis 08/01/2023minha estante
Parabéns por concluir a obra completa, Alex. ?

Alex 09/01/2023minha estante
Obrigado Régis. Foi uma jornada rsss. Agora vou pras obras da Agatha rsss.

Regis 09/01/2023minha estante
Sim. Vou começar ela esse ano. Na ordem, claro. Um dia eu termino.

Alex 09/01/2023minha estante
Sinceramente não gostei dessa ordem que fiz. A ordem de publicação é mais agradável e flui melhor.

Regis 09/01/2023minha estante
Farei isso com Agatha e Conan Doyle.

Samara573 30/03/2023

Sinto-me em casa
Ler as aventuras de Sherlock sempre me traz um aconchego.
Novamente, Holmes e Watson retornam com suas aventuras incomuns nesse livro.
Gostei bastante de ver referências às histórias anteriores dentro dessa leitura.
Por serem contos, a leitura é bem mais fluída e menos cansativa do que os romances.
Ótimo livro.
gabi1692 21/07/2023minha estante
vc se lembra de quais referências vc encontrou? eu tive a sensação de algo familiar mas não consegui perceber as referências

Samara573 27/07/2023minha estante
Puxa vida, não me lembro mais. Se não me engano, acho que houve menção a casos antigos, ou informações aprendidas em casos antigos que reverberaram nesse livro, sabe?

Em uma das minhas atualizações de quando estava lendo ele, escrevi o seguinte:
"'Ainda assim, é um erro raciocinar antes de ter os dados. Acabamos por torcê-los, sem nos dar conta disso, para que se encaixem em nossas teorias.'

Lição que já levo para a vida há bastante tempo, quando li Sherlock falar isso pela primeira vez em algum livro. Gosto muito que ele continue incentivando esse mesmo pensamento repetidamente através da série."

gabi1692 28/07/2023minha estante
ahhh entendi, eu também amo os ensinamentos dele, levo até pra vida. muito obrigada ?

Marlon Teske 16/01/2009

06/04/06
Esse eu acreditei ser o tomo que traria o confronto final entre Holmes e o Professor Moriarti, mas me enganei por causa do título. Aparentemente, estas são as obras escritas após o autor enjoar de Holmes e ser forçado pelos fãs para trazer mais aventuras do dito cujo a tona.

( Guardadas as devidas proporções, também tenho meus leitores me cobrando volta e meia, nos pbems da vida, e sei como é dificil recusar =D)

Aqui temos alguns bem interessantes, detalhando inclusive a vida reclusa que o bom detetive passou a viver após sua aposentadoria, criando abelhas no interior da Inglaterra. Alguns dos métodos empregados pelo detetivesco personagem seriam classificados como ilegais pela Scotland Yard, mas, quem liga? É Sherlock Holmes =D

Contos deste Volume

O Tigre de São Pedro
Os Planos do Submarino Bruce Partington
O Pé do Diabo
O Desaparecimento de Lady Frances Carfax
O Detetive Agonizante
O Último Adeus de Sherlock Holmes e o Esforço de Guerra

Mateus 01/09/2010

Os contos de Sherlock Holmes são os melhores e mais incríveis contos que alguém poderia ler. Diferentemente de outros livros, por mais que vamos lendo nunca nos cansamos da leitura. Sir Arthur Conan Coyle tem a arte de criar cada história bem diferente uma da outra, cada um com seu diferencial e pontos positivos. Mas uma coisa todas tem em comum: a perfeição. Sherlock Holmes é o maior detetive de todos os tempos, e temos provas disso em cada página do livro. Sua lógica e seu raciocínio são quase sobrenaturais. Quanto mais eu lia, mais eu ficava assombrado com seus feitos. Por isso, O Último Adeus de Sherlock Holmes, ao lado de todos os outros livros do grande detetive, está mais do que recomendado.

Inlectus 18/04/2009

Bom mesmo.
A chegada ao fim, em auto estilo, de maior detetive de toda literatura.

M. Scheibler 16/08/2010

Excelente coletânea das histórias do grande detetive Sherlock Holmes.

A dedução do personagem em cima de fatores que parecem insignificantes é que tornam suas histórias charmosas. Faz com que a gente trace uma analogia com detalhes de nossa vida que passam despercebidos por parecerem sem importância, mas que na verdade são a chave de nossos problemas.

Destaco a história O DETETIVE AGONIZANTE, onde Holmes se faz passar por doente para desmascarar um assassino.

teadorote 06/03/2011

Livro muito bom para que gosta de Sherlock Holmes. História muito boas, curtas, você acaba o livro e quer mais... daí fica viciado igual eu!
Conan Doyle é #simplesmetemestre#

Leila.Cavalcante 09/02/2012

O úlrimo adeus de Sherlock Holmes
Envolvente é uma palavra que define as aventuras de Sherlock Holmes. Em O último adeus de Sherlock Holmes, Conan Doyle apresenta oito histórias do seu famoso personagem. Narradas pelo assistente de Holmes, o Dr. Watson, as crônicas trazem pormenores de alguns casos resolvidos pelo detetive.
Sherlock Holmes é um personagem extremamente inteligente, o que parece óbvio de dizer, claro, mas é realmente incrível a maneira como ele consegue tirar conclusões a partir de coisas que aos olhos de pessoas normais passariam despercebidas. Além disso, a outra característica do detetive é o sendo de humor, sempre carregado de certo sarcasmo.
As histórias contadas nesse livro não se relacionam sequencialmente, de modo que podem ser lidas separadamente sem ter o entendimento prejudicado. Entretanto elas não são totalmente independentes, afinal, Watson está sempre relembrando outras casos resolvidos por eles.
Entre as oito aventuras relatadas por Watson, três merecem um destaque especial: “O detetive agonizante” – a fim de desvendar um caso de assassinato, Holmes forja a própria doença de uma maneira tão brilhante que convence o leitor e o próprio Watson. “O pé do diabo” – o caso conhecido como “o horrível mistério de Cornwall” tem ares de sobrenatural no inicio e nenhuma explicação plausível parecia existir, até que pedrinhas encontradas no jardim guiam Holmes ao desfecho do mistério. “Seu último adeus” – Sherlock Holmes interrompe seu aposentadoria para resolver um caso de espionagem que envolve figuras dos governos alemão e britânico; para isso convoca mais uma vez seu estimado Watson.

Desafio de Ferias - Cultivando a Leitura

Milena 15/07/2012

Ler esse último livro me deixou com um misto de alegria e tristeza... me sinto feliz por ter lido todos os livros do Sherlock Holmes, porque aprecio infinitamente suas histórias, mas triste porque não haverá outras para ler, só reler.
Holmes e Watson são personagens tão palpáveis que chegam a ser reais, não que sejam tipos comuns, principalmente Holmes, mas porque nos arrastam para suas aventuras de uma maneira arrebatadora. É possível imaginar essa Londres sombria dos anos 1800, a casa 221b da Baker Street e Holmes lendo jornal, vestindo um roupão, fumando sem parar enquanto Watson esta perdido em seus pensamentos.

Claire Scorzi 10/04/2014

Um Sherlock Holmes mais velho e sempre inigualável
Reunião de algumas das últimas aventuras de Sherlock Holmes publicadas em livro em 1917, contém oito contos. Destes, vale destacar "Os Planos do Submarino Bruce-Partington", aventura em que reencontramos Mycroft Holmes, o irmão mais velho de Sherlock, e cuja solução do mistério é engenhosa; "O Pé do Diabo", outro dos contos sherlockianos com um toque de gótico (a exemplo de "O Cão dos Baskervilles" e de "A Faixa Malhada") e que para os fãs da dupla Holmes & Watson traz atrativos especiais, ao revelar um Sherlock inesperadamente afetuoso; e "O Detetive Agonizante", autêntica farsa do maior detetive de todos onde seu empenho em apanhar o assassino não poupa sequer seu melhor (aliás, único) amigo...
Um desfile de ótimas histórias que culminam na última aventura (cronologicamente falando) de Sherlock Holmes registrada: passada em 1914, mostra Holmes atuando nos bastidores da Grande Guerra que se aproxima da Europa: "Seu Último Adeus".

Juliana Lopes 27/05/2014

Citações:
Uma vez eliminado o impossível,o que resta,por mais improvável que seja,deve ser a verdade.

Leticia.Boldo 12/03/2024

O último adeus a Sherlock Holmes
O último conto já é o bastante para qualquer um ler, diferente de tudo que li do autor, narrando em terceira pessoa, quando normalmente conta a história a partir dos olhos de John Watson.
Mas essa história deve ter sido pessoal para ele.
Existem outras histórias nesse livro, algumas chatas, outras muito boas, mas a última ficou ótima.
Super recomendo!

Samu 01/05/2016

Ótimo
Com uma forma de escrever clara, que te prende e instiga a tentar descobrir o caso, ou a se indagar sobre o que será que o Sherlock está pensando? Vale muito a pena!

Kallyssa 29/08/2016

O titulo intimida
O titulo é um tanto triste para quem é fã do maior detetive de todos os tempos, mas será verdade...?

Dalves 08/08/2018

Divertido
São contos bastante divertidos, no geral, mas sempre mantendo a forte característica dos romances do magnífico Conan Doyle.

1 | 2 | 3 | 4 | 5 | 6