A Era das Revoluções

A Era das Revoluções Eric J. Hobsbawm...

Resenhas - A Era das Revoluções

1 | 2 | 3 | 4 | 5

Bela 08/03/2024

Há muitos anos na minha estante, foi comprado para o meu estudo pro vestibular e esquecido depois disso. Fico feliz de ter colocado este livro como meta de leitura do ano. Apesar de muito denso e com muitos detalhes e dados históricos que para os que não são historiadores não dizem tanto, essa leitura te dá outra visão do mundo em que vivemos hoje e como tudo faz parte de processos históricos muito antigos.

thami 19/02/2024

Leitura maravilhosa e rica!!
foi o primeiro livro completo do Hobsbawm que eu li e foi uma experiência muito boa, não vejo a hora de ler os outros três da coleção e outros escritos :)

Weridiane 22/12/2023

Fluido e coeso
Essa obra foi essencial. O autor apresenta fatos complexos de forma muito didática. Torna a história muito agradável de se aprender.

Vanderlei.Augusto 01/10/2023

Um livro muito rico na parte histórica das duas principais revoluções que abalaram os pilares no mundo no século XVIII, a revolução francesa e a revolução industrial.
Confesso que, por ser tão rica em detalhes, a leitura se torna um pouco pesada. Particularmente, eu achei que o ponto negativo do livro foi a recorrente exaltação à Karl Marx pelo autor e as sutis críticas à Edmund Burke e ao conservadorismo. Claro, sabendo que Hobsbawn era membro do Partido Comunista Britânico, além de ser um historiador marxista, defensor da ideologia, é justificável essa situação, porém, como trata-se de um livro de história eu acho que ele deveria se ater apenas aos fatos históricos e não 'militar', como o mesmo fazia discretamente.
Fora isso, o livro é excelente e passa uma grande clareza do que se passou na época.

Igor13 20/09/2023

O livro é quase uma bíblia por aqui
Mas por quê? Porque não pode ser criticado. O autor é astuto e cria uma narrativa coesa. O problema é que aqueles tempos não foram coesos.

Aqueles tempos foram absurdamente conturbados e não é tão simples criar classificações generalistas de classes ou grupos de interesse. Não foi e nem é assim.

Até gosto de certas avaliações desse autor, mas ele simplifica demais pra fechar a narrativa dele.

O que fica claro lendo outros livros do período, é que o proletariado foi mais fraco que esse livro quer defender. Era um grupo, que se organizou mais em certas regiões urbanas, mas não era uma forma política relevante. Haviam outras maiores, ou mesmo interesses individuais, culturas, mais relevantes como o nacionalismo.

Há mais 'tons de cinza' que ele livro leva a crer, como ainda é atualmente.

Thales 16/07/2023

As crianças da revolução
Um petardo na orelha de informações.
Hobsbawm tem uma maneira de expor os fatos que muito me agradou, deixando a leitura fluída e sem peso (mesmo as capítulos que, pelos títulos, pensei em pular).
Que venha o volume 2.

Raul.Maschieto 04/06/2023

Uma abordagem sensacional do meio século das revoluções
Esse livro escrito pelo renomado historiador Hobsbawm possui uma riqueza de dados e análises que deixará o leitor impressionado. Apesar de tal grandeza, a obra é fluida e interessante. O leitor precisa ter algum conhecimento histórico prévio, mas nada que uma rápida pesquisa não possa fornecer. Em suma, recomendo fortemente a leitura dessa obra.

Filipe Rodrigues 30/05/2023

A história além do Marxismo
Fica chato o tanto que Hobsbawm valoriza o Marxismo e seus atributos, mas isso não estraga ou atrapalha a sua obra. Boa parte do livro não fala de religião ou economia e aí o autor segue neutro. Parte-se de um pressuposto de que você já saiba os principais acontecimentos. Logo na introdução isso fica claro. Não é um livro para te ensinar, e sim te fazer entender a época. Ou você faz o dever de casa antes e estuda esse período de 60 anos ou leia com calma pesquisando.

O livro é bom, mas falta uma conclusão final apesar de ter um capítulo dedicado a isso. Talvez o autor quis passar o sentimento de continuida de trilogia, mas achei que faltou um parágrafo final.

João 16/05/2023

Um bom livro que passa pela revolução industrial e francesa. Requer um conhecimento básico do leitor sobre tais assuntos, para maior aprofundamento na obra.

Gilcimar 01/05/2023

Leitura obrigatória
Impossível não se encantar com tamanha riqueza de informações contida neste primeiro volume da série de livros de Eric Hobsbawn.
Super recomendo

BeatrizFonseca1 09/04/2023

A Era das revoluções -1789-1848

É medir a profundeza da revolução que que eclodiu entre 1789 e 1849 , e que constituiu a maior transformação há História humana deste os tempos remotos quando o homem inventou a agricultura, a metalúrgica a escrita , a cidade e o estado(p.11)

• A população do mundo era menor no continente Africano, europeu e asiático, e grande parte das pessoas produziam agricultura , as doenças endêmicas como a malária matavam muito e a caça era a principal forma de se obter o lucro.

• Os franceses andavam muito a pé, ou de carroças para irem fazerem suas compras.

• Eric salienta que a maioria dos indivíduos nasciam e moravam a vida toda no mesmo condado , existiam poucos jornais, toda via, as pessoas sabiam das informações através de viajantes , contrabandistas , os países como a Rússia, a Escandinávia, eram essencialmente agrícolas

• As pessoas da cidade eram mais letradas e com raciocínio mais rápido, eram judias ou Itália, já a população do campo sabia lidar mais com a agricultura.

• O problema dos camponeses era acreditar que a terra era a única forma de obter renda liquida.

• A abertura do mar negro estimulou as exportações marítimas de produtos como, trigo que vieram a ser a principal mercadoria da Rússia

• Os cavaleiros rurais exploravam os camponeses , possuíam privilégios políticos e sociais e passaram a inclinação e não trabalharem para buscarem seus lucros.

• Na Inglaterra , as terras estavam sendo propriedades , que já estavam operando com mão-de obra concreta e dessa forma o embrião do capitalismo foi formado

• O trigo , cabras e a aveia , alimentos de outros climas eram raros, o único que a população mais tinha mais acesso era o açúcar.

• A especialização dos processos e funções da produção de roupas , fez surgir penas industrias

• Os burgueses apoiaram a população camponesa , porque eles não tinham mais nada para perder.

• Os sansulottes eram os burgueses e “proletários” que faziam barreiras e manifestações com violência, eles lutavam por melhores condições de vida e contra os “monarquistas econômicos”

• A corte tinha o objetivo e o desejo de uma cruzada que destruísse , os plebeus e os burgueses e restituíam os poderes dos reis, mas isso não correu o rei foi capturado e morto de 1791

• Os Franceses , queriam influenciar a independência polonesa.

• A monarquia foi derrubada e estabelecida a republica ; a França estava em conflito bélico , entre vários países europeus, e anexado territórios estrangeiros.

• O Terror e a violência jacobina estava com o intuito de proteger o pais

• A republica imposta por Robes Pierre levou a França a um descontrole econômico e alto índice de corrupção

• Os jacobinos ampliaram as oportunidades do pequeno camponês, obterem terras e abolirem a escravidão nas colônias francesas

• A revolução francesa influenciou outros movimentos

• Revolucionários como a independência dos Eua

• Os EUA lutaram com armas , mas a revolução Francesa foi a mais radical de todas.

• A Nobreza e os coléricos não pagam impostos

• Os Nobres eram proibidos de ter uma profissão ou oficio e faziam acordos de casamento bilionário.

• Os camponeses eram explorados com excesso de trabalho e os seus direitos não eram respeitados

• Os camponeses estavam pagando altos tributos (impostos) e em tempos de má-colheita chegavam a passar fome, e morrer em alguns casos.

• A elite francesa começou a enfrentar problemas financeiros como os gastos exagerados do palácio de Versalhes, guerras e falta de uma assembleia que envolva e de voz aos 3 classes de forma igualitária.

• A Declaração dos direito do homem enfatiza que os homens nasecem livres e iguais, perante as leis. Mas argumenta que existem distintas classes sociais

• A crise de 1788, foi provocada por uma má safra e que consequentemente aumentou o preço do trigo e de outros produtos .

• A pobreza e a crise econômica gerou o bandidismo social

• “Em tempos de revolução nada mais é poderoso do que a queda de símbolos” (p.69)

• O povão invadiu a batilha e pegou em armas

• Os aristocratas (Nobres) perderam seus privilégios políticos e econômicos

• Os burgueses apoiaram a população camponesa porque eles não tinham nada a perder.

• Os sansuloties eram os burgueses e “proletários” que faziam barricadas e manifestações com violência , eles lutavam por melhores condições de vida e contra “os monarquistas econômicos”

• A corte tinha o objetivo e o desejo de uma cruzada que destruísse os plebeus e os burgueses e restituem os poderes dos reis ,entretanto isso não ocorreu e o rei foi capturado e morto em 1791

• Os manifestantes queriam livrar a França

• Os franceses influenciaram a independência polonesa

• A monarquia foi derrubada e estabelecida a Republica ; a França estava em conflito entre vários países europeus e anexando territórios estrangeiros.

• O terror e a violência jacobina estava com o intuito de proteger o pão

• A republica imposta por Robiespierre levou a França a um descontrole econômico e alto índice de corrupção

• Os jacobinos ampliaram as oportunidades do pequeno camponês ; obter terras e aboliram a escravidão nas colônias francesas

• A França passou a produzir tanto que não dependia do mercado externo , na área de construções

• A Inglaterra começou a lucrar com a venda de algodão, para a fabricação de roupas e a exportar a mercadoria lucrando cada vez mais

• A américa latina começou a depender economicamente da Grã-Bretanha , a mao-de obra ficou pouca e isso levou a mecanização e o inicio da industrialização

• Nas década de 1830, o algodão , predemoninava na fabrica

• As cidades começaram a se desenvolver e outras mercadorias como produtos domésticos, bebidas começaram a se destacar mais e gerar empregos

• Os trabalhadores estavam insatisfeitos , com a grande quantidade de trabalho e as péssimas condições por isso, quebram maquinas e fizeram manifestações.

• As exportações dos produtos de 1815, foi muito alta, e favoreceu a mecanização das atividades do campo.

• O carvão servia como fonte de riqueza industrial e uma importante combustível domestico e ajudou a Londres a se desenvolver

• A Inglaterra produziu creca de 90% do carvão mineral

• Os trens funcionam com o carvão e as primeiras linhas de trem foram abertos nos EUA, França , Alemanha e Belliga

• Os produtos estavam com preços controlados , toda via o congelamento dos salários prejudicam a população

• Napoleão Bonaparte perdeu cerca de 40% de seus soldados por ascptos como o frio, ferimentos e cancanso exagerado

• Napoleão trouxe desenvolvimento e benefícios para os franceses

Capitulo 4- A Guerra

*As guerras modicaram o mapa do mundo

- O jacobinismo britânico foi o único ; por ser organizado por artesoes e pela classe operaria .

Os jacobinos da Alemanha , na Escandinávia e dos bancans foram insignificantes para alterarem aspctos políticos e sociais

A lei dos pobres de 1834, foi construída e ortografa para deixar esses indivíduos sem recursos; no campo; obrigados a se mudaram para a cidade na Dinamarca

“Além disso, a introdução do liberalismo na terra foi uma espécie de bombardeio, silencioso que desruiu a estrutura social em que sempre habitaram os camponeses, não deixando nada intacto, excto uma solidão chamada liberdade” ( p.113 )

*O clero argumentava que se o individuo é pobre ou rico, é o desejo de Deus.

= A Argélia possuía estrutura feudal.

As escolas não possiam qualidade e as terras religiosas podiam ser vendidas.

-O liberalismo ; trouxe impactos na vida indiana e os governantes britânicos criaram um método eficaz na tributação sobre o feudo

-Os britânicos tentaram fazer uma tarefa hercúlea, com relação aos impostos (específicos e adequados) a cada camponês

- O sistema despótico imposto pelos britânicos, trouxeram paz e os serviços públicos se desenvolveram , todavia fracassaram no ascpto econômico, o que gerou epidemia de fome.

- A Falta de empregos e a produção de alimentos como as batatas , não seriam suficientes para a população indiana , isso gerou fome e doenças , causando o caos
A Rússia queria possuir o domínio do leste europeu e a asia menor.

-A Questão oriental se tornou um dos assuntos mais complicados para se lidar, porque podia gerar uma guerra

A França era potencia mundial ”INSATIFEITA” e poderia acabar com a estabilidade e a ordem com a Rússia .

-A Inglaterra defendia a aboliação da escrasvatura , porque ela era ineficaz e eles não queriam entrar no jogo do capitalismo .

-Homens como Simao Bolivar,. San Martin e Bernado O´ Higgins estabeleceu a independência de países como Venezuela , Equador, e a Argetina e a guerra do parai matou milhares de brasileiros e paraguaios.

• O ano de 1830 trouxe mudança significativas no ascpto politico, ideológico, e mudanças bruscas nos setores econômicos e sociais.

• Os movimentos trabalhistas na Gra-Bretanha, tentavam melhores condições de vida e viam os liberais e capitalistas como seus inimigos.

• Na Gra-Bretanha, o governo teve problemas sérios relativos , a quebra de maquinas industrias , na qual sofreu influencias da revolução francesa e dos ideias de liberdade, fraternidade e igualdade.

• A nacionalidade dos povos estava relacionada a religião , os espanhous eram católicos e os russos ortodoxos e as pessoas possuíam uma forte ligação com o papa

• O Brasil se tornou independe de Portugal

• Os países do sul, da américa. Como Venezuela e argentina tiveram sua independência conquistada pela aristocracria e não tiveram a participação do povo

• Capitulo 8 (A terra)

- O problema agrário na Dinamarca; foi resolvido, através do ascpto de criar pequenas e médios fazendeiros comerciais.

• Os índios norte=americanos possuam terras coletivas e influenciava que eles não fossem induadualistas e não tiveram hábitos sededentarios que o capitalismo influencia.

• As reformas de 1780, ajudaram a abolir o feudalismo e a consolidar suas faixas de terras como propriedades individuais.

- Como o fim da escravidão, o camponês foi obrigado a pagar seu antigo senhor um pedaço da sua terra

- 1845 na Espanha , os governos liberais vendem mais da metade dos feudos – do clero

Capitulo 9- Rumo ao mundo industrial
-A Inglaterra já estava totalmente industrializada em 1840, todavia os Eus, era um forte concorrente
+* A população europeia começou a crescer e os censos demográficos começaram a serem criados

Capitulo 11 Capitalismo

- O sistema capitalista salienta que a sociedade deve ser indivualista e que o que Deus por todos e cada um por si

- As pessoas que queriam inovar foram interpretados como destruidores da existência humana

*Os grandes centros comerciais cresciam sem planejamento ou supervisão e falharam no ascpto de manter as ruas limpas e servirem agua encanada

- Edemias de tifo e cólera mataram milhares de pessoas

- Ascptos como infanticídio, a prostituição e o suicídio mataram muitas pessoas e geravam cataclismo social e a teoria matltusiana- na qual defendia o cresimento da população ia ser maior que a produção de alimentos.

-OS empregados em alguns casos eram obrigados a comercializar –comprar produtos na loja dos patrões e recebiam castigos físicos ou psicológicos.

- Foram surgindo agitações trabalhistas e a classes de proletariado que lutavam por melhores condições de trabalho

- Alguns grupos de trabalhadores eram radicais e ocorriam através de jornais ou manifestações ou a casa das pessoas de elite.

Capitulo 12- Ideologia Religiosa

Muitos homens eram ateus e outros acreditavam em Deus, toda via argumentavam que ele não poderia interferir na realidade humana.

- A perseguição por bruxas e a heresia ainda ocorriam na Europa central e ocidental durante o século XVIII

- O Agnosticismo também era uma pratica entre muitos homens no século XVIII

- Thomas Paine criou dias obras intituladas “Os direitos do homem e “A Idade para provar que a bíblia não é a palavra de Deus”

- O protestantismo se destacou na Grã-Bretanha, principalmente em grupos de trabalhadores agrícolas , mineiros e pescadores

-Os priveliegios legais e a propriedade do clero sofreram ataques direirtos e a europa se preparam para o obra de “A origem as espécies de Charle Darwn

- Muitas Igrejas foram dissolvidas
- O ilasmismo influenciou a expansão europeia e a criser das populações turca e persa

Os países protestantes , os impactos do individualismo e do capitalismo eram maiores

- O medo (Pedagogia) do inferno e a possível salvação faziam as pessoas se aproximarem de Deus, principalmente os homens pobres.

Capitulo 13- A IDEOLOGIA SECULAR

- O Ser humano, pode resolver tudo através da racionalidade
- Thomas HOBBES DEFENDEU O LIBERALISMO VULGAR/ porque colocava a propriedade privada como o mais importante dos direitos nacionais”

- Ele pode proporcionar e consumir o que quiser, porque a liberdade e o capital proporcionam isso

A obra “A riqueza das nações prega o capital está vinculado ao conforto e a felicidade

- As pessoas acreditavam que o avanço da humanidade, estava vinculado ao capitalismo e ao consumo.
* Karl Marx , salientava que a sociedade humana é dividida em classes, qual as pessoas não possuam suas contradições internas e externas.

• O capitalismo criava crises
• “O Socialismo é filho do capitalismo(p.256)
• Existia um grupo, que acreditava na inevitabilidade do progresso e nas vantagens do desenvolvimento econômico do progresso e nas vantagens do desenvolvimento econômico e cientifico unificado com uma administração burocráticas
• Kant- Teoria da Astração da vontade/INDIVODUALISMO
• HEGEL- COLETIVISMO/ IMPACTO DO DESENVIMENTO HISTORICO

Capitalismo – Artes

A literatura francesa , se destacou com autores como Stenddhal e Balzac ; a música tambe´m teve seu destaque

- A revolução industrial chocava com seu horror, que provocou mortes de crianças

-A Arte estava completamente relacionada com ascptos sociais e políticos

- Surgiu o romantismo, na qual não era racional e não buscava o concreto, mas o ideal e o natural

- O capitalismo era interpretado como algo demoníaco e cruel

Os gênios eram incompreendidos e em alguns países eram revolucionários

• Eles gostavam de atormentar os burgueses com obras góticas e se consideram obscuras

• As criticas aos problemas sociais, não eram tao bruscas , mas existiam

• O conceito de “alienação humana” começou a ser ousado nesse período ; e Karl Marx usou esse termo, para o desenvolvimento da sua teoria marxista

• O homem burguês era anti-social e quebrou os laços feudais, mudou os valores humanos para os valores de troca, alertou o vinculo com a religião e deixou a sociedade egoísta.

• Para a população camponesa ter acesso a um dicionário ou livro, estava relacionada a ideia de liberdade e identidade nacional.

• VICTO HUGO considerava o romantismo como o liberalismo na literatura.

• Na decorada de 1840, as estruturas georgianas e barrocas foram se rompendo do estilo arquitetônico excto no estilo da Gre- Bretanha

- A vida nas cidades devastava os velhos costumes e canções do campo

- Nas cidades e os empregados desenvolviam uma intensa cultura de seitas protestantes para estimular a educação e a arte.

A ciência – Capitulo 15

• A ciência está sempre em constante modificação
• *Surgiram diversas teorias matemáticas
• “Na Grã-Bretanha, as principais industrias de nosso período as de algodão, de ferro, faz ferroviais e da construção de navios mercantes” ( p.278)
• O desenvolvimento da ciência estava vinculado ao fato da Grã-Bretanha, possuir muitas escolas técnicas e do museu nacional de Historia natural (1794) na qual se tornou o primeiro centro de pesquisa

• O progresso se ampliou nas áreas do comercio, a maioria dos cientistas eram de origem francesa , britânica, Alemanha e Italiana

• Foram descobertos ascptos da física e da química; como a lei da termodinâmica e das relações entre calor e energia na indústria houve avanços nas áreas de tingimento e do branqueamento têxtil

• Schawn descobriu que todos seres vivos possuem celulares e por tanto elas podem se dividir e separar

• O marxismo e o positivismo tentaram deixar as ciências humanas de forma objetiva e não subjetivas

• Aguste Comte criou a sociologia através da critica severa ao capitalismo

• A educação era um elemento negligenciado e por isso possuía pouca qualidade

• A educação possuía um ascpto revolucionário , que interferia nos hábitos da população

• ‘Entre 1835 e 1850 a renda per capita aumentaram em 15% na Espanha , 40% na Austria , 44% na França, em 50% na Belica , em 70% na Áustria em 75% nos Eua e mais de 90% na Holanda” (p.195)

• O estado liberal coletava impostos e possuía uma forte manutenção de uma policia com o intuito de organizar uma sociedade
• Os Judeus no século XX; se destacam nas ciências e nas profissões , existiam grandes matemáticos e artistas
• O antissemitismo ainda existia; porem em menores índices e eles lutavam por sua liberdade e direito a vida
• Marx era judeu; mas não se importava com os princípios e regras do seu povo.
• Na África a população ficou estável e na América do Sul a população aumentou consideramente
• O sistema de transportes aquáticos e terrestres aumentaram consideramente
• Na Gra-Bretalha, a mão-de –obra era barata , retrograda e isso facilitou o crescimento das fabricas e consequentemente do capital .
• Os artesoes eram obrigados a participem da guida(fabrica)
• A revolução francesa se destaca em elementos como a propaganda e as realizações técnicas como as companhias de gas
• A revolução francesa trouxe ascptos positivos em relação com as leis como o reconhecimento de cambio e avaliação do trabalho
• O sul dos Eua mais pendência da Grã-Bretanha , enquanto o norte já era mais depende e se beneficia de mão-de obra da Europa sempre barata
• A classe média surgiu em 1834, com a divisão da sociedade em três setores : como se fossem mandamentos de Deus, que não podiam se questionados
• A maioria dos intelectuais eram agnósticos
• As mulheres em sua maioria ; eram donzelas , sem instruções intectuais , sem patrimônios e teoricamente assexuadas.
• Os Historiadores e geógrafos tentam explicar ascptos complexos como a origem da vida( gênese x evolucionismo ; a distribuição de terras das montanhas e das camadas terrestres
- LAMARK-CARACTERES ADQUIRIDOS-EVOLUCISMO
LAWRENCEE – Seleção natural –Historia natural do homem” (Foi tirada de circulação )
Charles Darwin- Evolucionismo- Embrião de um organismo
Raças-Monogestistas- Igualdade humana

Poligenistas- Os homens eram classificados em cores/ raças determinação do caracter a partir do tamanho ou formato do crânio

Capitulo 16- RUMO A 1848

• O comercio produziu cerca de 800 milhões de libras e a ciência se desenvolve cada vez mais
• Os índices de escravos estava cada vez menor e com preços mais elevados em 1840: o negro chegou a custar 3.200
• As rendas da aristocracria estavam veículos a produção de algodão e do trabalho escravo
• A monarquia ainda era o sistema comum de governo; mas existiam exceções com o Brasil e o México .
• O Brasil conquistou sua liberdade de forma pacifica e concretamente evitou a fragmentação do território
• “A supremacia britânica era tao absoluta que necessita de um controle politico para funcionar” (p.301)
• A Alemanha e a Rússia brigavam com os ingleses pela hegemonia politica e econômica
• O Regime monarquista, era mais fácil controlar a população, porque eles acreditavam que o rei, era escolhido por Deus.
• As industrias exploravam os proletariados, isso gerou revoltas e destruição das maquinas.
• A fome e mais colheitas na Irlanda gerava uma depressão industrial , que provocou desemprego, em massa e o custo dos produtos aumentaram.

- A Inglaterra passou a produzir tanto que não dependeria do mercado externo ; na área de construções
- Na década de 1830: O algodão predominava na fabrica as cidades começaram a se desenvolver e outras mercadorias como produtos domésticos; alimentos ; bebidas começaram a se destacar mais e a população começo a aumentar.

- Exportações dos produtos em 1815 dos produtos em 1815, foi muito alta e ajudou a Londres a se desenvolver.

- A Inglaterra produzia cerca de 90% do carvão

Ludmila 06/03/2023

O passado que afeta diretamente o presente!!
Em "A era das revolucoes", Hobsbawm traz o período entre 1789 e 1848 marcado pela Revolução Industrial e Francesa e seus impactos sociais, econômicos e principalmente no campo das ideias e da cultura.
Um passado não tão distante, e que influenciou e continua influenciando o presente!!

Marcelo Purificação 11/02/2023

Pequeno Resumo
De acordo com Eric Hobsbawm, historiador marxista britânico, esta primeira etapa do século XIX é considerada a Era das Revoluções justamente pela disseminação de ideais de liberdade por grupos organizados na Europa. Eles defendiam temas como direitos humanos, igualdade entre os cidadãos e soberania da população.

Sandro 13/01/2023

Muito bom.
Muito bom, quem gosta de história esse o livro perfeito. Trazendo temas como a revolução francesa, primeira guerra mundial, etc.

Juan 12/01/2023

Não é um livro simples de ler, mas tbm está muito longe da incompreensão. Hobsbawn é muito inteligente e conseguiu relatar o período sobre diversos aspectos: social (principalmente), artístico, religioso, científico, filosófico, etc. O melhor é que mesmo que nem todo o livro seja inteiramente compreensível numa primeira leitura, a dimensão das mudanças causadas pelas revoluções ficou extremamente clara na medida em que eu fui me acostumando com a leitura.

1 | 2 | 3 | 4 | 5