Galáxias

Galáxias Haroldo de Campos

Resenhas - Galáxias

@riggifabio 02/12/2021

O livro como viagem e a viagem como livro, esse é o motivo principal das Galáxias de Haroldo de Campos. Como uma espécie de ultimação do projeto poético deste representante da poesia concreta, a obra é uma antiépica escrita em versículos que questiona o papel da arte e do sujeito no mundo contemporâneo.

Hélio Rosa 16/01/2009

Estonteante Poesia
Ganhei um exemplar de 1984, de uma amiga, que é fotógrafa do MAE, e gosta de me ver acanhado com tantos e tais apupos e agrados.

Comecei a leitura no ponto de ônibus, de pé, no rush e tive que continuá-la ainda de pé, no aconchego bruto da metrópolis paulistana, a viagem toda.

Li, mas não sei se entendi alguma coisa, apenas conhecia fragmentos, como aquele musicado pelo Caetano e um outro que me fez lembrar de um sonho. Só não caí de malandragem, mas confesso que mudou consideravelmente o prumo de muitas minhas idéias anteriores. Agora, ou amanhã, releio pouco a pouco, sentado ao lado de uma xícara de chá, e de todos os dicionários de idiomas que puder dispor!

eagorarenato 23/03/2020

Um livro de viagens onde a viagem seja o próprio livro. É o que diz o autor sobre o próprio livro e é assim que eu me sinto. É uma centena de páginas, sem nenhuma numeração ou pontuação. Um continuum que pode e deve ser explorado do jeito que quiser. Abra uma página qualquer e comece a ler de onde quiser. Em algum momento troque. Quando quiser. É essa a viagem, uma navegação numa galáxia de infinitos caminhos e destinos. É genial. O impacto da poesia concreta de Haroldo de Campos na minha leitura é de fundir a cabeça. É inovador, surpreendente e inesgotável.
Fiquei muito feliz de finalmente ter contato com este livro em particular. Parte da obra concreta e materializada nas paredes da Casa das Rosas. Uma viagem.