De repente, nas profundezas do bosque

De repente, nas profundezas do bosque Amós Oz

Resenhas - De Repente, Nas Profundezas Do Bosque

Deghety 16/08/2019

De Repente...
De Repente, Nas Profundezas do Bosque é uma leitura simples e fantástica que aborda a discriminação, intolerância e o convívio social.
Durante a leitura temos ares de mistério e, por fim, de uma utopia.
Mesmo sob um universo fantasioso, Oz consegue desde o princípio nos atentar sobre como é comum a sociedade, em todas as eras, zombar e discriminar o "diferente" e seu medo de fugir ao padrão.

Leo 13/06/2019

Impressão ambígua quanto à excelência da obra
O fundamento moral da fábula me parece um tanto tolo. Não por discordar das proposições de igualdade e de virtude dos protagonistas, mas por não conseguir entrever na obra a malícia ou uma inclinação para o fatalismo da tradição de grandes histórias "infantis". A última palavra do texto, no entanto, me parece ainda conduzir a um terreno de dúvida que talvez seja suficientemente explorado nas demais obras de Amós.

@moniquebonomini 17/04/2019

Acalanto para alma
Sobre ser amor em tempos de ódio. Sobre a pureza de crianças e animais. Sobre respeito e autocrítica. Delícia de livro. Leitura fluida e linguagem simples sem perder profundidade e garantindo a possibilidade de muitos grifos e reflexões.

Guacira.GonAalves 27/01/2019

De repente, nas profundezas do bosque
O livro "De repente, nas profundezas do bosque", de Amós Oz, considerado o principal escritor israelense da atualidade, conta a história de uma aldeia onde todos os bichos desapareceram.
A única forma das crianças da aldeia conhecerem sobre os animais é através de desenhos e esculturas feitos pelos adultos.
Nessa aldeia há muita ignorância e discriminação por aquilo que é diferente.
Mati e Maia são duas crianças amigas e que não se conformam com o fato de ninguém contar o que aconteceu no passado. Eles acabam entrando no tal bosque num dia após avistarem um peixinho. E lá, vão atrás de suas respostas.
O livro é considerado uma fábula, se bem que não apresenta os elementos comuns a esse gênero, como por exemplo, animais falantes se comportando como ser humano. Mas nos faz parar para pensar sobre as nossas atitudes para com os animais. É como se fosse um alerta: trate bem os animais, caso contrário, eles irão embora.
Gostei da história, mas a linguagem não é fluida e a ausência de pontuação típica de diálogos faz a leitura se arrastar um pouco.

#ggmaffra
#resenha

Desirre2 20/01/2019

Sensível e com ritmo de profundidade: primeiro é apresentado uma situação, depois ela vai sendo retomada e acrescenta-se mais informações. Assim a história vai se desenrolando, de modo cativante e até mesmo, poético.

Li 23/03/2020

Uma história fantástica, me fez viajar no mundo da imaginação! Superrrr recomendo a todos

Babi.Dias 05/07/2018

Um dos livros mais lindos que li na vida.

Giovanna Jocron 11/11/2017

Parece que faltou páginas
O livro é uma fantasia infanto juvenil bem gostosa de ler, com bastante segredos e mistérios a serem revelados que prendem a atenção, gostei da leitura, mas o final me incomodou. Senti que faltaram respostas. Inclusive, quem já leu, se quiser vir conversar comigo a respeito, sinta-se a vontade.
Vou falar as respostas que não encontrei, não são spoiler, são questões que aparecem logo no começo do livro, mas quem não quiser saber o que não vai ser respondido, vou dar um espaço pra não ler
Senti muita falta de responder os questionamentos em relação à nona árvore, e também ao que ocasionou o estado de saúde de Guinom. Ou tem essas respostas e só eu que não peguei.
E no final tem uma moral meio desnecessária, já estava completamente claro que aquela era a mensagem do livro pela história em si, não precisava ser colocada em palavras. Enfim, mas indico o livro, não só para crianças.

Lara 09/02/2017

Regular
O livro começa bem, mas o suspense se esvai e acaba sendo entediante. Os personagens são mal construídos, e o final poderia ser melhor. Vale pela mensagem que é passada, e por ser de leitura rápida.

Peterson Boll 25/04/2016

Perde-se em alegorias mal resolvidas, em personagens mal construídos e em um enredo que promete muito e lhe entrega quase nada, enveredando-se em substratos de realismo fantástico, onde o suspense se esvai e por fim, entedia.

Alexandre Kovacs / Mundo de K 26/10/2015

Amós Oz - De repente nas profundezas do bosque
Editora Companhia das Letras - 144 páginas - tradução direta do hebraico por Tova Sender - Lançamento no Brasil 30/03/2007.

Certamente o mais famoso escritor israelense da atualidade e também colecionador de prêmios literários como o Goethe (2005) ou Príncipe de Astúrias (2007), Amós Oz nos traz aqui um "pequeno" livro de múltiplas interpretações, "uma fábula para todas as idades" como promete o texto de divulgação, porém com um sentido mais amplo do que a definição simplista possa dar a entender. O autor é geralmente criticado por correntes políticas radicais ao defender uma solução pacifista com base em um país com dois Estados para o conflito entre judeus israelenses e árabes palestinos (a única alternativa possível, em sua opinião), sendo portanto muito difícil deixar de associar um conteúdo político a tudo que ele escreve.

A narrativa é inspirada nos contos de fadas clássicos, tendo como cenário uma aldeia triste e isolada onde todos os animais, silvestres e domésticos (inclusive os insetos), desapareceram há muitos anos. As crianças do local têm uma noção remota do que seriam os sons e imagens dos animais através de conversas nostálgicas dos mais velhos e desenhos da professora, mas o motivo do insólito desaparecimento sempre foi uma espécie de tabu na região, sendo o assunto evitado pelos adultos. Aparentemente, algum fato relevante que originou o desaparecimento dos animais está sendo encoberto pelos antigos habitantes do lugar e isso desperta a curiosidade de duas crianças, Mati e Maia, que decidem enfrentar o próprio medo e descobrir o mistério que envolve o passado da aldeia, buscando respostas no bosque.

"A aldeia era cinzenta e triste. À volta dela apenas montes e bosques, nuvens e vento. Não havia outras aldeias nas redondezas. quase nunca chegavam forasteiros, nem sequer visitantes ocasionais. Trinta, talvez quarenta casas pequenas se espalhavam ao longo do declive, no vale fechado e rodeado por montes íngremes. Somente a oeste havia uma abertura estreita entre as montanhas, e por essa abertura passava o único caminho que levava à aldeia, mas não ia adiante, porque não havia nenhum adiante: ali terminava o mundo." (pág. 11)

"Já fazia muitos anos que todos os animais dessa aldeia e das redondezas haviam desaparecido, vacas, cavalos e carneiros, gansos, gatos e canários, cachorros, aranhas domésticas e lebres. Nem mesmo um pintassilgo vivia lá. Nenhum peixe restara no rio. As cegonhas e os grous rodeavam os vales em suas jornadas errantes. Até mesmo os insetos e os vermes, até as abelhas, moscas, formigas, minhocas, mosquitos e traças não eram vistos havia muitos anos. Os adultos que ainda lembravam em geral preferiam calar-se. Negar. Fingir que esqueceram." (pág. 13)

Com o desenvolvimento do texto, fica cada vez mais claro para o leitor que as intenções de Amós Oz não se limitam à literatura infantil, como percebemos nas comparações com o mundo "real" e, assim como em toda a fábula, fica evidente a moral a ser aprendida que é a necessidade de lutar contra a intolerância e discriminação, entender e aceitar as diferenças do outro. Um livro estranho, que não se encaixa em nenhum estilo e tanto pode ser interpretado como um conto de fadas para ser lido por uma criança de doze anos ou por um adulto que encontrará uma clara correspondência com o fanatismo e os conflitos contemporâneos, não somente no Oriente Médio, diga-se de passagem.

@varaomichel 27/06/2015

Uma Fábula Sobre a Amargura
Essa é uma história sobre o deboche, sobre a exclusão e os destroços de quem foi abatido por eles: todos nós. Há uma ambiguidade na história que me fez perceber que, no caminho da harmonia tão sonhada, pregada, requerida, protestada, há muitos percalços que estão em nós mesmos. Porque o homem que sofre a exclusão injusta é também o que exclui injustamente. E esta foi para mim a reflexão mais profunda que pude tirar deste meu primeiro contato com Amós Oz. O bem demanda tanto cuidado, porque cabe a nós calar cada voz das mágoas que nos causaram, não deixar que elas reverberem continuamente machucando cada vez mais gente nas aldeias mundo afora. A história me conquistou lá pelas páginas depois da 100 e a trilha valeu a pena, o que encontrei no final foi algo tão sutilmente engrandecedor que eu certamente lerei para o meu filho, quando tiver um. Ela não resolve a questão porque não está resolvida, ela deixa um conselho, como de um pai, para que a gente tente resolvê-la na vida.

Ana 27/04/2015

De Repente, Nas Profundezas do Bosque
Um livro com a narrativa bem lenta, mas ao mesmo tempo o Amós Oz é bem original e criativo! Não é clichê e isso é muito bom! Parabéns, Amós.

Teeh 07/01/2015

DE REPENTE, NAS PROFUNDEZAS DO BOSQUE, DE AMÓS OZ
Estou há tempos dizendo que tirarei uma das pendências e lerei Amós Oz e finalmente essa hora chegou. De repente, nas Profundezas do Bosque conta de uma vila em que simplesmente todos os animais sumiram da noite para o dia. Todos, só restaram solitariamente os seres humanos. Na história, os animais existiram há tanto tempo que estão virando lendas.

No começo, temos a professora Emmanuelle contando para os seus alunos sobre os animais, algumas crianças acham que é tudo fantasia e não levam a sério o que a professora diz. Já outra criança, resolve certo dia, entrar no bosque em busca de animais.

site: http://livrosaquaticos.com/2014/11/14/de-repente-nas-profundezas-do-bosque-de-amos-oz/