Blue Noon

Blue Noon Scott Westerfeld

Resenhas - Blue Noon

Bruninha 20/05/2012

Esse serie tinha tudo pra ser muito boa, mas nao eh. Chega a aer macante, e esse final? Odeio livro com finais sem explicacoes. Mas enfim tres estrelas pela criatividade da serie.

angel 11/11/2012

Esta terceira e última obra da trilogia Midnigthers, infelizmente não foi tão boa quanto à segunda. Retomando aqui as anteriores, a primeira, A Hora Secreta, ela foi mais de introdução, abrindo muitas possibilidades para desenvolvimento da história, abordando conflitos familiares, conflitos entre jovens que não tinham afinidades entre eles, mas que precisavam estar unidos em prol de um objetivo comum, temas sobrenaturais, descobertas de antigas histórias para conhecerem seus potenciais, se eu não estiver esquecendo nada importante, acredito que essas variáveis são as essenciais.

Já no segundo volume, apresenta mais ação, a perspectiva e a personalidade de cada personagem, descobertas, algumas respostas, abrindo mais possibilidades para a elaboração e discussão unindo histórias passadas, com as desses jovens que estavam passando por situações similares, o que acaba sempre ampliando as probabilidades e nunca a uma resposta exata. E fica esse grande leque para ser debatido no ultimo livro, nas quais as partes fragmentadas pudessem ser juntadas, o que não ocorreu.

Ao ler, fui esperando por um desfecho completamente diferente, buscando respostas que o próprio autor levanta do decorrer do desenvolvimento, o que fica claro que acaba se perdendo, e um fechamento da história, o que deixou a desejar. Achei desnecessárias algumas cenas, quando ele poderia trabalhar mais nessas questões que ficaram em aberto.

Não houve um final, mas se ao menos Scott desse conta de suprir as demandas que ele supostamente deu a entender que seriam os desenvolvidas no livro, o termino do livro, da forma que foi, faria mais sentido, pois entenderíamos a essência de todos esses talentos nos jovens e a importância deles para o mundo, compreendendo o principio de tudo e o porque está da forma em que está. Acredito que levar em consideração o tempo, assim como esclarecer o contexto, é importante por auxiliar e situar o leitor na compreensão do que está acontecendo.

Infelizmente, se não há um desfecho positivo, a obra em si perde a credibilidade, o que negativamente acontece com essa obra no geral. Sempre que vou ler um livro, começo avaliando ele em cinco estrelinhas, e conforme vou lendo, essa analise pode permanecer ou ir decaindo conforme o desenrolar da história. E ao termino, após classificar os primeiros livros com notas máximas, este foi classificado em duas, isso por levar em consideração o todo, porque se fosse por esta apenas, creio que seria menos. Fico triste com autores que tem potencial e se perdem desta forma no decorrer do desenvolvimento de uma história fantástica como esta.