Antes de Morrer

Antes de Morrer Jenny Downham

Resenhas - Antes de Morrer

Mila F. @delivroemlivro_ 13/04/2024

Antes de Morrer tem o propósito de emocionar e de trazer reflexão sem focar inteiramente na parte mórbida e de sofrimento e dor da personagem
O volume vem trazer - em primeira pessoa - a personagem Tessa Scott, de 16 anos, contando sua história, nos revela que tem leucemia linfoblástica aguda um câncer em estágio avançado. Tessa tem absoluta certeza que vai morrer, até porque o seu médico diz que os medicamentos não podem mais ajudá-la e que ela precisa aproveitar a vida da melhor maneira possível.

É a partir dessa "sentença" que Tessa resolve por em prática uma lista que tem alguns objetivos para serem realizados antes de morrer: fazer sexo, responder sim para tudo durante um dia inteiro, usar drogas, fazer algo ilegal, entre outros itens. A ideia é que essa lista a ajude a viver de forma intensa ao passo que a tira da zona de conforto.

Na medida em lemos Antes de Morrer e vamos acompanhando Tessa colocar em prática sua lista, também ficamos a par do fato de a mãe dela ter abandonado a família, que é composta pelo pai e o irmão mais novo, e assim ter pouca proximidade com os filhos, mesmo tendo voltado para perto deles quando Tessa completou 13 anos e foi diagnosticada. Tessa não perdoou efetivamente a mãe pelo abandono.

Em contrapartida, o pai de Tessa é um paizão, do tipo que abdicou de tudo para se dedicar inteiramente ao tratamento da filha e participar da vida dos filhos. É lindo ver a relação e as interações deles, como o pai quer proteger e dar maior qualidade de vida à filha.

No meio tempo Tessa também nos relata sua relação com a amiga Zoey que é bem complexa, porque algumas atitudes de Zoey me incomodaram, apesar de conseguir imaginar atitudes assim de adolescentes, mas no fundo, apesar de ver Tessa considerar Zoey sua amiga, não acho que Zoey cumpria esse papel, ou então estava tentando se distanciar para não sofrer tanto com a doença da amiga.

Com a ausência de Zoey, que nunca estava presente quando Tessa precisava, ela acaba se aproximando de seu vizinho enigmático Adam e é ele quem vai ajudá-la a riscar alguns dos itens de sua lista, sem contar que ele tentar estar presente e ambos acabam se envolvendo sentimentalmente, o que é fofo, mas também triste. Não vou dizer que a relação deles é um mar de rosas, porque ambos acabam se machucando por algumas expectativas ou falta delas.

A narrativa, do ponto de vista de Tessa me surpreendeu bastante, porque a personagem não foi sentimental e nem ficou se questionando por ter essa doença, foi uma narrativa livre de mimimi. A personagem encarou a realidade e fez o melhor na situação em que se encontrava.

Desde o começo do livro - até por conta do título - a gente sabe o que vai acontecer, mas fiquei torcendo por um milagre, que de fato, não acontece, pelo contrário Tessa vai relatando o seu quadro até ficar bastante debilitada e é triste de acompanhar, não tem como não se emocionar.

Não vou dizer que Antes de Morrer é um livro cheio de acontecimentos porque não é, a propostas do livro nem é essa. O livro cumpriu o que prometeu e mais, trouxe uma reflexão sobre a brevidade da vida e sobre aproveitar o tempo que temos fazendo o que desejamos e curtindo as pessoas que amamos.

Acredito que a parte mais difícil foi ver Tessa ter que se despedir de sua família, amigos e namorado, sobretudo porque ela sabia que sua dor iria acabar, mas que os que ficariam vivos poderiam ficar sofrendo.

Reconheço em Antes de Morrer um livro que tem o propósito de emocionar e de trazer reflexão sem focar inteiramente na parte mórbida e de sofrimento e dor da personagem, mas confesso que a narrativa de Tessa foi racional demais o que embora tenha seu lado bom, também tem seu lado ruim, devido a deixar um distanciamento entre a personagem e o leitor. Foi difícil me prender à história e acho que só continuei lendo porque apesar disso a escrita fluía.

Pra finalizar vem as recomendações e essa parte é bem difícil por se tratar de um sick-lit e saber que nem todo mundo consegue ler esse tipo de literatura devido aos gatilhos, então, deixo a recomendação apenas para quem não tem problema com livros que abordam a trajetória de um personagem que sabe que vai morrer e sua morte acontecer nas páginas.

site: www.delivroemlivro.com.br

Arthur674 29/05/2023

Não aconselho para pessoas que se entristeçam facilmente.
Não dei crédito ao livro no início da leitura. Pela protagonista ser adolescente, acreditei se tratar de mais uma fanfic (sem famosos dessa vez), estava enganado. O livro trata da parte da vida de Tessa, uma menina de 16 anos com um câncer em fase terminal. Só por isso, percebe-se que não se trata de uma leitura simples, não é. Já nos primeiros capítulos você passa a se encaixar dentro dos problemas, dificuldades e, por que não?, alegrias dessa família. Entendemos os dramas de um pai ?solteiro? de uma filha adolescente muito doente, a tristeza (inocente) de um irmão ainda criança e a dor de tessa, uma protagonista que eu jamais esquecerei. Tessa é firme, firmemente triste e, também, feliz. Como eu amei conhecer essa menina. Saber dos seus pensamentos, desejos, medos, amores, afetos e desafetos criou em mim um sentimento de que estava conhecendo alguém real. Tessa compartilha de pensamentos que adultos têm, talvez por ter amadurecido prematuramente por conta de sua doença. O livro não é feliz, não é recomendado para pessoas que tenham gatilhos com morte, mas é gostoso e muito bem escrito. Sentirei saudades dessa leitura, uma experiência. Obrigado, Tessa.

Leonara 03/12/2022

Sobre a vida e a morte!
Esse foi o primeiro livro que eu li durante a minha faculdade de psicologia. Forte e sensível, ao mesmo tempo.

Edna 17/02/2022

Siga uma lista
?Leitura concluída?

ANTES DE MORRER ? Jenny Downham

A adolescente Tess está em risco, mas se apodera do que ainda é possível e faz uma lista de coisas que queria fazer e pede que leiam no seu funeral  esse maravilhoso e tocante Soneto de Shakespeare.

Soneto XII

William Shakespeare

Quando a hora dobra em triste e tardo toque
E em noite horrenda vejo escoar-se o dia,
Quando vejo esvair-se a violeta, ou que
A prata a preta têmpora assedia;

Quando vejo sem folha o tronco antigo
Que ao rebanho estendia sombra franca
E em feixe atado agora o verde trigo
Seguir o carro, a barba hirsuta e branca;

Sobre tua beleza então questiono
Que há de sofrer do Tempo a dura prova,
Pois as graças do mundo em abandono

Morrem ao ver nascendo a graça nova.
Contra a foice do Tempo é vão combate,
Salvo a prole, que o enfrenta se te abate.

#amudezdomeugrito
#leiamais #livroseleituras
#leitores #livros
#livroseleitura #instalivros
#dicadeleitura #amoler
#bookstagram #leitoresviciados
#euleio

DayS.J. 29/01/2022

"Mas o intervalo de esquecimento faz meu coração bater depressa como o de um coelho, porque de fato, por um minuto, esqueci quem eu era. Tornei-me ninguém, e sei que isso vai acontecer de novo."

Tessa Scott é uma adolescente de 16 anos com câncer em estado terminal. Ela sabe que tem pouco tempo de vida, então, com esse pensamento, ela elabora uma lista de dez coisas para fazer antes de morrer.

Esse é, desde sempre, o meu livro de drama preferido.

A história é narrada em primeira pessoa, então podemos vivenciar todos os sentimentos pelo ponto de vista de Tessa; indiferença, saudosismo, revolta, conformismo (muitas partes são bem mórbidas, o que resulta naquele comichão nos olhos a leitura inteira - e choro no fim).
A escrita é um pouco diferente do que estou acostumada: os diálogos são diretos e a ambientação é pouco descritiva; é bem... seco, principalmente quando a Tessa cita as coisas ao redor, como se estivesse enxergando detalhes que não notaria se não estivesse morrendo. É estranho, mas de algum jeito deixou a leitura mais dramática pra mim.

É uma história sobre família, amor, morte; não tem uma grande mensagem no fim dizendo "aproveite a vida enquanto pode", mas todo livro desse tema já deixa essa sensação, não é mesmo?

Simon 19/12/2021

É forte
A protagonista enfrenta bravamente a luta contra o câncer, ela sabe que vai morrer, mas nem por isso deixa de viver a vida, mesmo cheia de medos ela encontra o amor, e o vive intensamente com o pouco de tempo que lhe resta.

estanted4ari 19/08/2021

ANTES DE MORRER
Como eu escrevi no histórico de leitura mais cedo o livro tem os seus ziguezagues que chegava dar raiva mais em nenhum momento eu queria parar de ler, eu queria saber o desfecho desta história conhecer os personagens e saber se a Tess ia conseguir concluir os seus maiores desejos. O livro ia com intensidade à leveza em segundos.

Pierre 07/07/2021

É um livro "adolescente", uma leitura agradável, eu diria que pode ser ate rápida, embora no meu caso não tenha sido, o livros, em certos trechos me tocou e me fez refletir sobre as coisas da vida e as coisas depois da vida (nada muito profundo). Um bom livro.

bianca 01/07/2021

to chorando
Eu amo a Tessa, meu deus. Ela tem um lado meio egoísta, mas na situação dela, eu também teria. Gosto do jeito como ela pensa, e enxerga as coisas, queria ser corajosa como ela.
Esse é um livro muito bem escrito, não sei explicar. A autora me fez sentir melhor amiga da protagonista, ou talvez sua terapeuta. Consigo até imaginar, ela deitada num consultório - como nos filmes - falando sobre tudo que lhe passa pela cabeça, confessando seus medos e desejos, mesmo sem esperança de que eu possa ajudá-la e sem medo de ser julgada, pq sabe que em breve não vai estar mais ali.
Não sei se isso está parecido com uma resenha kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk, talvez sejam só coisas que eu senti que precisava falar depois de ler esse livro.
A história é triste, mas também é linda. A leitura é fluída e eu gostei muito da escrita.
Enfim, recomendo a todos.

Luan 29/06/2021

E Tessa por Tessa?
Qual seria sua resposta se participasse de um programa estilo "De Frente com Gabi".
"Viver intensamente ou terei que vir mais vezes aqui para saber". Acredito que seja a primeira.

O livro na minha opinião começou a ficar bom a partir da página 134 e quando Tessa e Adam começaram a se apaixonar realmente

As páginas anteriores era com a história da lista, que eu estava gostando até. Só que tinha um porém, sempre envolvia a amiga irritante Zoey (está no meu top 5 de personagens chatos). Qualquer coisinha Zoey pra lá e pra cá. Vai ser insensível na baixa da égua! Depois que ficou grávida melhorou isso. Por conta desse ser humano não me vi empolgado com o início e praticamente o meio da leitura como eu gostaria.

Liica 09/03/2021

Lágrimas
Esse livro me quebrou, me consertou e me quebrou novamente diversas vezes. Terminar em prantos, pensei que seria forte como a Tess foi, mas não consegui.

mere 12/01/2021

Um livro triste,em que vc vê os dois lados. O sofrimento de quem sabe que vai morrer e o lado de quem fica. A morte não tem explicação e esse livro demonstra exatamente isso. O vazio que fica.

mere 12/01/2021

Hannah 29/12/2020

Extremamente emocionante
Este livro me tocou profundamente, amo demais a história desde que assisti ao filme anos antes. A história é linda, o romance é fofo, shippo muito o casal. A Tessa é meio doidinha, mas é uma peculiaridade particular dela e que me faz amá-la ainda mais.
Acompanhar toda a sua história de vida, sua família e a realização de sua lista de desejos é emocionante e torcia por cada um deles.
Sofri horrores com o final, mesmo já sabendo o que aconteceria. Chorei nas últimas 100 páginas, mas não me arrependo, pois o livro faz pensar em como estamos gastando o nosso tempo e, acredito que só vale a pena, se fizermos apenas coisas que realmente desejamos.