Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar

Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar Moacyr Scliar

Resenhas - Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar

lilasies 06/01/2024

Demorei mas acabei
Era meta do ano passado mas ficou pra esse, assim como alguns outros. foi bonzinho, so o ultimo texto q nao me agradou muito. é antigo, tem algumas partes chatas demaaaais por ser antigo e outras de revirar o olho, mas é gostosinho.

Cleber Braga 22/02/2023

Adoro crônicas como estas, fazem relembrar e refletir sobre muitas coisas, dentro das relações do cotidiano, um pensar diferente. A cegueira da fugacidade do tempo nos impede de destacar a beleza dos pequenos detalhes. E Moacyr Scliar, com suas crônicas, tá aí pra clarear essas deficiências imaginárias.

Alanis 20/01/2023

"Não se deve deixar nada na gaveta; nem na mente; livros não mostrados, sentimentos não exteriorizados, fazem mal à pessoa."

Alline 29/12/2022

Muito bom. Tem um dos contos sobre meu autor favorito. As histórias são bem explicativas. Eu gostei muito

Lili 14/07/2020

Boa leitura
Livro gostoso de ler, crônicas com humor e de fácil leitura.
O público mais jovem talvez tenha dificuldade de se identificar com os costumes da época, mas vale a pena a leitura.

Giulia143 12/04/2020

Tinha esquecido o quanto eu gosto da escrita desse autor. S2

Henrique Fendrich 08/09/2019

Moacyr Scliar foi um dos escritores mais profícuos da nossa literatura e não é de se estranhar que também tenha tido boa produção no gênero da crônica. Seus textos poderiam muito bem ser recomendados à juventude que inicia o contato com os livros e aos adultos que ainda não adquiriram o hábito da leitura. Um livrinho em especial, “Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar e outras crônicas” (L&PM) certamente seria apreciado.

Isso porque, neste livro, o que Scliar faz é discutir, com a leveza e o humor típicos da crônica, a sempre conflituosa relação entre pais e filhos, entre adultos e crianças (entre, enfim, criaturas um pouco perplexas, um pouco assustadas – comicamente assustadas – tentando entender a vida).

A própria crônica que dá título ao livro é indicativa dessa temática: fala sobre os pais que esperam a volta dos filhos que saíram para ir a alguma festa. Não é fácil ser pai, constata o cronista – e, logo em seguida, emenda: é muito bom ser pai.

Mas Scliar também é filho e, como tal, fala abertamente das emoções que sentiu por ocasião da morte de sua mãe. Os cuidados maternos, e mais ainda os da mãe judia, rendem ótimas brincadeiras, como a entrevista que faz com Maria, mãe de Jesus, ou o Regimento Interno da Família (tal como visto pelas próprias mães). Também é bastante criativa a diferenciação que o cronista faz entre os pontos de vista do filho mais velho e do filho mais moço.

Afora isso, as crônicas ainda falam sobre o filho que faz a barba pela primeira vez, a solidão na adolescência, o que é realmente um namorado, histórias dos bastidores dos vestibulares, trabalhos escolares em grupo, os alunos que sentam na primeira carteira e os que sentam no fundo da sala, os estudantes que entrevistam um escritor, entre outros temas associados à juventude, todos tratados com a agilidade e a fluência conhecidas do escritor.

Merece destaque ainda o texto de abertura, “Memórias de um aprendiz de escritor”, que não é exatamente uma crônica, mas mostra o testemunho de Scliar sobre a sua iniciação no mundo das letras.

site: http://rubem.wordpress.com

juju 12/04/2012

"Minha mãe não dorme enquanto eu não chegar."
É um livro de Moacyr Scliar. Este Minha mãe nao dorme enquanto eu não chegar revela um outro gênero onde Moacyr Scliar tem se destacado: a crônica. Aqui temos o escritor coloquial, bem-humorado, afetivamente ligado ao leitor. Seus textos revelam a preocupação de estabelecer alianças fraternais e familia.Eu não gostei muito pois, não curto este genero mais se vc gosta tenho certeza q vai gostar.

Norskan 08/03/2010

Adorei o livro.
Adorei o livro, mas as outras crônicas são melhores que a principal, a da capa!