Walter Benjamin: aviso de incêndio

Walter Benjamin: aviso de incêndio Michael Löwy

Resenhas - Walter Benjamin - Aviso de Incêndio

Giovanna 05/09/2022

caraca gostei muito muito muito mesmo!!!! já gostava do benjamin desde que li a obra de arte na época da reprodutibilidade técnica na graduação mas agora que conheci as teses de história dele minha cabeça simplesmente explodiu. o conceito de história aberta é sensacional e tem muitos trechos que ainda são muito atuais, dá muito a se pensar

Micaela 20/09/2023

Walter Benjamin: Aviso de Incêndio
Acho que fora de um contexto acadêmico cheio de pressão, o livro me traria muito a entender do que como foi agora, visto que foi uma leitura totalmente voltada para a faculdade.
Douglas 19/03/2024minha estante
Te entendo. Quando estamos muito habituados com livros blockbusters, é mais difícil absorver uma obra dessas...

Paulo1584 09/11/2021

História aberta
Essa noção de "história aberta", a nós, latinos e mais especificamente brasileiros, é de interesse, pois, por um lado, nos faz revisitar o passado, buscando compreender acontecimentos, julgamentos, ações, para ver em que ainda interferem hoje, e, por outro lado, olhar para o futuro, pensar, com a nossa história, para onde estamos indo e se outro futuro é possível. Pensar a história aberta, para ficarmos com um pensador nacional, indígena, é pensar ideias para adiar o fim do mundo, ou ao menos para pensar outras versões, talvez melhores, do mundo.

O aviso de incêndio denuncia a urgência que é saltar para fora do progresso, essa máquina exploratória e destrutiva, da qual precisamos nos desvincular, caso quisermos ter uma visão utópica, não num sentido puramente "mágico", mas talvez até pessimista, se essas coisas não entrarem em contradição, quer dizer: é preciso negar o futuro trágico, a catástrofe. Hiroshima e Nagasaki não era uma fatalidade irremediável, foi fruto das nossas ações, enquanto modelo de vida, podemos pensar, assim também o holocausto, o stalinismo, Bolsonaro, podemos apontar mais contemporaneamente, para podermos dizer que a história está aberta e é possível mudarmos as coisas.

Walter Benjamin é um autor atualíssimo e "aviso de incêndio" nos mostra o quanto precisamos dele e de suas teses sobre o conceito de história!