A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Rotina Agridoce 03/07/2012

otimo
“A História Sem Fim” é um livro que marcou a infância de uma geração inteira de crianças. Eu conheci o livro mais tarde, não era nascida quando o livro foi publicado, mas é uma história fofa e gostaria de tê-la lido quando tinha os meus 12 anos. Mas mesmo tendo lido o livro já com um pouco mais, “A História Sem Fim” continuou mantendo o seu encanto.

Ende conta a história de Bastian, um garoto desajeitado e desajustado que não tem um bom relacionamento com o pai, não tem amigos e sofre o que chamaríamos atualmente de bullying na escola. Desengonçado, desajeitado e sem aptidão para esportes, o garoto vivia sozinho e um dia ao fugir de alguns garotos da escola entra em uma velha livraria. Lá encontra o dono sentado em uma cadeira lendo um livro intitulado “A História Sem Fim”. Motivado por uma razão mais forte do que ele, Bastian rouba o livro e foge da livraria.

No sossego do seu lar, Bastian começa a ler o livro e ele se sente atraído de uma forma inexplicável pela história da mesma forma como as personagens da história, do mundo de Fantasia começam, inexplicavelmente, sentir a presença de Bastian.
Aos poucos Bastian vai se tornado parte essencial tanto no mundo de Fantasia quanto na própria história de “A História Sem Fim”. De um garoto rejeitado à um herói mais do que necessário, quase que profético. É assim que Bastian e o mundo ao seu redor passam a vê-lo. Bastian vai viver experiências inesquecíveis e os leitores momentos de leitura muito gostosos.

leia o restante em meu blog

Amora Literária 20/02/2014

Quando o livro chegou eu pirei, ele é colorido, as letras são em verde e vermelho, e a primeira página de cada capítulo (são 26, um pra cada letra do alfabeto) é uma letra toda ornamentada e com desenhos dos personagens, uma linda edição. [...]

site: http://www.amoraliteraria.com.br/resenhas/a-historia-sem-fim-michael-ende/#.UwZvQYVni0g

Beta 24/08/2014

Belo livro sem fim
Um livro encantador, recomendo fortemente à quem curte o fantástico. Apesar de não ser fã do gênero, reconheço que a magia de "A História Sem Fim" é mesmo envolvente. A história é muito bem contada e você consegue se sentir participante de todas aquelas aventuras. Para mim (que, como disse, não sou fã do gênero), foi longo demais, com muitos personagens, que lá pela metade do livro começaram a me cansar, fazendo jus ao nome de História Sem Fim. Mas eu não estava disposta a abandonar Bastian, Atreiú ou Fuchur (vai que eles precisassem de mim também?), então da metade pro fim fiz uma leitura dinâmica que, creio eu, não atrapalhou o entendimento. Mas essa é outra história, e terá de ser contada em outra ocasião ;)

Thamires 05/09/2014

UM DOS MELHORES LIVROS DE FANTASIA QUE JÁ LI! APENAS! :D :D LEIAM!!!

Caio 10/10/2014

A História Sem Fim dentro do História Sem Fim
Bastian Balthazar Bux é o personagem central da história, e tudo começa após Bastian roubar de uma livraria o livro A História Sem Fim. Então ao começar a ler, ele começa a se sentir parte da história e os personagens de Fantasia começam a sentir o mesmo. Ao decorrer da narrativa Bastian vai sendo fundamental dentro do mundo de Fantasia, um mundo que está sendo destruído pelo Nada e sua única esperança de se salvo é pelo guerreiro Atreyu. Então ele passa de um garoto comum que é desengonçado e com problemas pessoais a herói de Fantasia, quase sendo um Messias.

E é assim que vamos conhecendo Fantasia junto de Bastian enfrentando os desafios, sentindo suas angustias e participando das suas experiências que são inesquecíveis. Isso faz com que nós nos aproximemos do personagem e da história criados por Michael Ende.

Além de Bastian e Atreyu temos também outros personagens que fazem parte dessa história. Fuchur o dragão (ou cachorro voador) que ajuda Atreyu em um dado momento do livro, a Imperatriz Criança é a pessoa que governa Fantasia e muitos outros personagens como os elfos, o caracol de corrida, o Come-Pedra...

Uma curiosidade: o livro é dividido em duas partes. O mundo real é toda a parte em que o texto é vinho e o que se passa em Fantasia é toda a parte em que o texto é verde.

O livro foi adaptado para o cinema em 1984 e com certeza vocês já devem tê-lo assistido alguma vez na Sessão da Tarde e deve ter chorado na parte mais emocionante do filme/livro, que é quando Artax, o cavalo branco cai na areia movediça (cena no vídeo abaixo). No cinema, A História Sem Fim teve duas continuações, além de duas séries de tv, uma em desenho animado e a outra (Contos da História Sem Fim) era em live action que contou com 13 episódios.

site: http://cyimagine.blogspot.com.br/2014/10/especial-dia-das-criancas-resenha.html

Jaíne 01/04/2015

O livro das letrinhas coloridas
Como já bem diz o título desta resenha, este livro não tem as letras em cor preta, como é normal, e sim em verde e vermelho. Isso é importante de citar já que torna o livro diferente dos outros das prateleiras das livrarias.
É uma história de fantasia, muito fofa e meiga (awnt) que provavelmente foi feita pro público infantil, mas mesmo se você é adulto, pode, ou melhor, deve ler.
Bastian Baltasar Bux é nosso personagem principal. Um garoto triste, inseguro, solitário, mas que tem um dom de inventar histórias. E por coincidência do destino, ele encontra A História Sem Fim, ou será que ele foi encontrado por ela? (A História Sem Fim nada mais é do que um livro, quero dizer, na verdade ela é bem mais do que um livro, leiam que vocês entenderão) Enfim... Vou falar o motivo pelo qual as letras do livro são separadas em vermelhas e verdes:
a escrita verde é usada para falar da história que ocorre em Fantasia (imaginem que Fantasia é mais ou menos como Nárnia, um lugar diferente e que poucos conseguem chegar), e as letras vermelhas são usadas para descrever o que se passa nesse mundo, o nosso mundo, o mundo dos homens, o mundo em que Bastian mora.
Em diversos momentos eu achei a história parecidíssima com O Senhor Dos Anéis. Aí vocês vão pensar: "Por quê? Tem um anel do mal chamado preciossso e o Bastian tem que destruí-lo?" Não, não é bem isso, são as descrições dos acontecimentos que remetem ao senhor dos anéis, uma jornada por um mundo mágico, comitivas, batalhas, povos de espécies diferentes. Tudo remete muito ao Senhor dos Anéis e até a Nárnia.
Mas se tem um momento que é MEGA senhor dos anéis, é o momento em que o protagonista Bastian, ganha uma pedra que ilumina. Lembram de quando o Frodo ganha da Galadriel uma pedra que ilumina? Pois é, mais ou menos assim.
Outra coisa que ocorre em diversos momentos... Muitos e muitos personagens aparecem ao longo dessa história tem sua "história" própria, mas se fossem ser narradas, o livro teria que ser bem maior do que já é, então o autor usa muito a seguinte frase: "mas essa é uma outra história e terá que ser contada em outra ocasião".
Poxa, e onde está essa outra ocasião? Então nesse aspecto, muitas lacunas ficaram em aberto.
Mas, mesmo assim, tenho certeza que quando vocês lerem, vão querer estar no lugar de Bastian para viver todas as suas aventuras.
Ao final do livro, cheguei a uma conclusão de qual é a "moral" que o autor quis passar.
A primeira, claro, é a importância do amor, de saber amar...
E a segunda, que os livros são mágicos e que dependendo das mãos em que eles estejam, eles levarão a pessoa que o lê a viagens incríveis, a lugares extraordinários, basta a pessoa acreditar na história contida nele.
Já falei que a história é muito fofa né? Porque é muito fofa mesmo!
Agora leia, porque decididamente vale a pena!

E para ler a essa e outras resenhas, é só acessar:

site: mundodasresenhas.com.br

Stephany 24/04/2015

Queria que o Livro não Tivesse Fim! rs

Esse Livro é narrado em terceira pessoa e é meio que dividido, em partes com letras vermelhas (Narrando o que está acontecendo à Bastian) e partes com letras verdes (Narrando a leitura de A História Sem Fim) o que parece confuso...mas vocês vão entender kkk
O livro fala sobre Bastian Baltasar Bux, um garoto triste, cheio de problemas pessoais que após encontrar e roubar o livro , inicia a leitura de A HISTÓRIA SEM FIM e tem sua vida mudada para sempre.
Com mensagens e ensinamentos importantes, a história te prende do começo ao fim , te faz sentir como se estivesse vivenciando tudo aquilo e também te faz sentir um misto de emoções a cada página!Super recomendo, para todas as idades!

Horroshow 27/06/2015

"Agora entendo porque A História Sem Fim tomou de Rubem Alves palavras tão carinhosas"
Resenha por João Pedro Mesquita

"Gosto muito de ler as crônicas do Rubem Alves; elas são deliciosas, mas isso não vem ao caso agora. A questão é que os textos do autor são repletos de referências musicais e literárias, estas geralmente regadas a João Guimarães Rosa, Cecília Meireles, Adélia Prado, Nietzsche, T. S. Eliot, entre outros vários nomes conhecidos. Eis que, na leitura da crônica Sopa de fubá, pão e vinho, Rubem menciona Michael Ende e seu livro A História Sem Fim. Fiquei curioso, e qualquer um que leia a crônica entenderá porquê: "um dos livros mais lindos que já li" já dá pro gasto, mas o restante da divagação também fascina. Consegui um exemplar e mergulhei no mundo de Fantasia. Foi algo maravilhoso.

"Fantasia é a história sem fim escrita num livro de capa cor-de-cobre que estava no sótão de um colégio. Agora, ele está na sua mão."

Um garoto chamado Bastian Balthazar Bux, típico gordinho que sofre humilhações no colégio e não faz lá muitos amigos, prefere se ocupar no mundo dos livros. O livro ao qual nos referimos aqui (A História Sem Fim) começa com o menino entrando numa livraria e trocando algumas palavras com o vendedor meio mal-humorado que ali se enfia no meio de estantes e mais estantes de livros velhos. Não preciso narrar a cena; o importante é que Bastian sai dali com um livro roubado. Leva-o para o sótão de sua escola e inicia sua leitura. O nome do livro roubado? A História Sem Fim. Pois é, já dá pra imaginar o embaraço que isso vai dar."

(... Leia mais no link abaixo)

site: http://bloghorrorshow.blogspot.com.br/2015/06/a-historia-sem-fim-michael-ende.html

Rafaela.Pedroso 10/03/2021

A HISTÓRIA SEM FIM!!.
O livro vai contar a história de Bastian Baltasar Bux, um garotinho gordinho que acaba entrando em uma livraria para se esconder de outros garotos que o perseguiam. A loja pertence a Koreander, um senhor estranho que não gosta de crianças. Os dois começam um diálogo e no meio tempo o telefone da loja toca. Ao ir atender, Baltasar acaba sendo atraído pelo livro que o velho tinha na mão o que faz com que o jovem se precipite e acabe roubando o livro, indo se esconder na escola para lê-lo sem parar. E é aí que a aventura começa.

Ellen Lúcia 18/02/2022

Um livro mágico ?
É uma história que eu sempre quis ler, e não me arrependo nem um pouquinho. É uma história maravilhosa, quem nunca sonhou com um mundo mágico onde seus desejos se tornam realidade!? Amei muito ??

Anne.Chc 21/02/2022

Simplesmente Mágico
Este é um livro que li quando ainda estava na escola, remete-me muitas sensações nostálgicas. A estória épica que conecta-se com o leitor de um jeito pessoal, agradável e confortável.
É ótimo saber que ele ainda atravessa gerações!

Svelen 13/09/2021

O sonho de todos os leitores
Um clássico da literatura alemã, deveria ser lidos por todos que adoram histórias de fantasia.
Em todos os momentos nós temos objetos, criaturas e tudo que possa imaginar de extraordinário.
Senti que ficou um pouco cansativo no meio para o final, mas não tira todo o peso de querer estar dentro daquele mundo assim como o protagonista.
Vale totalmente a pena utilizar seu tempo com esse livro!

Mariele.Fabbri 21/09/2021

Mil vezes melhor que o filme
Uma das melhores ficções que eu li, um mundo fantástico para viajar junto com o personagem, a história do filme é só metade do livre q outra metade da é ainda melhor.

Pão 23/10/2021

Muuuuito Melhor que o Filme.
Vale totalmente a pena utilizar seu tempo com esse livro!