A História Sem Fim

A História Sem Fim Michael Ende

Resenhas - A História Sem Fim

Heidi Gisele Borges 09/05/2017

Não posso começar de outra forma: A história sem fim (Die unendliche Geschichte, Editora Martins Fontes, 2016), lançado em alemão em 1979, e é o meu livro favorito!

Não apenas de Michael Ende, mas entre todos. Quando falo em minhas resenhas sobre um autor não diminuir seu leitor por sua obra ser destinada principalmente ao público infantil e juvenil é de Ende que vem a grande inspiração. Ele instiga seu leitor, cria novos mundos e nos faz viajar e querer ler mais e mais de suas histórias fascinantes, ricas.

Para entender a ideia de A história sem fim é preciso entender o livro em si:

- É dividido em duas cores: vermelha e verde. A primeira para quando Bastian Baltasar Bux está no mundo comum e sem graça e a segunda para quando ele está no mundo de Fantasia, lendo o livro e, assim, participando de sua criação, afinal uma história só existe para o leitor se for lida.

- Há 26 capítulos e, podemos chamar, uma introdução, quando Bastian encontra o Sr. Karl Konrad Koreander. O menino foge de garotos que querem bater nele, e, para se esconder, tanto deles quanto da chuva, entra na loja “Alfarrabista”, escrito no vidro, e Bastian vê ao contrário por estar do lado de dentro. Bem, e por que exatamente 26 capítulos? Simples, um para cada letra do alfabeto, isso mesmo, cada capítulo inicia com uma grande letra, separada na página da esquerda, que dá continuidade ao parágrafo, essa letra vem acompanhada por desenhos dos personagens que aparecerão no capítulo.

"As paixões humanas são misteriosas, e as das crianças não o são menos que a dos adultos. As pessoas que as experimentam não as sabem explicar, e as que nunca viveram não as podem compreender.

A paixão de Bastian Baltasar Bux eram os livros."

Bem, já conhecemos Bastian, continuemos, então. O menino se vê encantado pela obra que o Sr. Koreander está lendo, e logo que o homem sai ele rouba o livro. Agora é um ladrão. Não pode voltar para casa. Ninguém notaria sua falta mesmo. Bastian se esconde no sótão da escola, não teria mais a obrigação de frequentar as aulas, afinal era um fugitivo.

O livro que Bastian lê começa com a ida de alguns seres, mensageiros, para a Torre de Marfim, eles precisam contar à Imperatriz Criança que algo estranho está acontecendo: O Nada está invadindo algumas partes de Fantasia! Mas quando chegam, percebem, pelo número de mensageiros, que Fantasia está tomada pelo Nada. Seres caem, ou mesmo se jogam, pois aquele grande Nada as atrai, alguns até mesmo colocam apenas uma parte do corpo e ela some.

"É como se uma pessoa ficasse cega, quando olhasse para esse lugar, não é?"

A Imperatriz Criança, que está definhando, manda o pequeno Atreiú para que ajude na grande busca do que pode salvar tudo e todos… Mas, o que ele precisa encontrar? Ao menos carrega no pescoço o "Brilho", o símbolo da Imperatriz ­- para quem não o conhece, AURIN -, "um amuleto de ouro, representando duas serpentes, uma clara e outra escura, que mordiam a cauda uma da outra, formando uma figura oval" e, assim como você, leitor, deve ter feito agora, Bastian também o fez, analisou a capa do livro que tinha nas mãos. Mas a edição de agora - não só no Brasil - é azul, e no livro fala em cobre, que era a capa antiga.

Durante a jornada, Atreiú, que sofre altos e baixos, perde seu grande amigo no Pântano da Tristeza, o cavalinho Artax, uma das cenas mais tristes. Muitas aventuras serão intensamente vividas. Atreiú, Bastian e para quem mais acompanha a história, Fuchur, o Dragão Branco da Sorte, chega para ajudar a enfrentar todos os perigos e levar os leitores pelos céus de Fantasia.

Em alguns pontos - quando Bastian para de acompanhar a história para comer, ir ao banheiro (muito importante!), ou fazer algum comentário - as cores de sua vida tornam-se vermelhas. Há muitas aventuras, descobertas e crescimento.

A ideia de "história sem fim" é também porque o narrador sempre fala "mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião", e todo livro sempre tem gancho para outras história.

A história sem fim já foi filmado (parte I - 1984, dirigida por Wonfgang Petersen, parte II 1990, dirigida por Georde Miller, parte II - 1995, dirigida por Peter Mcdonald), mas o autor não gostou do resultado e pediu para que seu nome fosse retirado dos créditos. Também há o audiolivro, narrado por Gert Heidenreich.

Segundo uma pesquisa realizada em diversos países e divulgada pelo Instituto Goethe, o livro alemão preferido pelos leitores em todo o mundo é A história sem fim. As obras do autor já foram traduzidas para mais de 40 línguas.

Em meu livro, O menino que perdeu a magia (Editora Estronho, 2014), tem várias homenagens ao mestre, por exemplo, o menino Daniel Conrad ganha o livro "A história sem fim" e se torna o seu tesouro.

Infelizmente Michael Ende nos deixou em 28 de agosto de 1995, mas deixou diversos livros incríveis, como Momo e o Senhor do tempo, O ponche dos desejos...

Bem, Momo recebeu o Prêmio de Literatura Juvenil Alemã e o Prêmio Europeu de Livros para a Juventude. Michel Ende estudou na Waldorf School e desertou ao ser convocado para o serviço militar em 1945, aos 16 anos. Nasceu em Garmisch-Partenkirchen, Alemanha, em 12 de novembro de 1929. Viveu no interior da Itália, numa casa chamada Casa do Unicórnio, em meio a um jardim repleto de oliveiras. Por problemas financeiros, Ende não fez faculdade.

Acompanhar suas histórias é sempre brindar pela ótima literatura. Seu primeiro livro Jim Knopf e Lucas, o maquinista (Jim Knopf und Lukas der Lokomotivführer), publicado em 1960, e lançado no Brasil pela Editora Martins Fontes, está sendo filmado na Alemanha e tem previsão de estreia para 2018.

Lummerland é uma pequena ilha com duas montanhas, uma estação de trem e um castelo no topo. Não há nada especial - mas é o lugar mais bonito que você pode imaginar!

Mas essa é uma outra história e terá de ser contada em outra ocasião.

Ou numa próxima resenha.

site: http://www.becodonunca.com.br/

Lindsey 18/03/2017

Muito bom!
Quem gosta de ler sabe da magia que os livros possuem. Capaz de nos levar a diversas histórias e diversos mundos. É isso que esse livro promete, nos mostrar toda essa magia. E não se trata de um livro comum, a começar pelas páginas, que são super decoradas, de arabescos e desenhos, além de ser todo escrito com as letras verdes e vermelhas. Se existe um livro com grandes chances de despertar o gosto pela leitura em crianças, jovens e, por que não, adultos, é esse. A história fala de Bastian, um garoto solitário que por um feliz acaso encontra o livro “História Sem Fim”, e enquanto vai lendo, sua história, cheia de magia e personagens incríveis, vai se fundindo com a vida real, o levando a uma grande aventura. Se você gosta de Nárnia, Senhor dos Anéis e Harry Potter vai amar esse livro, pode ter certeza. E pode ficar calmo que a história só é “sem fim” porque o amor verdadeiro nunca acaba.
* Confira minhas outras resenhas no Instagram @livro100spoiler

site: www.instagram.com/livro100spoiler

Roberta Galdino 03/01/2017

A história sem fim
A história sem fim...
Um dia desses, uma amiga também leitora, me fez uma observação em um grupo: “Você gosta do gênero fantasia não é Rôh?, eu jamais acertaria um livro pra te dar de presente”. Passei então a refletir sobre esse meu gosto, na verdade eu leio de tudo, o que determina a leitura da vez é meu estado de espirito e não o gênero em si, mas de fato fantasia é um gênero que eu consigo ler em qualquer situação, o mesmo acontece com os “romances água com açúcar”... ou porque me envolvo facilmente na história, ou no caso do último, porque não requer muito estudo e muita concentração.
Contudo, em relação ao gênero fantasia acontece algo muito diferente comigo, normalmente as histórias atingem meu ser, costumo dizer que os livros fantásticos me “picam”, é como ser atravessada por uma flecha que atinge a alma, passo a me sentir sugada pela história, e inebriada com seu enredo não consigo parar de ler, por vezes sonho com a leitura. É como se tivesse meu espirito preso entre os dedos e as páginas do livro. “mas essa é outra história e terá que ser contada em outra ocasião” Risos.
A história sem fim é um livro mega fantástico, muito bem escrito, Michael Ende, pensou em todos os detalhes e é muito prazeroso ir descobrindo cada detalhe durante a construção de sua narrativa.
A história se passa em dois mundos, o “Real” e a “Fantasia”, contudo por vezes percebi que se confundem... claro que essa ideia se confirma no decorrer do desfecho e é impossível não dizer que o autor é genial.
No enredo discute-se assuntos muito importantes para a construção do ser humano (Bullyng, morte, amor, desamor, inveja, justiça, injustiça, benevolência entre outros), o que é excelente, já que se trata de um livro infanto juvenil (embora eu sempre acredite que Fantasia é também um gênero pra gente grande).
O livro tem um diferencial, a narrativa é construída de maneira linear, mas intermitente entre os dois mundos, cada vez que troca-se de mundo, troca-se a cor do texto (Verde e Vermelho). Outra construção maravilhosa são as incríveis ilustrações que introduzem todos os vinte e seis capítulos do livro. São letras capitulares, com fontes góticas acompanhada de cenas do próprio capítulo. O número de capítulos também faz parte da criatividade do autor e coincide com o número de letras do alfabeto, mas isso não é ao acaso, existe um propósito. Mas esse é um mistério que se deve desvendar por conta própria, durante a leitura. Super recomendo!!! Nota 10 (Milhões)...

Nessa 23/12/2016

A história sem fim
Uma das coisas que mais me chamaram a atenção foram o começo de cada capítulo. Ao todo são 26 capítulos sendo que cada um deles começa com uma letra do alfabeto em ordem alfabética. O livro começa com uma história, que a medida que avança, se cruza e a o msm tempo cria novas histórias num ciclo sem fim, mas essa história fica pra uma outra ocasião.

Juba 08/12/2016

Bem loko
Essa história parece que saiu da cabeça do chapeleiro maluco!! :D muito bom.

Marina 14/11/2016

Resolvi ler este livro mais por uma questão nostálgica mesmo, eu amava o filme da História sem Fim quando eu era criança. Mas fiquei agradavelmente surpresa com o livro, ele é melhor do que eu estava esperando.

O livro físico em si já é uma gracinha (com exceção da capa que achei bem tosca - minha edição é a da capa marrom), tem sempre uma ilustração bem legal no início de cada capítulo com cada letra do alfabeto. E também as cores do texto diferenciam quando a história se passa no mundo real ou no mundo de Fantasia.

Eu senti que a história tem dois momentos bem distintos: na primeira parte, Atreiú, com a participação de Bastian, precisa salvar o reino de Fantasia de algo ruim que vem acontecendo. Na segunda metade, Bastian passa por uma jornada de evolução do caráter e como ser humano.

Enfim, o livro é muito bem escrito e criativo, o mundo de Fantasia e seus habitantes são bem construídos, é literatura juvenil muito boa mesmo, de qualidade. Se eu tivesse filhos, este com certeza seria uma livro que gostaria que lessem, mas é uma leitura boa para todas as idades.

Jorge 17/10/2016

A HISTÓRIA SEM FIM É AQUELE TIPO DE LIVRO QUE FAZ VOCÊ REVER SEUS CONCEITOS DE LIVRO CINCO ESTRELAS.
SEM SPOILERS
Comovente e reflexivo do inicio ao fim, afirmo com todas as letras que NADA se compara com a originalidade deste obra. O livro impresso em fonte nas cores verde e vermelha já anunciava que a experiencia de leitura seria única e primorosa, e, desde já um aviso: Não é um livro infantil, pelo contrario, a história imaginada pelo alemão Michael Ende é tão profunda que requer maturidade literária para compreender todas as camadas. Sobre a trama aqui apresentada, posso adiantar que essa jornada é dura, intricada, e que decisões erradas poderá corromper até o mais valentes dos heróis. Um dia você pode ser o salvador de um reino fantástico, instantes depois você pode ser transformar na destruição dele. Enfim, uma obra prima que aborda entre outros temas a importância de recordar, de sentir notado, de amar, e deixar se sentir amado. Poderia fazer uma redação do ENEM detalhando todos os motivos que colocaram este livro no meu TOP 5 de leituras DA VIDA, mas essa é uma outra história e terá de ser contada em uma outra ocasião. Recomendo fortemente.

Camila 14/10/2016

Um livro incrível que vai além da magia e do encantamento
A História Sem Fim conta muito mais do que a jornada de Bastian e Atreiú na busca pelo significado da vida. É um livro que ensina muito sobre perdão, limitações, respeito e amor. A vontade é de que existissem infinitos volumes para que as palavras escritas e impressas sobre o enredo fizessem jus ao título e a quão perene é história de Fantasia. Muito bem estruturado, de maneira a atrelar o lúdico e o incrível em um só espaço. Lembro vagamente de algumas cenas da adaptação para o cinema que, agora, com certeza reverei para adentrar na história de Bastian e seus amigos uma vez mais.

Joana.Garfunkel 06/10/2016

A história sem Fim
Li na infância. Nunca me esqueci dele - o filme me marcou demais também. O significado dessa história é muito especial, sua mensagem é mais atual do que nunca!

Na Estante da Vanessa 11/09/2016

Por favor leia
É um livro super lindo que aguça a imaginação a nível extraordinário. Leia

Eder 08/09/2016

...
A Fantasia existe na mente de cada um em forma de sonhos, sejam eles bons ou ruins e podem sim se tornar grandes histórias sem fim.

Sun Rise 03/09/2016

uma imaginação sem fim
"A História Sem Fim", de Michael Ende é uma história fantástica que é, sem dúvida, entre os melhores que eu já li. O personagem principal é Bastian, um menino gordinho jovem que ama livros. Ao ler livros que ele é capaz de escapar da dura realidade ao seu redor: o lugar vazio deixado pela morte de sua mãe e os insultos de seus colegas sobre o seu peso. Mas um dia Bastian tropeça em uma livraria e descobre um livro incomum intitulado "A História Sem Fim". Sem dinheiro para comprá-lo, Bastian rouba o livro para leva-lo afastado para lê-lo no isolamento de sótão da sua escola.No espaço empoeirado acima das salas de aula onde outras crianças estão estudando arduamente,Bastian começa uma viagem que nunca vai esquecer. A História Sem Fim é mais do que um livro, é uma entrada para todo um mundo fantástico, um mundo em perigo. Apenas Bastian pode salvar os personagens e do mundo de A História Sem Fim, e ele só pode fazer isso se ele entra na história em si!

Eu gostei "A História Sem Fim". Prosa de Michael Ende tem um tom que lembra histórias épicas de Tolkien, mas com um toque pessoal que me espanta. A trama vai apelar para todos os amantes de livros que às vezes gostaria que eles poderiam de alguma forma experimentar em primeira mão os mundos maravilhosos que lêem nos livros. Os personagens de "A História Sem Fim" são tão variados como eles são ricos. Michael Ende não se ater apenas a usuais conto de fadas: elfos e fadas. Ao invés Michal Ende criou toda uma série de criaturas únicas e raças para preencher sua história."A História Sem Fim" é um belo livro que é certo para emocionar todos os amantes de livros.

AndreZBod 28/08/2016

Fantasia na dose certa
Certamente o livro que define o gênero fantasia.
thaisk 16/09/2016minha estante
Aceito empréstimo HAHAH

Fefa 26/08/2016

Melhor livro
Acho que já li história sem fim umas quatro vezes, é um daqueles livros que a cada fase da sua vida te prende em pontos diferentes, sempre me emociono de novo, cada detalhe é único.
Maria.Julia 02/09/2016minha estante
Eu peguei este livro na quarta - feira e ainda estou lendo mas aposto que deve ser legal esse livro e muito interessante e adoro ler livros sou apaixonada por leitura e eu escolhi este livro por que o titulo dele chamou muita a minha atenção.